Autor Tópico: Duvida com injectores e bomba injectora  (Lida 4866 vezes)

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Duvida com injectores e bomba injectora
« em: 02 de Março de 2019, 02:17 am »
Boas pessoal.

Eu comprei a minha clio usada (1.5 dci 65cv de 2004). Depois passei pela fase de bomba ir á vida e matar os injectores junto com ela. Como ficava tudo um balurdio e a minha carrinha já tinha 340 mil, a solução até comprar outro carro foi tirar a bomba e os injectores de um motor e meter na minha carrinha. Ok ficou a funcionar, em frio "batia" (não muito) e depois mais ou menos a quente ficava estável a trabalhar. Agora passando um tempo.

Detalhes dos problemas:
Com o tempo o relanti começou a mudar para pior, e as vezes o motor acelerava para as 1500 rotações sozinho passando uns dias aparece um barulho (um tac tac tac) estava o motor a bater, como se fosse a correia da distribuição ou assim, se acelerar a fundo não se ouve o barulho, e se estiver numa rotação mais baixa e forçar o motor a recuperar tambem não faz, caso de ande na boa la vem o barulho. Comprei o kit original e mandei meter e pedi para ver o relanti. Com isto estou a descobrir porcarias no carro.

Porcarias:
Primeiro o motor na minha clio é o k9kd722 ou k9k722 (Megane 2 80 ou 82cv).
Segundo, com o motor no ponto, acho que tem diferença de meio dente na correia para a bomba injectora (o primeiro mecanico deve ter dado fé, digo eu, e nada disse)
Terceiro o tac tac tac ficou pior ao mudar a correia e agora dizem que é injector ou é a bomba outra vez.

Estado da carrinha:
A carrinha mesmo com o barulho puxa super bem nao falha e nao dá luz nenhuma, regista erro no injector 4 apenas.

Perguntas:

1 - É possível que a bomba tenha essa diferença, tinha-me dito que eram todas iguais (com motor de motor de arranque atrás), vou ter que a mudar?
2 - Agora que injectores meto? Os de 80cv ou de 65cv, o puxar dela era de 65cv. (Os meus injectores são 2 de cada, vinha assim do motor velho e ninguém viu ao programar)
3 - Este TAC TAC será que é mesmo injecção? Ou não ver outra coisa qualquer?


Por favor deêm uma ajuda e já estou arrependido mais valia ter mandado para sucata aquilo. Tenho estado a ler, penso que o motor em si é igual ao de 65cv se assim for, é como se tivesse o motor original, a questão é a tal meia volta e que injectores que lhe posso meter, a meu ver posso por os de 65cv visto que o software é o de origem. Digo eu.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #1 em: 02 de Março de 2019, 02:53 am »
Boas tens aí umas boas perguntas para fazer ao teu mecânico...agora sem grandes conhecimentos de causa vou fazer algumas perguntas.
Os injetores Estão bem programados no teu motor?
Não tens 1 injetor que consigas usar para testar no cilindro 4 e ver se o tal tac tac não é do injetor que está avariado?
Li atentamente e fiquei sem perceber se desde que trocaste bomba e injetores sempre bateu a frio agora dizes que bateu mais quando mudaste a Correia pode ser um caso de a polie da bomba ser ligeiramente mais pequena que a original e dar a diferença de meio 1 dente se pudesses seria interessante ver a polie da antiga medir e ver se a mesmas são iguais e caso não sejam podes tentar mudar as polias (não sei se é possível assim com 2 tretas).
Mais sensato seria ires a uma casa que trabalhe com injetores e bombas pois esses são as pessoas indicadas para te tirar as dúvidas todas.
Última hipótese o bater do motor não será nenhuma capa da biela a ir a vida comum nesses motores e não referes já ter feito a mudança preventiva das mesmas ou até a avaria da injeção anterior ter feito danos no motor.
Carros são assim não desanimes os 1.5 dci são bons motores andam que se fartam e fazem consumos óptimos.
Tens e que perceber onde tens que mexer nesse .
Cumprimentos

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #2 em: 02 de Março de 2019, 14:02 pm »
nunca fiz a muda preventiva de que falas... e tambem sempre achei que o motor era dela é que assim nem sei que kilometros tem sequer, no entanto mas nao vejo fugas, gastos de oleo, falhas no puxar nada... para o motor esta mesmo bom.
O problema são os gajos do injectores também ontem fui a um e ele disse que poderia colocar agora os dela... acho que a referencia é EJBR02101z - 65cv para o clio mesmo.
Agora fui de manha falar com outro, ele já me disse que tenho de ter o que é do motor e depois o software manda.
Assim fica dificil. Ajuda por favor para gastar bem o dinheiro.

