Autor T√≥pico: Led's na IPO  (Lida 33663 vezes)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Led's na IPO
« Responder #30 em: 08 de Julho de 2010, 20:41 pm »
loooooool
quer dizer , é um pais ridiculo e com leis ridiculas .....

volta salazar que estas perdoardo e tira nos a pouca liberdade que agora temos .....

acho que anda aqui um contra senso , mas enfim ....

com o salazar concerteza com leds iam presos lololol

voltem sim os homens que tiveram a coragem de nos dar aquilo que temos hoje ... esses é que sao cá precisos .

Xmarine

• Visitante
« Responder #31 em: 08 de Julho de 2010, 20:59 pm »
loooooool
quer dizer , é um pais ridiculo e com leis ridiculas .....

volta salazar que estas perdoardo e tira nos a pouca liberdade que agora temos .....

acho que anda aqui um contra senso , mas enfim ....

com o salazar concerteza com leds iam presos lololol

voltem sim os homens que tiveram a coragem de nos dar aquilo que temos hoje ... esses é que sao cá precisos .

Quem te ouve falar até pensa que vivemos num país com liberdade LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

E caso n√£o saibas, muita gente boa morreu a conta desses homens que falas e que quiseram fazer o 25 de abril!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #32 em: 08 de Julho de 2010, 22:00 pm »
temos muito mais liberdade agora do que tinhamos antes do 25 de abril . é um facto constatado .
o problema é mesmo esse , as pessoas não sabem onde acaba a sua liberdade e começa a dos outros ;)

Offline rodrigopt

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
« Responder #33 em: 08 de Julho de 2010, 22:23 pm »
Tenho que concordar contigo nesse ponto Artur, mas olha que se calhar uns tempos de Salazar a certa malta que anda por aí não fazia nada mal...
(n√£o tou a referir-me a mods de carros... :tongue:), mas sim a amigos do alheio...

Talvez excesso de liberdade, apesar de j√° n√£o ser muita em algumas coisas? :shocked:

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #34 em: 08 de Julho de 2010, 22:25 pm »
acho uma piada enorme aos comentarios tipo portugal no seu melhor ....

Em 1¬ļ lugar o coment√°rio que fiz foi em tom ir√≥nico.
Em 2¬ļ lugar referia-se ao famoso Nacional Porreirismo de um inspector de uma IPO de eventualmente deixar passar um veiculo que tem montados elementos que nem sequer constam da ficha de homolga√ß√£o. Com pneus e outros elementos √© o mesmo.
Se o veiculo não está conforme, o que é que esperam?
Agora a coisa j√° vai no Salazar.
Haja paciêcia.
Mandem vir o gajo outra vez, ou um parecido para verem o que é bom.
Por estas e outras √© que ele foi considerado o melhor portugu√™s de sempre. V√ďMITO...
« √öltima modifica√ß√£o: 08 de Julho de 2010, 22:30 pm por Rui_N »
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

MRC

• Visitante
« Responder #35 em: 08 de Julho de 2010, 22:31 pm »
O regime salazarista tinha as suas vantagens: Havia respeito, sinceridade (Salazar era uma pessoa honesta), valorizava-se mais as coisas em geral, estimulava-se mais a produção nacional, etc.

Depois as "vantagens", resumiam-se à censura, falta de liberdade de expressão (existiam os "bufos" a "patrulhar" constantemente as ruas sempre com especial atenção a possíveis aglomerados de pessoas...), falta de desenvolvimento ao nível do povo e mesmo em geral, e por aí adiante...

X, tens pouco mais que a minha idade, como podes chamar o Salazar se n√£o viveste a sua era e logo n√£o sabes o que foi a n√£o ser o que se conta em geral?

Falas que morreram muitos por aqueles que fizeram o 25 de Abril (n√£o tenho conhecimento disso)... E sabes quantos morreram a custa de uma guerra est√ļpida (um dos maiores erros de Salazar) durante mais de 10 anos nas col√≥nias?

Eu pergunto isto, porque acho que n√£o devemos ir nem tanto ao mar nem tanto √† terra! √Č certo que hoje temos muitas leis do gaman√ßo (fora certos extras/m√©todos de ca√ßar/sacar dinheiro que nem est√£o na lei) para os bolsos de alguns que est√£o l√° nos poleiros e afins, tudo dinheiro na sua maioria mal empregue (uns com tanto outros com t√£o pouco), mas da√≠ a querer voltar para um Portugal que nem conheceste parece-me mal.

Xmarine

• Visitante
« Responder #36 em: 08 de Julho de 2010, 22:57 pm »
O regime salazarista tinha as suas vantagens: Havia respeito, sinceridade (Salazar era uma pessoa honesta), valorizava-se mais as coisas em geral, estimulava-se mais a produção nacional, etc.

Depois as "vantagens", resumiam-se à censura, falta de liberdade de expressão (existiam os "bufos" a "patrulhar" constantemente as ruas sempre com especial atenção a possíveis aglomerados de pessoas...), falta de desenvolvimento ao nível do povo e mesmo em geral, e por aí adiante...

X, tens pouco mais que a minha idade, como podes chamar o Salazar se n√£o viveste a sua era e logo n√£o sabes o que foi a n√£o ser o que se conta em geral?

Falas que morreram muitos por aqueles que fizeram o 25 de Abril (n√£o tenho conhecimento disso)... E sabes quantos morreram a custa de uma guerra est√ļpida (um dos maiores erros de Salazar) durante mais de 10 anos nas col√≥nias?

Eu pergunto isto, porque acho que n√£o devemos ir nem tanto ao mar nem tanto √† terra! √Č certo que hoje temos muitas leis do gaman√ßo (fora certos extras/m√©todos de ca√ßar/sacar dinheiro que nem est√£o na lei) para os bolsos de alguns que est√£o l√° nos poleiros e afins, tudo dinheiro na sua maioria mal empregue (uns com tanto outros com t√£o pouco), mas da√≠ a querer voltar para um Portugal que nem conheceste parece-me mal.

LOL.

Conheço melhor o regime do que provavelmente muitos da minha idade. Porque sou de uma região com história na "revolução".

As √ļnicas pessoas que ganharam com o 25 de abril foram os ciganos, os africanos e os comunistas. As pessoas que sempre trabalharam para conseguir viver, so se prejudicaram!

E se queres saber como morreram muitas pessoas com o 25 de abril. Eu explico.

Após o 25 de Abril, os comunistas ficaram euforicos. E como sabes os comunistas juntam-se mais em zonas rurais porque atraem pessoas menos instruídas. Nos meses que se seguiram ao 25 de abril era bastante comum grupos de pessoas do campo comandados pelos comunistas e armados de foices, forquilhas, etc invadiam os bancos na vila, os cafés a procura de quem eles julgavam ser fascistas. Muitos até hoje nunca mais foram encontrados...esses supostos fascistas que não eram mais do que pessoas que tinham alguns bens próprios. Alguns ainda devem jazer por esta hora debaixo de alguns sobreiros la no meio do nada.

Isto é o menos conhecido. Mas depois ha também as FP-25....que foi um grupo terrorista de extrema esquerda que houve em Portugal...e que por acaso foram todos absolvidos em julgamento ha poucos anos LOL Mas que esse grupo matou muita gente isso matou.

Hoje ha liberdade para uns e n√£o ha liberdade para outros.

Convido-vos todos a fazer o pr√≥ximo encontro do RPT no centro da cova da moura. D√ļvido que apare√ßa la algu√©m. E agora pergunto eu. Isto √© liberdade? Ir de comboio para o trabalho na linha de sintra e aparecer uma porrada de putos pretos que te esfaqueiam para roubar o telem√≥vel √© viver¬īem liberdade?

A liberdade é só para os gatunos. As pessoas respeitáveis não teem liberdade!

E outra quest√£o. Hoje em dia o estado tenta a todo o custo controlar a comunica√ß√£o social. Esconde e aldraba n√ļmeros da crise, desemprego, fal√™ncias, criminalidade, etc para o z√© povinho pensar que vivemos no pa√≠s das maravilhas.

Ser√° que estamos assim t√£o melhor que nos tempos da ditadura? hmmmmm

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu v√°s tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #37 em: 09 de Julho de 2010, 01:50 am »
huuum ent√£o e que tal os led's na IPO? Ficam fixes ne?
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

MRC

• Visitante
« Responder #38 em: 09 de Julho de 2010, 01:54 am »
LOL.

Conheço melhor o regime do que provavelmente muitos da minha idade. Porque sou de uma região com história na "revolução".

As √ļnicas pessoas que ganharam com o 25 de abril foram os ciganos, os africanos e os comunistas. As pessoas que sempre trabalharam para conseguir viver, so se prejudicaram!

Os comunistas, ganharam o quê? Não serem perseguidos e mortos pelo regime? Os outros grupos, é a tal "vantagem" que referi: Respeito!

Mas já que estás a par do que se passou antes do 25 de Abril, vou-te contar uma desse regime: Minhas bisavó e avó trabalhavam ambas na fábrica de conserva daqui da terra... Hoje há limites das horas de trabalho, 7/8 por dia. Naquele tempo isso até podia estar no papel, mas a realidade andava muito longe disso, e mais! Em casa pela noite (já vindas do trabalho), se por exemplo às 11 da noite a sirene da fábrica tocasse, tinham que largar tudo o que estivessem a fazer em casa e ir a correr para a fábrica, como que se de cães se tratassem. Se não fossem, havia consequências...

E se queres saber como morreram muitas pessoas com o 25 de abril. Eu explico.

Após o 25 de Abril, os comunistas ficaram euforicos. E como sabes os comunistas juntam-se mais em zonas rurais porque atraem pessoas menos instruídas. Nos meses que se seguiram ao 25 de abril era bastante comum grupos de pessoas do campo comandados pelos comunistas e armados de foices, forquilhas, etc invadiam os bancos na vila, os cafés a procura de quem eles julgavam ser fascistas. Muitos até hoje nunca mais foram encontrados...esses supostos fascistas que não eram mais do que pessoas que tinham alguns bens próprios. Alguns ainda devem jazer por esta hora debaixo de alguns sobreiros la no meio do nada.

Isto é o menos conhecido. Mas depois ha também as FP-25....que foi um grupo terrorista de extrema esquerda que houve em Portugal...e que por acaso foram todos absolvidos em julgamento ha poucos anos LOL Mas que esse grupo matou muita gente isso matou.

Eu acredito... Mas s√≥ est√°s a contar a hist√≥ria de uma das partes. Sabes quantos comunistas/opositores ao regime foram mortos? Humberto Delgado foi um deles. Os que n√£o foram, fugiram para o estrangeiro, nomeadamente Fran√ßa e Alemanha na sua grande maioria. Opress√£o, persegui√ß√£o... √Č esta "liberdade" que te referes?

Hoje ha liberdade para uns e n√£o ha liberdade para outros.

Convido-vos todos a fazer o pr√≥ximo encontro do RPT no centro da cova da moura. D√ļvido que apare√ßa la algu√©m. E agora pergunto eu. Isto √© liberdade? Ir de comboio para o trabalho na linha de sintra e aparecer uma porrada de putos pretos que te esfaqueiam para roubar o telem√≥vel √© viver¬īem liberdade?

A liberdade é só para os gatunos. As pessoas respeitáveis não teem liberdade!

E outra quest√£o. Hoje em dia o estado tenta a todo o custo controlar a comunica√ß√£o social. Esconde e aldraba n√ļmeros da crise, desemprego, fal√™ncias, criminalidade, etc para o z√© povinho pensar que vivemos no pa√≠s das maravilhas.

Ser√° que estamos assim t√£o melhor que nos tempos da ditadura? hmmmmm

Mais uma vez, as desvantagens de uma democracia e excesso de liberdade, coisa que no regime salazarista era bem controlado.

Quanto √† quest√£o da comunica√ß√£o social, concordo em parte. Hoje podes ler/ver/ouvir o que √© verdade, a hist√≥ria toda. Naquele tempo lias/vias/ouvias o que o Salazar queria, o que ele achava bonito para um povo maioritariamente analfabeto... A hist√≥ria de Portugal do Salazar era desde do D. Afonso Henriques at√© aos descobrimentos... Dos descobrimentos at√© √† 1¬™ Rep√ļblica n√£o existia hist√≥ria, a hist√≥ria de um Portugal esbanjador do s√©c. XVIII e da desorganiza√ß√£o da 1¬™ Rep√ļblica n√£o era para ser sabida.
Ias na rua e exclamavas: "Cabrão do patrão é mesmo bandalho!"... Um bufo denunciava-te e lá ias tu para a gaiola, com a desculpa que eras logo comuna... Enfim!

Pa sinceramente e ponderando tudo, prefiro a democracia e sentir que sou livre... Ok na cova da moura é lixado, antes a 52th street de Nova Iorque até aos 90's também o era, mas a vida na Terra e na democracia é mesmo assim, há sitios de crime, que os estados simplesmente "deixam andar".

Offline Twilight

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
    • P√°gina Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
« Responder #39 em: 09 de Julho de 2010, 11:58 am »
Xiiii onde a conversa j√° vai.

Perdoem-me quem n√£o gosta de ver a conversa fugir do t√≥pico mas eu pessoalmente gosto destas discuss√Ķes.  :angel:

Gostei particularmente desta entrada

huuum ent√£o e que tal os led's na IPO? Ficam fixes ne?

Numa tentativa de p√īr o t√≥pico no bom caminho  :grin:

Xmarine em rela√ß√£o h√°s pel√≠culas n√£o √© uma desculpa t√£o esfarrapada como isso dei o exemplo dos bairros manhosos para se perceber melhor mas o cuidado de n√£o se ver para dentro do carro acontece em todas as opera√ß√Ķes stop seja onde for pois criminosos h√°-os em todo o lado. Depois tamb√©m tem a ver com a poss√≠vel identifica√ß√£o de um condutor que com pel√≠cula √© quase imposs√≠vel. Nos states por exemplo h√° estados onde √© permitido as pel√≠culas mas l√° quando h√° uma opera√ß√£o stop os policias j√° v√£o com a m√£o na arma e disparam primeiro e perguntam depois, c√° √© um pouco diferente. Certamente se tivesses de efectuar opera√ß√Ķes dessas gostarias de ter todas as facilidades poss√≠veis do teu lado para evitar levares um tiro de uma qualquer condutor s√≥ pq n√£o consegues olhar para dentro do carro. J√° para n√£o falar em atropelares algu√©m e com pel√≠cula ser imposs√≠vel seres identificado.

Em rela√ß√£o aos rails.. Quando v√™s pneus nos fundo dos rails estes n√£o s√£o postos pelo estado ou pela junta aut√≥noma de estradas nem mesmo pelas c√Ęmaras. S√£o colocados pelos clubes motards numa tentativa de remediar uma falha do estado. Quando √© o estado a colocar como manda a lei s√£o umas placas de chapa que cobrem todos os pilares em todo o cumprimento dos rails. Claro que s√£o colocados em curvas e h√° sa√≠da destas deixando os rails das rectas normalmente sem essas protec√ß√Ķes.

Conforme se pode ver aqui:

Agora o Salazar  :tongue: em rela√ß√£o ao famoso concurso. A pergunta era se n√£o me engano qual √© maior Portugu√™s de sempre. Apesar de n√£o concordar muito com o maior pois no tempo dos descobrimentos fez-se muito mais por Portugal que o Salazar Mas convenhamos que Salazar fez muito a bem ou a mal. Livrou-nos da 2¬™ grande guerra apesar de ter havido muita fome no pais e de termos o Hitler a for√ßar os espanh√≥is a invadir-nos por dar-mos guarida aos barcos ingleses nos nossos portos, n√£o sei se ter√° sido habilidade do Salazar ou n√£o mas nunca chegamos a ser invadidos, apesar de termos tropas espanholas junto h√° fronteira e termos tropas nossas a marcharem para l√° para defender a p√°tria. O Meu av√ī foi um deles a marchar. Nunca la chegou pois receberam ordem para voltar para tr√°s. Quando o regime acabou t√≠nhamos os cofres do estado cheios. Logo o dinheiro n√£o enchia os bolsos a gulosos como hoje acontece. Por estas e por outras seja a fazer bem ou a fazer mal o Salazar marcou o Pa√≠s e compreende-se como ter√° ganho o concurso em detrimento dos outros por serem em tempos j√° muito antigos. Tamb√©m concordo quando se diz que havia muito mais respeito pelo pr√≥ximo e isto que se v√™ de gangs de miudos que n√£o tendo escola aterrorizam tudo e todos nunca aconteceria. Claro que era porque havia muita repress√£o. E havendo repress√£o era para todos e depois havia o exagero da repress√£o.

Como disseram nem tanto há terra nem tanto ao mar. Mas se fosse fácil o meio termo e o equilíbrio entre estes dois extremos havias pouco países com problemas sociais deste género o que não é o caso.

Terá de haver repressão como meio de controlo da população mas nunca em demasiado nem sacrificando a liberdade do povo.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline Turcato

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Clio III e IV
« Responder #40 em: 24 de Mar√ßo de 2017, 01:34 am »
Caros colegas do forum,

Eu possuo um Clio III com m√≠nimos LED √† frente j√° l√° v√£o uns 8 anos. ..... E j√° faz inspec√ß√Ķes h√° 6... Tenho feito sempre inspec√ß√Ķes em locais diferentes...
Em todas as inspec√ß√Ķes implicam com os LED. Pe√ßo sempre para me apresentarem a lei que os pro√≠be. Resmungam, mas nunca apresentam a lei, nem nunca tem vindo no papel...
Mudei para Led pouco depois de acabar a garantia. Fundiram-se os dois m√©dios  em simult√Ęneo a terceira vez, e meti l√Ęmpadas de melhor qualidade com vidro ligeiramente azulado... e os m√≠nimos faziam sombras.... Fui √° casa onde meti as lampadas, testamos e s√≥ os led n√£o faziam sombras. L√° andam.... At√© um dia apresentarem a lei que os pro√≠be.... Mas duvido que proiba, pois o meu Clio IV √© fullled... Estar√° ilegal????  :azn:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #41 em: 24 de Mar√ßo de 2017, 07:17 am »
À luz da legislação é ilegal, mas normalmente ninguém liga a isso.
Então, é assim, a legislação diz que as luzes de mínimos devem ser brancas ou amarelas. Os leds costumam ter um tom azulado, mas se for branco ninguém pode implicar, e tem que ser visível à distancia que a legislação obriga.

Por outro lado, tens legisla√ß√£o que te obriga a utilizar pe√ßas de substitui√ß√£o originais, ou ent√£o equivalentes √Äs originais, com as mesmas caracter√≠sticas e qualidade. Se o carro de origem traz l√Ęmpadas, n√£o podes utilizar leds, para mais se n√£o estiverem sequer homologados.

No entanto o que n√£o falta por ai √© malta com leds, e n√£o se v√™ assim os  :police: andarem a implicar com isso.

Offline wulfric

• Argolas √© vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Pa√ßo-de-Arcos
  • Batr√°quios.
  • Garagem : A4 B5 1.9
« Responder #42 em: 24 de Mar√ßo de 2017, 09:30 am »
Meter led onde estava uma l√Ęmpada de halog√©neo √© altera√ß√£o √†s caracter√≠sticas originais do ve√≠culo. N√£o √© por serem brancas ou amarelas que n√£o deixa de ser ilegal. S√≥ porque a maior parte dos pol√≠cias e inspec√ß√Ķes n√£o embirra com led's com uma cor que n√£o d√™ nas vistas n√£o implica que seja legal. Podes ter uma discoteca de luzes dentro do carro se te apetecer, do lado de fora tens que respeitar a homologa√ß√£o.

Por ex:
http://www.philips.co.uk/c-p/127994000KX2/x-tremevision-led-led-interior-lighting

Please be aware that this range of Philips X-treme Vision LED bulbs is designed for interior use. They can be used in an exterior application but it is not road legal to do and, in addition, due to technical differences between LED and halogen technology
Sonhei-te em cores que nem existem.

Offline jotaag√°

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #43 em: 24 de Mar√ßo de 2017, 12:00 pm »
Boas

Na minha opinião é como diz o companheiro @Turcato, não há qualquer legislação em contrário (claro que "marretas" há-os em todo o lado, lembrem-se pf dum outro companheiro que teve a sua megane chumbada por ter os drl a fazer de mínimos e afinal quem estava "fora da lei" era o técnico ipo).

No máximo, podem implicar e aí sim ir pelas caracteristicas não do carro mas do que está escrito na lei sobre as luzes é pela cor mas se forem leds que tenham uma temperatura que não exceda os 5500 Kelvins branco luz do dia, daqui para cima serão azuis e não inferiores a 2500 Kelvins abaixo dos quais se tornam vermelhos, não poderão, baseados em legislação, os IPO chumbar o carro por isso.
Por norma considera-se os 4500K branco luz natural e os 3000K luz branca quente (amarela).
E isto na minha opini√£o vai ao encontro do diz o companheiro @Tony da Buzina

Utilizar l√Ęmpadas led em vez de l√Ęmpadas halog√©neo num carro n√£o √© alterar as suas caracter√≠sticas t√©cnicas (nem adulterar a kilometragem o √©; mas aten√ß√£o que adulterar kilometragem para vender √©... burla), j√° no caso da ilumina√ß√£o m√©dios e m√°ximos n√£o √© bem assim pois as l√Ęmpadas led para estes efeitos s√£o atrav√©s de projec√ß√£o da luz e n√£o de reflex√£o de luz numa √≥ptica com as de halog√©neo, logo outro tipo de √≥ptica e √© por aqui que existe o disclaimer da philips relativamente ao exemplo dado.

Se eventualmente estiverem interessados o Decreto-Lei que estabelece as IPO é o D.L:144/2012 de 11 de julho, que podem consultar aqui: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1762&tabela=leis

A quest√£o das luzes √© abordada no Anexo II, no ponto 4.1.4 onde diz sobre o cumprimento dos requisistos; inspe√ß√£o visual e em funcionamento; a) Luz, cor emitida, posi√ß√£o ou intensidade n√£o conformes com os requisitos; b) Subst√Ęncias na lente ou na fonte de luz que reduzem ou alteram a intensidade ou cor da luz e c) fonte de luz e luz incompat√≠vel.

Com base nisto, parece-me que a haver algum argumento pelo qual proibir usar-se l√Ęmpadas de minimos led ao inv√©s de l√Ęmpadas de halog√©neo seria pelos lumens emitidos que s√£o diferentes nestes tipos de l√Ęmpadas, ambas s√£o fontes de luz l√Ęmpadas, construidas para funcionarem a 12V e com pot√™ncia id√™ntica, s√≥ sobra os lumens que enquanto 5W de halog√©neo tem uma luminosidade de 60 lumens, 5W a led t√™m uma luminosidade de 400 lumens (por norma 1W incandescente = 12 Lm e 1W led = 80 Lm). Isto √© uma generalidade claro mas julgo que d√™ para fazer uma ideia.

Ora a iluminação de minimos, se bem me lembro, é uma iluminação para ser vista a 150 m, não é uma iluminação para iluminar e iluminar é luminosidade, logo lumens.

Mas e tamb√©m por norma, exceto as preparadas para os sistemas multiplexados (com o tal erro anulado que na realidade √© s√≥ atrav√©s de resist√™ncias que provocam um consumo id√™ntico de 5W e assim n√£o d√° erro aos sistema canbus), uma l√Ęmpada led tipo esta: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=576_587_865&products_id=68485

Utilizada por exemplo para mínimos consome qualquer coisa como 10 mA por led, como são 5 consome 50 mA o que a 3V que é a tensão de funcionamento delas é 3 x 0.05 = 150 mW, ora se o led emite 80 Lm/W, emite então 0.15 x 80 = 12Lm e mesmo que se use uma idêntica como as que eu uso que são iguais ao exemplo mas com 9 leds dá 21.6Lm. Mas o problema é que eu nunca vi nos IPO medidores de intensidade luminosa, mesmo isto cai logo por terra, apesar de no papel em termos de luminosidade ser o mesmo.
Realço que estes cálculos são valores padrão e não específicos.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #44 em: 24 de Mar√ßo de 2017, 12:54 pm »
√Č tudo muito bonito, mas √© preciso que os leds estejam homologados, n√£o estando n√£o podem ser utilizados, √© simples ;)