Autor Tópico: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II  (Lida 32279 vezes)

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
[DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« em: 15 de Abril de 2012, 01:17 am »
Ora bem, finalmente vou fazer o DIY há tanto prometido, o tempo tem faltado e confesso que a paciência também.

Para começar dizer que acho que sem dúvida o AC automático tem algumas vantagens em relação ao Manual, é na minha opinião e sem dúvida uma mais valia.

Agora por partes. Para começar o material que vamos precisar.

3 motores(motor de comutação de frio\calor(2 na imagem), motor de distribuição do ar(3 na imagem) e o motor de reciclagem do ar(4 na imagem)) O motor com o nº 2 e 3 são iguais.
O módulo de potência(1 na imagem) (é diferente do Manual para o Automático)
O módulo de comando
O sensor de temperatura(interior) e humidade(que fica colocado junto ao espelho retrovisor)
O sensor de insolação(5 na imagem)(colocado no tablier)
No meu caso parte da cablagem veio junto com os motores, modulo de comando, etc, pouco foi preciso inventar nessa área.É aconselhavel que consigam esta cablagem e fichas.
Tem de ser trocado também o painel frontal desde as saidas de ventilação até à ficha OBD
Para além disto, depois será preciso condutor, fichas, terminais, e todas essas pequenas coisas.


Ora o antes.


Depois a parte de trabalho, primeiro desmontar o material "velho".
Para começar temos de desmontar a consola central para retirar o modulo de comando antigo, não tenho fotografias dessa fase porque o trabalho foi feito sozinho portanto não dava para tudo, mas penso que já toda a gente o sabe fazer, primeiro há que retirar o rádio e respectiva gaveta, depois retirar o painel frontal da consola, retirar a parte de cima onde tem o visor do rádio e depois retirar as saidas de ventilação centrais, já que é muito mais fácil trabalhar com elas fora.
E depois disto, ficará algo como isto...
No caso desta foto foi tirada já com o modulo de comando novo para testes

Depois tem de ser retirado o porta luvas, e plástico que fica na lateral da consola central junto ao chão, retirar também todos os plásticos por baixo do volante


Entretanto quando retirarem os comandos do AC Manual vão ter 3 cabos de aço agarrados a esse módulo, que é o que controla a temperatura, o que faz o controle da entrada de ar exterior e faz a distribuição do ar, vai ser depois preciso ir ao sitio onde esses cabos estão agarrados e retirar o que esses cabos manobram,pois é aí que vão entrar os motores electricos.

Este é sem dúvida o mais complicado, se virem está agarrado o tal cabo de aço, esta peça cinzenta vai ter de sair fora e neste mesmo local vai ter de entrar um dos motores(de controle da temperatura), este é dificil porque está metido no meio da estrutura de ferro do tablier.

Aqui vê-se o cabo que faz o controlo da reciclagem do ar e no local onde vêm o cabo a passar vai levar o motor de distribuição do ar(vê-se na imagem os três pontos onde vai levar os parafusos)


Neste local vai ser colocado o motor de reciclagem do ar(vai ser preciso cortar uma tampa(assinalado a vermelho) onde vai encaixar o "veio" que vai fazer girar


Entretanto tem de ser retirado também o módulo de potência que fica junto ao chão por trás de toda a parafernália da consola central, mesmo ao lado do pedal do acelerador

Podem cortar estes dois fios bem rentes ao modulo pois vão precisar de colocar dois terminais ali para ligar ao outro módulo, portanto convem ficar com cabo suficiente(e mesmo assim não é muito)

este é o módulo

O cabo que aqui se vê pendurado é o que estava ligado ao módulo


Material velho retirado e colocados os 3 motores no sitio, fica a faltar colocar o sensor no tablier, o sensor do espelho e o módulo de potência, sendo que depois tudo isto terá de ser ligado à UCH.

Ora como o meu espelho é um espelho normal, sem sensor de luz, chuva e essas coisas todas tive de inventar um bocado para colocar o sensor que seria colocado na carcaça do espelho, e então foi colocado no suporte que agarra as palas do sol







Aqui mais qualquer coisa desmontada para passar a cablagem até às palas do sol para ligar o sensor



Ficaram a faltar as fotos da colocação do sensor do tablier, mas esse não tem nada que saber...

O modulo de potência saiu daqui e aqui irá entrar o novo


Passando às ligações...
No módulo de potência vamos ter o seguinte, os dois cabos que cortamos do modulo antigo(um vermelho e um preto) e que são os que vêm do motoventilador vão ser ligados nos bornes 3(o vermelho) e 4(o preto) da ficha maior do modulo novo e temos depois a outra ficha que tem 2 bornes. O condutor 1(preto) vai ser ligado a uma massa e o condutor 2(vermelho) vai ser ligado ao amarelo que estava na ficha do modulo velho(é o cabo mais grosso que lá está).
O outro que sai deste módulo é do borne 6 e que vai ligar ao módulo de comando.

