Votação

Quais são as lâmpadas que usas?

Philips Blue Vision
13 (7.5%)
Philips BlueVision Plus
8 (4.6%)
Philips Diamond Vision
4 (2.3%)
Philips EcoVision
1 (0.6%)
Philips Xtreme Power
2 (1.1%)
Philips Xtreme Vision
12 (6.9%)
Osram Coolblue
3 (1.7%)
Osram Night Breaker
12 (6.9%)
Osram Night Breaker Plus
37 (21.3%)
Bosch Xenon Silver
1 (0.6%)
GE-General Electrics
0 (0%)
Lâmpadas de origem
45 (25.9%)
Marca Branca
20 (11.5%)
Bosch Plus
4 (2.3%)
Philips Longlife EcoVision
3 (1.7%)
NOKYA Cosmic White Pro Halogen Stage II (5000K)
1 (0.6%)
Osram Night Breaker Plus Limited Edition
8 (4.6%)

Votos totais: 134

Autor Tópico: Tópico das lâmpadas  (Lida 305249 vezes)

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #645 em: 24 de Maio de 2017, 07:59 am »
Essas lâmpadas de médios em led que se vê por aí à venda são uma boa treta, além de ilegais não iluminam patavina...

Luzes de presença e stop eu uso as que vieram com o carro de origem   :laugh:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #646 em: 24 de Maio de 2017, 11:41 am »
Boas

É precisamente sobre aquilo que o MauroTM escreveu, no caso da cor que pretendes, que deves levar em linha de conta.

Se queres amarelo, seja qual tipo de lâmpada for (led, filamento, descarga de gás) vai dos 1900 a 3900, se branco dos 3900 a 5800 e dos 5800 para cima vem o azul até perto dos 9500.
Isto em unidades Kelvin e em valores aproximados, se queres procura na net tabela de temperatura de luz em kelvins.

Quanto a lâmpadas led para iluminar distâncias consideráveis, excluindo as que vêm com farois preparados para as levar, são grosso modo todas uma treta, para uma luz de marcha atrás, minimos, presença atrás e pisca ainda vá que não vá agora médios em ópticas normais é melhor esquecer isso, em stop se forem os cree ou os normalmente denominados de super led (por exemplo os usados nas pontes de luzes das policias atualmente), aí safas-te.

A iluminação led é uma iluminação de projecção e não de reflexão; ora as ópticas normais são construídas para reflectir e essas lâmpadas led para usar em ópticas normais  não conseguem atingir a eficiência que se necessita , afinal estamos a falar de iluminar, conseguirmos ver aquilo que temos à nossa frente no espaço dos 30 metros regulamentares.

Pessoalmente (pessoalmente mesmo) acho que investir nas osram night breaker ou nas philips ou em outras de melhor qualidade comprovada é uma melhor opção e são lâmpadas que não darão eventuais problemas em IPO. Mas atenção há por aí lâmpadas propagandeadas como de melhor rendimento, umas até usam uns balastros à parte e tudo que têm uma dispersão de luz que os luximetros dos IPO não gostam delas não são lâmpadas CHinesas e sim Xinesas e até a norauto as vende.

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #647 em: 24 de Maio de 2017, 12:36 pm »
Desculpem lá, esqueci-me de dizer que estava a falar das luzes traseiras portanto por "médios" referia-me também aos médios traseiros!! À frente já tenho umas NB laser.

Tem algum led p21 (cree parece ser o melhor) que já usem e recomendem?

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk


Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #648 em: 24 de Maio de 2017, 13:42 pm »
Nos médios atrás eu não mexi,  o que lá está assim fica penso que chega em visibilidade e segurança até porque tenho 3 stop de travão e acho que em faróis traseiros a laguna os tem bem posicionados 

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #649 em: 24 de Maio de 2017, 13:53 pm »
Pois, também acabo por concordar contigo...

Última questão, para a matrícula que tem ponho? As minhas são tubulares dr 3 leds para cada lado, mas a luz acaba por se perder muito para as laterais. Há algo que de para melhorar?

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk


Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #650 em: 24 de Maio de 2017, 14:01 pm »
mas é curioso da ultima vez que fui a ipo , o inspetor andou mesmo de volta da luz de matricula a olhar aquilo muito a pormenor, ....

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #651 em: 24 de Maio de 2017, 14:36 pm »
Opá, eu sinceramente vou tirar o que puder dar problema. O centro de IPO que vou costuma ser tranquilo, mas nunca se sabe e são 5 min perdidos e 7€ poupados

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk


Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #652 em: 24 de Maio de 2017, 14:41 pm »
No vosso caso dá claramente nas vistas terem LED's na matrícula pois é um carro antigo... Se bem que altura, eu tinha LED's na matrícula do meu Citroen C2, e nunca tive problemas apesar de uns olhares mais curiosos  :assobio: :assobio:

É uma cena que nã dá assim tanto trabalho como isso e vocês andam descansados: andem com os LED's à vontade e no dia da IPO troquem-nos, simples ;) quem dera que trocar um médio fosse como trocar um LED de matrícula  :laugh: :laugh:

Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #653 em: 24 de Maio de 2017, 14:47 pm »
mas dentro do veiculo .podemos ter led s a vontade certo , vejo muito carros coloridos á noite eheheheh com led s cores variadas ,legalmente é possível???

Offline Varela

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 62
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6 Privilege
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #654 em: 24 de Maio de 2017, 14:57 pm »
Sim, no interior até podes pôr uma lampada de um farol se quiseres ahah

Enviado do meu ONEPLUS A3003 através de Tapatalk


Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #655 em: 24 de Maio de 2017, 15:00 pm »
discoteca ambulante ...uma daquelas bola que rodam e mandam luz ....ehhh

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #656 em: 24 de Maio de 2017, 21:38 pm »
Não é bem assim, há regras, por exemplo não podes ter uma luz interior que projecte luz para a traseira do carro , de cor branca, ou no caso de projectar luz para a frente, de cor vermelha, tal como luzes que se possam confundir com luzes de emergência, entre outras particularidades.

Agora colocar nos plafoners de origem leds, isso podes À vontade, colocar as luzes de uma discoteca dentro do carro é que já não ;)

Offline hikomatos

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: torres vedras
  • Mensagens: 114
  • Garagem : renault laguna 1.6 16v
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #657 em: 25 de Maio de 2017, 10:27 am »
eu pessoalmente, acho que luzes interiores sem ser amarelas , ficam enfim tunning .respeito atenção mas um colega meu tem brancas tipo led e aquilo cansa a vista andar no carro dele a noite então a procura de cd s e afins ui ..encadeia e todo o quarteirão fica a ver o que estas a fazer ....

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #658 em: 25 de Maio de 2017, 10:59 am »
Depende dos LED's que escolheres para por...

O meu Peugeot 308 tem LED's de origem no interior e não chocam nada quando estão ligados de noite, aliás, dão uma luz bem mais agradável que as lâmpadas normais...

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #659 em: 25 de Maio de 2017, 11:48 am »
Boas

O grande mal das pessoas quando entram na onda de trocar a iluminação interior dos carros é não saberem ao certo o que querem, terem de se cingir ao que o mercado disponível lhes tem para oferecer e também alguma "mania de grandezas".

Quando instalei iluminação led no interior dos meus carros a minha preocupação inicial foi ter iluminação que eu visse, que eu conseguisse ver seja o que for que eu necessite de ver; se do lado de fora vêm o que eu estou a fazer ou não, isso não me pode preocupar, afinal é a mesma coisa que eu estar em casa na sala de portada aberta e ter a luz acesa e sem cortinados (epá! Se calhar estará aqui uma ideia jeitosa, cortinados nas janelas dos carros); agora o que geralmente as pessoas fazem é comprarem lâmpadas com leds, quantos mais melhor porque afinal aquilo gasta menos que a lâmpada de filamento e posso pôr para cima de muitos leds que está tudo tranquilo, maior parte destas lâmpadas que a malta pôe estão mais que sub aproveitadas pois geralmente são lâmpadas são construidas para serem omni direcionais e os leds que ficam a apontar para "terra de ninguém" não se aproveita a iluminação que dão.

O meu carro tem 20 leds acesos à frente quando abro a porta, 12 no plafon central + 2 x 4 leds dos plafons de leitura de mapas que alterei de forma a ligarem quando se acende o plafon central à frente, via portas ou botão e todos a pontar para baixo, para o chão do carro e tenho outros tantos no plafon traseiro que este não tem luz de leitura de mapas mas levou-os em construção semelhante à frente. Ora se atrás alguém necessita de ver algo de noite quando acende aquilo tem luz para ver geral e à frente se alguém quer ver algo acende a de leitura de mapas correspondente, condutor ou passageiro. E na mala tenho 2 x 12 leds a iluminá-la e mesmo assim às vezes com as tralhas....!

Isto não é tunning, isto é colocar iluminação para melhor ver, exatamente a mesma coisa que se faz quando trocamos a lâmpada de médios por a xpto de cor y e marca z. É tão só isto, mais nada. Quero lá eu saber se do lado de fora vêem, com as de filamento também vêem, e....???? Peanuts!

E ainda há aqueles carros que têm aquela iluminação nocturna tipo submarine lights, o pug do kovinha deve ter, o novo megane tem na versão gt line pelo menos, o focus tem, aliás foi o 1º a tê-las; mas estas são luzes fracas, são luzes ambientais. As outras se não queremos a luz assim tão forte pode-se sempre manipular de forma a ficar mais fraca, as lâmpadas led têm 2 bornes, certo? Comprem numa loja de eletrónica uma resistência de 120 ohms e ponham-na intercaladas num dos bornes dela, qualquer um, verão que a luz fica mais fraca; podem até pô-la no proprio plafon conquanto fique intercalada num dos fios que vai à lâmpada.

O grande problema é mesmo o mau dimensionamento da lâmpada led que se opta, não é como já vi uma lâmpada de 13 leds para iluminar a matricula e como são 2 as lâmpadas passam a 26 e o pior é que destes 26 só 2 x 3,5 leds estão a iluminar realmente a matricula e que só por si já é um exagero, 3 leds por lâmpada para matricula chegam e muito bem que chegam