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Pneus - Elementos Básicos, Fabrico e Danos (causas e prevenção)

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gclio:
Boas,

Tenho algumas (não poucas) informações sobre pneus, nomeadamente, acerca das características, constituição, processo de fabrico, como prevenir os danos, as causas dos mesmos danos, informações importantes e que levam a que fiquemos a conhecer um pouco mais deste 'acessório indispensável' nos nossos veículos.
Irei neste tópico, a pouco e pouco, introduzindo estas informações.
Este tópico é para completar os tópicos já existentes sobre pneus.
Relembrando:
Opinião sobre pneus:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=311.0

Pressão de Pneus Recomendados por tipo de viatura / pneu:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=147.0

Esta a pensar trocar a medida do seu pneu? Então esta aplicação irá ajuda-lo!:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=205.0

Hoje apenas se vai referir como se faz a leitura de um pneu, através das informações presentes na face lateral e exterior do pneu.
Utilizando a referência de um pneu da Continental:


1- Nome do fabricante (Marca Registada ou logótipo).
2- Nome ou Modelo do Produto.
3- Definição da dimensão:
     205 = largura do pneu em mm
     55 = ratio, ou seja, relação entre altura/largura em %
     R =  construção radial
     16 = diâmetro da jante em polegadas. 
4- 91 = Índice de carga (carga máxima suportada por cada pneu)
     V = Índice de velocidade (aderência relacionada com a velocidade máxima).
5- E = Para pneus com resistência ao rolamento optimizado (apenas alguns fabricantes).
6- Indicação de presença de câmara de ar ou não (neste caso indica que não tem).
7- Inscrições segundo normas internacionais. E4 com círculo à volta indica Europa e o número, o código do país onde foi homologado. Estas inscrições são seguidas de um número de homologação composto por vários dígitos.

    E1 ou e1 - Alemanha/  E2 ou e2 - França/ E3 ou e3 - Itália/ E4 ou e4 - Holanda / E5 ou e5 - Suécia / E6 ou e6 - Bélgica   
    E7 - Hungria / E8 - Republica Checa  /  E9 ou e9 - Espanha   /  E10 - Jugoslávia / E11 ou e11 - Reino Unido
    E12 ou e12 - Áustria / E13 ou e13 - Luxemburgo / E14 - Suíça  / E16 - Noruega  / E17 ou e17 - Finlândia 
    E18 ou e18 - Dinamarca / E19 - Roménia / E20 - Polónia  /  E21 ou e21 - Portugal  / E22 - Rússia / E23 ou e23 - Grécia 
    E24 ou eIRL - Irlanda / E25 - Croácia  /  E26 - Eslovénia / E27 - Eslováquia  /  E28 - Bielorrússia  /  E29 - Estónia   
    E31 - Bósnia   /  E32 - Letónia  / E34 - Bulgária  / E37 - Turquia   /  E40 - Macedónia  /  E42 - Comunidade Europeia 
    E43 - Japão

8- Código do Fabricante: Fábrica, dimensão e tipo de pneu. Data de fabrico (semana/ano), sendo que neste caso,
    3509 significa 35ª semana de 2009. Nalguns pneus esta informação 3509 está envolta de um círculo.
9- TWI = Indicador do Desgaste do Piso. Aparecem em pequenas barras verticais nas ranhuras principais. Estas barras têm uma altura de 1,6 mm e chegam a pouco e pouco ao nível do piso restante, conforme os pneus se vão desgastando.
10- País de fabrico.

Daqui para a frente, as informações aplicam-se, mais para países fora da Europa.

11- Normalização pela qual o pneu se rege, neste caso, DOT  = Departamento de Transportes (EUA). Departamento dos EUA que supervisiona as normas de segurança dos pneus.
     Pode também aparecer:
     ETRTO  = Organização Técnica Europeia de Pneumáticos e Jantes - Bruxelas
     ECE = Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (em Genebra)
     FMVSS = Normas Federais de Segurança em Veículos a Motor (código de segurança americano)
12- Índice de carga (EUA) para a carga máxima. Nesta caso. 615 Kg por roda = 1356 libras (lbs.) onde cada libra corresponde a 0,4536 Kg.
13- Piso = abaixo do qual se encontram 4 lonas (1 tela de rayon (parte têxtil), 2 lonas com cinta de aço, 1 tela de nylon (parte têxtil).)
      Parte Lateral = o revestimento do pneu é constituído por, neste caso, 1 tela de rayon.
14-Limite máximo de pressão dos pneus. (Exemplo: nos EUA 51 psi (sendo 1 bar=14.5 psi))

As informações dos números 15, 16 e 17 são baseadas em valores de comparação com pneus de referência-padrão dos EUA
15- Desgaste do Piso = Esperança de vida relativa do pneu, enquanto % do valor para o pneu de referência.
16- Tracção = A, B ou C, conforme capacidade do pneu para travar em piso molhado, segundo a sua aderência ao solo.
     (Os índices podem ir de AA ao C, sendo AA o índice com maior aderência, e o C o índice de menor aderência, aceitável.)
17- Temperatura = A, B ou C, estabilidade da temperatura do pneu em velocidades mais elevadas. (Por exemplo, o C é suficiente para cumprir as
     exigências regulamentares americanas.)
     (Os índices podem ir de AA ao C, sendo AA o índice de maior resistência ao calor, e o C o índice de menor resistência, definido por lei.)

18- Identificação para o Brasil.
19- Identificação para a China.


Fontes:
www.conti-online.com/
http://abcpneus.com.br/uniform_tire_quality_grading.asp
http://www.pneusfacil.com.br/informacao_tecnica_pneus.php


Quero coments.
(Se acharem que a imagem do pneu não está muito legível, por favor digam)

energyprivilege:
Muito bom Tópico, explica todas as codificações dos pneus, Muito bem explicado. Parabéns!

Acho que merecia um sitcky!

Agora aguardo a continuação deste tópico.

carlosjcm:
E vai continuar lololol

Gonçalo:
Sticky atribuido :) muito bom!

Rui:
Além de bom tópico, está ainda bem montado visualmente. :smiley:

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