Autor Tópico: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção  (Lida 309256 vezes)

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #300 em: 10 de Fevereiro de 2018, 15:47 pm »
Ah, e nem todos os técnicos Renault dominam a técnica/tecnologia dos carros... quando comprei o Captur perguntei a um mecânico sobre o programa de manutenção e sobre o conceito de "close-coupled FAP" e o que é que melhorava na regeneração desse órgão e ele respondeu que o carro tinha um 5° injetor no FAP para desencadear automaticamente a regeneração... LOL...
Nem ele percebia que a Renault já tinha abandonado essa tecnologia ;)

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #301 em: 10 de Fevereiro de 2018, 17:34 pm »
Eu já li cá pelo forum isso do 5º injector, já não se aplica no Clio IV? É que curiosamente tenho varios amigos com problemas no FAP de Seats, etc, mas em renaults não oiço muito falar de stresses, portanto imagino que tenha alguma diferença..

Já agora, não sei se ajuda em alguma coisa mas é um Clio de 2016 (não sei se tem alguma diferença para os clios de anos anteriores, já que pelo menos o quadrante é diferente dos 2015 e anteriores).
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2018, 22:21 pm por Sls a GPL »

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #302 em: 10 de Fevereiro de 2018, 18:32 pm »
Tens o Clio IV fase 1 creio, o fase 2 só saiu em 2017.. Há clios com painel de instrumentos  fundo amarelo ou vermelho  e com ou sem aro cromado..
Pesquisa sobre k9k dci energy 90 e tens as diferenças implementadas sobre as outras versões anteriores, só saiu uma nova versão k9k dci Energy 110 Euro VI que equipa os mercedes (e alguns renault, claro) e de facto a Renault abandonou a tecnologia do 5° injetor no Megane 3, pasdou a incluir  bomba de óleo de pressão variável (termoestática), egr de baixa pressão com  arrefecimento dos gases de recirculação (menos nox, menos temperatura para o motor) , "close-coupled FAP" (montado logo á saida do coletor de escape), Oil quality sensor (OQS)... o Fap aquece muito mais rápido, tornando mais eficiente a queima de resíduos mesmo com deslocações mais curtas, tornando-o um órgão sem manutenção esperava na vida útil do veículo... Para mim o ideal seria já vir com catalisador SCR e adblue, pois torna o sistema menos restritivo e condiciona menos o desenvolvimento do motor pois é o mais eficaz (e simples!) na redução dos gases nocivos de escape... mas os diesel estarão na sua última etapa de desenvolvimento e serão descontinuadas mais evoluções, (e eventualmente novas motorizações) pelo menos na Renault, e um pouco em toda  indústria automóvel.
O último motor diesel desenvolvido terá sido o 1.6 dci e a fase  VI  (Euro VI) do 2.3 dci.
A carrinha de trabalho, com o 2.3dci  já traz cat. SCR e Adblue e nota-se bem (para o modelo anterior) o quanto o motor respira e desenvolve bem melhor, com menor consumo de diesel (mas passou a ter mais um depósito e mais um aditivo para abastecer cada +-6000 km)

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #303 em: 10 de Fevereiro de 2018, 20:28 pm »
Ya o meu tem as letras em vermelho, mas a maioria dos clios que vi datados antes do meu são todos em amarelo. Mas ya é um fase 1.

Ok, thanks pela explicação.

Resumindo, trocar o oleo de 30 em 30 mil km ou 2 anos não é um descuido portanto?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #304 em: 10 de Fevereiro de 2018, 21:09 pm »
Os últimos da fase 1 vieram com essa decoração no painel de instrumentos, penso que as versões limited...
Podes mudar o óleo/filtro em menor periodicidade, mas não creio que vás gerar valor acrescentado com tal manutenção.. isso era mais problemático com outras versões do k9k e outros  óleos, mesmo no plano oficial de manutenção (o óleo Elf Fulltech FE é um óleo norma RN0720 de elevada performance e durabilidade)

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #305 em: 10 de Fevereiro de 2018, 21:20 pm »
Atenção que não faço ideia que oleo o carro tem, sei apenas que passou pela renault aos 30 mil KM antes de me vir para as mãos, presumo que tenham usado um bom oleo (espero eu lol).

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #306 em: 10 de Fevereiro de 2018, 21:29 pm »
Se fez a manutenção dos 30mil num concessionário oficial Renault foi esse óleo de que levou (que já agora, é uma evolução de um outro óleo Elf, o antigo Solaris FE)... vê o livro de manutenção ou desloca-te a um concessionário Renault onde te informarão o que foi feito na viatura nessa intervenção.

Offline MRU

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 146
  • Garagem : Clio IV Limited 1.5 DCI
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #307 em: 10 de Fevereiro de 2018, 21:42 pm »
No livro de manutenção não tem nada lá, suponho que como agora é tudo informatizado nem se lembrem disso lol...

Sei que a revisão foi feita em prior velho, existe alguma oficina renault por lá?

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #308 em: 10 de Fevereiro de 2018, 21:43 pm »
Se foi num concessionário oficial, podes saber isso em qualquer oficina da Rede Renault

Offline Ricardo Caria

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Megane 3 Bose carrinha
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #309 em: 11 de Fevereiro de 2018, 12:05 pm »
Boas pessoal, comprei um Megane 3 bose importado da Alemanha com 130000 km é o motor de 130cv 1600, pelo livro de revisões a manutenção foi sempre feita na marca, mas como está em alemão não percebo peta, será que existe alguma situação que tenha de ter em atenção, tipo substituição da Correia de distribuição etc...obrigado


Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #310 em: 11 de Fevereiro de 2018, 13:01 pm »
Oh Ricardo, isso é um off-topic aqui nesta conversa... mas pronto...
Olha, se foi num concessionário oficial na Alemanha  podes saber tudo na rede Renault pelo nr de chassis...
Mas para teu descanso, essa Megane não substitui correia de distribuição nem alguma vez a substituirá porque não tem ;) esse motor é de corrente de distribuição, sem manutenção programada.
A correia de acessórios no 1.5dci é aos 120 mil, nesse nem sei.

Offline Ricardo Caria

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Megane 3 Bose carrinha
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #311 em: 11 de Fevereiro de 2018, 13:16 pm »
Muito obrigada pela ajuda, ainda estou a dar os primeiros passos aqui no fórum, desculpem qualquer coisa, abraço


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2018, 01:53 am por Sls a GPL »

Offline CarM

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 474
  • Garagem : RENAULT CLIO IV ST, RENAULT MASTER
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #312 em: 11 de Fevereiro de 2018, 13:22 pm »
É na boa... se tiver a manutenção em dia, e estiver ok (não for batida, etc) tens ai carro  à maneiraz para andar e andar... esse 1.6 dci é um motor incrível!

Offline Ricardo Caria

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Alcochete
  • Mensagens: 3
  • Garagem : Megane 3 Bose carrinha
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #313 em: 11 de Fevereiro de 2018, 13:53 pm »



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2018, 01:53 am por Sls a GPL »

Offline Rmontes

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 26
  • Garagem : Renault Captur 1.5dci
Re: Duvidas acerca de kms / tempo de manutenção
« Responder #314 em: 16 de Fevereiro de 2018, 23:42 pm »
Olá Artur
Tenho Captur 2014 1.5 DCI 90cv 135000
Pode me dar ideia do plano de revisão que se segue e correia de distribuição aos quantos KMS
Obg