Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 266547 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #630 em: 05 de Junho de 2017, 15:25 pm »
Não querias mais nada
Nesses descontos só podes usar 1 cartão. Nunca poderás acumular descontos de 2 ou mais cartões.

Era bom era...
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline DCDS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Renault Clio IV 1.5 dCi Dynamique S
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #631 em: 05 de Junho de 2017, 16:31 pm »
Já estava a imaginar que não fosse possível  :gun:

Obg!
« Última modificação: 06 de Junho de 2017, 01:24 am por Tony da Buzina »
Spritmonitor.de" border="0

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #632 em: 06 de Junho de 2017, 18:21 pm »
Eu é que poupo  :tongue:

Os meus pais só gostam do pingo doce, eles não colocam BP, (só Galp por causa do Frota)  então acumulam bastante dinheiro para combustível.... Eu uso esse desconto  :laugh:

Ou uso desconto do cartão Galp Frota da empresa onde trabalha a minha tia ou o desconto CEPSA da Deco

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #633 em: 06 de Junho de 2017, 20:03 pm »
Como se entra para essa família de gente poupadora? :assobio: 0:))

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #634 em: 06 de Junho de 2017, 21:39 pm »
Eu ou coloco na Prio (tenho uma mesmo pertinho de casa) meto sempre a Top aditivada ou lá cm se chama ou então na BP com o desconto do Pingo Doce, coloco sempre a Ultimate.

Já coloquei bastante na Cepsa uma que era a 10+ e nessa eu notava que o carro fazia menor consumo, mas deixei de fazer o percurso onde passava junto dessa bomba.

Também já coloquei bastante da Shell, mas isso foi quando morei no Porto e tinha sempre a Shell no meu percurso.

Resumindo, sou muito preguiçoso.  :laugh: :laugh: :laugh:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #635 em: 13 de Junho de 2017, 23:32 pm »
Hoje fui ao CNEMA patrocinado pela repsol. Tive a assistir à demonstração dos testes realizados aos combustíveis da marca onde se falou, das vantagens (como é óbvio  :laugh:) dos aditivos utilizados pela repsol, e sobre a qualidade dos combustíveis e não só.
Uma curiosidade, eles têm um reagente que identifica os aditivos por eles utilizado para situações referentes a reclamações, para evitar serem enganados  :wink:
Como explicado pelo engenheiro, o combustível simples da repsol é igual ao de outra qualquer marca, no que toca aos aditivos, basicamente são anti-espuma, o que facilita no abastecimento porque se perde menos tempo  :laugh:, facilita a separação da agua do gasóleo em menos tempo, e também têm algum puder de limpeza que proporciona melhores rendimentos face ao simples, porque mantêm os injectores mais limpos.
No entanto o que realmente contribui para a má qualidade dos combustíveis é os depósitos a onde estão armazenados.
O maior inimigo para a qualidade do combustível é a agua por várias razões, e as impurezas. Por essa mesma razão eles não recomendam que seja feito abastecimentos antes de ter decorrido 30 minutos após o abastecimento do deposito da gasolineira para permitir que a agua e as impurezas se acumulem no fundo (isto no combustível aditivado, por isso deduz-se que no simples deverá ser mais tempo).
Agora a agua é que realmente é um grande problema, pois se o combustível for agitado mistura-se com o gasóleo e só se separa em repouso.
Para alem do excesso de água há outro problema, que são as bactérias. Como agora o gasóleo é obrigado a ter uma percentagem de biodiesel, a agua facilita o aparecimento de bactérias que se vão alimentando da matéria orgânica do biodiesel o que provoca a existência de uma lama escura, óptima para colmatar filtros. Por isso é recomendado que periodicamente sejam despejados os depósitos completamente pelo bujom de limpeza, e caso as maquinas ou viaturas também os tenham, também o devem fazer a fim de limpar por completo os depósitos. O combustível retirado pode depois ser reaproveitado após uma decantação da sujidade e da água.
« Última modificação: 13 de Junho de 2017, 23:34 pm por Tony da Buzina »

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #636 em: 14 de Junho de 2017, 08:06 am »
Bela informação e que ajuda à questão.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk


Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #637 em: 14 de Junho de 2017, 08:55 am »
A questão dos aditivos anti-espuma, presente em todos os combustíveis aditivados (pelo menos todas as marcas referem essa característica) e que já conhecia, deve ser variável..
Abastecendo sempre a mesma marca e do mesmo diesel aditivado, às vezes faz mais espuma que outras, e isso nota-se bem porque atesto sempre.
Já agora, noto diferença de rendimento do simples para o aditivado, mas não noto qualquer diferença entre o Diesel Hi Energy e o Evologic da Galp.. sendo que este primeiro é mais barato.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #638 em: 14 de Junho de 2017, 11:18 am »
Tenho o mesmo feeling comparando o Diesel 10+ da Repsol com o Evologic da Galp: são a mesma coisa...

Agora do simples para o aditivado, nota-se diferença...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #639 em: 14 de Junho de 2017, 13:09 pm »
Mas a questão do custo também se deve por, compensa a diferença de preço? Tendo em conta que o preço do simples numa bomba lowcost é significativamente mais barato que o mesmo combustível na bomba de marca já para não comparar o preço do aditivado vs o simples na lowcost.
É tudo uma questão de custo vs beneficio.
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 13:10 pm por Tony da Buzina »

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #640 em: 14 de Junho de 2017, 13:31 pm »
@Tony,
No meu caso, não sei a que preço é negociado o custo por Litro no contrato do Galp Frota, no entanto sei que deve estar na ordem dos 6 a 10 cêntimos/Lt.. por isso, economicamente pouco importa essa questão. Mais uma vez, o  foco do meu ponto é apenas o Rendimento.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #641 em: 14 de Junho de 2017, 13:53 pm »
Pois, os cartões frota têm sempre algum desconto em relação ao pagamento normal. Como é óbvio a analise financeira deve ser vista em relação ao pvp e não contabilizar os descontos ou promoções.

Pois, no teu caso focas-te no rendimento, mas não podes olhar só para o facto de fazer mais km, mas também no custo associado.
Qual é o interesse em fazer mais km com um custo superior no abastecimento se depois com o mesmo valor em € consegues fazer mais km, só por dizer que fazes mais abastecimentos?

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #642 em: 14 de Junho de 2017, 13:56 pm »
Eu também aproveito os descontos que tenho na Repsol: -0.06€ ao fim de semana aos quais ainda junto -0.05€ do cartão Santander...

Por isso, confesso que prefiro gastar mais 0.1€ para abastecer cada litro do gasóleo que meto mas andar descansado ;)

Panca, mas pronto...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #643 em: 14 de Junho de 2017, 14:55 pm »
Conforme o engenheiro explicou também, que têm em laboratório motores a trabalhar continuamente com os combustíveis aditivados e o com o simples para o desenvolvimento dos aditivos, e que depois dão analisados para verificar os efeitos, e os motores que usam os aditivos, estão efetivamente mais limpos que os outros.

Mas como admitido pelo engenheiro, esta "limpeza extra " pode-se revelar prejudicial a longo prazo, caso já existam desgaste no motor, pois é muitas vezes o carvão que se acumula no motor que mantém a compressão.

Por exemplo é o carvão que se forma na sede das válvulas nos motores a gasolina que evita que o material da válvula solde ao material da cabeça do motor e que a gpl, essa formação de carvão não se faz causando o desgaste permaturo dos materiais mais macios.

O problema é que estes tipos de ensaios estão no segredo dos deuses e só temos a opinião das gasolineiras a defender os seus produtos. Era necessário a existência de uma entidade  credível que certificasse  a veracidade do apregoado pelas gasolineiras.

Eu respeito a opinião de cada um, mas por exemplo tendo em conta a minha realidade, apesar de já ter ouvido falar que o gpl da repsol dá para fazer mais km, e que o jumbo o carro falha, nunca constatei diferenças no que toca a rendimentos ou a comportamentos que justificasse a diferença de 7 cts por litro entre o gpl do jumbo de alverca e da repsol do aeroporto, onde abasteço com o cartão solred da empresa. Se fosse eu a pagar, seguramente que abastecia no jumbo.
Conforme me foi dito pelo engenheiro da repsol, a informação que um colega dele da área dos gases lhe deu é que o gpl da repsol têm uma percentagem diferente  de propano e butano, dos demais concorrentes.
Se é verdade ou não, não sei, pois nunca encontrei informação das características exigidas para o gpl.

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #644 em: 14 de Junho de 2017, 18:45 pm »
Eu já usei GPL da Repsol, da Prio e abasteci uma vez numa bomba perto de Tomar que penso que usa GPL da GALP, e sinceramente não notei diferenças nos consumos ou no comportamento do carro, aliás ultimamente só tenho colocado na Prio já que tenho uma mesmo quase ao lado da minha casa...

Gasolina, desde que comprei o carro só meti BP, ele já não trabalha muito a gasolina, como tal, ao menos que trabalhe com gasolina de jeito na altura em que o motor está a trabalhar a gasolina...

No Clio notava diferença entre andar com gasolina da Repsol ou com gasolina de marca "branca". Com gasolina de marca branca, dava-me a sensação de o carro não desenvolver tanto e parecia que tinha mais tendência a soluçar...

 
« Última modificação: 14 de Junho de 2017, 18:47 pm por rodrigopt »
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017