Autor Tópico: Perigo gripagem de motor  (Lida 124131 vezes)

Offline pedro1987

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 1570
  • DCI 105 | RS172
  • Garagem : MEGANE II CLIO II
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #45 em: 04 de Julho de 2017, 22:53 pm »
Essa mensagem perigo gripagem do motor tambem ja apareceu no megane do meu pai. Megane dci 110 de 2011 com 60 mil km. Registou um injector, foi visto pela clip e apagados os erros. Agora vamos a ver se volta a aparecer. Fap nao é pois já nao tem. Pelo que vejo é usual aparecer isso, no senhor onde fui fazer o diagnostico tava lá um igual com o mesmo problema.

Enviado do meu LG-D855 através de Tapatalk

come antes uma peça de fruta que te faz melhor rapaz!!

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #46 em: 05 de Julho de 2017, 16:56 pm »
Medo destes motores...
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #47 em: 05 de Julho de 2017, 23:21 pm »
« Última modificação: 05 de Julho de 2017, 23:25 pm por Tony da Buzina »

Offline hugo_miguel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Megane 1.5 DCI 110cv 2010
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #48 em: 24 de Dezembro de 2017, 13:07 pm »
Boas.
Tenho uma Megane de 2010, 110cv, 1.5 dci com 190.000km  Durante algum tempo que anda com o aviso de anti-poluição acesso, só consigo apagar na máquina mas volta sempre a aparecer mas não chateia nada. Ontem à noite quando ia em sexta a cerca de 120km/h numa grande subida apareceu-me mensagem de perigo de gripagem de motor. Segundos antes senti uma perda de força muito ligeira. A luz desapareceu passado uns segundos e volta a aparecer sempre que meto pé a funda em sexta. Sinto perder ligeiramente a força e se insistir com o pé do fundo dá a mensagem. Se retirar o pé assim que perde força nem chega a aparecer o erro. O que acham que pode ser? Vou levar ao Mecanico mas com o Natal pelo meio e com algumas viagens para fazer precisava da carrinha. Acham que com o erro apagado não há grande perigo?
Obrigado desde já.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Offline aacc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #49 em: 25 de Dezembro de 2017, 10:15 am »
O carro entra em "safe mode".
Será o filtro de partículas, com partículas a mais? :wink:

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #50 em: 25 de Dezembro de 2017, 10:47 am »
Porque é que o filtro de particulas surge sempre em primeiro lugar nos pseudo-diagnosticos, se a experiencia de quem anda pelos foruns, e tem esses motores, chega sempre á conclusao de que os FAP nos 1.5dci é raro darem problemas?...

Leva-o á CLIP Renault e depois diz aqui qual era o  problema. O pessoal agradece.

Cumptos e Bom Natal!

Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #51 em: 25 de Dezembro de 2017, 10:52 am »
Recentemente isso acontece numa kangoo lá do serviço, e era um erro causado pela válvula que controla a pressão diferecial  interna do FAP, exatamente a ocorrer nos mesmos moldes que descreves, só ocorria em carga e normalmente em AE

Offline hugo_miguel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Megane 1.5 DCI 110cv 2010
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #52 em: 25 de Dezembro de 2017, 16:05 pm »
Não entra em safe mode. Apenas sinto uma paragem na aceleração por um ou dois segundos. Se deixar de acelerar nem chega a aparecer o erro. Se insistir aparece o aviso apenas por alguns segundos. Depois do alerta aparece sempre outro alerta para verificar o ESP. Hoje fiz alguns quilómetros sem me aparecer nenhum aviso porque não foi necessário meter o pé no fundo. Obrigado a todos pelas respostas.
Não sei quando vou conseguir levar a carrinha à Renault mas quando for partilho aqui os resultados.


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #53 em: 25 de Dezembro de 2017, 22:15 pm »
Isso já me aconteceu numa altura em que a bateria estava fraca. Primeiro o "perigo de gripagem do motor", depois o " verificar ESP" e terminou no "verificar faróis direcionais". Esta última falha é que me levou a concluir que estava tudo bem, pois a minha sucata não tem xenon

Mas o melhor mesmo é isso ser analisado com a Clip. Apagar erros não resolve nem nunca resolverá nada. Apenas adia...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Paulo Batatel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Arada
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Renaul Megane III Coupe Diesel GT-Line
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #54 em: 07 de Junho de 2018, 21:05 pm »
Olá! Tenho um Megane III 1.5 dCi 110 cv GT-Line de 12/2010 e hoje apareceu-me esse problema.
Procurei sobre esse problema ( " PERIGO GRIPAGEM MOTOR " ) e os tópicos que me apareciam sempre era a falar sobre o "fap". Nos quais li para fazer cerca de 100km com uma velocidade constante (100 ou 120 por exemplo) mas não sei se isso tem a ver com o problema que me apareceu pois não percebo muito de carros. Alguém me sabe ajudar ?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #55 em: 07 de Junho de 2018, 21:54 pm »
Primeiro de tudo, é ver nível de óleo á vareta  e de líquido de refrigeração,  isso é o que pode causar gripagem do motor e possível de controlar visualmente... Se estiver tudo ok aí, pode ser muita coisa mas aí já convém ter um técnico a analisar o problema..
Recentemente vi um problema num injetor gerar essd aviso...
Pelo sim, pelo não, evite andar com o carro se a coisa não estiver relcionada com o nível de água e óleo, considere levar o carro de reboque á oficina.

Offline Paulo Batatel

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Arada
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Renaul Megane III Coupe Diesel GT-Line
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #56 em: 07 de Junho de 2018, 23:41 pm »
Verifiquei ambas as coisas antes de colocar algo aqui pois considerei essa hipótese e ambos estão bem. Comprei o carro a 14/05 ao stand. Consegui entrar em contacto com eles à coisa de 2h e amanhã eles vão meter o carro numa oficina e resolver o problema (tenho garantia de motor e caixa) o mais rápido possível.

Mas um muito obrigado! Quando souber qual o problema, a solução e o custo, informo aqui para quem puder vir a ter o mesmo problema.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #57 em: 09 de Junho de 2018, 23:22 pm »
Os erros que aparecem no cb são genéricos, não dizem exactamente qual é o erro. Consoante a zona em que se dá o erro é lançada uma mensagem de erro. Que serve para alertar a existência de uma avaria, neste caso no motor, mas pode ter sido causado por vários componentes ou varias situações.
Normalmente associado ao erro, costuma-se notar alguns sintomas que ajudam a despistar o problema.

Offline CarlosGuedes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Megane III Grandtour 1.5dci Phase II Start&Stop
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #58 em: 15 de Dezembro de 2019, 23:14 pm »
Boas,

Hoje ao entrar no carro, apos ter feito uma pequena viagem (nem 5km), meti o cartão e liguei o carro, problema foi que o motor nao queria ligar totalmente empancando as 500RPM aparecendo o beep beep "Perigo de gripagem de Motor", eu decidi desligar e voltar a tentar, e sem surpresas o mesmo aconteceu, desta vez dando a mensagem antes do motor sequer ligar, ate que tentei uma 3 vez em que ele não mostrou mensagem nenhuma e o motor arrancou suavemente. Após isto fiz uma viagem de 50km e o motor parecia estar a trabalhar as mil maravilhas. A minha questão é se é algo de preocupar, ou posso deixar passar.

Offline CarlosGuedes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Megane III Grandtour 1.5dci Phase II Start&Stop
Re: Perigo gripagem de motor
« Responder #59 em: 16 de Dezembro de 2019, 13:11 pm »
Fui hoje ao mecanico e apos ter posto o carro na maquina ele afirmou que foi a valvula EGR que nao abriu. Gostava de saber se já aconteceu com alguem e que precauções deva ter futuramente.
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2019, 13:45 pm por luisnogueira »