Autor Tópico: Ar condicionado liga automaticamente  (Lida 19417 vezes)

Offline almostinho

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 23
  • Garagem : Clio ST IV
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #60 em: 27 de Setembro de 2016, 23:00 pm »
E quando liga o AC o sinalizador do AC deve ou não ligar-se e indicar que foi ligado?
É esta a questão...se liga,e aceito que se liga automaticamente, agora se liga o sinalizador luminoso deve acender e não é o caso, permanece desligado->OFF.
Já reclamei com a Renault e não adiantou em nada. Solicitei ajuda à DECO que já respondeu que não pode obrigar o fabricante a cumprir os direitos do consumidor a não ser por via dos tribunais e é isso que vai acontecer.

Só pretendo que quando o AC automaticamente se liga o sinalizador luminoso acenda indicando que está ligado.

Offline brunofig

  • Initiale Paris
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 45
  • Clio 1.2 16v
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #61 em: 28 de Setembro de 2016, 00:20 am »
Boas brunofig se fores ver a foto que o Almostinho pôs mais atrás verás que na posição desembaciador parabrisas a comutação da temperatura está para o quente. Nos ac automáticos isso não se passa, por isso disse o que disse. Cumprimentos

Enviado do meu K013 através de Tapatalk

Eu percebi :P O que queria frisar é que caso esteja no quente ou no frio ele liga o AC para ajudar a desembaciar mais depressa, agora não tenho é a certeza se isso está no manual, quem tiver um manual de um Clio IV que confirme pff.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #62 em: 28 de Setembro de 2016, 09:40 am »
Boas

E... o brunofig tem razão!

E... almostinho; a estar o fluxo de ar do climatizador orientado para o pára-brisas e pára-brisas + pés, o AC é automáticamente acionado, não é possivel acionar a recirculação de ar e... o indicador de AC on não se acende.

Ora, seguindo a sugestão do brunofig, apesar de não ter um clio IV nem o seu manual fui à procura dele na net e encontrei em:
www.e-guide.renault.com/portail/eguideHTML/B98/ptg/php/telecharger_eguide.php

Consultando o maual na página 3.6, dentro da moldura embaixo está a descrição do que escrevi.

Portanto almostinho, a estar o AC on ligado sem indicação mas com o fluxo de ar orientado para o pára-brisas ainda que com os pés em conjunto, deixas de ter um defeito, um mau funcionamento e passas a ter uma característica.

E a malta aqui já a fazer um filme com figurantes contratados e tudo, hein? às veezs as coisas têm uma expicação que até se revela simples.

A não ser assim, nestas circunstâncias, tens um defeito claro!

Cumprimentos

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #63 em: 28 de Setembro de 2016, 11:08 am »
Essa parte do passar a ter uma característica, a meu ver, continua a estar errado.
O accionar o AC nessas condições é uma característica, tudo bem. Agora accionar o AC automaticamente mas não ligar o sinalizador de AC ligado, é em qualquer situação que possam enunciar, um mau funcionamento do sistema.
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #64 em: 28 de Setembro de 2016, 13:35 pm »
A partir do momento que haja indicação no manual de utilização que o ac liga sozinho sempre que alguma das posições esteja para o desembaciador e que não acenda a luz, não há nada a reclamar pois existe essa indicação no manual do equipamento. Se não existisse, ai sim podias reclamar. O facto de não saberes ou de não te terem dito, cai por terra pois era da tua obrigação ter lido o manual de instruções antes de utilizar o carro, e como está lá escrito que funciona dessa maneira, é a forma que a marca tomou para informar o cliente dessa característica.

Agora, tem lógica o equipamento funcionar dessa maneira? Não ;)

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #65 em: 28 de Setembro de 2016, 13:43 pm »
existe um testemunho a indicar que o AC está ligado. esse testemunho é representado pelo simbolo do desembaciador que está representado com uma cor diferente...

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #66 em: 28 de Setembro de 2016, 14:02 pm »
Boas

@ TC
Claro que passa a ser uma caracteristica.
Se eu construo um sistema, indico no seu modo de funcionamento estas e aquelas situações de funcionamento, são características do sistema.

Se, e como o Camarinha de Alenquer diz e quanto a mim bem, está bem ou mal, tem lógica ou não, isso é outra questão.

De qualquer forma e estando o utilizador conhecedor de todas as particularidades de funcionamento do sistema, existe uma "sinalização" que é aquela a que o MaNeL se refere.

Em opinião pessoal, epá! ter o AC ligado e não ter a indicação que o AC está ligado, seja em que circunstância for, para mim é má concepção do equipamento, enquanto equipamento eletrónico.

