Autor Tópico: Amortecedores gás vs óleo  (Lida 4641 vezes)

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Amortecedores gás vs óleo
« em: 01 de Setembro de 2020, 10:52 am »
Olá!

Alguém me pode confirmar se existe alguma diferença em termos de altura num amortecedor a gás vs a óleo?
Isto, porque tive recentemente de trocar os 4 amortecedores de um Clio II e atrás foram colocados amortecedores a gás e à frente a óleo. Na altura, eu queria tudo a gás, mas foi-me dito que à frente seria sempre melhor a óleo.
A parte mais curiosa, é que dá-me a entender que a frente do carro ficou ligeiramente mais alta que a traseira. Poderá ser disso? Os amortecedores são os 4 da mesma marca, mas.. Será que se os da frente também fossem a gás ele já ficaria nivelado, ou o facto de ser a gás e a óleo nada interfere com a altura em si, e apenas com o desempenho?

Obrigado!

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #1 em: 01 de Setembro de 2020, 14:16 pm »
Os Biltein B4 a gás deixam o carro mais alto cerca de 1 a 2 cm. De outras marcas não tenho feedback.

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #2 em: 01 de Setembro de 2020, 15:46 pm »
São KYB, da mesma marca que equipava o carro de origem.
Curioso que aqui é o inverso, ou seja, mais alto à frente com óleo e mais baixo atrás com gás! :huh:

Offline MarcoPGS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pombal
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio e laguna
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #3 em: 01 de Setembro de 2020, 22:51 pm »
No geral o tipo de amortecedor não interfere na altura do carro, poderá haver um caso ou outro isolado.
Mudaram só os amortecedores ou trocaram tb os castelos?

Offline MarcoPGS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pombal
  • Mensagens: 31
  • Garagem : Clio e laguna
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #4 em: 01 de Setembro de 2020, 23:01 pm »
Castelos-cabeçotes.
Digo isto porque se mudou pode vir de ai esse cm a mais.
Atrás é direto.

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #5 em: 02 de Setembro de 2020, 09:06 am »
De facto.
Mudou cabeçotes e batentes.
Trocou também uns casquilhos da direcção.
Poderá ser por aí? É algo que com o tempo vai ao sitio, ou tenho mesmo de me habituar a isto?

Offline JPCAB

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 294
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #6 em: 02 de Setembro de 2020, 13:11 pm »
mas é normal carros de origem virem equipados com amortecedores a oleo á frente e a gas atras?

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #7 em: 02 de Setembro de 2020, 13:30 pm »
Não creio.
O meu de origem trazia os 4 a óleo. Quando troquei, a minha ideia seria colocar os 4 a gás, mas por conselho da casa onde comprei o material, foi-me dito que o ideal seria colocar a óleo na frente. Porquê? Desconheço!
Começo é a pensar que foi asneira, pois ainda tenho na boa 1CM de diferença entre os dois eixos.
Já me disseram que são as molas que definem a altura do carro, pelo que se a diferença não for provocada pelos cabeçotes e batentes que coloquei, não estou a ver onde seja!
 :huh:

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #8 em: 02 de Setembro de 2020, 15:57 pm »
Já agora… a pressão dos pneus… tem alguma influência na coisa?
Por acaso até tenho mais pressão à frente que atrás... :huh:

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2853
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #9 em: 02 de Setembro de 2020, 17:16 pm »
E os batentes sao de origem ou marca ao lado? tens ai a resposta

Offline Newt Scamander

  • 0.9 TCe
  • *
  • Mensagens: 181
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #10 em: 03 de Setembro de 2020, 08:15 am »
Não são de origem. :embarrassed:
Comprei os ditos numa casa de peças, bem como os cabeçotes e uns casquilhos da direcção. Contudo, os mesmos foram pedidos através da matrícula do carro, pelo que até estava descansado nesse campo.
Afinal…
Poderá estar aí a resposta?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #11 em: 03 de Setembro de 2020, 09:39 am »
mas é normal carros de origem virem equipados com amortecedores a oleo á frente e a gas atras?
sim, é normal. e não faz grande diferença, tem haver com a eficácia e peso, a frente com o peso do motor é preferível os de óleo que aguentam mais tempo que os a gás.

Já agora… a pressão dos pneus… tem alguma influência na coisa?
Por acaso até tenho mais pressão à frente que atrás... :huh:
Tu e todos os outros, quem anda com a mesma pressão nos pneus da frente e de trás, anda mal ou a transportar grandes cargas.

São KYB, da mesma marca que equipava o carro de origem.
Curioso que aqui é o inverso, ou seja, mais alto à frente com óleo e mais baixo atrás com gás! :huh:
O meu já levou amortecedores atrás aqui À uns anos, é ir ver ao db que tenho lá, e os da frente, que me lembre são de origem ou então foram substituídos antes de entrar para o forum, e a frente está mais levantada que a traseira, por isso não vejo qual o problema. As molas da frente são mais fortes que as de trás, por isso normal a frente estar mais levantada que a traseira.
« Última modificação: 03 de Setembro de 2020, 09:39 am por Sls a GPL »

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #12 em: 03 de Setembro de 2020, 14:22 pm »
Uma coisa é factual um amortecedor a Gás ou a Óleo são diferentes e no caso a altura varia sempre ainda que estejamos a falar de meia dúzia de milímetros, pessoalmente gostava mais de amortecedores a óleo e por isso troquei os da minha laguna por uns Bilstein b4 mas passei a achar a carrinha ligeiramente mais dura principalmente quando mudei os traseiros (foram mudados em 2 etapas) pelo que se fosse hoje meteria a gás na traseira.
Como curiosidade um colega que tem o modelo igual estacionou lado a lado e era perceptível a diferença de altura entre os 2 carros (principalmente à frente) na altura mudei os amortecedores(bilstein) e os cabecotes da Febi mas a diferença entre as 2 era por demais evidente.

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5671
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #13 em: 04 de Setembro de 2020, 21:32 pm »
Penso que há marcas que tem isso como caracteristica para compensar o desgaste das molas, os KYB tem isso (tanto a gaz como a oleo). Está nas especificações técnicas.
Por isso é que agora tenho usado da sachs
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Martins SDI

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Mensagens: 843
  • Garagem : Renault Clio III
Re: Amortecedores gás vs óleo
« Responder #14 em: 04 de Setembro de 2020, 21:55 pm »
Basta tentarem comprimir um amortecedor a óleo e um a gás para perceberem a razão dos amortecedores a gás levantarem o carro.

Regra geral com amortecedores a gás o carro fica mais firme a curvar, mas em contrapartida fica mais desconfortável e o barulho de rolamento aumenta, especialmente na gama low cost (equivalente aos amortecedores originais).
« Última modificação: 04 de Setembro de 2020, 22:00 pm por Martins SDI »