Autor Tópico: Clio IV co. 1300km problemas de consumos  (Lida 5188 vezes)

Offline ricain

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: guimarães
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Scenic II 2.0 dci 150ch
Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« em: 18 de Outubro de 2019, 12:41 pm »
Bom dia a todos,

Acabei de comprar um Clio 0.9 tce bi-fuel pensando em poupar.
Mas ao fim de 1300km vejo que os consumos são exorbitante e gostaria de saber se ja aconteceu a alguem? E se a renault resolve facilmente.

A gasolina tem sido de 9lt/100 e a GPL 12lt/100.
Eu sei que o consumo esta ligado ao pé, mas nao é o caso. O trajecto é urbano e vila.

Dai nao achar que justifica esse consumo a menos que seja um problema de afinação do carro ou outro.

Ja aconteceu a alguém?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #1 em: 18 de Outubro de 2019, 13:48 pm »
Não deves ter aqui muito feedback desse motor com sistema bi-fuel, talvez no fórum da Dacia..
Na versão de injecção a gasolina faz consumos na ordem dos 6.5, também tenho um perfil de utilização como tu.. Mas isso ainda vai baixar, é muito novo o motor.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #2 em: 18 de Outubro de 2019, 14:04 pm »
Ponto número 1 ainda é cedo para tirares conclusões tens que fazer mais uns km para te habituares ao motor e poderes tirar as melhores prestações do mesmo só com os km o vais poder ver os consumos.
Ponto 2 é sobejamente sabido que o gpl faz subir as médias em média entre  25 a 45% pelo que se fizeres 6 a gasolina irás fazer sempre 9 a GPL...como tudo a Centralina ainda está a calibrar e a aprender como circular faz mais uns km e vais ver que a média baixa.
Ps:para aferir consumos não repares no que diz o Computador de Bordo a melhor maneira de fazeres a média é atestar fazer 100km  e voltar a atestar e ver quanto gastaste na realidade pois um semáforo e para arranca faz subir as médias no CB para valores absurdos. 

Offline ricain

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: guimarães
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Scenic II 2.0 dci 150ch
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #3 em: 18 de Outubro de 2019, 14:12 pm »
Ponto número 1 ainda é cedo para tirares conclusões tens que fazer mais uns km para te habituares ao motor e poderes tirar as melhores prestações do mesmo só com os km o vais poder ver os consumos.

Possivelmente, pode ser uma ideia. Vou aguardar.

Ponto 2 é sobejamente sabido que o gpl faz subir as médias em média entre  25 a 45% pelo que se fizeres 6 a gasolina irás fazer sempre 9 a GPL...como tudo a Centralina ainda está a calibrar e a aprender como circular faz mais uns km e vais ver que a média baixa.

Sim regra geral é de 30%, no entanto antes de comprar o carro vi que a gasolina a média era de 6 a 7lt/100 e nunca de 9.. mas como no ponto 1, vou aguardar.

Ps:para aferir consumos não repares no que diz o Computador de Bordo a melhor maneira de fazeres a média é atestar fazer 100km  e voltar a atestar e ver quanto gastaste na realidade pois um semáforo e para arranca faz subir as médias no CB para valores absurdos. 
Não deves saber, alias eu soube procurando antes de comprar, mas o clio e o dacia bi-fuel não tem no computador de bordo as médias de consumo. Tive que fazer as contas a mercearia com os litros abastecidos.

Vou aguardar mas 12lt/100 a gpl e 9lt/100 a gasolina é muito elevado mesmo sendo na rodagem, acho eu, mas não sou nenhum expert.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #4 em: 18 de Outubro de 2019, 18:36 pm »
Eu tenho um Sandero 0.9 TCe bi-fuel e os meus consumos a GPL andam na casa dos 9l/100. Com um depósito de GPL faço à volta de 350km's aqui em cidade.

A gasolina sou sincero, nunca fiz médias...
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline ricain

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: guimarães
  • Mensagens: 14
  • Garagem : Scenic II 2.0 dci 150ch
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #5 em: 18 de Outubro de 2019, 18:57 pm »
Esse valor de 9lt/100 é um valor expectável. Agora o que estou a ter os tais 12 é que não concordo muito.
Mas vou aguardar e ver nos próximos dias.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #6 em: 18 de Outubro de 2019, 22:01 pm »
Nos Dacia's sei que houve uns que levaram uma reprogramação na parte da injeção e que os consumos desceram consideravelmente, pelo menos no fórum dos Dacia's houve casos desses.

De qualquer forma ainda tem muito poucos kms o carro, faça mais uns bons kms a ver, se vir que se mantém consumos elevados pode tentar ir a Renault para verificarem
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio IV co. 1300km problemas de consumos
« Responder #7 em: 19 de Outubro de 2019, 01:53 am »
Apesar de os trajectos em cidade / vila, apanhas grandes subidas ou são trajectos quase planos?
É que são factores que influenciam muito nos consumos, principalmente o comportamento do pé. Acelerar quando é preciso, e deixar de carregar quando o carro já vai embalado, mas sem perder velocidade.
Eu no meu clio 2 , a media do cb é 4,4l/100 e +/- 42 L de gpl dão para 600 e tal km, Eu não me preocupo muito em fazer médias, mas a média são 600km por deposito.
No entanto tenho uma condução económica, faço uma boa gestão do pé, apesar de andar sempre nos 90 / 100 km/h.
No teu caso, esse motor é diferente e tem turbo, o que dá mais potencia mas também pode provocar mais consumo.
O meu conselho é tentares aprender o ponto em que consegues andar a uma velocidade razoável  mas com o menor consumo. Se o cb tiver consumo instantâneo é uma ajuda.