Autor Tópico: Clio 1.9 AC Não faz Frio  (Lida 31477 vezes)

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Clio 1.9 AC Não faz Frio
« em: 26 de Junho de 2012, 14:49 pm »
Boas!
Adquiri o mês passado um Clio 1.9d o qual ainda não andei com ele pois esteve  semanas parado e depois fui trocar a correia de distribuição e revisão completa para que ficasse tudo certinho.
Quando o fui ver, reparei que o AC não ligava (aquele estalinho) e no stand garantiram-me que o ar iria ser reparado.
Quando o fui buscar reparei que o Radiador do AC estava pintado, ou seja foi reparado (pelos vistos tinha fuga).
No entanto e mesmo tendo sido carregado o gas, eu sempre achei que o ar que saia é basicamente o ar sem estar refrigerado, sente-se mais fresco pois é o mesmo fenómeno de uma ventoinha, mesmo que o ar seja expelido de uma ventoinha, ao bater na cara dá a sensação de fresco. O homem da oficina disse-me que aquilo era assim etc e eu mesmo não aceitando porque sempre tive carros com AC e sabia perfeitamente que aquilo não era frio.
Alguns dias mais tarde quando fui trocar a correia, pedi para olhar para o radiador pois saia um liquido gorduroso verde ao que me disseram que era o radiador do AC com alguns furos, e que aquilo não tinha reparação era lixo e trocar. Liguei com a oficina e trocaram-me o Radiador por um novo e carregaram-me novamente.
Eu nem testei o AC, apenas liguei e meti a mão ns tubos e senti aquilo gelado está bom.....
Esta semana liguei o carro e ligo o AC e meto a mão nos tubos e sinto o Compressor a dar o estalo e os tubos a ficarem gelados, mas lá dentro nada..... Vim cá fora e o compressor novamente a dar o estalo e os tubos não pareciam muito frios mas depois do estalo, ficaram gelados. E depois de algum tempo com a mão nos tubos cheguei à seguinte conclusão: Só faz frio nos 5 primeiros segundos que se liga o AC, depois os tubos tornam a ficar quentes e nunca mais gelam.
Fui novamente à oficina e expliquei a situação e mostrei, e la fui informado de que o compressor nunca trabalha sempre, ele liga e desliga frequentemente por isso é que eu ouço o estalo algumas vezes, pois ele não pode estar a trabalhar continuo. Estranhei porque sempre tive carros com AC e SEMPRE que o AC está a rolar, os tubos estão gelados e aquele so gelam nos primeiros 5segundos e depois aquecem.
Ficou lá o carro e eu até perguntei se não poderia ser problema do compressor, pois se escutar perto dele o barulho que ele faz, parece um rolamento meio gripado, ao que disse logo que não.
Hoje ligou-me e diz que já está a rolar a 100%. Diz-me que o carro foi ligado à máquina e tinha muitos erros, e um era da pressão do compressor e limpou os erros, retirou o gás e tornou a meter e tá feito.
A minha pergunta é: O compressor do AC é gerido pela centralina? (este é um carro de 1999 nm sabia que a centralina estava lá sequer.) É possível este caso todo por causa de erros na centralina que fazem o compressor atracar e desatracar de imediato o que impede que ele crie o ar frio?
Caso contrario o que poderá ser?
Eu estou com receio de chegar lá e o carro não faz frio conforme deveria fazer, pois eu chego lá e tentam logo indrominar-me como das outras vezes e depois venho embora e o problema fica e o ar não trabalha. Caso não fique o carro como eu quero eu queria ter algo plausível para poder explicar como motivo para reclamar.
Agradeço qualquer ajuda que me possam dar.

Obrigado

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #1 em: 26 de Junho de 2012, 14:53 pm »
Podia ter carga a menos ou a mais ;) tambem pode ser a embraiagem do ar condicionado que já não está a atracar devidamente ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #2 em: 26 de Junho de 2012, 14:57 pm »
Relativamente à carga ele falou em 650g
Isso da embraiagem tem reparação? Quais os sintomas disso estragado?
Eu bastava acelerar um bocado (e isto não garanto a 100% mas é com forte convicção que digo) e o acabava o frio.
A "reparação" que supostamente foi feita é válida? "Tinha erros acumulados, um dos quais muita pressão".
Eu não entendo mas não me "cheira" esta explicação, mas gostava que fosse esse o problema, era bom sinal

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #3 em: 26 de Junho de 2012, 15:01 pm »
De que ano é o carro?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #4 em: 26 de Junho de 2012, 15:02 pm »
Boas.
E de 1999 (06/1999)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #5 em: 26 de Junho de 2012, 15:03 pm »
Portanto é um Clio II?
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #6 em: 26 de Junho de 2012, 15:04 pm »
Sinceramente não faço ideia se esse erro pode ser memorizado, num carro antigo não me parece, mas a ser era por pressão a mais no circuito. Recordo que pressão a mais pode estragar o compressor, tal como pressão a menos.
A embraiagem do AC é aquele estalido que ouves quando carregas no botão do AC, é a embraiagem a atracar ;) se ele estiver sempre a atracar e desatracar pode ser o magneto da embraiagem que está desgastado e a perder a sua eficácia ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #7 em: 26 de Junho de 2012, 15:07 pm »
Sim é um clio II (Aquele mais redondito)
Mas a pressão é mantinha pela quantidade de GAS certo?
gás a menos pressão a menos e gás a mais pressão a mais ou algo mais influencia na pressão?
Ele sempre a atracar não está, será embraiagem?

