Autor TĂłpico: Troca de motor  (Lida 1999 vezes)

Offline FernandojrfSilva

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: LousĂŁ
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Renault Trafic II
Troca de motor
« em: 01 de Maio de 2023, 01:22 am »
Boa noite.. tenho uma Renault Trafic 1.9 DCI 100cv com o motor  avariado! Gostava de saber se Ă© possĂ­vel (viável)! Meter um motor 2500cc 140cv?? Se sim o que Ă© preciso?! Obrigado atenciosamente

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Troca de motor
« Responder #1 em: 04 de Maio de 2023, 15:28 pm »
Isso tem de ser visto a cablagem, sensores, apoios de motor, apoios da caixa e semi-eixos.

Além de que se o motor for muito diferente de aspecto do 1.9 pode dar multa e IPO B.

Enviado do meu CPH2161 através do Tapatalk


Offline Olives

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alenquer
  • Mensagens: 47
  • Garagem : Renault Clio 1.2 RN
Re: Troca de motor
« Responder #2 em: 07 de Maio de 2023, 19:51 pm »
E se calhar o melhor era ver também dos travões, diria eu.
Mas sim, se o aspecto do motor for igual, ainda dá para disfarçar a coisa. Agora se for diferente, é como o Farfalho disse. Nesse caso não haveria solução senão fazer a coisa de forma legal, mas não sei até que ponto é possível fazer-se isso cá em Portugal sem grandes chatices, sem grandes burocracias. É que por um lado a lei permite a instalação de um motor mais potente desde que este tenha saído no modelo questão, segundo li algures. Mas por outro lado colocam sempre complicações sempre que alguém quer fazer transformações, principalmente a nível mecânico.

Eu também tenho ideias de um dia meter um motor 1.8 ou 2.0 ao meu Clio 1.2, mas acho que vai ser um processo super burocrático, nem que eu quisesse meter um modesto 1.4

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Troca de motor
« Responder #3 em: 07 de Maio de 2023, 21:56 pm »
Existe a possibilidade de o fazer. É necessário um engenheiro mecânico fazer um portfólio de toda a transformação de acordo com as linhas guias do IMT.

Pior é que há engenheiros da função pública que percebem tanto daquilo como nós e fazem aprovações/reprovações aleatóriamente.

Há empresas especializadas nesse tipo de modificação que poderão indicar quais possíveis problemas terá.

Enviado do meu CPH2161 através do Tapatalk