Autor Tópico: Led's na IPO  (Lida 46393 vezes)

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Led's na IPO
« Responder #30 em: 08 de Julho de 2010, 20:41 pm »
loooooool
quer dizer , é um pais ridiculo e com leis ridiculas .....

volta salazar que estas perdoardo e tira nos a pouca liberdade que agora temos .....

acho que anda aqui um contra senso , mas enfim ....

com o salazar concerteza com leds iam presos lololol

voltem sim os homens que tiveram a coragem de nos dar aquilo que temos hoje ... esses é que sao cá precisos .


Xmarine

  • Visitante
Re: Led's na IPO
« Responder #31 em: 08 de Julho de 2010, 20:59 pm »
loooooool
quer dizer , é um pais ridiculo e com leis ridiculas .....

volta salazar que estas perdoardo e tira nos a pouca liberdade que agora temos .....

acho que anda aqui um contra senso , mas enfim ....

com o salazar concerteza com leds iam presos lololol

voltem sim os homens que tiveram a coragem de nos dar aquilo que temos hoje ... esses é que sao cá precisos .


Quem te ouve falar até pensa que vivemos num país com liberdade LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL


E caso não saibas, muita gente boa morreu a conta desses homens que falas e que quiseram fazer o 25 de abril!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Led's na IPO
« Responder #32 em: 08 de Julho de 2010, 22:00 pm »
temos muito mais liberdade agora do que tinhamos antes do 25 de abril . é um facto constatado .
o problema é mesmo esse , as pessoas não sabem onde acaba a sua liberdade e começa a dos outros ;)

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Led's na IPO
« Responder #33 em: 08 de Julho de 2010, 22:23 pm »
Tenho que concordar contigo nesse ponto Artur, mas olha que se calhar uns tempos de Salazar a certa malta que anda por aí não fazia nada mal...
(não tou a referir-me a mods de carros... :tongue:), mas sim a amigos do alheio...

Talvez excesso de liberdade, apesar de já não ser muita em algumas coisas? :shocked:
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Led's na IPO
« Responder #34 em: 08 de Julho de 2010, 22:25 pm »
acho uma piada enorme aos comentarios tipo portugal no seu melhor ....

Em 1º lugar o comentário que fiz foi em tom irónico.
Em 2º lugar referia-se ao famoso Nacional Porreirismo de um inspector de uma IPO de eventualmente deixar passar um veiculo que tem montados elementos que nem sequer constam da ficha de homolgação. Com pneus e outros elementos é o mesmo.
Se o veiculo não está conforme, o que é que esperam?
Agora a coisa já vai no Salazar.
Haja paciêcia.
Mandem vir o gajo outra vez, ou um parecido para verem o que é bom.
Por estas e outras é que ele foi considerado o melhor português de sempre. VÓMITO...
« Última modificação: 08 de Julho de 2010, 22:30 pm por Rui_N »
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

MRC

  • Visitante
Re: Led's na IPO
« Responder #35 em: 08 de Julho de 2010, 22:31 pm »
O regime salazarista tinha as suas vantagens: Havia respeito, sinceridade (Salazar era uma pessoa honesta), valorizava-se mais as coisas em geral, estimulava-se mais a produção nacional, etc.

Depois as "vantagens", resumiam-se à censura, falta de liberdade de expressão (existiam os "bufos" a "patrulhar" constantemente as ruas sempre com especial atenção a possíveis aglomerados de pessoas...), falta de desenvolvimento ao nível do povo e mesmo em geral, e por aí adiante...

X, tens pouco mais que a minha idade, como podes chamar o Salazar se não viveste a sua era e logo não sabes o que foi a não ser o que se conta em geral?

Falas que morreram muitos por aqueles que fizeram o 25 de Abril (não tenho conhecimento disso)... E sabes quantos morreram a custa de uma guerra estúpida (um dos maiores erros de Salazar) durante mais de 10 anos nas colónias?