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #3 em: 02 de Março de 2019, 14:06 pm »
Ah o bater em frio que eu dizia... é do genero notas que o motor "abanava" um bocadinho em frio, mas pouco nem notavas no conta rotações nem nada, algo que não acontecia antes, era o que eu queria dizer, mas depois de aquecer ficava estável a funcionar bem.

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #4 em: 02 de Março de 2019, 17:28 pm »
Vou actualizando isto a ver se o povo ajuda.

O meu motor é um k9k 722.
a minha bomba injectora que tenho montada é uma 9303z110d (compatível com o meu motor).

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #5 em: 02 de Março de 2019, 19:18 pm »
A distribuição foi comprada pela matricula o que no meu caso corresponde a um motor K9K 700 (65cv). Como é o mesmo fui ver, o meu agora é um K9K 722 (82cv).

Distribuição:
            Numero de dentes    123
            Largura (mm)         27
            Comprimento(mm)     1171
         
Codigo do Motor:     K9K 700, K9K 704
----------------------------------------------------------------------
Distribuição:
            Numero de dentes       123
            Largura (mm):       27
            Comprimento(mm)      1172
         
Codigo do Motor:   K9K 722 - K9K 728 (100 cv)

O meu dente já está explicado.

Alguem me sabe dizer se posso meter injectores de 65cv tipo estes EJBR02101Z no motor de 82 cv que está lá montado? é que a centralina está para 65cv.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #6 em: 03 de Março de 2019, 00:22 am »
Há uma coisa que não entendi.
Se a correia tem o mesmo numero de dentes, que diferença é que faz para a bomba de alta pressão? O milímetro a mais, é que pode influenciar o tempo de resposta das válvulas e por isso notares diferença no trabalhar do motor.
Quando fizeste a troca de bomba e injectores, fizeste também uma limpeza ao circuito de combustível, incluindo o deposito?
Se não foi feito, voltaste à estaca 0.
Recomendo a colocação da correia correcta para o teu motor e a fazeres uma limpeza ao circuito de combustível e verifica se aparecem limalhas.

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #7 em: 03 de Março de 2019, 14:59 pm »
A distribuição era nova quando comprei o carro... Agora com o barulho decidi trocar... O barulho ficou pior perguntei e ele disse que havia diferença. Agora já sei o que é amanhã vai levar a correia daquele motor.

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #8 em: 03 de Março de 2019, 15:04 pm »
Respondendo ao resto... O gajo diz ter limpo tudo quando meti tudo. Mas lá está coisas usadas é sempre um problema. Bom a bomba está boa. O motor é 82cv do megane com a bomba injetora do 82cv. Ou seja o motor está original. A centralina está como 65cv. A questão é posso meter injectores de 65cv lá? Ou tem de ser tudo 82cv?

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #9 em: 22 de Março de 2019, 23:09 pm »
A carrinha tem distribuição no sitio... Circuito limpo... Bomba ok... Injectores novos... Relanti estável a trabalhar bem...
Só tem 2 senãos... Primeiro em primeira e segunda ao arrancar faz fumo... Acho muito até depois deixa de fazer...
O rolanti apenas de estável nota-se que não está mesmo mesmo 100%.
Alguma ideia?

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Mensagens: 6574
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #10 em: 28 de Março de 2019, 09:49 am »
unidade de 82cv e injetores de 65 só pode dar problemas,

alem de que li na diagonal que a correia não tinha sido bem identificada e blá blá blá ; já deves ter um toque de empeno nas válvulas de escape/ admissão
« Última modificação: 28 de Março de 2019, 09:50 am por Caçoilauto »

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #11 em: 06 de Abril de 2019, 20:30 pm »
Não... é o contrario... Neste momento o motor é todo 80cv - bomba, injectores..  A centralina é 65CV. A medida que se foi mexendo no carro fui colocando aqui...

Neste momento tem a correia original renault e era mesmo aquela que estava montada... É igual nos dois motores, confirmado na renault (Gasta a correia antiga), sendo confusão minha.

Ate agora levou, injectores, bomba, limpeza do circuito, filtro novo -  ja fiz 2000 kmls e o recuo nos injectores é muito baixo.

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #12 em: 06 de Abril de 2019, 20:33 pm »
A minha unica queixa é as vezes faz o tal fumo negro. Mas desta vez noto que é muito menos e dou conta de uma ligeira perda de força, quando volta ao normal a nivel de disponiblidade do motor o fumo desaparece.

Outra coisa engraçada é que se eu desligar o sensor que esta apertado no filtro de ar, nunca tenho essa fumo, e anda na boa... Alguma ideia?

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #13 em: 06 de Abril de 2019, 20:35 pm »
ah o rolanti tambem nao é certinho, certinho, mas esta a trabalhar bem....

Offline parfuar

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 26
Re: Duvida com injectores e bomba injectora
« Responder #14 em: 16 de Abril de 2019, 20:10 pm »
O fumo era a válvula EGR...