Autor Tópico: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth  (Lida 16550 vezes)

Offline DewDrop

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio 3 Tce 100
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #30 em: 17 de Setembro de 2020, 12:24 pm »
Tens de procurar pelas Can Clip com o chip AN2135SC ou AN2136SC. Essas são as melhores, não se vão abaixo nem nada e suportam tudo :wink:
A minha custou 150€, mas acabei por pagar só 20€ por ela... Mandei vir o eBay e o cabo que liga da clip ao carro estava em falta. Avisei o vendedor e ele emitiu um reembolso total (até fiquei surpreendido), depois só tive de comprar o tal cabo que estava em falta que me custou 20€.

Não alterei o VIN porque diz que já está programado e não o deixa alterar. Se calhar se procurar melhor até sou capaz de o conseguir trocar, mas como está a funcionar não me preocupei muito. O código só o tive de colocar da primeira vez que o pus no carro. Entretanto já tive de desligar a bateria ao carro durante 1h e só perdeu as horas, não me pediu o código, talvez se tivesse mais tempo desligado iria pedir o código, não consigo afirmar isso.
É possível alterar o VIN de forma fácil com este software e clip dos chineses, se o rádio for novo ou estiver virgem, isto é, sem um VIN associado. Se já estiver programado, como disse acima, ainda não encontrei uma forma de o fazer, mas também não o pretendo fazer porque já está tudo a funcionar como deve ser.  :smiley:

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #31 em: 18 de Setembro de 2020, 10:48 am »
Vi um video no youtube com a execução da alteração de um ODB2 ELM327 com 1 switch para trabalhar na megane 3... pelo que percebo tem 3 modos
video no https://youtube.com/watch?v=A9tgo4HLIhg#

Outra descrição tb esta aqui mas neste o switch so tem 2 posiçoes.
http://elm327scantool.wordpress.com/2018/11/03/modify-elm327-bluetooth-to-diagnose-renault/



Acho que consoante o modo permite alterar mais coisas ou coisas diferentes...
Alguem conhece / tentou num renault?

« Última modificação: 23 de Setembro de 2020, 22:37 pm por Sls a GPL »

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5675
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #32 em: 18 de Setembro de 2020, 11:04 am »
Esses links estão todos marados...nao da pra ver nada
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #33 em: 18 de Setembro de 2020, 11:24 am »
Não sabia que se podia colocar links ou não... ma sé facil no primeiro colocas youtube.com antes da /watch...

No 2º substituis o "#" pela letra "e"

Offline DewDrop

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio 3 Tce 100
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #34 em: 18 de Setembro de 2020, 11:26 am »
Não sei se esses aparelhos conseguem alterar as funções necessárias, normalmente só permitem coisas mais básicas, mas alguém mais entendido que se chegue à frente

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #35 em: 18 de Setembro de 2020, 11:43 am »
Eu garantidamente não sou ...  :huh:  :rolleyes:

Mas gosto de pesquisar!
O tipo que fez o video de youtube indica o ddt4all... não conheco, mas existem uma serie de videos no youtube (pesquisei "ddt4all renault megane 3") a demonstrar esse soft. de uma BUGRA são aos montes.
Não percebo é puto do que ele diz... deve ser de leste ou algo que o valha.

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #36 em: 23 de Outubro de 2020, 11:06 am »
CAro DewDrop,

Diz-me 1 coisa, pf.
Quando entras num tunel ou numa garagem, o carro "perde" o sinal GPS, mas consegues ter na mesma no monitor a movimentação do carro?
Um electricista auto disse-me que quando se perde o sinal de GPS, o GPS vai buscar informação a UCH / sensor de velocidades e direçao, e que se não for um radio / sistema compativel, isso deixa de funcionar...
Thx.

Offline DewDrop

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio 3 Tce 100
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #37 em: 24 de Outubro de 2020, 14:46 pm »
Sim, o carro perde o sinal, mas continua a mover-se como se "tivesse" sinal.
No meu caso, como antes já tinha GPS já devo ter esses módulos todos no carro e não tive de fazer qualquer adaptação a nada. Foi só mesmo a troca de um rádio por outra e a funcionalidade de após perder o sinal e continuar a mover-se continuou presente.

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #38 em: 02 de Novembro de 2020, 17:02 pm »
Boas.

Mais 1 duvida neste caso sobre o CAN CLIP.
Para se aceder ao conteudo multimedia, é necesário aceder no modo denominado, ao que li, "CAN-2", de outra forma não se consegue aceder ao modo de navegação / fica oculto.
Como fazes no teu para aceder a esse modo de CAN, de forma a teres acesso as configurações que mandaste acima os prints (radio e modo de navegação)?
(Nos ODB2, para os renault, é preciso trocar os pino 6 para 13 e o 14 para 12, e da para se configurar / alterar as coisas com o soft DDT4ALL ou ECU TWEAKER : android. Acho que com o PyREN / PyCLIP também...)
Obrigado. E desculpa ser tao chato. Mas assim pode ser que fique para memoria futura de como as coisas podem ser feitas.

Offline DewDrop

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio 3 Tce 100
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #39 em: 02 de Novembro de 2020, 17:24 pm »
Boas,

Não tem problema nenhum :smiley: também tive as minhas dúvidas quando fiz a alteração no meu.
No meu sei que no menu superior aparece CanV1 (se não estou em erro em relação ao nome) e depois CanM1. Certezas sei que tem os dois menus na página inicial em que o primeiro é tudo relacionado com o carro em si (injeção, abs, airbags, etc) e o segundo é somente de funções multimédia (rádio, gps, comandos no volante).

Offline DewDrop

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio 3 Tce 100
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #40 em: 02 de Novembro de 2020, 17:38 pm »
E peço perdão ao PedroB pois não reparei na mensagem dele em que perguntou onde arranjei a seguinte informação.
Encontrei num fórum francês. Vou deixar abaixo os links, espero que seja permitido.

https://www.forum-clio.com/index.php?topic=34156.0
https://www.forum-clio.com/index.php?topic=27195.0
https://www.forum-clio.com/index.php/topic,27258.500.html

https://github.com/fparmentier/renaultstuff/wiki/Radio-pinouts
Este último tem os pinos do rádio. Neste caso foi-me útil porque posteriormente eu instalei o microfone no meu carro. Os pinos que interessam são o C13, C14 e C15.

C13   Multimedia Microphone Signal
C14   Hands Free Telephone Microphone +
C15   Telephone Microphone Screening

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5675
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #41 em: 02 de Novembro de 2020, 17:42 pm »
Obrigado

Enviado do meu VTR-L09 através do Tapatalk

Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #42 em: 03 de Novembro de 2020, 19:37 pm »
DrewDrop, you're the MAN

 :happy: :happy: :happy: :clapclap: :clapclap:

Vou voltar um destes dias a tentar.  Obrigado por toda a ajuda!

Offline to46silva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Megane Scenic II Lux Previlege
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #43 em: 04 de Dezembro de 2020, 18:46 pm »
Boas, aproveitando o tópico alguém ja trocou o auto-radio cabasse auditorium tronic de uma scenic de 2006 por um aftermarket? Este tipo de radio tem no tablier o leitor de cds e na mala o radio propriamente dito. Estes gajos da Renault so sabem complicar....devia ser plug and play.

Offline Saint

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 54
  • Garagem : Megane SporTourer 1.5 DCi 90cv CO2 Tomtom
Re: Troca de rádio Carminat TomTom por bluetooth
« Responder #44 em: 21 de Dezembro de 2020, 19:22 pm »
Boas.

Bem, voltei a tentar.... mas continuo na mesma. Pegando nas imagens o que o amigo DewDrop postou, e que muito ajudam, o meu problema é que quando se coloca o 2º radio (R208) não tenho acesso com o CLIP ao ecrã onde esta selecionado o "CLIO III" no caso do DewDrop - configurar o calculador multimédia. O icon da barra lateral esquerda em forma de circunferência que no caso da imagem postada pelo DewDrop esta a amarelo com o fundo preto, no meu caso quando esta colocado o radio de outro carro (R208) que quero colocar fica inacessível (esbatido), não da para clicar nele (provavelmente porque o radio veio de 1 carro com visor standard e não o visor tomtom). Quando tenho o radio original (R108), ja aparece, mas... Só aparece uma opção de configuração que não tem nada a ver com a configuração multimédia ( algo relacionado com o AMP). Ou seja não tenho acesso com o radio R208 colocado ao ecra da navegação onde se coloca o tipo de configuração (CONFIG 1/CONFIG2/CONFIG3...).

O esquisito é que mesmo com o radio original R108, nas opções dele esta a com NAV0, o que é esquisito porque tenho a navegação a funcionar direitinho (e com mapa atualizado !!!  :fcp: Eh eh ) ?!?!?!?
Alguem pode dar mais ajudas de como se fazer isto? É preciso o token da CLIP para se poder alterar? Ha algo que me esta a escapar?

Obrigado e .... A TODOS UM BOM NATAL!!