Autor Tópico: Ralenti acelerado e instável - Megane 1 Coupe 1.4 16v  (Lida 639 vezes)

Offline jmoxcunha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PT
Ralenti acelerado e instável - Megane 1 Coupe 1.4 16v
« em: 07 de Janeiro de 2023, 23:39 pm »
Boa Noite,
Aproveito desde já para desejar a todos um bom ano 2023 e as devidas felicidades para todos.

Pessoal preciso de ajuda e umas luzes, pois eu e o meu mecânico temos andado aqui numa luta constante, e sendo sincero e honesto isto tem sido uma montanha russa de emoções, e o carro continua quase igual.
É o seguinte comprei a meados de Novembro um Megane 1 Coupe (Phase2) com o motor 1.4i 16v (K4J750) do ano 2000, fiz um longo test drive ao carro e o carro fora cosmética estava impec, a primeira coisa a ser feita logo depois da compra foi uma manutenção geral, levou Óleo e 4 filtros (Gasolina incluido), 4 Velas, Kit de Acessórios e Kit de Distribuição com Bomba de água, o kit e manutenção foram feitos com as ferramentas que a marca recomenda, posto isto fez-se vários testes para perceber se ficou tudo bem, e tudo ficou top.
Fui buscar o carro e tudo normal, no dia seguinte fui dar uma volta com o carro, ao ligar o carro notei que o carro estava acelerado (1500-1700 RPM) e mesmo de depois estar a trabalhar durante uns bons 5 minutos continuava igual, não liguei, sai com o carro e ao chegar a um semáforo, notei que o carro além de acelerado, se eu metesse o pé ao acelerador ficava com o ralanti instável oscilando lunaticamente, andei uns bons 10kms com ele e igual, meti combustivel, o carro estava como se nada se tivesse passado, no dia seguinte exatamente a mesma situação super acelerado e se metesse o pé ao acelerador o ralenti ficava completamente maluco, falei com o mecânico e substituimos a valvula de ralenti e de temperatura do coletor, fiz alguns bons kms com ele a ver se por acaso ele assentava, mas não, as rotações a frio baixaram para 1300-1400, mas mesmo depois de um bom tempo a trabalhar ficava igual, e depois de andar com ele alguns metros e parando por qualquer razão o ralenti ficava instável causando-me algum embaraço no trânsito, porque o pessoal pensava que era eu que estava a "picar-me" ou coisa parecida.
No inicio da semana passada deixei o carro na oficina o mecânico veio-me trazer a casa e parece que não se passava nada, carro super calmo e sereno apenas se acelerasse é que ele ficava instavel por uns segundos, depois de meter o carro á máquina e fazer a "aprendizagem" de tudo o que se podia o carro ficava acelerado a frio, mas o ralenti baixava para baixo dos 1000 (normal digo eu) a unica coisa que ficou ainda por fazer foi a situação de ficar com o ralenti completamente doido caso desse uma aceleradela ou andasse alguns metros e parasse, e a sonda lambda estava com uns valores marados, falei com o mecânico e fez-se uma limpeza ao colector e borboleta, novos vedantes tanto do colector como da borboleta e levou a devida sonda lambda, o carro continua igual e passa-se a máquina e não dá erro nenhum e os valores todos corretos dentro das devidas tolerâncias.
Ou seja...
Problema: Ralenti acelerado a frio e mesmo a quente (que ficou parcialmente resolvido) e ralenti instável quando pisado o acelerador ou andando uns metros e parando. Mesmo depois de andar alguns bons kms e aquecer bem fica igual, por vezes fica calmo, mas basta acelerar que ele volta a ficar tolo outra vez.

O que já foi feito: Trocou-se Valvula de Ralenti e Sensor de temperatura do colector, Limpeza do Colector e Borboleta, vedantes todos novos, trocou-se também sonda lambda anterior.

Nota: o carro anda e puxa muito bem, não havendo qualquer hesitação do mesmo, nem mesmo falhas ao trabalhar.

Agradeço desde já toda a ajuda e "iluminação" que possam dar/contribuir, pois sinceramente já estamos com a cabeça feita em água, pois já não sabemos por onde pegar ao "bicho"..
Saudações.

Offline jmoxcunha

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: PT
Re: Ralenti acelerado e instável - Megane 1 Coupe 1.4 16v
« Responder #1 em: 08 de Janeiro de 2023, 20:52 pm »
Boa Tarde,

Problema resolvido.
Depois de muita luta durante este Domingo, eis que acabamos por fazer um remake do filme "Escondido á vista" de 1980, pois o problema estava numa entrada de ar no oring da frente da borboleta por má colocação/posição da mesma que só conseguimos detetar depois de lhe dar com um spray com um composto mais forte do que o que tinhamos, depois de desmontada e montada novamente e corretamente eis que o carro passou do "Yosemite Sam" dos LoneyToons ao "Yoda" de StarWars, agora vai ser fazer kms para cima e ver como o "bicho" se vai portar.
Já dizia o velho ditado, Ás vezes os maiores problemas são os mais simples de resolver e os quais a resposta é uma questão de perspectiva.

Agradecido pelo tempo que dispensaram em ler.
Saudações