Mas há pior, eu tenho um alarme de origem renault, próprio para o captur e... funciona com defeito no... captur, com cabelagem de origem e pré instalação no carro, ou seja, construido especificamente para aquele carro e já com anos de conviência no modelo e ainda sem resolução efectiva de fábrica.
Ai renault renault!

Cumprimentos

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #67 em: 28 de Setembro de 2016, 22:24 pm »
E depois de 5 páginas vamos voltar a ler com atenção o que já foi dito na 2ª página... E vamos lá ver então em que situação ele liga automaticamente...

Ora bem, tal como tinha dito cá vai a descrição do funcionamento do AC a pedal da Renault.

Ao ligar o motor, se o selector da saída de ar estiver para o vidro, ele liga.
Se ao desligar o motor ele estiver ligado, quando se faz novo arranque ele liga independentemente da posição do selector da saída de ar.
Sempre que se roda o selector de saída de ar para uma das posições em que dirige ar para o pára-brisas, ele liga.
Sempre que se liga a recirculação de ar, ele liga.

Estas são as condições que fazem com que o AC ligue de forma"automática", de resto e da minha experiência só carregando no botão. A minha Sucata (Megane III) tem este funcionamento e mesmo havendo algumas coisas que não me parecem bem, são mais feitío do que defeito do sistema. Já andei num Clio IV com sistema idêntico e ainda num Dacia Sandero. Nestes 2 casos não notei qualquer diferença quando comparado com a minha Sucata.

De forma resumida, isso parece-me fornicado.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #68 em: 29 de Setembro de 2016, 11:59 am »
@luisnogueira

E tens toda a razão, tudo isto foi dito, excepto o que está escrito na página ao fim da moldura que eu enunciei e que diz:

A utilização das posições W (párabrisas) e i (párabrisas + pés) impede o funcionamento da reciclagem
de ar para evitar qualquer risco de embaciamento do pára-brisas, e activa o ar
condicionado. O indicador integrado na tecla 3 não se acende.

Ora o que nunca foi realçado foi que o próprio manual diz que nestas circunstâncias "O indicador integrado na tecla 3 não se acende"

E isto para o assunto, da maneira como ele foi exposto ao pessoal, faz toda a diferença; não concordas?

E mesmo o user "Rui" que de forma explicita demonstrou como funciona o AC da megane III dele não deixou ele também, lendo o tópico de considerar: "De forma resumida, isso parece-me fornicado."

O AC ligar automáticamente o almostinho aceita, o que não aceita e quanto a mim também está mal é o AC estar a funcionar e não existir sinalização de que ele está a funcionar, isto aliado ao contra senso de ter de ligar no botão aquilo que já está ligado para poder em seguida desligar.

Claro que existindo esta informação, a descrição desta particularidade no manual do proprietário deixa de ser um "defeito" para passar a ser um "feitio"; mas que na realidade, apesar de "justificado", não deixa de ser um circuito mal concebido.

Cumprimentos

Offline brunofig

  • Initiale Paris
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 45
  • Clio 1.2 16v
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #69 em: 29 de Setembro de 2016, 19:39 pm »
Nada como ler SEMPRE o manual da viatura, antes de tomar qualquer decisão de "cabeça quente".

Até eu a pensar que conhecia o meu Clio 3 como a palma das minhas mãos fiquei surpreendido com algumas coisas que lá estão e não sabia que tinha, entre outras particularidades :)

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #70 em: 29 de Setembro de 2016, 20:53 pm »
@brunofig
Boas
Tens toda a razão, posso-te dizer que eu sobre o captur ainda antes de mo terem entregue já tinha lido o manual.
Mas há coisas "levadas da breca" e esta do botão indicador de ac não ligar, epá!
Coisa estranha
Enfim
Cumprimentos

Offline TC

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 289
Re: Ar condicionado liga automaticamente
« Responder #71 em: 30 de Setembro de 2016, 11:42 am »
Eu percebo inteiramente as explicações que já deram mas mesmo assim não consigo perceber como é que, a partir do momento em que está definido no manual, passa a ser característica.
Isso é a mesma coisa que estar no manual que, com o motor desligado, ao accionarmos o AC o motor entra em funcionamento automaticamente mas o painel de instrumentos e quadrante continuam desligados. Quer dizer, temos um sistema a funcionar que tem um sinalizador de funcionamento, mas que não funciona se for accionado por outras condições?
Sim, isto está no manual que é assim, mas não é por isso que deixa de ser mau funcionamento.
Cumprimentos
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie