No 2.0 não sei.Nos 1.5 e 1.6 dCi não está prevista qualquer substituição.
Filtro de partÃculas Eles não gostam da cidade. Desde 1 de Janeiro de 2011, o FAP é necessário nos novos diesel. Este benefÃcio para o meio ambiente pode se tornar uma armadilha para você se tem uma utilização maioritariamente urbana. Explicação, FAP ou DPF foi concebido para armazenar partÃculas tóxicas resultantes da combustão incompleta do gasóleo e queima-las quando estiver cheio. A esse processo dão o nome de regeneração. Para fazer isso, os fabricantes fazem desencadear uma injecção adicional muito tarde no ciclo de combustão. Esse combustÃvel vai queimar-se no filtro, eliminando, assim as partÃculas. Este processo leva apenas 20 minutos. Mas na cidade, a baixas velocidades, o escape apenas atinge a 400 ° C, ao passo que são necessários pelo menos 600 ° C para queimar as partÃculas. Neste caso, quando a DPF está cheio, a electrónica multiplica injecções tardios para tentar regenerar o filtro. Além de aumentar o consumo, o diesel adicional injectado pode acabar por condensar nos cilindros e terminar no óleo, o que reduz a sua lubricidade. Se você quase nunca deixar a cidade vai precisar de reduzir os intervalos - à s vezes a cada 1500 km -. Entre mudanças de óleo (entre 60 e 100 €)Na pior das hipóteses, o diesel pode causar o aumento significativo do nÃvel de óleo o que pode levar ao motor a entrar autocombustão o que pode levar a sua destruição. (custo de mais de € 5.000). Para evitar esses problemas quando o computador do motor não é capaz de regenerar o filtro de partÃculas, acende uma luz indicadora simbolizando o filtro no painel. Neste caso, não desliguem o seu motor, tentem circular a uma velocidade alta, a cerca de 100 km / h, a 2.000 r / min, até à extinção da luz, o que significa o fim da regeneração. Se a luz não se desligar, vá ao seu concessionário para uma regeneração forçada (70 €) ou limpeza "mecânica" (remoção e limpeza de pressão, 150 €), ou uma mudança na FAP (500 a € 3.000) serão os custos de manutenção e reparação pois elas serão sempre da sua responsabilidade, ainda que o carro esteja na garantia pois a maioria dos fabricantes considera que você não cumpriu as suas recomendações e instruções. Nos motores HDi, a PSA utiliza um aditivo que, adicionado ao combustÃvel, reduz a temperatura de combustão da fuligem de 650 a cerca de 400 ° C, o que elimina este problema da utilização em cidade mas o seu preço é alto e não se admire de gastar 250€ para atestar o depósito do aditivo. Outra solução adoptada por alguns fabricantes é usar um injector adicional dedicado à s injecções finais, localizado directamente na linha de escape (dCi Renault, Ford 2.0 TDCi). Se isso não resolver o problema de temperaturas muito baixas, pelo menos não há contaminação do óleo com diesel.