Depois disto montado passemos às ligações no módulo de comandos
No módulo de comandos existem duas fichas uma branca(eventualmente esta poderá ser preta) e uma azul(podem vê-las na primeira imagem do tópico). A branca é a que tem a cablagem para os motores, módulo de potencia, etc, portanto a que convem que consigam juntamente com toda a cablagem.
Na azul é que vamos precisar de fazer algumas ligações, nesta ficha vamos ter ligações da alimentação, ligações para os sensores e para a UCH
No caso vou colocar aqui o nº de cada um dos pinos da ficha e o que irão lá ligar:
1-Pino 18 da ficha PE2 da UCH
4-Pino 2 do sensor de insolação(tablier)
5-Pino 4 do sensor de temperatura interior(espelho)
6-Massa(no meu caso fui buscar a massa do modulo do AC Manual)
7-Pino 8 da ficha PE2 da UCH
9-Iluminação(Este foi ligado também no modulo do AC Manual(fio Azul)
10-Corrente depois de contacto(Este foi ligado também no modulo do AC Manual(fio amarelo)
11-Sinal da bateria(Ligado no vermelho do rádio por exemplo)
12-Pino 1 do sensore de insolação e Pino 5 do sensor de temperatura interior

As ligações na UCH, no Radio e nos fios do AC Manual foram feitas com ligadores rápidos.

Aqui temos os fios azul, preto e amarelo do módulo de comando de AC Manual onde foram ligados os pinos 9, 6 e 7 da ficha azul do módulo de comando de AC Automático.


Isto foi como andei com o carro durante cerca de 2 semanas porque foi sendo feito aos bocados nos finais de tarde, porque só a medida que fui desmontando e montando é que fui percebendo que faltava ainda uma ou outra coisa e também porque precisava do carro para ir trabalhar todos os dias. Basicamente andava sem porta luvas, com a consola central neste estado, e com os plásticos abaixo do volante todos fora...


Não esquecer que durante as ligações convém terem a bateria desligada, para não haver azares e para não se porem a queimar fusiveis que depois vos obriguem a retirar a bateria fora(sim, queimei um fusivel daqueles ao pé da bateria)
Importantissimo... Antes de voltarem a montar tudo e a fechar tudo não se esqueçam de testar se os motores estão todos a trabalhar se tudo funciona em condições.
Depois disto é necessário ligar à CLIP para activar o AC automático, enquanto não o fizerem o carro não vai fazer frio.

Espero que este meu primeiro DIY possa ser útil, talvez faltem fotos de algumas coisas, mas como disse o trabalho foi feito sozinho o que dificultou a reportagem fotografica, mas se tiverem alguma dúvida ou precisarem de alguma ajuda ou fotografia de algum pormenor digam qualquer coisa que arranja-se.
Se pensarem em avançar para isto e quiserem, eu tenho um PDF que me arranjaram com isto resumido e imagens melhores, é uma questão de pedirem que mando por mail.

E o final de obra

« Última modificação: 19 de Outubro de 2016, 23:39 pm por luisnogueira »

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #1 em: 15 de Abril de 2012, 01:28 am »
bom diy e muito trabalho deu :)
se quiseres envia me o pdf que anexo ao diy ;)

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2012, 01:33 am »
Obrigado Artur, ainda contribuiste para a parte final  :laugh:

Pensei que não dava para anexar ficheiros aos post's.
Já seguiu por mail.

Obrigado

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2012, 01:35 am »
excelente. parabéns

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2012, 01:38 am »
já lá mora o pdf ;)
digamos que pus a coisa a dar frio :)

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2012, 01:42 am »
Ya, e entretanto acabou-se o calor(na rua)  :grin:
Agora só me falta resolver o problema do motor da reciclagem do ar  :sad:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #6 em: 15 de Abril de 2012, 01:44 am »
Obrigado Lipe.

Offline DiogoIglesias

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Mensagens: 656
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #7 em: 15 de Abril de 2012, 01:45 am »
Sim senhor, excelente DIY!

Parabéns  :D

Offline Brunof22

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 3265
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #8 em: 15 de Abril de 2012, 02:23 am »
Bem, excelente, esta mod superou as minhas espetativas....
FANTASTICO, parabens!

Bom diy

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #9 em: 15 de Abril de 2012, 02:44 am »
Ya, e entretanto acabou-se o calor(na rua)  :grin:
Agora só me falta resolver o problema do motor da reciclagem do ar  :sad:

ainda não resolveste porque não quiseste ...
tenho a clip comigo este fim de semana se quiseres experimentar e o que precisas tambem ;)

Offline urui

  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 1569
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #10 em: 15 de Abril de 2012, 04:20 am »
Muito bom.
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #11 em: 15 de Abril de 2012, 10:22 am »
Obrigado DiogoIglesias e urui.
Brunof22, também superou as minhas expectativas e sinceramente pensei que desse mais trabalho.
Acabei por andar 2 semanas nisto porque era feito aos bocadinhos e só depois de desmontar e ver o que tinha de montar e como é que percebia que afinal ainda faltava mais alguma coisa e depois pensar como inventar  :assobio: Tendo tudo para fazer a montagem diria que é coisa que em meia dúzia de horas se faz.

Offline carlosjcm

  • 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Mensagens: 9029
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #12 em: 15 de Abril de 2012, 10:29 am »
Muito bom DIY sim senhor, parabéns. É uma mod que dá muito jeito.

Offline henriqe

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Mensagens: 1384
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #13 em: 15 de Abril de 2012, 13:45 pm »
Desisti na terceira foto. Desculpa, mas.. grande MALUCO!

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: [DIY] Troca AC Manual por AC Automático em Megane II
« Responder #14 em: 15 de Abril de 2012, 14:49 pm »
Maluco, eu!? Sim, um bocado  :grin:
Desistir!? Não, não faz parte  :wink: