Autor Tópico: Compensa usar 98?  (Lida 24128 vezes)

Offline Viagra

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: nribeiro
  • Mensagens: 2027
Re: Compensa usar 98?
« Responder #30 em: 29 de Fevereiro de 2012, 22:51 pm »

Nao Pedro... Podia ser placebo mas nao me acredito. No meu DB ou pelo forum ja devem ter visto o quanto consumia o meu carro. Ja tinha colocado STP antes e nao vi nada de especial. Depois do Liqui Molly sim. A meu ver vale todo o dinheiro. Nem que custasse 20 euros.
Experimentem comprar e depois digam algo. Alias, eu ate achei estranho como ja disse o facto de ter feito esse deposito sempre a esgalhar depois de ter o carro quente e ter dado para 450 km e sem ter entrado a reserva. Acredito que ainda fizesse mais uns 80 ou 100km...

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk

Offline Lutricio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Norte
  • Mensagens: 9
  • Garagem : Casa
Re: Compensa usar 98?
« Responder #31 em: 13 de Agosto de 2012, 15:32 pm »
Sei que já venho tarde, mas quero deixar a minha opinião. A gasolina de 98 octanas é mais cara mas fica a consumir menos 0.6L / 100km. Quanto a potencia do carro não noto diferenças, mas penso que não tenho de puxar tanto por ele
por isso fica a gastar menos. Feitas as contas e resumindo noto diferença na carteira ao abastecer mas vai me fazer mais quilómetros é uma questão de escolha.

Offline Jamal

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 265
    • AKSER Portugal
  • Garagem : Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001
Re: Compensa usar 98?
« Responder #32 em: 16 de Agosto de 2012, 14:52 pm »
Eu no meu megane mk1 ph2 1.4 16v, houve aí uma altura quando o comprei que metia 95 e passei a meter só 98.. Ficava-me 40cent mais caro por cada 800km (80% ou mais de condução em cidade), fazia quase mais 100km mas depois voltei à 95, até agora mantenho (para já). Há coisa de um ou dois meses, meti dois depósitos de 98 e o carro consumiu mais... Não sei se terá a ver com uma possível habituação do carro à gasolina ou se estará a precisar de levar aditivo para limpar.. Já vai com 132.000 (42.000 nas minhas mãos) e nunca levou nada disso :o
Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001

Offline andretdi

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gandarela de Basto
  • Mensagens: 578
  • Garagem : Clio III 1.5dci
Re: Compensa usar 98?
« Responder #33 em: 17 de Agosto de 2012, 03:55 am »
aditivos é um erro, não compensa usar
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline Jamal

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 265
    • AKSER Portugal
  • Garagem : Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001
Compensa usar 98?
« Responder #34 em: 17 de Agosto de 2012, 20:13 pm »
Eu não entendo é o porquê do meu megas antes fazer medias mais baixas com 98 que com 95 (cada 800km ficava 40cent mais caro com 98, 80-90% em cidade) a última vez que meti 98, em AE fez o mesmo consumo, em cidade bebeu mais.. Supostamente devia ser o contrário, beber menos...
Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Compensa usar 98?
« Responder #35 em: 17 de Agosto de 2012, 22:23 pm »
Porque a qualidade dos combustiveis em geral desceu e não foi pouco...
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Jamal

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 265
    • AKSER Portugal
  • Garagem : Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001
Compensa usar 98?
« Responder #36 em: 17 de Agosto de 2012, 23:49 pm »
Numa pesquisa na net, fui dar a um outro forum onde encontrei este texto:

"A grande diferenca esta no facto de os motores actuais serem mapeados para gasolina 95, pois normalmente esta disponivel em quase todo o mundo. Se compensa ou nao a utilizacao de gasolina 98, e debativel, dependendo dos paises e dos automoveis. Ha que entender que hoje em dia, os motores sao todos (ou quase) equipados com sensores de detonacao no bloco, o que permite que possam tirar partido de gasolina de maior octanagem ajustando o ponto do motor, dai que se notara uma diferenca na resposta do motor. A centralina tende a ser conservadora e se depois de andar com 95 se abastecer com 98, e seguirmos a conduzir normalmente sem "puxar" pelo motor, a centralina nao vai atrasar a ignicao ao maximo para tirar partido das melhores caracteristicas da 98 em alguns segundos, sendo que e de esperar que lentamente comece a alterar os parametros "pondo-se a escuta" da detonacao. Se por outro lado, puxarmos pelo motor apos abastecer um deposito cheio de 98, sera mais rapido este ajuste, visto forcarmos o motor a trabalhar em zonas de carga mais propicias a ocorrencia de auto-detonacao, logo qualquer ajuste e rapidamente comprovado se produz auto-detonacao ou nao, acelerando o ritmo a que a centralina pode seguir atrasando a ignicao. Isto pode explicar o porque de certas pessoas nao notarem diferenca entre as duas gasolinas. Por outro lado, algo muito importante e que nao se fala aqui e nos aditivos que estas gasolinas tem e que normalmente nao se encontra na 95, que nao so limpam o motor, como propiciam a combustao e permitem ignicao com currentes mais baixas. Aqui, as marcas guardam bem os seus segredos, mas a verdade e que existem diferencas que ajudam a manter o funcionamento do motor no ponto optimo. Pergunto a quem usa 95, se depois de muito andar em cidade e depois de fazer 200 ou 300kms em auto-estrada nao sente uma melhora na resposta do motor? Isto esta relacionado com a pouca capacidade de limpeza desta gasolina, que permite que o motor va funcionando cada vez pior. Uma ultima nota relativamente a motores antigos, que e que dependendo da especificacao do fabricante, se este nao recomenda gasolina de maior octanagem que 95, entao os beneficios serao mais relacionados com a maior capacidade de limpeza e lubrificacao que as gasolinas 98 tendem a propocionar a mais que as 95. Ha ainda que ter cuidado em nao pensar que se pode atrasar a ignicao em motores mais antigos e passar a andar com 98, porque o desenho das camaras de combustao e crucial para evitar a auto-detonacao e fizeram-se grandes avancos apenas durante os anos noventa no que respeita a dinamica da combustao, com o auxilio de software de simulacao de combustao, pelo que os motores mais antigos, mesmo que com um ligeiro avanco podem comecar a criar pontos quentes dentro da camara que podem levar no minimo a uma junta de cabeca queimada ou como muito a um pistao ou valvula destruid(o)a..." - Luís Guerreiro
Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001

Offline Icewolf

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Mensagens: 118
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Compensa usar 98?
« Responder #37 em: 30 de Agosto de 2012, 21:21 pm »
aditivos é um erro, não compensa usar


Ainda bem que não penso assim...

a coisa de 3/4 anos atrás, graças a €7 + um deposito cheio de diesel normal, safou-me de gastar um balúrdio em injectores novos.... ou numa limpeza a fundo com injectores fora...

Passo a explicar....

Aconteceu-me na Laguna I Fase II 1.9dCi 110cv cá de casa, gastava grandes quantidades de combustível por mês e procurava sempre o mais barato, era normal.... até que comecei a sentir a carrinha cada vez a puxar menos e a fazer mais fumo, chegou um dia que começou a engasgar-se, depois a pisar a fundo em AE, o motor chegava as 3000 rpm's e parecia que o turbo se desligava, mantinha o pé a fundo e começava outravez a puxar e engasgava passadas 100/200 rpm's....

Falei ao mecânico, ele começou por revisão, trocar os filtros todos, embora tive-se trocado o do gasoleo na revisão anterior, voltei a trocar tudo... nada resovleu, limpeza de EGR, nada resolveu, foi visto tudo, até chegar a injecção... não foi o suficiente para acusar erro na injecção, mas os injectores estavam obstruidos...

Experimentei, andar durante 2 meses (1 depósito por semana) de ultimate, Gforce, etc... nada resolveu, entretanto foi pedir orçamento para limpeza de injectores e de uns novos para saber.... Também com a procura sobre limpeza de injecção, encontrei montes de tópicos e info acerca de produtos/aditivos.

Falei com o meu mecânico acerca dos aditivos onde ele me disse, que aditivos é algo que nem faz bem nem faz mal, pode resolver como pode não resolver, mas não custa tentar, não prejudica o motor...

Com pesquisas na web, os aditivos que me chamaram a atenção encontrei em fóruns do UK, era os da Comma... pelo que vi, era dos poucos que mostrava melhorias logo após a utilização...

Ora, foi meter gasóleo numa viagem para Guimarães (como ainda faço hoje em dia todos os fins de semana) e nas bombas da BP dos carvalhos vi lá esse aditivo da comma, frasco vermelho... comprei e atestei o depósito andei uns km's, para gastar algum gasóleo (tinha uma pequena perda do tubo do respiro, foi resolvido a dias, logo convinha gastar um pouco de combustível para depois colocar o aditivo....

Primeira impressão que tive... cheiro forte como tudo, liguei o motor e só via fumo, mas o trabalhar estar certinho, arranquei pisei fundo logo em 2ª e o engasgo que tinha as 3000 rpm's tinha desaparecido quase por completo e acabou por desaparecer, o fumo pelo escape durou ainda uns valentes km's.....


moral da historia para mim.... todos os anos uma vez por ano, coloco aditivo nos meus carros (Laguna 1.9 dci, Yaris 1.0 vvti da mulher e agora meti também no mais recente Laguna II Fase I 1.6 16v).... sinto sempre melhorias quando coloco o aditivo em qualquer um deles, embora nada comparadas com a primeira vez, mas isso deve-se ao facto que nunca mais meti 1 centimo de combustivel que seja em postos de supermecados..... já estive com muito pessoal que também não se acreditava nos aditivos até terem problemas e usarem.... é que usar aditivo num motor limpo não se sente nada, apenas se previne que venha a acontecer algo na injecção (obstrução), estes ajudam a manter o circuito de injecção limpo, depois de obstruir existe sempre a possibilidade de não conseguirem limpar a fundo, mas melhorias sentem-se logo....


Agora de todos os que experimentei, os da STP não são os melhores..... uso Comma que é ligeiramente mais caro, mas muito melhor...
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Jamal

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 265
    • AKSER Portugal
  • Garagem : Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001
Compensa usar 98?
« Responder #38 em: 30 de Agosto de 2012, 22:50 pm »
Eu estou a pensar meter um aditivo no meu megas 1.4 16v de 95cv. Os consumos andam a subir com a mesma condução.. E é estranho, com o mesmo tipo de condução, ter consumos com 98 mais altos ou iguais a 95 tendo em conta que quando comprei o carro fazia mais uns 100-150km por deposito 90% em cidade, com 98..


Sent from my iPhone using Tapatalk
Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001

Offline Icewolf

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Mensagens: 118
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Compensa usar 98?
« Responder #39 em: 30 de Agosto de 2012, 23:07 pm »
Sinceramente 98 nos motores dos dias de hoje, é asneira....

Já experimentei no 1.6 16v K4M do meu Laguna II, e de 98 para 95 não notei rigorosamente nada em performance e no consumo com 98 gastava menos umas décimas, não chegava a meio litro de diferença... o que no final não compensava....


Esta semana que passou atestei e meti-lhe um fraco de Comma para gasolina.... notei o motor mais certinho, responde ligeiramente mais rápido, nada do outro mundo, mas melhorou....

O consumo, na viagem, Oliveira de Azeméis - Guimarães....

Consumo final de ida e volta, 2 pessoas, AC ligado, mala cheia (ida: A29 - N14 / Volta: A3 - A32)
Antes - 6.8 l/100
Depois - 5.9 l/100

Que se deixe uma tolerância de 0.3 l/100 para diferenças no trânsito, notei alguma diferença no consumo...

Mesmo agora, com voltinhas em cidade e cá pela terra, a média está nos 6.6 l/100, já foi 2 vezes ao Porto por pela IC2/N1


Não custa nada, atestar o depósito e colocar aditivo, de preferência primeiro o aditivo e depois atestar... aconselho o uso de produtos da Comma....
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline andretdi

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Gandarela de Basto
  • Mensagens: 578
  • Garagem : Clio III 1.5dci
Re: Compensa usar 98?
« Responder #40 em: 30 de Agosto de 2012, 23:19 pm »
no diesel notas, meti 50€ de bp ultimate a dias fiz 500km com diesel norma com 50€ dá mais 4 litros e pouco em relaçao ao ultimate, e fiz 496km,

a primeira vista parece não ser compensatório, mas estamos a poupar o sistema de injecção, já para não falar que em baixas o carro se comporta melhor,
é preciso ter sorte nas coisa !  ! !

Offline Icewolf

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oliveira de Azeméis
  • Mensagens: 118
  • Garagem : Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v
Re: Compensa usar 98?
« Responder #41 em: 31 de Agosto de 2012, 00:31 am »
Com a carrinha 1.9dCi não noto nada de diferente entre o Diesel normal e a banha de cobra....


Talvez porque faço limpeza anual com aditivo... poderá vir daí a diferença...

O que o BP ultimate, Gforce, e outros especiais têm alem do diesel normal é o aditivo de limpeza... por norma é Kerosene.... é esse o liquido milagroso... é o que se usa para limpar injectores (falo já em limpezas a fundo, tirar os injectores fora para limpar)...

Os aditivos, não passam de uma composição química com uma % de Kerosene (querosene), quanto maior a concentração, maior o poder de limpeza.... os combustíveis especiais, têm uma concentração muito baixa mesmo, de propósito para os clientes com motores que já tenham algum estrangulamento de injecção note algo de diferente e volte a atestar com o mesmo....


Uma dica.... experimentar andar uns tempos a colocar diesel normal, e daqui a uns tempos, atestar e juntar um frasco de Comma Diesel Magic.... e o efeito é muito mas muito superior a Ultimate.... ficando muito mais barato...


Como disse, faço 1 limpeza com aditivo no depósito 1 vez por ano, por norma sempre em Agosto.... noto sempre uma ligeira melhoria, mas isto porque faço todos os anos... se estive-se 2 anos sem fazer a diferença era superior....


Na altura, Ultimate e Gforce não fizeram nada mesmo devido a concentração ser muito baixa, o lixo nem do sitio saiu... com o aditivo notei logo que algo estava a ser queimado e não podia ser só o aditivo, notei logo no fumo, era estranho, uma fumarada preta como se tive-se andado a mexer na repro... mas depois de estar limpo desapareceu o fumo... até hoje, nunca mais tive esse problema...
||  Laguna II Fase I Privilege 1.6 16v GPL  || Laguna I Fase II Break RXT 1.9 dCi  ||  Toyota Yaris P1 1.0 16v   ||

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Compensa usar 98?
« Responder #42 em: 31 de Agosto de 2012, 01:18 am »
ja existe um topico para se falar sobre aditivos ;)

Offline Jamal

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 265
    • AKSER Portugal
  • Garagem : Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001
Compensa usar 98?
« Responder #43 em: 31 de Agosto de 2012, 08:08 am »
Sim, tens razão, mas a conversa descambou outra vez xD


Sent from my iPhone using Tapatalk
Renault Mégane mk1 ph2 1.4i 16v 2001