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #8 em: 26 de Junho de 2012, 15:09 pm »
Podem ser várias as causas, é um pouco reticente dizer que é isto ou aquilo, mas pode ser a embraiagem pode. Contudo o mais certo é as pressões de gás não terem sido colocadas as correctas ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #9 em: 26 de Junho de 2012, 15:18 pm »
E nesse caso pergunto se a pressão é criada pela quantidade de gás. E se sim, onde é que posso ver qual a quantidade correta.
Ele falou-me em 650g, mas não me inspira muita confiança, noto que não há segurança quando me disse isso.
Mas a ser o problema que seja esse, para resolver ele põe aquilo na "medida" correta e fica bem não?
Pressão a menos, e assumindo que a pressão é gerada pelo gás, estragando, existem muitos carros que fazem pouco frio, logo pode-se assumir que a pressão a menos não estraga de uma forma rápida, pois alguns andam anos a fazer pouco frio.
E pressão a mais será igual? Eu tenho o carro há pouco tempo e na minha mão o ar quase nunca trabalhou até porque como não fazia frio eu nem o ligava, por isso na minha mão não forcei muito o sistema, antes de mim não sei. Mas tendo em conta que o radiador estava furado, não sei se ele trabalhou muito, eu quando o fui ver (no stand) ele não dava aquele estalinho.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #10 em: 26 de Junho de 2012, 15:52 pm »
Errado, há carros que têm compressores fracos, como o caso do clio III e fazem pouco frio. Nesse caso a pressão é regulada por essas gramas. Não sei ao certo a quantidade de gás que esse carro leva, contudo é uma questão de confirmares se essa é a pressão indicada para o carro. Como? No autodata ou semelhante ;)
Pressão a mais é mais fatal que pressão a menos ;) e quem mete pressão a mais á espera que faça mais frio, vai é rachar frio na carteira quando comprar um compressor novo :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #11 em: 26 de Junho de 2012, 16:02 pm »
Eu vou ver isso quando chegar a casa (os gramas).
Mas de qualquer forma penso que danificar o compressor com pressão a mais não será instantâneo certo?
Eu logo vou lá buscar a máquina e especulações à parte vejo se faz ou não o frio que deveria fazer.

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #12 em: 27 de Junho de 2012, 08:19 am »
Ora bem.... Ontem cheguei a casa e no Autodata vi que os gramas a meter no sistema são entre 625 e 695, e o homem meteu 650g por isso está dentro dos parâmetros.
Ele ligou o carro e e o AC e de inicio parecia igual, o compressor atracava e desatracava, os tubos ficavam gelados por momentos e aqueciam. Ainda me chateei lá, mas o certo é que ao vir embora o frio sentia-se. Vim já com o carro fresco. Ele disse-me que a única coisa que fez foi verificar a pressão e segundo ele o problema ficou sanado quando ele apagou os erros todos, um dos quais que falava na pressão do compressor do AC.
De uma forma geral, penso que o problema está ultrapassado, pelo menos ontem frio estava a fazer.
Outra situação que fiquei interessado é o seguinte: Quando comprei o carro notei uma vez que a agua do vaso expansor estava mais baixa, e como capot aberto acelerei manualmente e quando acelerava a tampa do vaso espansor dava um estouro e saía liquido.
Quando fiz a revisão tirou-se a agua, limpou-se o sistema e meteu-se liquido e eu meti uma tampa nova. Ontem após algum tempo de viagem fui ver e notei que a tampa estava molhada com liquido do lado de fora o que me leva a crer que o liquido saiu novamente, dei um aperto à tampa e desliguei aquilo. A água estava a ficar escura, mas isso talvez se deva ao lixo acumulado la antes (ferrugem). Quando o homem o ligou ao dispositivo não acusava erros e a pressão que o dispositivo acusava era de 8 ou 9 (penso serem bars), este é um valor normal?
Eu tenho um Opel e tenho algo chamado OP-COM com o software, que serve para ligar o carro ao PC, para este carro há algo assim? Pelo menos para ir apagando erros na eventualidade de eles irem aparecendo.
Obrigado

Offline maddmaxx

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 119
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #13 em: 27 de Junho de 2012, 08:24 am »
Relativamente ao cabo, já tinha pesquisado e apenas tinha encontrado algo que se chama clip, apenas fiz a pergunta pois penava que pudesse haver algo mais barato (chinesa ou assim), pois o meu cabo custou uns 40euros e este renault vale uns 250euros.

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #14 em: 29 de Junho de 2012, 02:56 am »
Este tópico é sobre o AC não sobre a clip ou liquido de refrigeração, há inumeros tópicos sobre esses temas, coloca as duvidas nesses sff ;)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...