Autor Tópico: Fuga de óleo tubo  (Lida 2273 vezes)

Offline Evolutionmegas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 1.5dci 110cv
Fuga de óleo tubo
« em: 19 de Setembro de 2019, 20:23 pm »
Boas pessoal. Aínda agora cheguei mas já tenho uma dúvida que espero que me possam ajudar.
Ontem a dar uma limpeza nos plásticos do motor deparei. Me com uma fuga que penso eu que seja óleo, a qual me parece que vem do tubo que vem do intercooler e deve ir dar ao turbo. O alternador já tem alguma humidade também e no fundo também se vê óleo como podem ver nas fotos. Digo que a fuga deve vir daí porque ao lado do alternador onde tem lá uma abraçadeira passei o dedo e tinha humidade também.
Que acham?
Já li que as vezes aquele tubo apresenta alguma passagem de óleo no interior mas neste caso talvez seja de mais...

Se me poderem dar uma ajuda agradecia pessoal.
Obrigado

Offline Evolutionmegas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 1.5dci 110cv
Re: Fuga de óleo tubo
« Responder #1 em: 19 de Setembro de 2019, 20:25 pm »
Alguém me pode explicar como carregar fotos?  :assobio:

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Fuga de óleo tubo
« Responder #2 em: 19 de Setembro de 2019, 20:53 pm »
Essa zona é "normal" ter alguns resíduos de óleo se nao for exagerado é absolutamente normal pelo que não terás que te preocupar verifica o óleo na vareta se estiver normal nada terás que temer .

Offline ScenicII2004

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mafra
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Grand Scenic III, 1.6 Dci
Re: Fuga de óleo tubo
« Responder #3 em: 20 de Setembro de 2019, 19:07 pm »
Bem, não sei se o problema é semelhante ao que levou à troca do tubo do intercooler da Scenic que agora possuo, a qual tem o motor 1.6 dci, mas o que é certo é que uma simples fissura fazia toda a diferença. Também comecei por reparar num ligeiro vestígio de óleo no exterior do tubo aliado a alguma perda de potência. Entretanto deu indicação de filtro partículas e injecção, mas tudo passou com a substituição daquele tubo. O comportamento da carrinha melhorou significativamente. Sugiro uma limpeza e a manter-se o problema depois das abraçadeiras estarem bem justas é substituir o dito tubo. 

Offline Evolutionmegas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 1.5dci 110cv
Re: Fuga de óleo tubo
« Responder #4 em: 21 de Setembro de 2019, 21:19 pm »
Fui dar uma vista de olhos novamente e continua com a fuga. Só que reparei numa coisa que talvez tenha haver. Alguém me consegue confirmar se a curva de borracha que liga o tubo de metal que vem do intercooler e o que vai depois para o turbo tem abraçadeiras a apertar o mesmo tanto numa ponta como noutra?
E que estive a ver e só tenho uma abraçadeira na parte de cima. É que dá impressão que a fuga é ali na ligação do tubo de metal ao de borracha...
Obrigado

Offline alvaro carvalho

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1335
Re: Fuga de óleo tubo
« Responder #5 em: 25 de Setembro de 2019, 07:50 am »
No meu do lado do turbo tem uma abraçadeira, no lado do plástico rígido encaixa com uma mola.

https://i.postimg.cc/CKzjVS0v/Tubo-ar-Turbo-Megane-144602487-R-8201020571.png
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Evolutionmegas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gaia
  • Mensagens: 8
  • Garagem : Megane 1.5dci 110cv
Re: Fuga de óleo tubo
« Responder #6 em: 29 de Setembro de 2019, 19:34 pm »
Boas.
Ora bem o problema estava no tubo flexível que faz a ligação entre o turbo intercooler que tinha uma mini fissura e saía por aí.
Problema resolvido.

Obrigado pessoal