Boas
1º que tudo; que tipo de leds foram instalados????
2º; "quando ligavam não o faziam normalmente"; acendem aos "flashs", é isso?
Ora bem!
Os leds de forma contraria as lampadas têm polaridade, enquanto as lâmpadas (há-as que devido à sua construção só entram duma maneira mas a limitação é por construção fisica e não elétrica) podem ser montadas de qualquer forma e funcionam na mesma, precisam é de ter +12V dum lado e 0V do outro, os leds necessitam de ter o seu lado (+) no (+) (ânodo) e o seu lado (-) no (-) (cátodo); de outra forma pura e simplesmente não funcionam.
Por outro lado o sistema elétrico dos plafons (luzes de tecto) desse megane podem fazer parte dum sistema elétrico multiplexado, normalmente nos carros denominado de "canbus" (Central Area Netwok Bus) e nesse caso as lâmpadas leds que se montem têm de ser lâmpadas led canbus ou canbus error free (estas são as normais denominações comerciais destes leds).
Na realidade esta denominação o que significa é que através de resistências colocadas nesses leds vai-os pôr a consumir em corrente aquilo que normalmente consome uma lâmpada normal colocada no local, isso não acontecendo (o led não ser "canbus" ) na centralina do carro haverá uma informação errada de que tem essa lâmpada fundida pois o consumo elétrico normal naquele ponto não existe.
Por outro lado, ainda que exista esta resistência de carga, se a lâmpada led, que normalmente são constituidas por vários leds, tiver a sua adaptação aos 12V (interessa dizer que normalmente um led trabalha a 3V e não a 12V) com base numa montagem em série e não em paralelo, num sistema canbus essa lâmpada led terá a tendência em certas alturas do funcionamento do carro, ao ser acionado (seja por porta ou por interruptor, o que manda mesmo é a situação elétrica do carro naquele determinado instante) para piscar (flashar).
Estes flashes são devidos à contÃnua passagem de sinais elétricos que existem nos fios que alimentam os plafons, como os leds funcionam a correntes baixas, qualquer alteração de corrente elétrica que exista fá-los reagir.
Outro comportamento que as lâmpadas leds, quando não estão preparadas para funcionar em ambientes multiplexados (canbus), apresentam por vezes é notar-se de noite que mesmo desligados têm uma muito baixa luminosidade sempre presente, o que se deve à tal passagem contÃnua de corrente devido aos sinais elétricos sempre presentes nos fios.
Basicamente um sistema canbus é utilizarmos 1 fio elétrico para, com sinais elétricos diferentes, acionarmos mais que um utilizador elétrico ((por exemplo, estendemos um fio que serve para ligar/desligar o plafon, o modulo AC e o rádio (isto são exemplos à toa), como cada um deles está preparado para "responder" a um sinal elétrico distinto para ser ligado/desligado, torna-se possivel utilizar o mesmo fio elétrico e assim poupa-se fios elétricos no carro, em vez de 1 terÃamos 3))
Atenção que isto é uma explicação muito básica, isto na realidade é feito através dum sinal elétrico com uma codificação digital, o que julgo que para aqui não vale a pena estar a especificar mais.
Espero ter ajudado
Cumprimentos