Votação

Quais são as lâmpadas que usas?

Philips Blue Vision
13 (7.5%)
Philips BlueVision Plus
8 (4.6%)
Philips Diamond Vision
4 (2.3%)
Philips EcoVision
1 (0.6%)
Philips Xtreme Power
2 (1.1%)
Philips Xtreme Vision
12 (6.9%)
Osram Coolblue
3 (1.7%)
Osram Night Breaker
12 (6.9%)
Osram Night Breaker Plus
37 (21.3%)
Bosch Xenon Silver
1 (0.6%)
GE-General Electrics
0 (0%)
Lâmpadas de origem
45 (25.9%)
Marca Branca
20 (11.5%)
Bosch Plus
4 (2.3%)
Philips Longlife EcoVision
3 (1.7%)
NOKYA Cosmic White Pro Halogen Stage II (5000K)
1 (0.6%)
Osram Night Breaker Plus Limited Edition
8 (4.6%)

Votos totais: 134

Autor Tópico: Tópico das lâmpadas  (Lida 305441 vezes)

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #570 em: 18 de Novembro de 2016, 10:51 am »
Se isso acontece no corsa o melhor que cada proprietário faz é reclamar a situação à Opel pois quando fizerem 4 anos e forem a IPO, chumbam.

Isso não sequer é legislação exclusiva nacional, e sim internacional e tem exatamente a ver com a difusão que a frequência da cor do xenon pode sofrer com a sujidade no farois, podem passar muito fácilmente à situação de estarem em encadeamento aos outros condutores.

Será que o alcance do xenon estava à mesma distância do halogéneo anterior???

Cumprimentos

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #571 em: 18 de Novembro de 2016, 11:00 am »
Na minha opinião, não tem porque chumbar. Se a homologação foi aceite assim, o carro encontra-se próprio para circular.
Penso que os lava-faróis foram introduzidos pela necessidade de os países onde exista neve com frequência, necessitarem de um sistema capaz de retirar os restos de neve dos faróis e evitar encadeamentos.
Existem mais marcas a optar por esta vertente sem sistema de limpeza como a Mercedes. Eles indicam que até 2000 lumens não são necessários lava-faróis mas não sei até que ponto isso está estipulado ou é verdade.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #572 em: 18 de Novembro de 2016, 11:35 am »
Eu não vou jurar, mas penso que o Clio IV após o restyle, trás a possibilidade de iluminação Full LED e mesmo assim não tem lava faróis. Mais: já na versão Initiale Paris que vinha no ph I do Clio IV, o Xenon não tinha lava faróis...Por isso, obtendo homologação para circular desta forma, dificilmente alguma centro de IPO poderá chumbar o carro, digo eu...

Para mim a questão das ditas luzes de halogéneo de rendimento, as tais Night Breaker, Diamond Vision, and so on, têm uma clara vantagem: a luminosidade é nitidamente melhor, assim como o alcance das mesmas é superior!!! No entanto tem um gigante problema, muito por culpa dos sensores de luzes que agora equipam a grande maioria dos carros: nos meus carros, sempre tive lampadas deste genero e nunca me duraram mais de 10/11meses...

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #573 em: 18 de Novembro de 2016, 11:48 am »
Isso eu não sei, sei que a homologação do automóvel que traga iluminação xenon tem de ter lava farois e nivelador automático da iluminação.
E isto é a homologação do automóvel, logo internacional, pertence às obrigações do fabricante.

E cá em Portugal onde está isto escrito? Porque tem de estar, certo?

A legislação sobre iluminação HID (High Intensity Discharg Lamps) está no Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para Portugal a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho.

E nos Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás) onde no ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático.
O Regulamento acima referido é também parte integrante da legislação nacional por força de vários Decretos-Lei, nomeadamente o DL n.º 72/2000, de 6 de Maio.

Em resumo; os veículos automóveis só podem ter instalados lâmpadas de descarga num gás, se possuírem dispositivos de limpeza dos faróis (lava-faróis) e dispositivos de regulação da inclinação vertical dos faróis automáticos.

Sobre os IPO, se é detectado que um veículo tem instaladas lâmpadas de descarga num gás, sem possuir os dispositivos de limpeza e de regulação da inclinação, pelo DL 144/2012 onde está contido o  ponto 1, Anexo n.º 4 do Despacho n.º 5392/99, diz que deve ser aplicada uma deficiência de tipo 2, correspondente ao FUNCIONAMENTO INCORRECTO das Luzes de cruzamento que são os médios.

