Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 252155 vezes)

Offline carlosjcm

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #60 em: 17 de Julho de 2013, 11:30 am »
Mas existem carros antes de 2011 e têm FAP caso da carrinha do Artur!!!!

Offline pjrcampos

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #61 em: 21 de Outubro de 2013, 22:27 pm »
Viva,
Comprei uma Laguna III 1.5 dci de 07/2011, e no sábado fiquei parado na estrada... :( De repente apareceu a mensagem "Perigo gripagem motor", e  o motor desligou-se, não deixando fazer mais nada. Depois de reboque, ligado à máquina, deu avaria no FAP. Isto foi na Bosh Car Service. Disseram que fizeram uma regeneração, mas que o melhor era tirar o FAP e fazer uma limpeza, pela módica quantia de 590€... Fui logo buscar o carro!... Não fiquei convencido. O problema é que tenho medo que volte a acontecer, e parece-me absolutamente anormal isto ter acontecido, até porque a carrinha tem 124000 Km, logo, muita autoestrada...
O que poderá ter acontecido? Apenas a tenho há uma semana, nem tive tempo de a apresentar aqui, e já com um problema destes... :(
Obrigado pela ajuda...
Abraço a todos!

Offline Gonçalo

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #62 em: 22 de Outubro de 2013, 01:55 am »
Isso dos 124 mil querer dizer que fez muita autoestrada é um pouco relativo... Vai á renault e que liguem á clip.
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline carlosjcm

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #63 em: 31 de Outubro de 2013, 09:43 am »
Vou tirar aqui uma duvida, dizem que retirando a FAP, o consumo diminui, no entanto megane III com 110cv sem FAP e comparando com o meu com FAP, consigo fazer melhores consumos com o sem FAP, a pergunta é reduz assim tanto o consumo?

Offline Rui

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #64 em: 03 de Janeiro de 2014, 12:01 pm »
Início do ano, tempo para o balanço de pouco mais de 3 anos e meio de convivência com um carro equipado com FAP.

Para os que não sabem, trata-se de um Mégane III Sport Tourer, equipado com o 1.5 dCi de 90cv.
Neste momento o carro conta com quase 48.000 km.
Já foi referido neste tópico, por mim e por outros users, que uma das particularidades do sistema no 1.5 dCi, reside no facto de existir um 5º injector aplicado no filtro, injector esse que evita que os outros 4 despejem gasóleo à bruta para a camara de combustão (para aquecer a linha de escape e assim fazer a regeneração). Um dos problemas das regenerações com sistema sem este injector adicional, reside na possibilidade de o gasóleo em excesso poder escorrer para o cárter e assim contaminar o óleo e também fazer subir o seu nível.
Pois bem, pegando neste assunto do óleo, nunca notei nada disso de contaminações, porque não se coloca neste motor. O consumo de óleo é perfeitamente normal e ao contrário de outros motores com FAP, o nível desce ao contrário por exemplo de um Mazda 6 de um colega meu. (só para chatear o gajo, até lhe digo que o motor do carro dele é espectacular, porque em vez de gastar óleo, acaba por o fazer nascer) :laugh:
Agora focando a atenção no mito de que carro com FAP não pode ser usado em ambiente urbano. Uma das coisas que mais vezes é referida, é que com um motor com FAP, tem que todas as semanas ir pelo menos uma vez fazer uma tirada em AE, para "limpar" o dito cujo. Pois bem, para os motores que não possuem o sistema do 1.5 dCi, admito que causa alguns constrangimentos, mas neste caso é a mais pura especulação.
O meu percuso casa-trabalho + trabalho-casa resume-se a 8+8 km.Apesar de me deslocar de uma localidade para outra (com mais uma pelo meio), o percuso é urbano pois quando não é mesmo no interior de localidades, as ligações são feitas em estradas que têm coisas espectaculares como semáforos e rotundas a pontapé. No inverno esta deslocação de 8 km, na maioria dos casos nem para o motor aquecer serve. A juntar a isto, por vezes ao fim de semana nem anda. Resumindo, tudo condições ideais para "entupir" o FAP.
Se já fez regenerações? Claro que sim, pois nenhum FAP "aguenta" quase 48.000 km sem que tal aconteça. E agora de que forma é que estas são "sentidas"?
Um incremento muito ligeiro na rotação do motor, idêntico ao que se nota quando o AC está desligado e alguém o liga. A ventilação do radiador também fica activa durante a regeneração e o motor altera muito ligeiramente o seu trabalhar. De resto não se nota mais nada.

Cuidados que tenho com o sistema?
Rigorosamente nada. A Renault diz que o óleo é para 30.000 km ou 2 anos. Mudo todos os anos porque acho que 2 anos para o óleo é abusar. Gasóleo é do que calha, normalmente é o mais barato que me aparece.
Nunca chateou, mas óbviamente é mais uma peça que pode avariar.
Mitos de que o FAP só dura 2 ou 3 anos, como já ouvi por aí, neste caso o da minha sucata já deve alguns meses à prensa.

Volto a dizer que é O FAP e não A FAP. É um filtro e não uma "filtra". :laugh:

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Offline energyprivilege

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #65 em: 03 de Janeiro de 2014, 13:36 pm »
Pois Rui, tens toda a razão, porque o teu carro tem um sistema de FAP muito bem, eu por exemplo se ainda tivesse no focus, ja tinha tido chatice, com percursos de 2-3km e depois a noite mais um 7 para cada lado.... isto em zonas com semáforos a faratazana , rotundas, tanto que na maioria das vezes o top speed é de uns espetaculares 50 km hora....

Agora, nem tudo pode correr mal, nem tudo pode sair carro problemático, mas mais uma vez se prova que o sistema da Renaults é dos melhores do mercado...
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Offline Erbium

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #66 em: 24 de Janeiro de 2014, 14:15 pm »
uma das particularidades do sistema no 1.5 dCi, reside no facto de existir um 5º injector aplicado no filtro
(...)
Se já fez regenerações? Claro que sim, pois nenhum FAP "aguenta" quase 48.000 km sem que tal aconteça. E agora de que forma é que estas são "sentidas"?
Um incremento muito ligeiro na rotação do motor, idêntico ao que se nota quando o AC está desligado e alguém o liga. A ventilação do radiador também fica activa durante a regeneração e o motor altera muito ligeiramente o seu trabalhar. De resto não se nota mais nada.
Ou seja, este sistema regenera quando precisa (injeta gasoleo no filtro com o tal injetor) mesmo que o motor esteja frio?

Offline Rui

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #67 em: 24 de Janeiro de 2014, 14:20 pm »
Exactamente. Já senti isso pelo menos por 3 vezes. Mas não é logo quando se liga o motor. O sistema deve "aguentar" até que a temperatura suba um pouco.
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Offline Sls a GPL

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #68 em: 25 de Janeiro de 2014, 18:56 pm »
Eu julgo que o sistema só deve fazer a regeneração quando é atingida uma temperatura suficiente para fazer a combustão do diesel, caso contrario seria necessário ter uma resistência para aquecer o diesel até ao ponto em que ele entra em combustão.

Offline energyprivilege

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #69 em: 25 de Janeiro de 2014, 21:25 pm »
Rodinhas, depende do sistema quando tinha o FAP no focus mesmo a frio la começava a ouvir a ventoinhas a trabalhar....
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Offline Sls a GPL

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #70 em: 26 de Janeiro de 2014, 00:47 am »
Sim, mas a temperatura a que saem os gases não é a mesma que o motor (bloco) atinge. Os cases podem sair na casa dos 600ºC em plena carga, enquanto o bloco (temperatura da agua) anda na casa dos 90ºC.
Mesmo que tenhas acabado de ligar o carro a temperatura dos gases é sempre mais elevada que o do motor.
O diesel tem o seu ponto de fulgor > 38ºC e o ponto de auto ignição aos 210ºC.

Offline energyprivilege

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #71 em: 26 de Janeiro de 2014, 02:11 am »
Mas eu ainda tinha aditivo para juntar ao gasóleo para queimar e não acho que as coisas sejam assim tão lineares rodinhas, mas como também não tenho dados mais concretos, não vou dizer que a tua teoria não está incorrecta, antes pelo contrário ate tem toda a lógica ;)
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Offline Sandro81

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #72 em: 26 de Janeiro de 2014, 14:31 pm »
Antes de mais boas a todos, visto ser novo aqui no forum, desde já agradeço a possibilidade que me é dada para esclarecer algumas dúvidas.
Agora directo ao assunto que me trás por cá, ando de olho numa carrinha Mégane II de Julho de 2008 versão extreme, 1.5dci de 105cv (pelo menos é o que me diz o vendedor). A minha dúvida é se ela já terá a tal dita fap ou não.
No vidro de trás já tem o autocolante verde a dizer ''ECO2'', não sei se isto ajuda... Pelo que já li, as motorizações 1.5dci de 105cv não vêm com fap, mas como poderei confirmar isso? Já agora, as versões com 85 cv também não estão equipadas com fap certo?

Offline MaNeL

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #73 em: 26 de Janeiro de 2014, 14:36 pm »
certo e certo, não tens fap

Offline Sandro81

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Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #74 em: 26 de Janeiro de 2014, 14:44 pm »
E como poderei confirmar a veracidade em relação aos cv? Sei que os motores de 90 e 110 cv já tem fap... Actualmente todos os renault a diesel já vêm equipados com fap e têm o dito autocolante ECO2 no vidro, isso não quer dizer nada? Em modelos de 2008 ou anteriores poderá haver o''risco'' de existência de fap?