Eu pergunto isto, porque acho que não devemos ir nem tanto ao mar nem tanto à terra! É certo que hoje temos muitas leis do gamanço (fora certos extras/métodos de caçar/sacar dinheiro que nem estão na lei) para os bolsos de alguns que estão lá nos poleiros e afins, tudo dinheiro na sua maioria mal empregue (uns com tanto outros com tão pouco), mas daí a querer voltar para um Portugal que nem conheceste parece-me mal.

Xmarine

  • Visitante
Re: Led's na IPO
« Responder #36 em: 08 de Julho de 2010, 22:57 pm »
O regime salazarista tinha as suas vantagens: Havia respeito, sinceridade (Salazar era uma pessoa honesta), valorizava-se mais as coisas em geral, estimulava-se mais a produção nacional, etc.

Depois as "vantagens", resumiam-se à censura, falta de liberdade de expressão (existiam os "bufos" a "patrulhar" constantemente as ruas sempre com especial atenção a possíveis aglomerados de pessoas...), falta de desenvolvimento ao nível do povo e mesmo em geral, e por aí adiante...

X, tens pouco mais que a minha idade, como podes chamar o Salazar se não viveste a sua era e logo não sabes o que foi a não ser o que se conta em geral?

Falas que morreram muitos por aqueles que fizeram o 25 de Abril (não tenho conhecimento disso)... E sabes quantos morreram a custa de uma guerra estúpida (um dos maiores erros de Salazar) durante mais de 10 anos nas colónias?

Eu pergunto isto, porque acho que não devemos ir nem tanto ao mar nem tanto à terra! É certo que hoje temos muitas leis do gamanço (fora certos extras/métodos de caçar/sacar dinheiro que nem estão na lei) para os bolsos de alguns que estão lá nos poleiros e afins, tudo dinheiro na sua maioria mal empregue (uns com tanto outros com tão pouco), mas daí a querer voltar para um Portugal que nem conheceste parece-me mal.


LOL.

Conheço melhor o regime do que provavelmente muitos da minha idade. Porque sou de uma região com história na "revolução".

As únicas pessoas que ganharam com o 25 de abril foram os ciganos, os africanos e os comunistas. As pessoas que sempre trabalharam para conseguir viver, so se prejudicaram!

E se queres saber como morreram muitas pessoas com o 25 de abril. Eu explico.

Após o 25 de Abril, os comunistas ficaram euforicos. E como sabes os comunistas juntam-se mais em zonas rurais porque atraem pessoas menos instruídas. Nos meses que se seguiram ao 25 de abril era bastante comum grupos de pessoas do campo comandados pelos comunistas e armados de foices, forquilhas, etc invadiam os bancos na vila, os cafés a procura de quem eles julgavam ser fascistas. Muitos até hoje nunca mais foram encontrados...esses supostos fascistas que não eram mais do que pessoas que tinham alguns bens próprios. Alguns ainda devem jazer por esta hora debaixo de alguns sobreiros la no meio do nada.

Isto é o menos conhecido. Mas depois ha também as FP-25....que foi um grupo terrorista de extrema esquerda que houve em Portugal...e que por acaso foram todos absolvidos em julgamento ha poucos anos LOL Mas que esse grupo matou muita gente isso matou.

Hoje ha liberdade para uns e não ha liberdade para outros.

Convido-vos todos a fazer o próximo encontro do RPT no centro da cova da moura. Dúvido que apareça la alguém. E agora pergunto eu. Isto é liberdade? Ir de comboio para o trabalho na linha de sintra e aparecer uma porrada de putos pretos que te esfaqueiam para roubar o telemóvel é viver´em liberdade?


A liberdade é só para os gatunos. As pessoas respeitáveis não teem liberdade!

E outra questão. Hoje em dia o estado tenta a todo o custo controlar a comunicação social. Esconde e aldraba números da crise, desemprego, falências, criminalidade, etc para o zé povinho pensar que vivemos no país das maravilhas.

Será que estamos assim tão melhor que nos tempos da ditadura? hmmmmm

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13422
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: Led's na IPO
« Responder #37 em: 09 de Julho de 2010, 01:50 am »
huuum então e que tal os led's na IPO? Ficam fixes ne?
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

MRC

  • Visitante
Re: Led's na IPO
« Responder #38 em: 09 de Julho de 2010, 01:54 am »
LOL.

Conheço melhor o regime do que provavelmente muitos da minha idade. Porque sou de uma região com história na "revolução".

As únicas pessoas que ganharam com o 25 de abril foram os ciganos, os africanos e os comunistas. As pessoas que sempre trabalharam para conseguir viver, so se prejudicaram!

Os comunistas, ganharam o quê? Não serem perseguidos e mortos pelo regime? Os outros grupos, é a tal "vantagem" que referi: Respeito!

Mas já que estás a par do que se passou antes do 25 de Abril, vou-te contar uma desse regime: Minhas bisavó e avó trabalhavam ambas na fábrica de conserva daqui da terra... Hoje há limites das horas de trabalho, 7/8 por dia. Naquele tempo isso até podia estar no papel, mas a realidade andava muito longe disso, e mais! Em casa pela noite (já vindas do trabalho), se por exemplo às 11 da noite a sirene da fábrica tocasse, tinham que largar tudo o que estivessem a fazer em casa e ir a correr para a fábrica, como que se de cães se tratassem. Se não fossem, havia consequências...

E se queres saber como morreram muitas pessoas com o 25 de abril. Eu explico.

Após o 25 de Abril, os comunistas ficaram euforicos. E como sabes os comunistas juntam-se mais em zonas rurais porque atraem pessoas menos instruídas. Nos meses que se seguiram ao 25 de abril era bastante comum grupos de pessoas do campo comandados pelos comunistas e armados de foices, forquilhas, etc invadiam os bancos na vila, os cafés a procura de quem eles julgavam ser fascistas. Muitos até hoje nunca mais foram encontrados...esses supostos fascistas que não eram mais do que pessoas que tinham alguns bens próprios. Alguns ainda devem jazer por esta hora debaixo de alguns sobreiros la no meio do nada.

Isto é o menos conhecido. Mas depois ha também as FP-25....que foi um grupo terrorista de extrema esquerda que houve em Portugal...e que por acaso foram todos absolvidos em julgamento ha poucos anos LOL Mas que esse grupo matou muita gente isso matou.

Eu acredito... Mas só estás a contar a história de uma das partes. Sabes quantos comunistas/opositores ao regime foram mortos? Humberto Delgado foi um deles. Os que não foram, fugiram para o estrangeiro, nomeadamente França e Alemanha na sua grande maioria. Opressão, perseguição... É esta "liberdade" que te referes?

Hoje ha liberdade para uns e não ha liberdade para outros.

Convido-vos todos a fazer o próximo encontro do RPT no centro da cova da moura. Dúvido que apareça la alguém. E agora pergunto eu. Isto é liberdade? Ir de comboio para o trabalho na linha de sintra e aparecer uma porrada de putos pretos que te esfaqueiam para roubar o telemóvel é viver´em liberdade?


A liberdade é só para os gatunos. As pessoas respeitáveis não teem liberdade!

E outra questão. Hoje em dia o estado tenta a todo o custo controlar a comunicação social. Esconde e aldraba números da crise, desemprego, falências, criminalidade, etc para o zé povinho pensar que vivemos no país das maravilhas.

Será que estamos assim tão melhor que nos tempos da ditadura? hmmmmm

Mais uma vez, as desvantagens de uma democracia e excesso de liberdade, coisa que no regime salazarista era bem controlado.

Quanto à questão da comunicação social, concordo em parte. Hoje podes ler/ver/ouvir o que é verdade, a história toda. Naquele tempo lias/vias/ouvias o que o Salazar queria, o que ele achava bonito para um povo maioritariamente analfabeto... A história de Portugal do Salazar era desde do D. Afonso Henriques até aos descobrimentos... Dos descobrimentos até à 1ª República não existia história, a história de um Portugal esbanjador do séc. XVIII e da desorganização da 1ª República não era para ser sabida.
Ias na rua e exclamavas: "Cabrão do patrão é mesmo bandalho!"... Um bufo denunciava-te e lá ias tu para a gaiola, com a desculpa que eras logo comuna... Enfim!

Pa sinceramente e ponderando tudo, prefiro a democracia e sentir que sou livre... Ok na cova da moura é lixado, antes a 52th street de Nova Iorque até aos 90's também o era, mas a vida na Terra e na democracia é mesmo assim, há sitios de crime, que os estados simplesmente "deixam andar".

Offline Twilight

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Mensagens: 70
    • Página Pessoal
  • Garagem : Renault Laguna III 2.0 DCI 08'
Re: Led's na IPO
« Responder #39 em: 09 de Julho de 2010, 11:58 am »
Xiiii onde a conversa já vai.

Perdoem-me quem não gosta de ver a conversa fugir do tópico mas eu pessoalmente gosto destas discussões.  :angel:

Gostei particularmente desta entrada

huuum então e que tal os led's na IPO? Ficam fixes ne?


Numa tentativa de pôr o tópico no bom caminho  :grin:

Xmarine em relação hás películas não é uma desculpa tão esfarrapada como isso dei o exemplo dos bairros manhosos para se perceber melhor mas o cuidado de não se ver para dentro do carro acontece em todas as operações stop seja onde for pois criminosos há-os em todo o lado. Depois também tem a ver com a possível identificação de um condutor que com película é quase impossível. Nos states por exemplo há estados onde é permitido as películas mas lá quando há uma operação stop os policias já vão com a mão na arma e disparam primeiro e perguntam depois, cá é um pouco diferente. Certamente se tivesses de efectuar operações dessas gostarias de ter todas as facilidades possíveis do teu lado para evitar levares um tiro de uma qualquer condutor só pq não consegues olhar para dentro do carro. Já para não falar em atropelares alguém e com película ser impossível seres identificado.

Em relação aos rails.. Quando vês pneus nos fundo dos rails estes não são postos pelo estado ou pela junta autónoma de estradas nem mesmo pelas câmaras. São colocados pelos clubes motards numa tentativa de remediar uma falha do estado. Quando é o estado a colocar como manda a lei são umas placas de chapa que cobrem todos os pilares em todo o cumprimento dos rails. Claro que são colocados em curvas e há saída destas deixando os rails das rectas normalmente sem essas protecções.

Conforme se pode ver aqui:


Agora o Salazar  :tongue: em relação ao famoso concurso. A pergunta era se não me engano qual é maior Português de sempre. Apesar de não concordar muito com o maior pois no tempo dos descobrimentos fez-se muito mais por Portugal que o Salazar Mas convenhamos que Salazar fez muito a bem ou a mal. Livrou-nos da 2ª grande guerra apesar de ter havido muita fome no pais e de termos o Hitler a forçar os espanhóis a invadir-nos por dar-mos guarida aos barcos ingleses nos nossos portos, não sei se terá sido habilidade do Salazar ou não mas nunca chegamos a ser invadidos, apesar de termos tropas espanholas junto há fronteira e termos tropas nossas a marcharem para lá para defender a pátria. O Meu avô foi um deles a marchar. Nunca la chegou pois receberam ordem para voltar para trás. Quando o regime acabou tínhamos os cofres do estado cheios. Logo o dinheiro não enchia os bolsos a gulosos como hoje acontece. Por estas e por outras seja a fazer bem ou a fazer mal o Salazar marcou o País e compreende-se como terá ganho o concurso em detrimento dos outros por serem em tempos já muito antigos. Também concordo quando se diz que havia muito mais respeito pelo próximo e isto que se vê de gangs de miudos que não tendo escola aterrorizam tudo e todos nunca aconteceria. Claro que era porque havia muita repressão. E havendo repressão era para todos e depois havia o exagero da repressão.

Como disseram nem tanto há terra nem tanto ao mar. Mas se fosse fácil o meio termo e o equilíbrio entre estes dois extremos havias pouco países com problemas sociais deste género o que não é o caso.

Terá de haver repressão como meio de controlo da população mas nunca em demasiado nem sacrificando a liberdade do povo.
89' Renault 5 GTL - 91' Renault Clio RT - 97' Mercedes E220D - 91' Rover 214 GSi - 03' Renault Megane II - 08' Renault Laguna III

Offline Turcato

  • 1.0 SCe
  • *
  • Mensagens: 2
  • Garagem : Clio III e IV
Re: Led's na IPO
« Responder #40 em: 24 de Março de 2017, 01:34 am »
Caros colegas do forum,

Eu possuo um Clio III com mínimos LED à frente já lá vão uns 8 anos. ..... E já faz inspecções há 6... Tenho feito sempre inspecções em locais diferentes...
Em todas as inspecções implicam com os LED. Peço sempre para me apresentarem a lei que os proíbe. Resmungam, mas nunca apresentam a lei, nem nunca tem vindo no papel...
Mudei para Led pouco depois de acabar a garantia. Fundiram-se os dois médios  em simultâneo a terceira vez, e meti lâmpadas de melhor qualidade com vidro ligeiramente azulado... e os mínimos faziam sombras.... Fui á casa onde meti as lampadas, testamos e só os led não faziam sombras. Lá andam.... Até um dia apresentarem a lei que os proíbe.... Mas duvido que proiba, pois o meu Clio IV é fullled... Estará ilegal????  :azn:

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #41 em: 24 de Março de 2017, 07:17 am »
À luz da legislação é ilegal, mas normalmente ninguém liga a isso.
Então, é assim, a legislação diz que as luzes de mínimos devem ser brancas ou amarelas. Os leds costumam ter um tom azulado, mas se for branco ninguém pode implicar, e tem que ser visível à distancia que a legislação obriga.

Por outro lado, tens legislação que te obriga a utilizar peças de substituição originais, ou então equivalentes Às originais, com as mesmas características e qualidade. Se o carro de origem traz lâmpadas, não podes utilizar leds, para mais se não estiverem sequer homologados.

No entanto o que não falta por ai é malta com leds, e não se vê assim os  :police: andarem a implicar com isso.

Offline wulfric

  • Argolas é vida
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Paço-de-Arcos
  • Mensagens: 167
  • Batráquios.
  • Garagem : A4 B5 1.9
Re: Led's na IPO
« Responder #42 em: 24 de Março de 2017, 09:30 am »
Meter led onde estava uma lâmpada de halogéneo é alteração às características originais do veículo. Não é por serem brancas ou amarelas que não deixa de ser ilegal. Só porque a maior parte dos polícias e inspecções não embirra com led's com uma cor que não dê nas vistas não implica que seja legal. Podes ter uma discoteca de luzes dentro do carro se te apetecer, do lado de fora tens que respeitar a homologação.

Por ex:
http://www.philips.co.uk/c-p/127994000KX2/x-tremevision-led-led-interior-lighting

Citar
Please be aware that this range of Philips X-treme Vision LED bulbs is designed for interior use. They can be used in an exterior application but it is not road legal to do and, in addition, due to technical differences between LED and halogen technology
Sonhei-te em cores que nem existem.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Led's na IPO
« Responder #43 em: 24 de Março de 2017, 12:00 pm »
Boas

Na minha opinião é como diz o companheiro @Turcato, não há qualquer legislação em contrário (claro que "marretas" há-os em todo o lado, lembrem-se pf dum outro companheiro que teve a sua megane chumbada por ter os drl a fazer de mínimos e afinal quem estava "fora da lei" era o técnico ipo).

No máximo, podem implicar e aí sim ir pelas caracteristicas não do carro mas do que está escrito na lei sobre as luzes é pela cor mas se forem leds que tenham uma temperatura que não exceda os 5500 Kelvins branco luz do dia, daqui para cima serão azuis e não inferiores a 2500 Kelvins abaixo dos quais se tornam vermelhos, não poderão, baseados em legislação, os IPO chumbar o carro por isso.
Por norma considera-se os 4500K branco luz natural e os 3000K luz branca quente (amarela).
E isto na minha opinião vai ao encontro do diz o companheiro @Tony da Buzina

Utilizar lâmpadas led em vez de lâmpadas halogéneo num carro não é alterar as suas características técnicas (nem adulterar a kilometragem o é; mas atenção que adulterar kilometragem para vender é... burla), já no caso da iluminação médios e máximos não é bem assim pois as lâmpadas led para estes efeitos são através de projecção da luz e não de reflexão de luz numa óptica com as de halogéneo, logo outro tipo de óptica e é por aqui que existe o disclaimer da philips relativamente ao exemplo dado.

Se eventualmente estiverem interessados o Decreto-Lei que estabelece as IPO é o D.L:144/2012 de 11 de julho, que podem consultar aqui: http://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1762&tabela=leis

A questão das luzes é abordada no Anexo II, no ponto 4.1.4 onde diz sobre o cumprimento dos requisistos; inspeção visual e em funcionamento; a) Luz, cor emitida, posição ou intensidade não conformes com os requisitos; b) Substâncias na lente ou na fonte de luz que reduzem ou alteram a intensidade ou cor da luz e c) fonte de luz e luz incompatível.

Com base nisto, parece-me que a haver algum argumento pelo qual proibir usar-se lâmpadas de minimos led ao invés de lâmpadas de halogéneo seria pelos lumens emitidos que são diferentes nestes tipos de lâmpadas, ambas são fontes de luz lâmpadas, construidas para funcionarem a 12V e com potência idêntica, só sobra os lumens que enquanto 5W de halogéneo tem uma luminosidade de 60 lumens, 5W a led têm uma luminosidade de 400 lumens (por norma 1W incandescente = 12 Lm e 1W led = 80 Lm). Isto é uma generalidade claro mas julgo que dê para fazer uma ideia.

Ora a iluminação de minimos, se bem me lembro, é uma iluminação para ser vista a 150 m, não é uma iluminação para iluminar e iluminar é luminosidade, logo lumens.

Mas e também por norma, exceto as preparadas para os sistemas multiplexados (com o tal erro anulado que na realidade é só através de resistências que provocam um consumo idêntico de 5W e assim não dá erro aos sistema canbus), uma lâmpada led tipo esta: https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=576_587_865&products_id=68485

Utilizada por exemplo para mínimos consome qualquer coisa como 10 mA por led, como são 5 consome 50 mA o que a 3V que é a tensão de funcionamento delas é 3 x 0.05 = 150 mW, ora se o led emite 80 Lm/W, emite então 0.15 x 80 = 12Lm e mesmo que se use uma idêntica como as que eu uso que são iguais ao exemplo mas com 9 leds dá 21.6Lm. Mas o problema é que eu nunca vi nos IPO medidores de intensidade luminosa, mesmo isto cai logo por terra, apesar de no papel em termos de luminosidade ser o mesmo.
Realço que estes cálculos são valores padrão e não específicos.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #44 em: 24 de Março de 2017, 12:54 pm »
É tudo muito bonito, mas é preciso que os leds estejam homologados, não estando não podem ser utilizados, é simples ;)