Autor Tópico: Consumo de óleo  (Lida 1850 vezes)

Offline 2 lagunas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Laguna 99 1.6GPL e 1.9dci 05
Consumo de óleo
« em: 05 de Abril de 2020, 19:42 pm »
Boa pessoal. Rodei cerca de 1200km e percebi que o carro Mamou 2l de óleo 5/40. Comprei este laguna 2005 1.9 120cv com 230mil km.
Esse carro tinha o turbo partido. Troquei o Core, limpei o intercooler, troquei óleo e filtro, etc. Esses dias verifiquei que o óleo estava a meio e completei. O carro está a puxar muito bem, já não larga muito fumo preto, ainda mais com turbo novo. O que poderia ser esse consumo excessivo de óleo? Outra situação, era o consumo de gasóleo. Fiz 580km com 40L de gasóleo do pingo doce . Santarem/serra da estrela/Santarém. Ida a 140km/h e volta a 120km/h com controle de velocidade ativado. O consumo está excessivo?
Obrigado a todos que puderem me ensinar sobre este carro.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Consumo de óleo
« Responder #1 em: 05 de Abril de 2020, 20:18 pm »
Boas... A minha também gosta de baixar o nível da vareta mas tenho notado que desce mais depressa de cheia até meio do que de meio até ao mínimo mas a minha está com fuga no retorno de óleo do turbo pelo que pode até nem ter nada a ver... Vai controlando isso...
Quanto aos consumos fizeste média de 6.9l/100 que sem ser um primor de média (estou a fazer 6.2 sem ar condicionado ligado) para o peso do carro não é assim demasiado.
Cumprimentos

Offline 2 lagunas

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Laguna 99 1.6GPL e 1.9dci 05
Re: Consumo de óleo
« Responder #2 em: 05 de Abril de 2020, 20:47 pm »
Muito obrigado André. Li também por aqui, que pode ser a válvula egr muito suja, a não fazer o óleo voltar para o Carter. Vou tentar limpa-la próximo fim de semana. Já sobre consumos pensei que fazia bem menos uma vez que já possui câmbio de 6 velocidades.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Consumo de óleo
« Responder #3 em: 06 de Abril de 2020, 13:17 pm »
Não esperes milagres apesar da caixa estás a arrastar uma sala de estar estrada fora é muito peso podes fazendo como eu fazer 6.2 eu não consegui menos embora em autoestrada tenha tendência a baixar médias a 130.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo de óleo
« Responder #4 em: 06 de Abril de 2020, 18:24 pm »
A essas velocidades, ficam admirados com os consumos e consumo de óleo?
Eu não  :laugh: :laugh:
As essas velocidades, é óbvio que vão gastar muito, medias mais aceitáveis, só a 90km/h e é para ir descontraído e sem pressas, o stress faz com que se gaste mais porque carregamos mais no acelerador.
Cruise control é bêbado, se querem poupar combustível, é fazer uma melhor gestão da caixa de velocidades e pedal do acelerador.
O consumo de óleo é normal principalmente a grandes rotações, para mais como carro com alguma idade, já há desgaste nos segmentos, turbo, vedantes de válvulas, perdas de compressão, etc tudo contribui.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Consumo de óleo
« Responder #5 em: 07 de Abril de 2020, 01:04 am »

Não te querendo tirar razão neste caso o regime "mais económico" do motor situa se algures entre as 1900rpm e as 2200 antes ou depois disto ou não tem força ou está a puxar asseria neste motor/caixa este regime em 6a situa se sensivelmente entre os 110/120 e é aqui que este faz os melhores consumos... Por exemplo a 2 meses fui e vim ao Porto (moro a 100km) e ainda dei umas voltas embora não muitas (total viagem cerca de 260km) por cerca de 17 € reais de combustível (atestar até à pistola saltar reatestar no fim) isto a rodar em AE a 120/130 com o cruise control. No meu trajecto diário para o trabalho e casa realizo cerca de 40 km dia em regime misto por nacional e rara é a semana que consigo fazer por menos de 25 ou 30 euros e na realidade até acabo por fazer menos km mas por mais que tente optimizar o acelarador e passagens de caixa nunca consegui fazer uma semana completa por menos de 25 euros e lá está até acabo por normalmente fazer menos km que nessas viagens, mas lá está a repro também me pode estar a fazer gastar mais em regimes mais baixos para beneficiar nos mais altos.
« Última modificação: 07 de Abril de 2020, 21:45 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Consumo de óleo
« Responder #6 em: 07 de Abril de 2020, 21:53 pm »
O cruise control, não é eficiente, porque mantém sempre a velocidade constante, quer seja a subir ou a descer, e isso acaba por aumentar o consumo. Se fores tu a controlar consegues poupar, principalmente nas descidas e controlas melhor as subidas, reduzindo a aceleração necessária se compensares antes do inicio da subida, coisa que o cruise control não consegue fazer.

Depois na condução normal, é preciso aprender a aceleração necessária para conseguires andar À velocidade pretendida com o menor consumo. Se usares o cb no consumo instantâneo ajuda a aprender.