Àrea Tecnica > Mecânica Geral

O que é a embraiagem

(1/4) > >>

Caçoilauto:
O que é uma Embraiagem?

A embraiagem é o elemento que transmite a rotação do volante do motor às engrenagens da caixa de velocidades, que por sua vez as irá transferir para o diferencial através do eixo.
A transmissão entre o volante, elemento que se encontra fixo à cambota, e a caixa de velocidades, dá-se através da pressão do disco de embraiagem ou seja prato de pressão.
A ligação ente o disco e o volante deve ser suficientemente forte de forma a não se registar a patinagem da embraiagem contra o volante do motor.
Ao premir-se a embraiagem, é aliviado o contacto entre o disco de embraiagem e o volante, o que interrompe a passagem de energia para a caixa de velocidades.



Embraiagens

Casuas de desgaste/ Má utilização


Mola de retrocesso empenada



Uploaded with ImageShack.us
 
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Uso de marcha alta com velocidade baixa
Reduções bruscas
Queda ou instalação incorrecta
-------------------------------------------------------------------------------------------

Mola de retrocesso partida
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Uso de marcha alta com velocidade baixa com velocidade baixa
Reduções bruscas
-------------------------------------------------------------------------------------------

Quebra da mola que faz de membrana
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Excesso de curso de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Mola de retrocesso deformada
   

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Uso de marcha alta com velocidade baixa
Reduções bruscas
Queda ou instalação incorrecta
-------------------------------------------------------------------------------------------

Alavanca partida
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Platô mal apertado na montagem do volante
Excesso de vibração do motor
Quebra durante instalação
-------------------------------------------------------------------------------------------

Desgaste nos dedos da mola de membrana
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído no accionamento
Causas:
Tubo guia com desgaste excessivo
Mau uso, condutor com pé pesado e sempre em cima do pedal de embraiagem
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Super aquecimento da placa de pressão
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Patinação
Causas:
Contaminação com óleo ou fluídos
Volante em mau estado
Mau uso
-------------------------------------------------------------------------------------------

Dedo da mola de membrana deformado
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Vibração
Causas:
Deformação provocada na instalação
-------------------------------------------------------------------------------------------

Carcaça do platô remontada na montagem
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Vibração no pedal
Causas:
Aperto irregular na montagem
-------------------------------------------------------------------------------------------

Desgaste irregular do rebite
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Dificuldade no engate
Causas:
Excesso de curso de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Placa de pressão partida
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem inoperante
Causas:
Super aquecimento por patinação contínua
Contaminação com óleo ou fluídos
Volante em mau estado
Mau uso
-------------------------------------------------------------------------------------------

Porca de regulação violada
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Patina / não engata
Causas:
Tentativa de compensar desgastes ou irregularidades no sistema de accionamento através das porcas de regulagem
-------------------------------------------------------------------------------------------

Quebra do pack de torção
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Desalinhamento entre motor e câmbio  / torque
Folga ou falta do rolamento ou bucha da ponta do eixo piloto
Reduções bruscas
-------------------------------------------------------------------------------------------

Disco empenado
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Falta de lubrificação do eixo piloto
Disco foi forçado durante a instalação
-------------------------------------------------------------------------------------------

Cubo com oxidação
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Pouca lubrificação no eixo piloto
Falta de vedação da caixa seca  / retentor
-------------------------------------------------------------------------------------------

Cubo com desgaste
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Excesso de curso de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------


Revestimento queimado
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem patina
Causas:
Volante em mau estado ou com profundidade incorrecta
Contaminação com óleo ou outros fluídos
Mau uso
-------------------------------------------------------------------------------------------

Disco com desgaste total
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem patina
Causas:
Final da vida útil
-------------------------------------------------------------------------------------------

Contaminação com óleo e fluidos
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem patina e vibra
Causas:
Excesso de lubrificação no eixo piloto
Vazamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Estriado do cubo com desgaste acentuado
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído na transmissão
Causas:
Eixo piloto com desgaste excessivo
-------------------------------------------------------------------------------------------

Molas de torção ausentes
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído na transmissão
Causas: Folga ou falta do rolamento ou bucha da ponta do eixo piloto
-------------------------------------------------------------------------------------------

Disco recondicionado por terceiros
 

Uploaded with ImageShack.us
Não existe identificação do fabricante nos rebites do revestimento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Molas de torção desgastadas / partidas
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Vibração / ruído
Causas:
Uso de marcha alta com velocidade baixa
-------------------------------------------------------------------------------------------

Estrias do cubo totalmente desgastadas
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem inoperante
Causas:
Eixo piloto com desgaste excessivo
-------------------------------------------------------------------------------------------

Rolamento separado do suporte
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Embraiagem não engata
Causas:
Excesso de curso de accionamento
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
Garfo de accionamento desalinhado
-------------------------------------------------------------------------------------------

Rolamento fundido
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído no accionamento
Causas:
Mau uso, motorista com pé na embraiagem
Regulagem incorreta, falta de folga entre mola membrana e veio
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Acoplamento do veio solto
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído no accionamento
Causas:
Desalinhamento do tubo guia
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Pista com desgaste
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído no accionamento
Causas:
Excesso de curso
Mau uso
-------------------------------------------------------------------------------------------

Desgaste irregular nas áreas de contacto do veio
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Trepidação / ruído de accionamento
Causas:
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Acoplamento do veio com desgaste
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído / pedal duro
Causas:
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
Tubo guia do rolamento desgastado
-------------------------------------------------------------------------------------------

Desgaste irregular no tubo guia
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído de accionamento / pedal duro
Causas:
Desgaste excessivo nos pontos de contacto do garfo de accionamento
-------------------------------------------------------------------------------------------

Garfo com desgaste excessivo nos pontos de contacto
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Ruído / Pedal duro
Causas:
Final da vida útil
-------------------------------------------------------------------------------------------

Desgaste excessivo no apoio do garfo com o olhal
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Falta de curso de accionamento
Causas:
Olhal desgastado
Final da vida útil
-------------------------------------------------------------------------------------------

Garfo com desgaste excessivo nos pontos de contacto
 

Uploaded with ImageShack.us
Sintoma:
Trepidação / ruído / pedal duro
Causas:
Buchas partidas / desgastadas
Final da vida útil
 

men_on_fire:
B R U T A L CaçoilAuto,

Adorei a aula...boa iniciativa...

abraço

DiogoIglesias:
Excelente info!

Tás de parabéns CaçoilAuto.

Muito bom :happy:

Artur:
boa posta

Gonçalo:
A isto se chama ter a papinha toda feita  :tongue:

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa