Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 237574 vezes)

Offline Papacurvas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lavradio
  • Mensagens: 20
  • Garagem : Grand Scenic
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #135 em: 15 de Novembro de 2014, 08:08 am »
Receção acho que é assim dps do acordo.

Sim tb é verdade que o país se encontra em recessão

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #136 em: 16 de Novembro de 2014, 13:12 pm »
O tão famigerado acordo que nem os brasileiros querem e nós abraçamos de braços abertos.
 :gunfire:

Offline Tiago Lima

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santo Tirso
  • Mensagens: 142
  • Garagem : Renault Mégane Coupé 1.5 dci Bose Edition 2012
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #137 em: 10 de Maio de 2015, 22:08 pm »
Boas pessoal visto que ainda não estou bem esclarecido sobre o filtro de particulas, e o meu carro tem, queria saber o seguinte:
Eu faço praticamente percursos urbanos, só em tempos de ferias é que faço auto estrada, faço normalmente 120 km por semana, 12 kilometros por dia para o trabalho, e depois saidas a sexta e ao sabado, quais os cuidados que devo ter para manter o filtro de particulas sempre em boa regeneração?
Megane III Coupé Bose Edition 2012 1.5Dci 110Cv
Tiago Lima

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #138 em: 10 de Maio de 2015, 23:01 pm »
Se não estás bem esclarecido, aconselho vivamente a leres o tópico desde o inicio.
Neste tópico já expliquei o funcionamento do FAP no 1.5 dCi, a forma como faz regenerações, cuidados a ter e a minha própria experiencia.
Como tal não me vou repetir mais uma vez.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #139 em: 22 de Maio de 2015, 10:27 am »
Boas malta tenho uma megane sport tourer de 110cv  11\2009 com o tal  FAP. tem agora 93450 Km e recentemente tive um problema com 1 injetor e aproveitei para pedir ao bacano da oficina para ele ver se a sucata ja tinha feito alguma regeneração.. o meu espanto foi a maquina dizer que anão foi feita nenhuma regeneração.. é possivel isso ???? :police:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #140 em: 22 de Maio de 2015, 10:38 am »
Não
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #141 em: 22 de Maio de 2015, 10:41 am »
Foi na renault que te disseram isso?
Como já disse o Rui isso não é possível.
« Última modificação: 22 de Maio de 2015, 11:12 am por carlosjcm »

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #142 em: 22 de Maio de 2015, 10:50 am »
A minha Laguna, ao fim de um mês e meio sem conseguir fazer a regeneração, parou... Por isso, essa quilometragem é impossivel sem regenerar... Se foi na Renault, alguem não soube ler a informação, ou então não percebeu a pergunta... :)

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #143 em: 22 de Maio de 2015, 10:53 am »
é possivel esse motor ter saido sem o tal FAP?? pode ser uma pergunta parva... ou so a clip consege ver se foi feita alguma regeneração....a maquina de diagnostico foi uma da bosch.

Offline pjrcampos

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1120
  • Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #144 em: 22 de Maio de 2015, 10:58 am »
Em principio a da Bosch também consegue fazer a leitura. O tipo é que não deve ter percebido a pergunta...
Quanto ao ter o filtro, não sei...

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #145 em: 22 de Maio de 2015, 11:23 am »
Se é um Megane III Sport Tourer nacional, garantidamente tem.
Agora se for importado, a coisa já não é tão linear, pois em vários países europeus o motor 1.5 dCi de 105 cv sem FAP ainda se aguentou em comercialização até 2011.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Ganzado75

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Alhos Vedros
  • Mensagens: 496
  • Garagem : Megane IV Sport Tourer GT Line 1.6 , Captur 0.9 Tce
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #146 em: 22 de Maio de 2015, 11:25 am »
foi me vendida pela Renault  telheira deve ser nacional :)

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #147 em: 22 de Maio de 2015, 18:39 pm »
Já agora, para um leigo: como se "detecta" a dita regeneração do FAP?

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #148 em: 22 de Maio de 2015, 18:45 pm »
Existe pessoas que conseguem detectar que o mesmo está a fazer eu pessoalmente no mégane 3 ainda nao consegui detectar a fazer a regeneração.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #149 em: 22 de Maio de 2015, 21:39 pm »
Já agora, para um leigo: como se "detecta" a dita regeneração do FAP?

Algumas páginas atrás, escrevi isto:

Início do ano, tempo para o balanço de pouco mais de 3 anos e meio de convivência com um carro equipado com FAP.

Para os que não sabem, trata-se de um Mégane III Sport Tourer, equipado com o 1.5 dCi de 90cv.
Neste momento o carro conta com quase 48.000 km.
Já foi referido neste tópico, por mim e por outros users, que uma das particularidades do sistema no 1.5 dCi, reside no facto de existir um 5º injector aplicado no filtro, injector esse que evita que os outros 4 despejem gasóleo à bruta para a camara de combustão (para aquecer a linha de escape e assim fazer a regeneração). Um dos problemas das regenerações com sistema sem este injector adicional, reside na possibilidade de o gasóleo em excesso poder escorrer para o cárter e assim contaminar o óleo e também fazer subir o seu nível.
Pois bem, pegando neste assunto do óleo, nunca notei nada disso de contaminações, porque não se coloca neste motor. O consumo de óleo é perfeitamente normal e ao contrário de outros motores com FAP, o nível desce ao contrário por exemplo de um Mazda 6 de um colega meu. (só para chatear o gajo, até lhe digo que o motor do carro dele é espectacular, porque em vez de gastar óleo, acaba por o fazer nascer) :laugh:
Agora focando a atenção no mito de que carro com FAP não pode ser usado em ambiente urbano. Uma das coisas que mais vezes é referida, é que com um motor com FAP, tem que todas as semanas ir pelo menos uma vez fazer uma tirada em AE, para "limpar" o dito cujo. Pois bem, para os motores que não possuem o sistema do 1.5 dCi, admito que causa alguns constrangimentos, mas neste caso é a mais pura especulação.
O meu percuso casa-trabalho + trabalho-casa resume-se a 8+8 km.Apesar de me deslocar de uma localidade para outra (com mais uma pelo meio), o percuso é urbano pois quando não é mesmo no interior de localidades, as ligações são feitas em estradas que têm coisas espectaculares como semáforos e rotundas a pontapé. No inverno esta deslocação de 8 km, na maioria dos casos nem para o motor aquecer serve. A juntar a isto, por vezes ao fim de semana nem anda. Resumindo, tudo condições ideais para "entupir" o FAP.
Se já fez regenerações? Claro que sim, pois nenhum FAP "aguenta" quase 48.000 km sem que tal aconteça. E agora de que forma é que estas são "sentidas"?
Um incremento muito ligeiro na rotação do motor, idêntico ao que se nota quando o AC está desligado e alguém o liga. A ventilação do radiador também fica activa durante a regeneração e o motor altera muito ligeiramente o seu trabalhar. De resto não se nota mais nada.

Cuidados que tenho com o sistema?
Rigorosamente nada. A Renault diz que o óleo é para 30.000 km ou 2 anos. Mudo todos os anos porque acho que 2 anos para o óleo é abusar. Gasóleo é do que calha, normalmente é o mais barato que me aparece.
Nunca chateou, mas óbviamente é mais uma peça que pode avariar.
Mitos de que o FAP só dura 2 ou 3 anos, como já ouvi por aí, neste caso o da minha sucata já deve alguns meses à prensa.

Volto a dizer que é O FAP e não A FAP. É um filtro e não uma "filtra". :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: