Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 264223 vezes)

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #375 em: 10 de Julho de 2013, 22:33 pm »
Aqui em viseu já existe bombas low cost e as vezes chega a ser mais barato que as bombas do jumbo.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #376 em: 10 de Julho de 2013, 22:49 pm »
No couço a bomba da repsol passou a ser do proprietário lol só basta saber é se a diferença de nome também alterou os preços significativamente ou não. Pois esta bomba costumava ter os preços mais altos que a repsol do biscainho.

Offline Alex Bento

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Morelena
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Mégane II 1.5 dCi 80/82cv 3P
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #377 em: 30 de Agosto de 2013, 17:44 pm »
O combustível sai todo da mesma refinaria, é verdade, mas depois cada marca põe os seus próprios aditivos e isso é que faz a diferença. No gasóleo em bruto está presente uma grande quantidade de enxofre, que caso não seja aniquilado durante a combustão com alguns dos aditivos que se metem, pode-se formar vapores corrosivos e dar cabo de tudo por onde passa o gás de escape, isto claro, a longo prazo. Outros aditivos são os que limpam todo o sistema de alimentação para evitar depósitos provocados por partes do gasóleo. Outros potenciam o cetano, a molécula que interessa na combustão do gasóleo, conseguindo aumentar o rendimento de cada injecção e com isso consumir menos gasóleo, pois não é necessário injectar tanto gasóleo para extrair a mesma potência de cada combustão.
Ou seja, para desenrascar um gajo até às bombas mais próximas com gasóleo decente, não digo que não ponha 2 ou 3 litros no meu carro, mas por sistema escusam de vir com tangas que é tudo a mesma coisa porque não é. Quem agradece que exista os combustíveis low cost são os donos das oficinas de sistemas de injecção. Esses é que ganham dinheiro.

Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #378 em: 30 de Agosto de 2013, 18:17 pm »
Então estes gajos andam a enganar a malta... se fosse a ti abria um processo contra eles... pois até enviaram pistons não sei para onde... parece ser tudo mentira...

Combustíveis: igual ao litro?

Offline Alex Bento

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Morelena
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Mégane II 1.5 dCi 80/82cv 3P
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #379 em: 30 de Agosto de 2013, 20:14 pm »
Eu vi esse estudo e cheguei a uma conclusão grave: a DECO só pode ser subornada para apresentar esses resultados.
Primeiro: os carros não foram testados em condições reais, pois dos 12 mil que fizeram, cada um fez 3000 a puxar e 9000 a descer (o que ia à frente cortava o ar aos que iam atrás, reduzindo a resistência aerodinâmica a nada e igualando as condições a uma descida);
Segundo: eles analisaram peças que realmente seria interessante serem analisadas se fosse num carro a gasolina, mas injectores tá quieto;
Terceiro: não é em 12 mil km REAIS, que não foi o caso, que ia haver problemas maiores. Apenas por altura da segunda revisão (60 mil para o clio dci, penso eu) é que se poderia começar a notar qualquer coisa SE o motor fosse desmontado e analisado o turbo, o topo do cilindro onde estão as válvulas em contacto com a combustão, os injectores, a bomba injectora, etc.

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #380 em: 31 de Agosto de 2013, 23:31 pm »
Quem agradece que exista os combustíveis low cost são os donos das oficinas de sistemas de injecção. Esses é que ganham dinheiro.


Isso é desculpa recorrente de mecânicos incompetentes, que quando um injector avaria, o culpado é o gasóleo do Jumbo ou outro qualquer do género.
Por isso é que no estrangeiro quando os injectores avariam, o culpado é o combustível low cost, mesmo quando não existe...
Ou ainda, não houve até hoje nenhum recall de nenhum construtor por defeitos nos injectores, foi tudo por obra e graça do combustível low cost...
E o que dizer de quem tem problemas nos injectores e nunca meteu combustivel numa bomba low cost...

E volto a citar-me mais uma vez:
(...) Os sistemas de abastecimento dos camiões cisterna de transporte de combustivel, são na sua quase totalidade desenvolvidos por uma empresa alemã cujos sistemas de medição são fornecidos por um parceiro da empresa onde trabalho. Tive acesso ao sistema de dosagem deles e vi "in loco" quais as diferenças entre os diversos tipos de combustivel, os quais passo a citar:
- Gasolina 95, Gasolina 98 e Diesel, são iguais em todo o lado, repito em todos os postos não importa a marca.
- Gasolina e Diesel premium, têm diferenças em cada marca, devido aos aditivos usados (não existem nos postos low cost).

Estes sistemas de que falo, abastecem qualquer marca, apenas é necessário indicar o destino do camião. Os aditivos usados nos combustiveis premium, são doseados directamente no camião cisterna durante o enchimento.


Existem apenas 2 refinarias em Portugal (Leça e Sines) e o gasóleo lá fabricado obedece à norma EN 590: http://en.wikipedia.org/wiki/EN_590
Portanto qualquer gasóleo vendido em Portugal obedece por consequência a esta norma, o que significa que qualquer posto de abastecimento o fornece e que os actuais motores estão preparados para tal.
Todo o resto é tanga.

Mais ainda, comecem é a "olhar" para os postos de abastecimento, porque esses sim é que podem ser a causa de problemas com contaminações do combustível nos tanques, àgua misturada, etc, etc...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Brunof22

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 3265
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #381 em: 31 de Agosto de 2013, 23:46 pm »
Ora nem mais Rui confirma-se tudo o que escreves te aqui!

Às vezes vejo postos de combustível de marcas "Top" a caírem de podre, pergunto eu, se o desleixo é este por fora como estarão os tanques?

Mais, confirmo pessoalmente que todos as descargas efectuadas de combustível nomeadamente nas bombas Jumbo têm  teste de analise de contaminação ou vestígios de água nos mesmos! Resumindo, combustível só entra se o tanque cumprir as normas previstas!

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #382 em: 02 de Setembro de 2013, 11:33 am »
pá, as carroças da casa comem de tudo e nunca se queixaram, até a foca quando tinha a fap levava com o gasoil da Prio, daquele laranja e correu sempre bem, eu acho que é mais o problema do tanque onde fica o gasoleo na bomba, má manutençãoi, contaminação com água, isso sim
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #383 em: 02 de Setembro de 2013, 11:39 am »
Mais um exemplo sobre esta temática.
Na empresa onde trabalho a frota é toda Renault.
Existe um Clio II Storia de 2008, que neste momento tem cerca de 200.000 km e que há coisa de 6 meses teve que levar um injector novo.
Qual é o combustivel usado?
Galp. Óbviamente devido a termos cartão Galp Frota, todos os abastecimentos foram até hoje feitos na Galp.

Conclui-se daqui que o combustivel Galp não presta, pois fornicou um injector...

Não abram os olhos não.

p.s. - vou montar uma oficina dedicada apenas aos sistemas de injecção, logo após a saída das bombas do Jumbo de Alverca. Assim posso abandonar o meu actual emprego e com este negócio vou enriquecer em pouco tempo. A malta assim logo depois de abastecer, pode logo entrar no meu tasco e trocar todos os injectores. :laugh: :laugh: :laugh:

p.s.2 - faço 50% de desconto para a malta do RenaultPT.com, pois não quero que vos falte nada.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Flavito1982

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 148
  • Garagem : Ford Mondeo III - 2002 / 2.0 TDci - 130 cv
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #384 em: 02 de Setembro de 2013, 11:53 am »
Assim sendo então temos é um problema, não com os gasoleos dito low cost mas sim com a falta de cumprimento das normas em algumas bombas.
Resta saber de que forma é que podemos saber quais são as que cumprem e as que não cumprem.

De facto há uns anos atrás quando ainda tinha a minha star van certa altura meti gasoleo na bomba do leclerc e de facto o carro não puxava o que devia, depois meti gasoleo BP e começou a andar normalmente se bem que no 1º dia estava a deitar bastante fumo preto pelo escape mas depois passou.
Depois disso fiquei um bocado de pé atrás com isto dos gasoleos low cost.

Tenho colegas meus que metem sempre do gasoleo low cost e nunca tiveram problemas.
Hei de experimentar outra vez e depois direi alguma coisa.
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/589399.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #385 em: 02 de Setembro de 2013, 14:17 pm »
É tudo muito subjectivo, e ainda há outros aspectos a ter em conta.
Por exemplo:
Se for uma bomba com muito movimento, o combustível anda mais remexido e as impurezas podem andar em suspensão no combustível   e por isso andar mais "sujo".
Se a bomba tem pouco movimento, o combustível fica mais tempo em contacto com o ar e às suas variações térmicas, o que provoca condensação aumentando a humidade (água) do combustível. Basta haver alguma amplitude térmica entre o dia e a noite para este fenómeno acontecer, mesmo num depósito com um movimento que se possa considerar normal.

Estes são só dois exemplos do que pode acontecer ao combustível numa bomba que cumpra todas as normas de qualidade.

Depois há outros procedimentos que os utilizadores dos veículos devem ter para evitar a acumulação de agua nos circuitos da alimentação do veiculo que são:
Fazer a purga da água no filtro de combustível frequentemente;
Atestar o depósito até acima após a utilização do veiculo.

A água é um dos principais inimigos do sistema de injecção dos motores diesel ;)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2013, 14:20 pm por rodinhas »

Offline Flavito1982

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Maia
  • Mensagens: 148
  • Garagem : Ford Mondeo III - 2002 / 2.0 TDci - 130 cv
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #386 em: 02 de Setembro de 2013, 14:33 pm »
Ou seja,
Temos todos de usar bom senso.
Se realmente os combustíveis são iguais nós como utilizadores temos de saber discernir se o problema é do combustível ou de outra coisa qualquer.

A experiência de cada um é que contará, porque realmente há muitas pessoas que usam combustíveis baratos e nunca tem problemas.

Haverá demasiadas variáveis para que possamos chegar a uma conclusão de qual será o problema.
<a href="http://www.spritmonitor.de/en/detail/589399.html" target="_blank"> Spritmonitor.de" border="0 [/url]

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #387 em: 02 de Setembro de 2013, 14:40 pm »
Eu coloco sempre gasolina do mais low cost possível,  o meu carro já conta com 238 mil km e segundo a marca aos 240 mil deve-se trocar o filtro de combustível,  e até ao momento o meu carro não teve qualquer problema que possa estar directamente ligado ao combustível.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #388 em: 02 de Setembro de 2013, 14:50 pm »
Eu por norma meto na BP ao pé de casa ou na Galp mais próxima.

BP Ultimate ou Galp Gforce

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #389 em: 02 de Setembro de 2013, 20:51 pm »
Em apenas dois sítios, desde que tenho o C2: Saltex, em Oliveiro do Bairro...Revendedora de produtos Galp, que ao fim de semana faz sempre uma promoção de 6cents...

Aqui pelo Porto, coloco na BP do Fluvial...Conto com o desconto ACP de 6 cents para pagar menos qualquer coisa...