Autor Tópico: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?  (Lida 265400 vezes)

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #645 em: 14 de Junho de 2017, 22:09 pm »
Sobre o GPL é pano para mangas. Não está legislada a proporção de butano com propano e nos países cá fora está.
Em Portugal, é mais propano o que é prejudicial ou não tão bom para certos motores. Lá fora, têm maior percentagem de butano e consoante a época pelo que os motores trabalham melhor.
Reduzindo o propano e inversamente aumentar o butano têm-se melhor resposta, rendimento e autonomia. Claro que até certa percentagem.

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #646 em: 14 de Junho de 2017, 22:38 pm »
O gpl da repsol tem mais butano que o das outras marcas, mas percentagens ao certo não sei, nem o engenheiro me soube explicar ao certo pois não era a área dele.
Coincidência ou não o engenheiro já teve um clio a gpl e atualmente um megane com o motor 1.9  :laugh: :laugh: só não se manteve no gpl porque na altura que trocou de carro não surgiu nenhuma oportunidade de negócio nesse sentido ;)
Parece que não mas sente-se diferença na hora de atestar, e o gpl acaba sempre por custar menos na hora de pagar  :laugh: :laugh: 

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #647 em: 15 de Junho de 2017, 15:48 pm »


Pois, os cartões frota têm sempre algum desconto em relação ao pagamento normal. Como é óbvio a analise financeira deve ser vista em relação ao pvp e não contabilizar os descontos ou promoções.

Pois, no teu caso focas-te no rendimento, mas não podes olhar só para o facto de fazer mais km, mas também no custo associado.
Qual é o interesse em fazer mais km com um custo superior no abastecimento se depois com o mesmo valor em € consegues fazer mais km, só por dizer que fazes mais abastecimentos?

Ao referir 'rendimento' estou a falar  rendimento/potência, não rendimento/economia.
Nunca me lembro de ter procurado um combustível sequer, pelo preceito de maior autonomia..
E reitero a diferença de rendimento/potência  do diesel 'simples' para o aditivado nesta materia, sem hipótese de equívocos com brandings, seja qual for o percuso, carga do veículo, carga do motor, capacidade deste (cilindrada, c/s tubo -geometria fixa ou variável) ou marca do veículo.
Ah, e as saudades que eu tinha do elevado nível de cetano do shell v-power, isso é que era assunto..

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #648 em: 15 de Junho de 2017, 16:09 pm »


Conforme o engenheiro explicou também, que têm em laboratório motores a trabalhar continuamente com os combustíveis aditivados e o com o simples para o desenvolvimento dos aditivos, e que depois dão analisados para verificar os efeitos, e os motores que usam os aditivos, estão efetivamente mais limpos que os outros.

Mas como admitido pelo engenheiro, esta "limpeza extra " pode-se revelar prejudicial a longo prazo, caso já existam desgaste no motor, pois é muitas vezes o carvão que se acumula no motor que mantém a compressão.


Os combustíveis aditivados também lá deixam carvão qb, deixa estar, mas como bem referes, menos carvão que os outros..
Não será então prova suficiente  que isto não é tudo igual??

Poucos são aqueles que vêm as entranhas de um motor, eles saberão dizer as diferenças em 100k km ou +, os 20k do teste da Deco são peanuts na vida de um carro/motor.
Não é a minha área  (mecânica) mas recentemente vi um motor aberto das nossas Trafic 2.0 dci 115cv com 228k km (distribuição passada 2 dentes) e aquilo tinha bom aspeto para um carro com aqueles km, EGR, Cabeça do motor (câmara combustão/sedes válvulas/cabeça dos pistões e segmentos)... ah, e até as capas das bielas estavam 'boas'...
Manutenção oficial Renault e diesel aditivado Galp (Hi Energy e Evologic)...

Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #649 em: 15 de Junho de 2017, 23:10 pm »
Shell V-Power... A par da BP, a melhor gasolina aditivada que já tive contacto. Infelizmente a Shell desapareceu.

Mas isto dos aditivos a meu ver são pormenores que devem ser levados em conta para grandes máquinas ou em carros que o dono pretende manter por tempo indeterminado.

A esmagadora maioria, usa um carro para daily driver. Não faz sentido gastar mais dinheiro em combustível pelos aditivos.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Farfalho

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2517
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #650 em: 15 de Junho de 2017, 23:26 pm »
Se tiveres carro alterado ou de alta performance é 98 para cima, evita knocks e mantém a performance.
Em Inglaterra há Shell com fartura e estive para pôr a V-Power mas não liguei.
Engraçado que vi as octanas e têm 95 e 97. Isto no geral, na Shell onde pus não dizia.
França têm Shell também.
E vi Esso em ambos os lugares, não via há anos. A AGIP agora é Ine, creio. Só em França

Sent from my ASUS_T00J using Tapatalk


Offline MRC

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Mensagens: 5023
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #651 em: 16 de Junho de 2017, 20:32 pm »
As octanas variam de país para país. Logo aqui ao lado, Espanha, no tempo da gasolina com chumbo, a Super deles era de 97. A s/chumbo é igual a nós. Em França, onde estive no verão de 2000, igual a cá também.

Na Áustria, onde estive no verão de 2004, as octanas variavam de marca para marca. Lembro-me que existia na maioria das bombas 3 tipos de gasolina: 91, 95 e 98 ou 100. Na Alemanha creio ser idêntico.

Por essa altura, 2004, cheguei a abastecer a minha trotinete chinesa com motor idêntico ao de moto-serra com a 100 da BP. Era fixe, notava mesmo que fazia mais rotação, mas dava-me a sensação de se evaporar mais depressa.  :laugh: Já na Aerox, a que eu gostava mesmo era a 98 da Shell. No verão, sempre que vinha da Praia da Rocha, como ficava de caminho para casa, abastecia na Shell da zona ribeirinha. Depois mudou para o que ainda hoje é, a Repsol.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline DCDS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Renault Clio IV 1.5 dCi Dynamique S
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #652 em: 19 de Junho de 2017, 15:51 pm »
Boas,

No carro antigo nunca abasteci na galp, foi sempre low cost.

No entanto agora que troquei de carro queria experimentar para ver se realmente existe diferença (pelo menos no rendimento/performance)

Sei que antes existiam descontos de 6 centimos aos fins de semana, isso ainda se mantém?

Pelo que percebi dá para juntar esses descontos feitos por eles com os vales da aplicação Evodriver, o que ainda soma uma boa quantia. (Se ainda forem os 6 cent. + 8cent dos vales = 14 cents)

Obrigado.

Spritmonitor.de" border="0

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #653 em: 19 de Junho de 2017, 16:38 pm »
Nas bombas da Repsol, tens sempre desconto de 6cent. ao fim de semana, aos quais podes ainda juntar mais 5cent. se fores cliente Santander, sócio do Benfica ou outros cartões do género...

Offline DCDS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Renault Clio IV 1.5 dCi Dynamique S
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #654 em: 19 de Junho de 2017, 17:22 pm »
Sim repsol já sabia, consigo no máximo 11 cents. de desconto.

No entanto se na galp existir uma promoção do género ao fim de semana consigo abastecer mais barato que a repsol.
« Última modificação: 20 de Junho de 2017, 01:57 am por Tony da Buzina »
Spritmonitor.de" border="0

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #655 em: 20 de Junho de 2017, 13:54 pm »
Interessante este artigo do site DriveTribe, em Inglês.. pena não falar de diesel..

https://drivetribe.com/p/Cpl5TWTfSj-Gsu2bcHivEw?iid=AX9a0TdsT8C0K-PjN2lzAQ&utm_campaign=main+&utm_medium=fb&utm_source=organic

Offline Tiago Carvalho

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 30
  • Garagem : Clio IV 1.5dci 90cv
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #656 em: 17 de Julho de 2017, 17:43 pm »
Desde sempre BP Gasóleo Simples.
0 problemas até hoje.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #657 em: 18 de Julho de 2017, 01:38 am »
A sério? Mas aproveitas algum desconto especial? Visto que o gasóleo simples é igual em qualquer marca, só difere no preço. E a BP costuma ser das mais caras.

Offline Tiago Carvalho

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 30
  • Garagem : Clio IV 1.5dci 90cv
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #658 em: 18 de Julho de 2017, 08:24 am »
Vou usando o poupamais, mas não tenho grande opção à minha volta. Tenho de fazer alguns kms para ir ao interrmarche

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Em que bombas colocas combustivel no teu carro?
« Responder #659 em: 18 de Julho de 2017, 10:47 am »
Eu também. Não há Repsol ao pé de mim com GPL, o que me obriga a fazer mais de 40km só para abastecer. Mas para mim compensa, principalmente se aproveitar para ir dar uma volta que fique em caminho das bombas.