Autor Tópico: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc  (Lida 252152 vezes)

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #75 em: 26 de Janeiro de 2014, 19:36 pm »
ECO2 explicado aqui: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6216.0

Motores 1.5 dCi com FAP só apareceram no Megane III.

Volto a dizer que é O FAP e não A FAP. É um filtro e não uma "filtra". :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #76 em: 30 de Maio de 2014, 16:43 pm »
Boas tardes a todos.
Agradecia, se possível, que me esclarecessem uma dúvida.
Estou para adquirir brevemente uma Megane usada a gasóleo de 110CV, de 2010 ou 2011, ainda não está decidido. Após ler todo este tópico - acho que li mesmo tudo - fiquei mais descansado quanto ao FAP nas Megane.
Esta carrinha deverá estar parada em casa a maior parte do tempo.
Em princípio fará algumas saídas ao fim de semana e uma a duas vezes por semana fará uma deslocação de 17,5km de manhã e outra à igual à noite, a uma média de 80km/h.
Pelo menos uma vez por mês deverá fazer uma deslocação superior a 70km.
Isto é baseado nas minhas deslocações actuais.

Agora o vosso pedido de opinião.
Com este tipo de utilização poderá ser arriscado ou dispendioso, em termos de FAP, adquirir este carro?

Obrigado

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #77 em: 30 de Maio de 2014, 16:47 pm »
Eu acho que é um erro tremendo comprar um carro a diesel com uma utilização dessas. Vai andar a fazer revisões por tempo e não por quilómetros. O FAP não será grande problema.

Offline samuelc

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 447
  • Garagem : Clio 1.2 16V - 2004
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #78 em: 30 de Maio de 2014, 16:52 pm »
Mesmo, se vais apenas esse uso à carrinha não compensa o preço da manutenção que tens em comparação com a gasolina.

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #79 em: 30 de Maio de 2014, 17:12 pm »
Para essa quilometragem compra a gasolina (1.4 TCE 130cv). É mais barato para comprar e para manter. Comprar a diesel só compensa se fizeres mais de 20.000km/ano, o que com esses números que mencionaste (cerca de 5000km/ano) não compensa.
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #80 em: 30 de Maio de 2014, 19:14 pm »
O FAP, tal como já foi dito não é problema.
A gasolina um Mégane III?
Boa sorte para arranjares um desses. Isso é bicho raro.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #81 em: 30 de Maio de 2014, 19:41 pm »
Por acaso foi uma coisa que não me lembrei Rui, o 1.4 TCe é mesmo bicho raro por cá. Só vejo 2 à venda na net e são coupé
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline energyprivilege

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Mensagens: 3175
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #82 em: 01 de Junho de 2014, 15:08 pm »
Eu tenho um grande amigo que tem dos poucos exemplares de uma megane break 1.4 tce 130cv e anda muito.....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #83 em: 01 de Junho de 2014, 18:35 pm »
Para essa quilometragem compra a gasolina (1.4 TCE 130cv). É mais barato para comprar e para manter. Comprar a diesel só compensa se fizeres mais de 20.000km/ano, o que com esses números que mencionaste (cerca de 5000km/ano) não compensa.

A minha ideia era mesmo comprar um a gasolina. Se encontrasse. E segundo sei mesmo novo por cá já não há. Foi substituído pelo 1.2 TCE.

Offline Yorabazz

  • Yorabazz
  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 7
  • Renault Scenic 1.5 DCI 110
  • Garagem : Renault Scenic 1.5 DCI 110
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #84 em: 27 de Setembro de 2014, 17:57 pm »
Olá.

Preciso de vossa ajuda e dicas.

Tenho uma Scenic de 2009 (último modelo) com o motor 1.5 DCI 110. Tem cerca de 90000kms.

Desde hoje de manhã que aparece no CB a seguinte mensagem: STOP - Perigo de gripagem do motor.

Não noto nada de diferente no motor, desenvolve bem, não faz barulhos estranhos, todas as tubagens aparentam estar bem, vi o óleo e líquido radiador, tudo ok.

Há 2 semanas atrás, após aparecer outra mensagem, desta vez a pedir para verificar os injetores, fui a uma oficina Bosch em Lisboa (a que costumo recorrer nos últimos anos) e levou 4 injetores novos e foi efectuada a regeneração do FAP. Total de 550€. Agora aparece esta mensagem. Conduzi o carro durante 20 kms e voltei a Lisboa, onde vivo.

O carro costuma fazer cidade durante a semana, cerca de 15 kms/dia e no fim de semana faço mais kms e auto-estrada.
Pedro

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5679
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #85 em: 27 de Setembro de 2014, 18:04 pm »
Boas. 4 injectores e regeneracao de FAP por 550??? Novos???
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #86 em: 27 de Setembro de 2014, 18:58 pm »
Essa mensagem é por causa do FAP. Precisa de fazer a regeneração forçada. Já levei para a Renault uma Megane III 1.5 dCi por causa disso e a única coisa que fizeram foi a regeneração.
Pode ser causado pelos kms que são feitos durante a semana, que podem não chegar para o sistema funcionar correctamente. Se não existirem condições para a regeneração ser feita correctamente pelo carro, o sistema não funciona bem, o que manda uma mensagem de erro para a centralina (a que te aparece agora), obrigando a fazer uma regeneração forçada.
Tenta fazer mais kms por dia (pelo menos até o motor ficar quente, para que o sistema faça a regeneração)
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5679
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #87 em: 27 de Setembro de 2014, 19:00 pm »
Ou retirar a FAP :P
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline thegt4man

  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Los Angeles - Felgueiras
  • Mensagens: 1031
  • Garagem : E39 M5 (US)
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #88 em: 27 de Setembro de 2014, 19:36 pm »
Também dá. :)
YOU HAVE ONE LIFE. GO LIVE IT!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Fap - problemas, regeneração, duvidas, etc
« Responder #89 em: 27 de Setembro de 2014, 21:39 pm »
Ou retirar a FAP :P

A ou O ?
é um FAP ou uma FAP ?