Autor Tópico: GPL- Última hora  (Lida 115691 vezes)

Offline Bzidroglio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
  • Mensagens: 60
GPL- Última hora
« em: 07 de Outubro de 2011, 17:38 pm »
O Ministro da Economia acabou de anunciar que no plano de alteração do sector dos transportes públicos, VAI PERMITIR o estacionamento de veículos GPL em parques subterrâneos.  :happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy: :happy:
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Xmarine

  • Visitante
Re: GPL- Última hora
« Responder #1 em: 07 de Outubro de 2011, 17:41 pm »
Com 30 anos de atraso mas chegou....


Offline Bzidroglio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
  • Mensagens: 60
Re: GPL- Última hora
« Responder #2 em: 07 de Outubro de 2011, 17:42 pm »
Com 30 anos de atraso mas chegou....

FOI!!! Esperemos que no pacote de alterações legislativas (e leva a crer que sim) venha o fim do TÓ-colante
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline Brunof22

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 3265
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
Re: GPL- Última hora
« Responder #3 em: 07 de Outubro de 2011, 18:29 pm »
Com 30 anos de atraso mas chegou....

FOI!!! Esperemos que no pacote de alterações legislativas (e leva a crer que sim) venha o fim do TÓ-colante

Isso é que era, parece descriminação...em compensação deve aumentar o preço do Gas nas gasolineiras...

Offline talabitola

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 102
Re: GPL- Última hora
« Responder #4 em: 07 de Outubro de 2011, 19:05 pm »
A notícia é boa para quem tem GPL, no entanto há questões de segurança que deveriam preocupar todos os utilizadores desses parques.
Será que vai ser obrigatório haver ventilação/extracção de ar junto ao piso? Para o bem de todos, espero que sim.
Megane 2 1.5dci 80cv 2003

Xmarine

  • Visitante
Re: GPL- Última hora
« Responder #5 em: 07 de Outubro de 2011, 19:16 pm »
A notícia é boa para quem tem GPL, no entanto há questões de segurança que deveriam preocupar todos os utilizadores desses parques.
Será que vai ser obrigatório haver ventilação/extracção de ar junto ao piso? Para o bem de todos, espero que sim.

Bem...se pensarmos bem...

Um carro a gasolina ou diesel, quando está muito calor também libertam muito...imenso vapor de gasolina ou diesel. Julgo que a legislação já prevê que os parques tenham ventilação adequada para isso.

No caso do GPL. O sistema é muito mais estanque. mas ha 2 tipos. Os carros mais modernos utilizam injectores próprios para GPL, O que é optimo pois não ha nenhuma fuga.

Nos carros (ou sistemas de GPL) mais antigos, o gás é injectado no colector de admissão. E quando se desliga o carro, sobra la uma pequena quantidade de gás que sai para a atmosfera.

tanto os vapores de gasolina, diesel ou estas pequenas perdas de GPL são inflamáveis. Por isso... acho que a lei que proibia o GPL nos parques não fazia qualquer sentido.

Em Itália, o GPL é o combustível de eleição. Mais popular que o diesel ou gasolina. Desde sempre, lá, houve medidas de incentivo ao seu uso. Tanto que grande parte das marcas de automóveis que vendem em Italia, já metem os kit's de fábrica.

Offline Brunof22

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 3265
  • Porque não se acentam á minha beira?
  • Garagem : do vizinho
Re: GPL- Última hora
« Responder #6 em: 07 de Outubro de 2011, 19:48 pm »
Concordo plenamente com esta acção!

Qualquer espaço comercial com parque de estacionamento coberto é obrigado a ter todo o equipamento necessario para detecção de gases perigosos, como extractores de fumo..

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: GPL- Última hora
« Responder #7 em: 07 de Outubro de 2011, 19:58 pm »
A Renault, Volvo e Chevrolet (esta ultima ainda mantém), vendiam carros em Portugal que poderiam vir já de fabrica com GPL.

Num carro já preparado já de fábrica, até era gajo para andar aí de GPL. Não estando preparado, não sei, mas não me vejo a meter no meu TCe, principalmente pelo sistema de armazenamento, que ou ocupa a mala ou zona do pneu.

Mas em relação ao facto de poderem estacionar em parques cobertos, sou completamente a favor, aqui neste país é que se descrimina um GPL tirando-o desses partes e colocando aquele grande autocolante na traseira.

Os sistemas actuais representam um risco tão elevado quanto a um a gasolina.

Offline Bzidroglio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
  • Mensagens: 60
Re: GPL- Última hora
« Responder #8 em: 07 de Outubro de 2011, 20:20 pm »
Há pessoas que ainda pensam que o GPL se mantém como na época das botijas. Hoje um equipamento GPL cumpre todas as normas de segurança, algumas mais avançadas que as de outros combustíveis.
Com os milhares de carros que por aí há, quantos rebentaram.
Se tivesse acontecido a um (como acontece frequentemente com os de gasolina) a imprensa e as TV's não se calavam.
Tenho centenas de milhares de Kms a GPL em vários carros e sinto-me absolutamente seguro.
Sempre dormi por cima da minha garagem.
Fui a Andorra, estacionei no piso -3 e não vi um aviso sequer de proibição.
Percebam de vez uma coisa: Há lobbys que durante anos impediram a difusão do GPL.
Será a Holanda, a França, a Alemanha e  a Itália (pelo menos) países mais atrasados do que Portugal?
Pois... é que eles têm milhões a circular...
Pensem nisso!
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline MLVtecpt

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Algueirão
  • Mensagens: 251
Re: GPL- Última hora
« Responder #9 em: 07 de Outubro de 2011, 20:43 pm »
Amigos preparem-se... o ISP s/o GPL vai subir em flecha!...

Xmarine

  • Visitante
Re: GPL- Última hora
« Responder #10 em: 07 de Outubro de 2011, 20:45 pm »
Amigos preparem-se... o ISP s/o GPL vai subir em flecha!...

Ah pois... dar com uma mão e tirar com a outra. É tipico em Portugal...

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: GPL- Última hora
« Responder #11 em: 07 de Outubro de 2011, 22:19 pm »
Eu preferia nao entrar nos parques e ter o GPL ao preço a que está... Agora dizerem para subir o preço do GPL, não concordo... Em medida de poluição, o gás polui muito menos que a gasolina ou o gasoleo, e alem disso a materia prima é bem mais barata :)
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: GPL- Última hora
« Responder #12 em: 07 de Outubro de 2011, 22:32 pm »
Eu preferia nao entrar nos parques e ter o GPL ao preço a que está... Agora dizerem para subir o preço do GPL, não concordo... Em medida de poluição, o gás polui muito menos que a gasolina ou o gasoleo, e alem disso a materia prima é bem mais barata :)

Nesse aspecto também concordo.

há de ser só imposto

Offline Bzidroglio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém city
  • Mensagens: 60
Re: GPL- Última hora
« Responder #13 em: 08 de Outubro de 2011, 02:26 am »
Eu sei que o pessoal está habituado à trapaça constante dos governantes e por isso é desconfiado. No entanto, eu assisti em directo à intervenção do Ministro e ele conjuntamente com a do GPL, também anunciou que pretendia criar áreas de serviço com combustível "low cost".
Embora inserido num governo que não me merece confiança, este ministro por ter sido professor universitário num País anglo-saxónico merece-me o benefício da dúvida.
Desde o marimbar-se nos títulos  ("tratem-me por Álvaro"), o ter dito que no Min. da Economia era só luxo e mordomias, e outras coisas que me levam a pensar que demonstra outra atitude.
Alguns dizem que não tem experiência política. É precisamente isso que eu valorizo! Não depende dos lobbys por enquanto.
Era essa a única justificação para a descriminação a os utilizadores de GPL eram votados.
Se pensarmos que a importação e consumo  de GPL reduz em muito o endividamento externo com combustíveis penso que já será uma mais valia para Portugal. Juntemos a isso a redução no valor a pagar pelas quotas de poluição e já existe uma boa poupança.
Renault Laguna II  break, 1.8 - 16 V de 09/2003 - Equipada com GPL, sistema multiponto sequencial da BRC.

Offline talabitola

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 102
Re: GPL- Última hora
« Responder #14 em: 09 de Outubro de 2011, 00:05 am »
A notícia é boa para quem tem GPL, no entanto há questões de segurança que deveriam preocupar todos os utilizadores desses parques.
Será que vai ser obrigatório haver ventilação/extracção de ar junto ao piso? Para o bem de todos, espero que sim.

Bem...se pensarmos bem...

Um carro a gasolina ou diesel, quando está muito calor também libertam muito...imenso vapor de gasolina ou diesel. Julgo que a legislação já prevê que os parques tenham ventilação adequada para isso.

No caso do GPL. O sistema é muito mais estanque. mas ha 2 tipos. Os carros mais modernos utilizam injectores próprios para GPL, O que é optimo pois não ha nenhuma fuga.

Nos carros (ou sistemas de GPL) mais antigos, o gás é injectado no colector de admissão. E quando se desliga o carro, sobra la uma pequena quantidade de gás que sai para a atmosfera.

tanto os vapores de gasolina, diesel ou estas pequenas perdas de GPL são inflamáveis. Por isso... acho que a lei que proibia o GPL nos parques não fazia qualquer sentido.

Em Itália, o GPL é o combustível de eleição. Mais popular que o diesel ou gasolina. Desde sempre, lá, houve medidas de incentivo ao seu uso. Tanto que grande parte das marcas de automóveis que vendem em Italia, já metem os kit's de fábrica.

Boas.
O problema não é a segurança da botija, explosões, etc.. Como toda a gente sabe, as botijas são ultra seguras e quase resistentes a incêndios e fenómenos desse género.

A questão é que ao contrário dos gases "normais", o Gás de Petróleo Liquefeito (GPL) é mais pesado que o ar e não "evapora para a atmosfera" como evapora por exemplo o gás Butano/Propano e outros tantos.
Se houver uma fuga, os gases vão-se depositar todos junto ao solo, o que no caso dos parques subterrâneos é ultra-perigoso uma vez que não há qualquer ventilação natural. Basta uma faísca e já era! Quase todos os parques têm ventilação, mas junto ao tecto.
As botijas são seguras, mas quem nos garante que não há um tubo de gás no carro que não possa sofrer uma fuga? O que não falta por aí são fugas em tubos de veículos automóveis!

É extremamente importante que a legislação contemple regras para ventilação/extracção junto ao solo, espero que tenha feito entender o meu ponto de vista.

A ver vamos o que será legislado.
Megane 2 1.5dci 80cv 2003