Autor Tópico: 24 horas de Le Mans  (Lida 25486 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #30 em: 12 de Junho de 2011, 09:58 am »
Voltando às 24 horas de Le Mans, luta pelo 1º lugar entre o Audi nº2 e o Peugeot nº9.
Estou a torcer pelo Peugeot, apenas porque um dos pilotos é o Pedro Lamy.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline orpheus

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Valongo
  • Mensagens: 116
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #31 em: 12 de Junho de 2011, 12:57 pm »

[/quote]

Apenas 1 reparo: A Renault quando resolveu aventurar-se na Fórmula 1, não foi obrigada a reduzir a cilindrada para 1500 cc. Esse valor já estava previsto há bastante tempo no regulamento. O que a Renault teve, foi a ousadia de com um "motorzinho", combater o dominio nesse campo habitualmente repartido entre os Ferrari e todos os outros que corriam com os Ford Cosworth DFV.
[/quote]
Claro que já estava previsto, ficou previsto no dia que a Ferrari disse que não fabricaria motores turbo comprimidos, então nesse dia eles pensaram que reduzir para metade a cilindrada admitida nos motores turbo seria o suficiente para protegerem o seu domínio, afinal enganaram-se e uns Franceses fabricaram um V6 Turbo com 1500cc e à partida com 900cv absolutamente estonteante, um portento da engenharia à época, mais leve e económico que as bisarmas italianas de 12 cilindros, um motor que por si só limitava à partida grande parte dos pilotos que não estavam "equipados com o kit de unhas" para terem a ousadia de sentarem lá o traseiro sem fraldas, mas quando encontraram o piloto certo... o resto da história já todos sabemos.

Agora passo a transcrever do Livro "Senna 10 anos de Saudade"  decorria o ano de 1986 e no Estoril a Renault, depois dos percalços das duas corridas anteriores, teve de apostar um pouco mais.

Citar
...os engenheiros da Renault conseguiriam levar o potência máxima do seu motor até 1368cv, um recorde absoluto.
Se, para os técnicos o desafio era enorme, para Ayrton Senna não era menor. Sem possibilidade de experimentar antecipadamente este novo motor, o Brasileiro teve de adaptar a sua pilotagem a este acréscimo impressionante de potência e o resultado foi um verdadeiro regalo para todos os que seguiram a volta que lhe deu a primeira "pole" fabulosa da sua carreira. O tal tempo de Mansel, que parecia imbatível, ficou perto de um segundo atrás da marca se Senna...
No livro vem inclusive a foto do Senna quando saiu do carro, a sua cara deformada, o seu olhar rasgado e completamente alucinado ao que os médicos chamam de overdose de adrenalina, ele era de entre os poucos capazes de conseguir pilotar aquele "tremor de terra" o melhor sem qualquer dúvida.

Offline orpheus

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Valongo
  • Mensagens: 116
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #32 em: 12 de Junho de 2011, 13:00 pm »
Voltando às 24 horas de Le Mans, luta pelo 1º lugar entre o Audi nº2 e o Peugeot nº9.
Estou a torcer pelo Peugeot, apenas porque um dos pilotos é o Pedro Lamy.

Eu também e não é Pelo Lamy.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #33 em: 12 de Junho de 2011, 17:16 pm »
24 Horas de Le Mans: Super vitória da Audi



 Treze foi número da sorte para a Audi, já que após 24 horas de corrida, dois R18 TDI completamente destruídos e dois pilotos no hospital, a equipa alemã vence a Peugeot por apenas...13 segundos, após 39 mudanças de líder.
 Fez-se história hoje em Le Mans! Se alguém tivesse antevisto que esta corrida seria disputada até aos últimos metros após 24 horas de corrida, poucos acreditariam, mas foi exatamente o que sucedeu com a Audi a alcançar a sua décima vitória em Le Mans, com a 'solitária' tripla vencedora, Marcel Fässler, André Lotterer e Benoit Treluyer a levar o único Audi R18 TDI que restou depois dos dois grandes acidentes das duas restantes equipas da marca alemã a uma vitória que teve tanto de disputada, como merecida.


Apesar de terem somente um carro em pista durante mais de 14 horas os homens da Audi fizeram das fraquezas forças e levaram até ao fim um carro que teve sempre grande oposição não só do segundo classificado, o Peugeot 908 de Pedro Lamy, Sébastien Bourdais e Simon Pagenaud, como também dos outros dois carros franceses, que não deixaram de incomodar o líder da corrida sempre que tinham oportunidade para isso, mesmo com voltas de atraso.


Pedro Lamy guiou pouco, mas o seu palmarés passa agora a contar com mais um segundo lugar em Le Mans, o que já acontecera em 2007. ainda não foi desta a vitória. O Peugeot 908 de Stéphane Sarrazin, Franck Montagny e Nicolas Minassian completou o pódio, a duas voltas do vencedor. No quarto posto, terminou o Peugeot 908 de Anthony Davidson, Marc Gene e Alex Wurz.


João Barbosa no pódio da LMP2


Na LMP2 também vai haver festa portuguesa, já que a Level 5 Motorsports, de Scott Tucker, Christophe Bouchut e João Barbosa levou o seu Lola Coupe-Honda ao terceiro posto da categoria e décimo da geral. A vitória foi para a Greaves Motorsport, com o Zytek Nissan a ser guiado por Karim Ojjeh, Thomas Kimber-Smith e Olivier Lombard. O segundo posto foi para a Signatech Nissan Oreca, que colocou o 03-Nissan de Franck Mailleux, Lucas Ordonez e Soheil Ayari no segundo posto. Para o piloto português que corre nos EUA, este é o primeiro pódio de sempre nas 24 horas de Le Mans.


Na LM GTE Pro a vitória foi para a Corvette Racing, com o Chevrolet Corvette C6 ZR1 de Olivier Beretta, Tommy Milner e Antonio Garcia a suplantar o Ferrari 458 Italia da AF Corse de Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni e Toni Vilander que começaram a ter alguns problemas gesta manhã, quando lideravam, perdendo dessa forma a posição para a equipa norte-americana. O BMW M3 GT de Andy Priaulx, Dirk Müller e Joey Hand fechou o pódio da categoria.


Na LM GTE AM a vitória foi para a Larbre Competition, com o Chevrolet Corvette C6 ZR1 de Patrick Bornhauser, Julien Canal e Gabriele Gardel a vencer seguido do Porsche 911 RSR (997) da mesma equipa, guiado por Christophe Bourret, Pascal Gibon e Jean-Philippe Belloc.


Entre os restantes portugueses, a Quifel ASM Team cedo viu o motor do Zytek 09 SC ceder, com Miguel Amaral a ter de encostá-lo bem cedo na corrida. O Pescarolo - Judd daOak Racing onde correu Tiago Monteiro também abandonou muito cedo, com o piloto a regressar para Portugal já esta madrugada.


Filme resumido a curta-metragem


As 24 horas da corrida podem perfeitamente resumir-se ao derradeiros 30 minutos com os pilotos do Audi Nº2 2 e do Peugeot Nº 9 a provarem que qualquer um poderia vencer. O Audi de Lotterer, que guiou as últimas quarto horas de corrida, parou pela última vez na volta 343, com Pagenaud, no Peugeot a fazer o mesmo pouco depois, saindo para a pista com apenas sete segundos de diferença, que pouco mudou até final, dependendo essencialmente do tráfego, já que o ritmo dos pilotos foi sempre o mais alto possível de acordo com as circunstâncias. O perseguidor não andava longe o que obrigou o perseguido a concentrar-se ao ponto de não cometer o mais pequeno erro, o que aconteceu, levando assim de vencida uma corrida soberba, quase de sprint, ao fim de 24 horas.


A corrida ficou ainda marcada pelos despistes dos Audi de Allan McNish, que bateu logo na primeira hora de corrida, ao calcular mal uma ultrapassagem ao Ferrari Nº 58 da Luxury Racing. O resultado, é melhor ver em vídeo. O piloto teve de ser levado para o hospital, mas não teve lesões graves.


Cerca das 23h00, foi a vez de Mike Rockenfeller bater violentamente nos rails após Mulsanne, depois do Ferrari que rodava à sua frente ter guinado repentinamente para a direita, precisamente onde estava o Audi R18 TDI, que se despistou violentamente a mais de 300 km/h. O piloto foi igualmente levado para o Hospital, mas ao que parece tem somente uma lesão numa das pernas, mas nada de grave.


De referir ainda que os dois Aston Martin AMR One tiveram vida curta nesta prova ao terem problemas logo na primeira volta da corrida. DarrenTurner fez um pião e Adrian Fernandez parou em Mulsanne, ambos tendo ficado pelo caminho muito cedo.


Em resumo, uma prova de sabor agridoce para as cores portuguesas. Apesar do segundo lugar de Pedro Lamy, o facto de ter guiado muito pouco, deixou um certo amargo de boca. Valeu mais um pódio para o palmarés. A Quifel ASM Team ficou fora muito cedo com o motor do Zytec partido. Tiago Monteiro também viu o carro da sua equipa abandonar muito cedo, e Rui Ãguas não fez melhor. Salvou-se João Barbosa que se estreou no pódio nas 24 horas de Le Mans.



Classificação


 1º 2  Audi       Audi Sport Team Joest     (LMP1) 
 2º 9  Peugeot    Team Peugeot Total        (LMP1)  a  13.854
 3º 8  Peugeot    Peugeot Sport Total       (LMP1)  a  2 Voltas
 4º 7  Peugeot    Peugeot Sport Total       (LMP1)  a  4 Voltas
 5º 10 Peugeot    Team Oreca-Matmut         (LMP1)  a 16 Voltas
 6º 12 Lola       Rebellion Racing          (LMP1)  a 17 Voltas
 7º 22 Lola       Kronos Racing             (LMP1)  a 27 Voltas
 8º 41 Zytek      Greaves Motorsport        (LMP2)  a 29 Voltas
 9º 26 Oreca      Signatech Nissan          (LMP2)  a 35 Voltas
10º 33 Lola       Level 5 Motorsports       (LMP2)  a 36 Voltas
11º 73 Corvette   Corvette Racing           (GTEP)  a 41 Voltas
12º 36 HPD        RML                       (LMP2)  a 41 Voltas
13º 51 Ferrari    AF Corse                  (GTEP)  a 41 Voltas
14º 49 OAK        OAK Racing                (LMP2)  a 42 Voltas
15º 56 BMW        BMW Motorsport            (GTEP)  a 42 Voltas
16º 77 Porsche    Team Felbermayr-Proton    (GTEP)  a 43 Voltas
17º 76 Porsche    IMSA Performance Matmut   (GTEP)  a 44 Voltas
18º 80 Porsche    Flying Lizard Motorsports (GTEP)  a 45 Voltas
19º 40 Oreca      Race Performance          (LMP2)  a 51 Voltas
20º 50 Corvette   Larbre Competition        (GTEA)  a 53 Voltas
21º 70 Porsche    Larbre Competition        (GTEA)  a 54 Voltas
22º 65 Lotus      Lotus Jetalliance         (GTEP)  a 60 Voltas
23º 75 Porsche    Prospeed Competition      (GTEP)  a 62 Voltas
24º 66 Ferrari    JMW Motorsport            (GTEP)  a 65 Voltas
25º 35 OAK        OAK Racing                (LMP2)  a 67 Voltas
26º 68 Ford       Robertson Racing          (GTEA)  a 70 Voltas
27º 83 Ferrari    JMB Racing                (GTEA)  a 83 Voltas
28º 44 Norma      Extr                      (LMP2)  a108 Voltas
29º 16 Pescarolo  Pescarolo Team            (LMP1)  Abandonou
30º 55 BMW        BMW Motorsport            (GTEP)  Abandonou
31º 74 Corvette   Corvette Racing           (GTEP)  Abandonou
32º 81 Porsche    Flying Lizard Motorsports (GTEA)  Abandonou
33º 48 Oreca      Team Oreca-Matmut         (LMP2)  Abandonou
34º 63 Porsche    Proton Competition        (GTEA)  Abandonou
35º 13 Lola       Rebellion Racing          (LMP1)  Abandonou
36º 61 Ferrari    AF Corse                  (GTEA)  Abandonou
37º 59 Ferrari    Luxury Racing             (GTEP)  Abandonou
38º 71 Ferrari    AF Corse                  (GTEP)  Abandonou
39º 88 Porsche    Team Felbermayr-Proton    (GTEP)  Abandonou
40º 42 HPD        Strakka Racing            (LMP2)  Abandonou
41º 60 Aston      Gulf AMR Middle East      (GTEA)  Abandonou
42º 39 Lola       PeCom Racing              (LMP2)  Abandonou
43º 89 Ferrari    Hankook Team Farnbacher   (GTEP)  Abandonou
44º 58 Ferrari    Luxury Racing             (GTEP)  Abandonou
45º 64 Lotus      Lotus Jetalliance         (GTEP)  Abandonou
46º 57 Ferrari    Krohn Racing              (GTEA)  Abandonou
47º 24 OAK        OAK Racing                (LMP1)  Abandonou
48º 1  Audi       Audi Sport Team Joest     (LMP1)  Abandonou
49º 5  Oreca      Hope Racing               (LMP1)  Abandonou
50º 62 Ferrari    CRS Racing                (GTEA)  Abandonou
51º 15 OAK        OAK Racing                (LMP1)  Abandonou
52º 79 Aston      Jota                      (GTEP)  Abandonou
53º 20 Zytek      Quifel-ASM Team           (LMP1)  Abandonou
54º 3  Audi       Audi Sport North America  (LMP1)  Abandonou
55º 007  AMR-One  Aston Martin Racing       (LMP1)  Abandonou
56º 009  AMR-One  Aston Martin Racing       (LMP1)  Abandonou


In Autosport
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline JoaoRobalo

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Rio de Mouro Sintra
  • Mensagens: 567
    • Rallyeair
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #34 em: 13 de Junho de 2011, 22:32 pm »
Allan McNish Crash Le Mans 24 Hours 2011

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Mensagens: 5146
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #35 em: 13 de Junho de 2011, 23:02 pm »
Já foi publicado vídeos acerca do acidente.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #36 em: 14 de Julho de 2011, 10:58 am »
Video da Audi:

Audi 24 Hours of Le Mans 2011 Thriller
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #37 em: 29 de Janeiro de 2012, 23:09 pm »
Com um novo mundial de endurance este ano, a Peugeot abandona a competição e entra a Toyota.
Um novo projecto hibrido. Saida das boxes em modo eléctrico e depois arranca o V8:

Toyota Hybrid TS 030 - exit Pit - First EV mode than V8 mode!
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #38 em: 13 de Março de 2012, 13:30 pm »
A Peugeot abandonou, a Toyota regressa, a Audi vai apresentar uma nova versão do seu protótipo com a sigla "Quattro" e a Nissan associa-se à Delta Wing:



Citação de: AutoSport

A Nissan havia reservado para hoje um anúncio referente ao seu envolvimento no desporto automóvel e cumpriu, ao revelar a existência de uma parceria com a DeltaWing para competir nas 24 Horas de Le Mans com aquele revolucionário monolugar.

Este protótipo irá contar com um motor Nissan de 1.6 litros com quatro cilindros, capaz de debitar uma potência em redor dos 300 cv de potência.

Ainda que o nível de potência anunciado pelo motor a gasolina DIG-T (injeção direta e turbo) não seja muito elevado, o DeltaWing revela-se mais leve em relação a um protótipo convencional, além de contar com aerodinâmica reduzida. O objetivo da Nissan e dos responsáveis da DeltaWing é que este carro consiga efetuar tempos situados entre os LMP1 e os LMP2. Por enquanto, a equipa conta já com dois pilotos contratados para a competição, Marino Franchitti e Michael Krumm.

Recorde-se que o Nissan DeltaWing não será classificado nas 24 Horas de Le Mans, servindo esta sua participação na mítica prova de resistência para abordar o pioneirismo desta solução e indicar rumos para o futuro do desporto automóvel.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #39 em: 13 de Março de 2012, 14:53 pm »
Faltava o video:

Nissan DeltaWing launch - 13th March 2012 - Innovation that Excites


...e já agora o video do novo Audi (só aparece no final):

Audi R18 e-tron quattro launch trailer
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #40 em: 13 de Março de 2012, 19:17 pm »
Este nissan é mesmo estranho.

Olho para ele e dá-me sempre aquela sensação que vai virar lol.

Offline Hardcore

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2967
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #41 em: 13 de Março de 2012, 20:31 pm »
Xaruto o Mazda... até o meu Megas com apenas menos 780cv tem 6v, ahahah

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #42 em: 19 de Março de 2012, 16:50 pm »
Parece que o Delta Wing até consegue fazer as curvas.

Nissan DeltaWing In-Car Video
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #43 em: 15 de Junho de 2012, 10:59 am »
Citação de: AutoSport
Audi híbrido conquista pole histórica para as 24 Horas de Le Mans

Andre Lotterer e a Audi escreveram uma página da já longa história de Le Mans ao conseguirem a primeira pole position de um carro híbrido para a mítica corrida de 24 Horas.
 
Aos comandos de um Audi R18 e-tron quattro, Lotterer rodou em 3.23,787s, garantindo assim a primeira posição da grelha de partida para o carro número 1, no qual toma parte em conjunto com Marcel Fassler e Benoit Tréluyer.
 
Na segunda posição vai partir o Audi convencional de Romain Dumas, Loic Duval e Marc Gené, com este a ficar a cerca de três décimos do autor da pole. Igualmente impressionante foi a prestação do Toyota TS030 de Anthony Davidson (partilhado com Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi), que marcou o terceiro melhor tempo da qualificação
 
O segundo Audi híbrido, pilotado por Tom Kristensen, Allan McNish e Dindo Capello ficou com o quarto melhor tempo, logo na frente do Toyota de Kazuki Nakajima, Alex Wurz e Nicolas Lapierre, que também esteve em boa forma ao ficarem na frente do último dos quatro Audi inscritos, o de Marco Bonanomi, Oliver Jarvis e Mike Rockenfeller, que foram apenas sextos.
 
O sétimo posto ficará para o HPD da Strakka, pilotado por Danny Watts, Nick Leventis e Jonny Kane, que foi o melhor dos 'outros', tendo ficado logo à frente dos dois Lola-Toyota da Rebellion, com a equipa de Nicolas Prost, Neel Jani e Nick Heidfeld a ficar na frente de Andrea Belicchi, Harold Primat e Jeroen Bleekemolen.
 
Entre os LMP2, a pole ficou para o ORECA-Nissan da ADR-Delta, com John Martin aos comandos (acompanhado por Jan Charouz e Tor Graves), ficando na frente do Morgan-Judd de Olivier Pla, Jacques Nicolet e Matthieu Lahaye.
 
Nos GTE-Pro, apesar do favoritismo atribuído aos Corvette, a pole acabou por ficar com o Ferrari da Luxury Racing, pilotado por Frédéric Makowiecki (acompanhado por Jaime Melo e Dominik Farnbacher), ficando na frente do Aston Martin de Darren Turner, Stefan Mücke e Adrian Fernandez. Na terceira posição ficou o Corvette de Oliver Gavin, Tommy Milner e Richard Westbrook. A AF Corse, que viu o carro número 1 ficar destruído na sequência de um violento despiste nos treinos livres, conseguiu ter o seu carro reparado a cerca de meia hora do final da qualificação, fazendo uma volta que lhe garantiu o 49º lugar.
 
Nos GTE-Am, a pole position ficou para o Porsche da Flying Lizard, pilotado por Darren Law, Seth Neiman e Spencer Pumpelly, ficando na frente do Aston Martin de Allan Simonsen, Chrystoffer Nygaard e Kristian Poulsen. Pedro Lamy, no Corvette da Larbre partilhado com Patrick Bornhauser e Julien Canal, vai partir do sexto lugar na sua classe. Quanto aos outros portugueses, a equipa de Rui Ãguas fez o nono tempo no Ferrari da AF Corse-Waltrip, enquanto a equipa de Manuel Rodrigues parte de 11º da classe, com outro Ferrari.


Ler mais: http://autosport.sapo.pt/audi-hibrido-conquista-pole-historica-para-as-24-horas-de-le-mans=f106197#ixzz1xr2KFt9k


Tempos qualificação aqui: http://www.lemans.org/wpphpFichiers/1/1/ressources/Pdf/2012/24-heures-du-mans/classification/24-heures-du-mans-2012-qualifying-practice-combined.pdf
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: 24 horas de Le Mans
« Responder #44 em: 15 de Junho de 2012, 12:33 pm »






































A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh: