Autor Tópico: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)  (Lida 49885 vezes)

Offline FabioLopes

  • FábioLopes
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Penacova
  • Mensagens: 388
  • Garagem : Clio 2-2 1.5dCi | Laguna 2-1 1.9dCi | Honda CBF125
Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« em: 17 de Novembro de 2010, 13:05 pm »
1º Material

Ora bem fica aqui uma lista com o material necessário para tirar uma boa fotografia.

Material Básico(essencial)

1 máquina fotográfica.
Exitem 3 tipos que são as compactas, as bridge e as dsrl.

As compactas sao as mais básicas não tendo capacidade para ter um controlo completamente manual sobre a foto é a maquina que decide o tempo de exposição e a abertura etc(ver tempos de exposição e abertura no post seguinte). Estas sao as mais baratas e os preços andam entre os 70€ e os 400€

As Bridge são maquinas compactas mas que algumas ja conteem sensores de maquinas slr de elevada qualidade não teem objectivas intermutaveis mas ja da para ter controlo sobre a exposição e a abertura.Ja dao para fazer uma fotografia completamente controlada por nos e custam entre 139€ e 615€

As DSLR(Digital single-lens reflex) são as "profissionais", teem controlo total sobre tudo exposiçao tempo de exposiçao abertura flash e teem objectivas intermutaveis(ver objectivas por baixo) e essas objectivas teem rosca na ponta para poder colocar filtros suportes etc os preços variam entre os 399€ no caso da olympus E450 e os 24000€ no caso da Leica M9 e da Leica S2. Pessoalmente nao aconcelho comprar dsrl's  por menos de 450 euros porque tal como as marca tao a por sensores profissionais em maquinas bridge fazem o contrário ao por sensores comuns nas dslr mais baratas para as tornar acessiveis isso é o mesmo que comprar um clio rs com o motor 1.5 dci(so um exemplo:D)
Escolham o tipo que mais se adequa a vos e a vossa fotograia e tambem ao dinheiro que pretendem gastar e lembrem-se que quando compram uma maquina nao teem de pensar so no preço da maquina mas depois no preço dos seu acessorios.

2 Tripé
Ora isto é da maior importancia é talvez o acessorio mais importante a seguir a máquina porque é necessário um tripe sempre que se fotografa de noite para a foto nao ficar tremida.
Existem tripesde 9€ tal como exitem tripes de 600€ e existem 3 tipos.

Os mini(de viagem) ideal para maquinas compactas.

Os Gorillapod que teem tentaculos em vez de pernas da para agarrar a arvores vaos de escada etc.

E os extensiveis baratos ou profissionais e na escolha do tripe o que há a ter em conta é a utilização que se lhe vai dar e a qualidade de construçao porque nao vamos por o nosso equipamento valioso em cima de uma coisa que pode cair a qualquer momento;)

3 Bolsa ou mochila
A gosto devem sempre comprar uma bolsa para protejer o material ou uma mochila ou mala semi-rigida se tiverem uma maquina grande e com acessorios.


4 Cartoes de memoria.
Sendo o mais comum neste momento o SD isto não é uma escolha facil. Nao poupem na escolha do vosso cartão de memória e não olhem só para a capacidade.É preciso ter uma boa velocidade de transferencia principalmente para DSLR's ou para video em HD(falo mais em baixo sobre isso) eu aconcelho kingston ousandisk a versão ultra, extreme ou extreme 3. lembrem-se que é la que vai ficar o vosso trabalho guardado o que menos queremos é chegar ao nosso pc e nao ter la nada:S


5(para DSLR's) Objectivas

Para fotografar uma paisagem o ideal sao grande-angulares, isto é, objectivas com um angulo bastante grande isto ira fazer com que do mesmo sitio se consiga apanhar mais paisagem do que com uma objectiva normal.

Para fotografar coisas a distancia uma objectiva de zoom ou telefoto podem ser caras algumas ultrapassam os 3000€ mas vao ficar com um zoom muito superior a quaisque binoculos que existam por aí.

Para fotografar flores insectos etc usem uma objectiva macro isto vai dar para tirar fotos a menos de 5cm do sujeito da foto tambem existe esta opção nas maquinas compactas e bridges.

Para fotografar retratos usem uma lente normal as mais usuais sao as 18-55 veem quase com todas as dslr de origem e sao boas lentes para trazer sempre na maquina.

Avançado(maioritariamente para DSLR's)
1 Filtro polarizador.
Isto é um grande acessorio, é um filtro que se coloca na maquina e da para rodar para obter melhores resultados, o que ele faz é dar maior profundidade as imagens, mais cor, e tem a particularidar de conseguir deixar os ceus azuis mais azuis e quando esta nuvens as nuvens ficam com uma maior sensação de profundidade. Tamebm diminui reflexos de agua ou vidros e diminui o nemoeiro nas fotos de longa distancia. Sem duvida um acessorio indispensavel
Esquerda - Sem e Direita - com polarizador



2 Filtros de encaixe

Existem 2 os cokin e os hitech e sao aneis que se enroscam na ponta da maquina e depois teem um suporte para colocar os filtros, existem tambem deste tipo polarizadores, existem de densidade neutra que sao os cinzentos apenas para escurecer a foto, existem os de cores e existem os graduados com ou sem cor podem ver todo o tipo no site da cokin. www.cokin.fr
aqui esta uma foto sem e a direita com um filtro cokin castanho


3 Punho de bateria
Para as dslr's existem punhos de bateria ou grips sao encaixes que se colocam por baixo da maquina que possibilitam a utilização de duas baterias em vez de uma e facilitam a utilização com a maquina na vertical


4 Para sol para objectivas de dslr's
Isto e apenas uma pena de plastico que é usada como o nome indica para proteger objectivas do sol e evitar efeitos indesejados como flares.


5 Flash
As DSLR's ja teem flash interno mas aconcelho a compra de um externo ja para nao falar de conjuntos de luzes para estudio, flashes caixas de luz reflectores etc. Pesquisem um bom flash para a vossa maquina existem varios a disposição


6 Disparador remoto
Para fotografias a noite é aconcelhavel o uso de um disparador remoto isto evida que a imagem fique tremida de carregarem no botao para disparar, caso nao tenham utilizem o temporizador da maquina


E pronto isto é o basico do equipamento quaisquer perguntas disponham.:)


Pessoal vou tentar por aqui um post por dia. Hoje a noite vou por um post sobre conhecer as vossas maquinas. Para que servem as funçoes e o que se pode conseguir apenas alterando algumas definiçoes;)
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 13:08 pm por FabioLopes »

MRC

  • Visitante
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #1 em: 17 de Novembro de 2010, 13:19 pm »
Muito bom tópico... 8)

Eu tenho ali a minha reflex baratinha, uma Nikon D3000 com a objectiva de origem (18-55mm), e uma outra de longo alcance (70-300mm) e estou a começar a apanhar-lhe o jeito...

Estou a ver que o próximo investimento será um tripé, porque fotos decentes com a objectiva de longo alcance sem o mesmo é para esquecer...  :shocked:

Offline SO-dci

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: MTS-PRT
  • Mensagens: 2
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #2 em: 17 de Novembro de 2010, 14:52 pm »
Óptimo post :happy:

Pode ser que assim acabe por retirar resultados da Nikon D50 18-55mm que herdei.

Força nisso :smiley:


Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #3 em: 17 de Novembro de 2010, 14:54 pm »
Obrigado este optimo topico.
Por acaso um amigo meu vai arranjar um daqueles cursos online e eu vou aproveitar para aprender mais umas cositas. Proximo passo. Arranjar uma reflex ;)

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #4 em: 17 de Novembro de 2010, 14:58 pm »
Muito bom mesmo, de fotografia é coisa que não entendo nada e até que fiquei a entender umas coisas... Espectaculo  :cool:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline FabioLopes

  • FábioLopes
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Penacova
  • Mensagens: 388
  • Garagem : Clio 2-2 1.5dCi | Laguna 2-1 1.9dCi | Honda CBF125
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #5 em: 17 de Novembro de 2010, 14:59 pm »
Muito bom tópico... 8)

Eu tenho ali a minha reflex baratinha, uma Nikon D3000 com a objectiva de origem (18-55mm), e uma outra de longo alcance (70-300mm) e estou a começar a apanhar-lhe o jeito...

Estou a ver que o próximo investimento será um tripé, porque fotos decentes com a objectiva de longo alcance sem o mesmo é para esquecer...  :shocked:


Neste momento nao precisas de despender muito dinheiro para um tripe. Pensa para que queres o tripe. Se for para utilizaço em ruas em casa ou na praia ou assim compra uma coisa barata tipo os vivitar na fnac por 40 euros compras um tripe porreiro  pensa se queres andar com ele sempre ou so algumas vezes tem em conta o tamanho para transporte. Se quiseres um tripe para meter no meio dos rios correntes ou para levar para a serra e assim investe mais. Compra um tripe pesado tens a opção dos manfrotto mas sao caros custam a volta de 200€  depois tens os ultra leves que servem para tudo como o meu vanguard. 90€ na fnac é resistente leve tem uma boa cabeça e é ideal para transportar. Tambem tens a opçao dos gorillapod

não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
1º Post

Funçoes da máquina (SLR ou Bridge)

Modos de disparo

Cada reflez e algumas bridge teem os seguintes modos de disparo que dao para escolher na roda de selecção no topo da camara vou explicar o que fazem e para que servem

Em primeiro temos os modos de cena como desporto retrato paisagem contra-luz etc(varia de camara para camara)

Em segundo temos o modo video que é representado por uma camara de video e serve para gravar video

Temos tambem o modo Auto e programa, aqui as principais diferenças sao as seguintes. Em auto nao da para escolher nada a maquina faz tudo inclusive escolhe se vai disparar com flash ou nao
No modo programa a maquina ajusta o tempo de exposiçao e a abertura mas deixa-nos escolher se usamos ou nao flash e deixa-nos escolher o valor ISO e a exposição(nao confundam exposiçao com tempo de exposição). Da tambem para escolher o balanço de brancos e o estilo de foto(dependendo de maquina para maquina) que da para escolher fotos em sepia ou preto e branco etc.

De seguida e aqui é que as coisas ficam bonitas temos os modos Tv Av e M

O modo Tv é o modo chamado prioridade ao tempo de exposição.
O que é o tempo de exposição?
É o tempo que a maquina vai demorar a tirar a foto. ou seja o tempo que o sensor vai estar a registar a imagem. Quanto maior o tempo de exposição maior a quantidade de luz que vai entrar no sensor. Vamos ver da seguinte forma se a foto tiver um tempo de exposição de um segundo significa que o sensor registou a fotografia durante um segundo ou seja entrou luz durante um segundo e entrou mais luz do que se a fotografia tivesse um tempo de exposição de 0.5 segundos. Isto é bom para fotos nocturnas, quanto maior o tempo de exposição maior vai ser a claridade da foto. Tempo normal na camara varia entre 1/4000 segundos e 30 segundos.
Porque é que as imagens de noite ficam tremidas?
porque no modo auto a maquina como percebe que existe pouca luz vai aumentar automaticamente o tempo de exposição e depois podemos ver isto como uma sobreposição se a maquina estiver completamente parada durante esse tempo a maquina vai registando a todas as fracções de segundo uma imagem e depois a fotografia vai ser a sobreposição de todas as imagens. De uma maneira simples se a maquina estiver com tempo de esposição de 1 segundo a maquina vai sobrepor 1000 imagens se for de 2 segundos vai sobrepor 2000 imagens se a maquina se mexer durante uma dessas 2000 imagens a sobreposição ja nao fica uniforme. ou seja se tirarmos uma foto de noite sem tripe e estiver uma lampada na fotografia  e se mexermos a maquina essa mesma lampada vai aparecer na foto nao uma vez mas 6 ou 7 ou8 vezes dai as fotos ficarem desfocadas. Para perceberem isto podem ver este video sobre lightgraff que sao grafitis com luz utilizando tempos de exposiçao elevados como a maquina ta sempre a registar a luz que entre a medida que vao passando as luzes a frente da maquinha a maquina vai desenhando com essa luz.O mesmo acontece com os rastos de agua no mar e com os rastos de trafego a noite.


Vejam este video sobre lightgraf para perceberem melhor
TalkTalk Light Graffiti Tutorial


Av é prioridade a abertura e isto faz aquelas fotos com fundo desfocado. Quanto menor for a abertura mais desfocado fica o fundo como podemos ver aqui nesta comparação a da esquerda tem uma abertura de f22 e a da direita de f5.6 e podemos ver que a da direita tem o fundo mais desfocado

 A ter em atenção que quanto maior a abertura menos a quantidade de luz que entra na maquina. Parece contraditorio mas nao é isto leva a que maiores aberturas tenho tempo de exposição mais curtos e maiores aberturas tenham tempos de exposição mais longos.

De seguida o modo M que é manual que conjuga os 2 ultimos ou sejada para alterar a abertura e o tempo de exposição para termos a foto a nossa maneira. como neste caso a maquina nao tem controlo nenhum sobre a foto ha uma questao. na prioridade a abertura a maquina vai aumentar ou diminuir o tempo de exposiçao para a foto ficar com a claridade ideal e com a prioridade ao tempo de exposição a maquina vai automaticamente alterar a abertura neste modo manual a maquina nao faz nada ou seja teem de ser voces a controlar a claridade. Para isso teem de olhar para o indicador do nivel de exposição que é tipo uma fita metrica que aparece no ecra que normalmente vai de -2 a 2 e vao alterando o tempo de exposição e a abertura ate aparecer o traço no meio ou seja no 0.

Nas maquinas tambem tempos o modo A-DEP que é profundidade de campo automatica ou seja é um modo automatico em que a maquina nao analiza apenas os pontos de foco mas tambem os pontos despofados e escolhe a melhor maneira para fotografar.

As novas canon teem o modo CA que é o modo creativo onde é muito mais facil fazer isto tudo a maquina apenas da a escolher se querem a imagem clara ou escura com fundo desfocado ou focado e pronto. O básico é isto

Mostrando isto na pratica
Para criar o arrasto do conta rotaçoes do laguna em manual tirei uma foto com tempo de 1/10 segundos e abertura de f5

como veem tem pouco arrasto entao aumentei o tempo de exposiçao para 1 segundo mantendo a abertura

Esta melhor agora mantendo o tempo de exposiçao vamos ver o que acontece se alterar a abertura de f5 para f20

Como veem ficou muito escura se eu mantiver esta abertura de f20 mas aumentar o tempo de exposiçao para 8 segundos fica mais clara

Agora com as luzes ligadas se eu tirar a foto com o tempo de 1 segundo e abertura de f32(máximo) a foto fica escura e mal da pa ver o arrasto do ponteiro

Mas se eu mantiver um segundo no tempo de exposição e alterar a abertura para o minimo naquela altura que era f5(o minimo e maximo sao variaveis consoante a objectiva e o tempo de exposiçao) voila ficou fantastica



Logo a noite colocarei ca outro post que vai ser o primeiro com dicas e vai ser sobre foto a noite:D. Façam perguntas:D
« Última modificação: 17 de Novembro de 2010, 16:41 pm por FabioLopes »

Offline Gerimbeta

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 830
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #6 em: 17 de Novembro de 2010, 16:53 pm »
 :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:
Se algum dia alguém te atirar uma pedra, mostra que és diferente, atira-lhe um tijolo.

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #7 em: 17 de Novembro de 2010, 18:04 pm »
parabens , excelente topico de ajuda

MRC

  • Visitante
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #8 em: 17 de Novembro de 2010, 19:54 pm »
Muito bom tópico... 8)

Eu tenho ali a minha reflex baratinha, uma Nikon D3000 com a objectiva de origem (18-55mm), e uma outra de longo alcance (70-300mm) e estou a começar a apanhar-lhe o jeito...

Estou a ver que o próximo investimento será um tripé, porque fotos decentes com a objectiva de longo alcance sem o mesmo é para esquecer...  :shocked:

Neste momento nao precisas de despender muito dinheiro para um tripe. Pensa para que queres o tripe. Se for para utilizaço em ruas em casa ou na praia ou assim compra uma coisa barata tipo os vivitar na fnac por 40 euros compras um tripe porreiro  pensa se queres andar com ele sempre ou so algumas vezes tem em conta o tamanho para transporte. Se quiseres um tripe para meter no meio dos rios correntes ou para levar para a serra e assim investe mais. Compra um tripe pesado tens a opção dos manfrotto mas sao caros custam a volta de 200€  depois tens os ultra leves que servem para tudo como o meu vanguard. 90€ na fnac é resistente leve tem uma boa cabeça e é ideal para transportar. Tambem tens a opçao dos gorillapod

Obrigado pela dica! ;) Tenho de ver o que o pai natal me dá :)

Offline ABSPower

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 1231
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #9 em: 18 de Novembro de 2010, 13:32 pm »
PARABÉNS!!!!!!

Excelente tópico.

Vou ficar um seguidor assiduo deste tópico. Pois gosto muito de fotografia. Mas não precebo nada destas técnicas.

Obrigado

 :happy: :happy: :happy: :happy:

Renault Megane Break II Fase II 1.5 DCI 105 cv 6 Speed - DYNAMIQUE S - Preta - 2007 - XX-DF-XX

Offline hetfield

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 360
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #10 em: 18 de Novembro de 2010, 15:27 pm »
Parabéns mesmo. Grande Topico. Obrigado pela tua partilha de conhecimentos!!!
Continua o bom trabalho!!

Obrigado
Clio dCi 105

Offline depx

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 4354
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #11 em: 18 de Novembro de 2010, 16:06 pm »
Excelente post. :happy:
Também vou seguir este tópico atentamente para ir ficando com umas luzes de como programar a máquina fotográfica para as mais diversas situações.
Obrigado pela partilha. :wink:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline FabioLopes

  • FábioLopes
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Penacova
  • Mensagens: 388
  • Garagem : Clio 2-2 1.5dCi | Laguna 2-1 1.9dCi | Honda CBF125
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #12 em: 19 de Novembro de 2010, 01:09 am »
Pessoal venho aqui agradecer o vosso apoio e para dizer que vou dar o meu melhor para que quem seguir este post va "aprendendo" alguma coisa ou pelo menos tirar as duvidas que teem acerca deste fantastico mundo da fotografia. Hoje nao deu pa vir aqui tive uns problemas pessoais para tratar mas amanha a tarde aqui estarei com um novo post. Amanha vou fazer um post sobre como tirar boas fotos de noite;)

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #13 em: 19 de Novembro de 2010, 01:16 am »
Ora aí está uma boa dica.
Fotos nocturnas  :grin:

Tens feito disto um óptimo tópico, desde já agradeço-te o esforço  :smiley:

Eu inclusive, estou a aprender imenso com isto.

Ainda desenterro a minha reflex analógica só por causa disto  :laugh:

Offline FabioLopes

  • FábioLopes
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Penacova
  • Mensagens: 388
  • Garagem : Clio 2-2 1.5dCi | Laguna 2-1 1.9dCi | Honda CBF125
Re: Fotografia artistica(explicaçoes dicas truques e questoes)
« Responder #14 em: 19 de Novembro de 2010, 01:46 am »
Acho que deves;) Apesar da fotografia digital se ter apoderado do mercado fotografico actual, a fotografia analogica esta a conseguir manter os seus seguidores e a criar cada vez mais. Talvez devido ao facto de ser o puro, o original, tirar uma foto analógica e revela-la tem muito mais significado que tirar 20 fotos digitais. Talvez porque o analogico é uma coisa mais fisica mais emotica enquanto na foto digital se te enganares numa foto apagas e tiras de novo na fotografia analogia é exigido muito mais perfeição e isso torna-a mais emotiva. Se tens a maquina sugiro-te que a vas "desenterrar" e atira-te a ela;)

não é permitido fazer duplos posts , agradecemos que os evite
Foto nocturna

Ora aqui está o bicho de 7 cabeças de muita gente. Concertesa que todos ja reparámos que as fotos de noite tendem a ficar "tremidas" isto deve-se a seguinte facto. As nossas maquinas em modo automatico sabem que está escuro e vao ter de utilizar tempos de exposição maiores e tal como expliquei no ultimo post com tempos de exposiçao grandes temos de ter a maquina completamente quieta. isto leva-nos ao material essencial para foto nocturna que é como é obvio um tripé. Caso nao tenham um tripe podem sempre valer-se de um corrimao ou um banco de jardim ou uma grade enfim aqui o que conta é a tecnica conhecida do "desenrasque" :tongue:

Depois de termos a nossa máquina quietinha vamos tratar das escolhas a fazer na maquina em si. Nas reflex e bridge começamos por por a nossa maquina no modo Tv ou no modo Manual onde vamos começar por ajustar o tempo de exposiçao lembrem-se que quanto maior mais clara vai ser a foto:) no caso de meterem em manual lembrem-se de contrabalançarem sempre o tempo de exposição com a abertura para que fique tudo certinho. Lembrem-se que quanto maior a abertura mais escura fica a foto. De seguida o segredo é ir fazendo experiencias ver qual a foto que fica melhor alterando os valores:D
Ha que ter cuidado ao carregar no botao para fotografar e isso leva-nos ao segundo acessorio que é um controlo remoto por fio ou sem fio ajuda a minimizar o movimento ao carregar no botao para fotografar. tambem podem utilizar o temporizador se nao tiverem um RC.

Vejamos o exemplo
Começo por tirar a foto em modo Tv com um tempo de exposição de 1/10 segundos e como podemos ver a foto ficou...(não ficou) :angel:

Depois alterei o tempo de exposição para 3,2 segundos e ficou muito melhor:D mas a foto ficou tremida...isto deve-se ao facto de ter carregado no botao de disparo na camara e ela moveu-se.

De seguida com o controlo remoto sem alterar definiçoes nenhumas na maquina finalmente a foto ficou boa:)

aqui esta o bicho para servir de exemplo

Depois temos a criatividade podem exprimentar nos carros e objectos fotografados "pinta-los" com luz como fiz nesta foto

Para isto usei uma mini lanterna de led e este tipo d lanternas sao boas para lightgraff(que vou falar mais a frente)

Uma questao a ter cuidado é luzes fortes em ambiente muito escuro que é o caso desta foto em que vemos que a zona onde está a luz fica muito clara nao se notando nada nessa zona.


Outras coisas a ter em vista sao os flashes. Algumas dicas. Em ambientes escuros em fotografias a mais de 15 ou 20 metros de distancia nao utilizem flash pois a foto simplesmente vai ficar preta. Em fotos interiores se tiverem uma reflex com um flash externo virem-o para cima e usem os difusores ou se nao tiver um papel branco por detraz do flash. isso evita que a foto fique toda branca sem sombras. Se vira-mos o flash para cima ficamos com uma foto natural com cor e sombras reais. Se nao tiverem uma reflex podem usar uma tecnica muito simples. Com um pequeno espelho ou com um ecra dos telemoveis touch screen que é grande coloquem-o a frente do flash com um angulo de 45º virado para cima de maneira a que toda a luz seja reflectida para cima:) faz o mesmo efeito que o flash externo.(mais a frente meto um post sobre utilizaçao correcta de flash e explico melhor tudo isto)

Por hoje vou andando que vou finalmente regressar aos meus tempos de DJ e vou fazer uma noitinha numa discoteca aqui da zona e ainda tenho de preparar umas cenas. Boa noite a todos;)


EDIT: Ja agora amanha a tarde volto ca postar mais uma coisita. Amanha vou explicar como fazem aquele efeito de nevoeiro na agua no mar;) entre outros assim no genero;)
« Última modificação: 19 de Novembro de 2010, 18:37 pm por FabioLopes »