Autor Tópico: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)  (Lida 29903 vezes)

Offline gclio

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Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« em: 10 de Novembro de 2011, 13:23 pm »
Boas,

Tenho algumas (não poucas) informações sobre pneus, nomeadamente, acerca das características, constituição, processo de fabrico, como prevenir os danos, as causas dos mesmos danos, informações importantes e que levam a que fiquemos a conhecer um pouco mais deste 'acessório indispensável' nos nossos veículos.
Irei neste tópico, a pouco e pouco, introduzindo estas informações.
Este tópico é para completar os tópicos já existentes sobre pneus.
Relembrando:
Opinião sobre pneus:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=311.0

Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=147.0

Esta a pensar trocar a medida do seu pneu? Então esta aplicação irá ajuda-lo!:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=205.0

Hoje apenas se vai referir como se faz a leitura de um pneu, através das informações presentes na face lateral e exterior do pneu.
Utilizando a referência de um pneu da Continental:


1- Nome do fabricante (Marca Registada ou logótipo).
2- Nome ou Modelo do Produto.
3- Definição da dimensão:
     205 = largura do pneu em mm
     55 = ratio, ou seja, relação entre altura/largura em %
     R =  construção radial
     16 = diâmetro da jante em polegadas. 
4- 91 = Índice de carga (carga máxima suportada por cada pneu)
     V = Índice de velocidade (aderência relacionada com a velocidade máxima).
5- E = Para pneus com resistência ao rolamento optimizado (apenas alguns fabricantes).
6- Indicação de presença de câmara de ar ou não (neste caso indica que não tem).
7- Inscrições segundo normas internacionais. E4 com círculo à volta indica Europa e o número, o código do país onde foi homologado. Estas inscrições são seguidas de um número de homologação composto por vários dígitos.

    E1 ou e1 - Alemanha/  E2 ou e2 - França/ E3 ou e3 - Itália/ E4 ou e4 - Holanda / E5 ou e5 - Suécia / E6 ou e6 - Bélgica   
    E7 - Hungria / E8 - Republica Checa  /  E9 ou e9 - Espanha   /  E10 - Jugoslávia / E11 ou e11 - Reino Unido
    E12 ou e12 - Áustria / E13 ou e13 - Luxemburgo / E14 - Suíça  / E16 - Noruega  / E17 ou e17 - Finlândia 
    E18 ou e18 - Dinamarca / E19 - Roménia / E20 - Polónia  /  E21 ou e21 - Portugal  / E22 - Rússia / E23 ou e23 - Grécia 
    E24 ou eIRL - Irlanda / E25 - Croácia  /  E26 - Eslovénia / E27 - Eslováquia  /  E28 - Bielorrússia  /  E29 - Estónia   
    E31 - Bósnia   /  E32 - Letónia  / E34 - Bulgária  / E37 - Turquia   /  E40 - Macedónia  /  E42 - Comunidade Europeia 
    E43 - Japão

8- Código do Fabricante: Fábrica, dimensão e tipo de pneu. Data de fabrico (semana/ano), sendo que neste caso,
    3509 significa 35ª semana de 2009. Nalguns pneus esta informação 3509 está envolta de um círculo.
9- TWI = Indicador do Desgaste do Piso. Aparecem em pequenas barras verticais nas ranhuras principais. Estas barras têm uma altura de 1,6 mm e chegam a pouco e pouco ao nível do piso restante, conforme os pneus se vão desgastando.
10- País de fabrico.

Daqui para a frente, as informações aplicam-se, mais para países fora da Europa.


11- Normalização pela qual o pneu se rege, neste caso, DOT  = Departamento de Transportes (EUA). Departamento dos EUA que supervisiona as normas de segurança dos pneus.
     Pode também aparecer:
     ETRTO  = Organização Técnica Europeia de Pneumáticos e Jantes - Bruxelas
     ECE = Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (em Genebra)
     FMVSS = Normas Federais de Segurança em Veículos a Motor (código de segurança americano)
12- Índice de carga (EUA) para a carga máxima. Nesta caso. 615 Kg por roda = 1356 libras (lbs.) onde cada libra corresponde a 0,4536 Kg.
13- Piso = abaixo do qual se encontram 4 lonas (1 tela de rayon (parte têxtil), 2 lonas com cinta de aço, 1 tela de nylon (parte têxtil).)
      Parte Lateral = o revestimento do pneu é constituído por, neste caso, 1 tela de rayon.
14-Limite máximo de pressão dos pneus. (Exemplo: nos EUA 51 psi (sendo 1 bar=14.5 psi))

As informações dos números 15, 16 e 17 são baseadas em valores de comparação com pneus de referência-padrão dos EUA

15- Desgaste do Piso = Esperança de vida relativa do pneu, enquanto % do valor para o pneu de referência.
16- Tracção = A, B ou C, conforme capacidade do pneu para travar em piso molhado, segundo a sua aderência ao solo.
     (Os índices podem ir de AA ao C, sendo AA o índice com maior aderência, e o C o índice de menor aderência, aceitável.)
17- Temperatura = A, B ou C, estabilidade da temperatura do pneu em velocidades mais elevadas. (Por exemplo, o C é suficiente para cumprir as
     exigências regulamentares americanas.)
     (Os índices podem ir de AA ao C, sendo AA o índice de maior resistência ao calor, e o C o índice de menor resistência, definido por lei.)

18- Identificação para o Brasil.
19- Identificação para a China.


Fontes:
www.conti-online.com/
http://abcpneus.com.br/uniform_tire_quality_grading.asp
http://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus.php



Quero coments.
(Se acharem que a imagem do pneu não está muito legível, por favor digam)
« Última modificação: 14 de Novembro de 2011, 15:55 pm por gclio »
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
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Offline energyprivilege

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #1 em: 10 de Novembro de 2011, 14:29 pm »
Muito bom Tópico, explica todas as codificações dos pneus, Muito bem explicado. Parabéns!

Acho que merecia um sitcky!

Agora aguardo a continuação deste tópico.
« Última modificação: 10 de Novembro de 2011, 15:00 pm por energyprivilege »
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline carlosjcm

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #2 em: 10 de Novembro de 2011, 14:31 pm »
E vai continuar lololol

Offline Gonçalo

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #3 em: 10 de Novembro de 2011, 15:18 pm »
Sticky atribuido :) muito bom!
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Rui

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #4 em: 10 de Novembro de 2011, 15:34 pm »
Além de bom tópico, está ainda bem montado visualmente. :smiley:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline depx

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #5 em: 10 de Novembro de 2011, 15:53 pm »
Tópico muito bem estruturado e com informação bastante relevante. :happy:
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Offline gclio

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #6 em: 10 de Novembro de 2011, 20:17 pm »
Muito obrigada  :grin:
É muito bom ler isso, dá motivação para o que virá ;)
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Offline Lipe

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #7 em: 11 de Novembro de 2011, 11:06 am »
muito porreiro este tópico :)

parabéns

Offline Black Phoenix

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #8 em: 13 de Novembro de 2011, 00:43 am »
Gostei... :wink:

Offline urui

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #9 em: 13 de Novembro de 2011, 13:43 pm »
Muito porreiro, eu conhecia o basico, praticamente o que todos sabem, mas têm aí algumas informações bem engraçadas.
Bom trabalho
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline Lipe

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #10 em: 29 de Agosto de 2012, 18:22 pm »
Já agora deixo isto aqui:

Citar
Pela sua segurança

PNEU USADO PODE SER ARRISCADO

Ao comprar pneus usados, não controlados, de origem desconhecida, há riscos que precisa conhecer.

RISCO DE SEGURANÇA
Montar um pneu usado pode ser muito arriscado para a sua segurança e dos outros. A perda das qualidades originais e danos não visíveis representa um risco elevado para si e para a sua família.

RISCO DE ILEGALIDADE
Por Lei, a profundidade mínima no piso de um pneu é de 1,6mm em toda a sua largura. À medida que aumenta o desgaste do pneu, diminui a eficácia. As distâncias de travagem aumentam e o risco de aquaplaning é real. Resultado: arrisca muito mais do que imagina. Lembre-se que o pneu é o único elo de ligação entre o veículo e a estrada.
 
RISCO DE PERDER DINHEIRO
Um pneu usado tem um custo de utilização mais elevado do que um pneu novo. Isto porque o desgaste do piso interfere na performance do veículo. Resultado: maior solicitação de órgãos mecânicos, com risco de gastos imprevistos.

RISCO DE AFECTAR O AMBIENTE
Como têm menos kms de vida útil do que os pneus novos, os pneus usados importados aumentam o custo de reciclagem por km percorrido, o que implica custos para todos. Porque o abandono de pneus usados é ainda comum, há riscos sérios para o Ambiente.

Evite riscos.

http://pneuvita.pt/campanha-pneu-usado-acap/

Offline depx

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #11 em: 02 de Novembro de 2012, 11:37 am »
Encontrei uma explicação da nova etiquetagem dos pneus



fonte: http://www.acap.pt/pdfacap/flyerpneus.pdf
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Offline Ricardo

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #12 em: 02 de Novembro de 2012, 12:15 pm »
Bela informação que temos aqui! :smiley:

Offline rik19

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Re: Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)
« Responder #13 em: 02 de Novembro de 2012, 15:38 pm »
E quem quiser saber a efeciencia dos pneus Continental da nova etiquetagem pode usar esta aplicação :wink:

http://www.conti-online.com/generator/www/pt/pt/continental/automobile/themes/tirelabel/viewer/viewer.html

Offline carlosjcm

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