Portanto como deves facilmente compreender esse carro não pode estar homologado para circular não ´se em Portugal mas também no resto da Europa, não compreendo como a Opel vende um carro assim, está em incumprimento, pelo que sei, pelo que conheço, a não ser que algo tenha mudado há pouco tempo mas parece-me que não mudou.

Cumprimentos

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #574 em: 18 de Novembro de 2016, 11:55 am »
@ Kovinha

Full led não é xenon e sobre as lâmpadas de halogéneo "vitaminadas" também tens razão, poderão durar mais, eu estou inclinado caso as minhas night breaker venham a fundir passado o tempo à volta do que tens de experiência em montar-lhes em série um led de forma a "travar" um pouco a corrente que chupam porque são lâmpadas que gastam mais um pouco e até aquecem e bem mais; o "alcance" na minha opinião tem mais a ver com a cor da luz.

Deixaste-me no entanto uma pulga atrás da orelha; porque dizes que fundem mais devido aos interruptores crepusculares (julgo que te referes a isto)?

Cumprimentos

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #575 em: 18 de Novembro de 2016, 11:56 am »
Essa lei está de acordo com o que disse então. Não é o facto de serem luzes Xenon mas sim de não ultrapassarem os 2000 lumen. Deve estar aí o truque para a não utilização de lava-faróis.

Offline marrog

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Bragança
  • Mensagens: 4
  • Garagem : Megane 3 Gt Line 1.5 DCi 110Cv
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #576 em: 18 de Novembro de 2016, 12:09 pm »
Obrigado pelas vossas opiniões, já me decidi vou comprar as night break unlimited para os médios e máximos

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #577 em: 18 de Novembro de 2016, 13:21 pm »
jotaagá, os processos de homologação servem para isso mesmo, por exemplo é regra em portugal que o farol de nevoeiro tem que ser do lado esquerdo (obrigatorio) e do lado direito (facultativo), no entanto há carros com o farol de nevoeiro no centro do carro.

Qualquer marca, empresa ou particular, pode fazer um pedido de homologação, desde que passe nos vários requisitos e testes de segurança. E não tem que ser utilizados os mesmos métodos ou sistemas, utilizados nas homologações anteriormente existentes.

Vamos imaginar no caso do xenon, basta que um fabricante utilize um tipo de lente no farol que consiga superar as deficiências encontradas nos faróis que obrigavam à utilização dos reguladores automáticos e lava faróis, para conseguir uma homologação europeia para a utilização do xenon sem esses dispositivos.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #578 em: 18 de Novembro de 2016, 13:47 pm »
@Dom
Lâmpadas HID têm fluxo luminoso superior a 2000 lumens.

Se vires por exemplo o datasheet da XENARC NIGHT BREAKER UNLIMITED 66140XNB que é uma das lâmpadas "corriqueiras" xenon verás que tem 3200 lumens; esses 2000 lumens são ultrapassados em todas as lâmpadas xenon automoveis

Algo deve estar aí mal, digo eu!

@ camarinha d eAlenquer.
Sobre a alteração da lente do farol ou outra carcateristica, aceito mas onde está ela???

E tendo acontecido essa alteração (que não se encontra salvaguardada em nenhuma lei, logo em principio fora de aplicação prática), essa alteração era inicialmente feita no opel corsa e no mundo automóvel ainda não se tinha conhecimento dela??

Assim de inicio parece-me duvidoso no mínimo mas não descarto; como escrevi só se algo houve a nível de alteraçao de legislações comunitárias e que como também escrevi são responsabilidades dos fabricantes, tive o cuidado de salvaguardar isso mas também me parece muito dúbio arranjarem "uma lente" que minorize os efeitos "nefastos" do xenon sem implicar diretamente diminuição da sua eficiência o que acabaria no minimo (digo eu) por as equiparar às demais lâmpadas e assim deixar de fazer qualquer sentido gastar o que se gasta num sistema e lâmpada xenon.

A regra do farol de nevoeiro traseiro ser só 1 e estar colocado no lado esquerdo ou no centro do veículo o que tem ambas as localizações a ver com a percepção de quem vai atrás sobre as dimensões do veículo que vai à frente é uma regra internacional e não Portuguesa, aliás não há nenhuma lei aplicada em Portugal para localização de iluminações em veículos que seja exclusiva em Portugal ou em outro país especifico, o que existe é iluminações que são caracteristicas a existir em certos países, há por exemplo países onde os carros têm de circular sempre em médios e são preparados para mal se colocam a trabalhar acendem os médios

Que eu saiba, pelo que conheço, enquanto leigo, são as leis que enunciei e que nelas está escrito o que escrevi, estão!

Cumprimentos

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #579 em: 18 de Novembro de 2016, 13:54 pm »
Desculpa jotaagá mas a Osram tem umas lâmpadas de xenon de 25w com 2000 lumen. D8 se não me engano.

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #580 em: 18 de Novembro de 2016, 14:20 pm »
Pois, não sei, talvez mas olhando para;
http://www.osram.pt/osram_pt/produtos/lampadas/iluminacao-do-veiculo-e-bicicleta/carros/lampadas-de-xenon-para-farol/index.jsp

Encontra-se uma num universo de mais de 15 e mesmo essa tem 2000 Lm o que só por si já a obriga aos sistemas mas como tem 15% de tolerância, ou seja, terá de 1700 Lm a 2300 Lm, ainda menos não estará dispensada dos sistemas obrigatórios.
Trata-se duma lâmpada muito especifica e muito exclusiva nas suas caracteristicas comparada com as restantes da coleção, chamo a atenção para por exemplo ser a única do universo xenon osram que tem 15% de tolerância com uma tensão normal de funcionamento de 40V comparada com outras da familia que têm todas só 3% de tolerância.

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #581 em: 18 de Novembro de 2016, 14:22 pm »
Jotaaga, algures na legislação que transcreveste, está isto:

"só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis"

Isto pode não ter de ser necessariamente lava-faróis. Pode ser um outro sistema de limpeza. Falou-se em tempos, salvoerro dos Mercedes que tinham um sistema qualquer de limpeza pirolitica. Pode ser algo do género que esteja instalado. Não deixa de ser um sistema de limpeza de faróis, sem no entanto ser um lava-faróis.

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #582 em: 18 de Novembro de 2016, 14:27 pm »
A legislação sobre iluminação HID (High Intensity Discharg Lamps) está no Decreto-Lei n.º 218/2008, de 11 de Novembro que transpõe para Portugal a Directiva n.º 2007/35/CE, de 18 de Junho.

E nos Regulamentos ECE/ONU, como o n.º 48, o n.º 98 (Faróis com fontes de luz de descarga num gás) e o n.º 99 (Fontes luminosas de descarga num gás) onde no ponto 6.2.9. do Regulamento n.º 48 da ECE/ONU (prescrições uniformes relativas à aprovação de veículos no que respeita à instalação de luzes e dispositivos de sinalização luminosa), refere que “As luzes de cruzamento com uma fonte de luz tendo um fluxo luminoso superior a 2000 lumen, só poderão ser instaladas em conjunto com dispositivos de limpeza dos faróis…”. Da mesma forma, no que se refere à inclinação vertical aplica-se o disposto no ponto 6.2.6.2.1. do mesmo regulamento, que refere que o dispositivo de regulação da inclinação vertical dos faróis deve ser automático....
Superior a 2000. Quanto às tolerâncias não discuto que não percebo da poda.

Offline Kovinha

  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 3571
  • Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #583 em: 18 de Novembro de 2016, 15:01 pm »
@ Kovinha
Deixaste-me no entanto uma pulga atrás da orelha; porque dizes que fundem mais devido aos interruptores crepusculares (julgo que te referes a isto)?

Cumprimentos

O acender e apagar constante das luzes, não lhes trás grande saúde e pude comprovar isso este ano: as primeira Osram que tive no Clio duraram cerca de 10 meses e pouco, meti umas novas em Dezembro do ano passado, mas ao contrario das primeiros, durante o Verão andei com os sensores de luz desligados evitando assim que as 19h (porque penso que os sensores também funcionam um pouco por periodos de tempo e não só dependem da luz exterior) em pleno dia durante o Verão as luzes acendessem...

Agora como saiu de casa de noite e entro em casa de noite, nem me preocupo e ando com os sensores activos, mas durante o Verão penso ser uma tática para aumentar o tempo de vida expectável para este tipo de lampadas...

Offline jotaagá

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Tópico das lâmpadas
« Responder #584 em: 18 de Novembro de 2016, 15:10 pm »
@ LuisNogueira
Não conheço esse sistema de limpeza pirolitico no entanto não é só o sistema de limpeza mas também sistema de nivelamento automático dos farois.
@ Dom
Tolerâncias o próprio nome diz tudo e é só fazer as contas, nada mais acrescento mas vou passara a reparar mais nos corsas a ver se vejo algum com xenon sem o mija mija.
@ Kovinha
Por norma não uso o interruptor crepuscular, o que faço é que quando em viagem, aí sim ligo-o, da mesma forma que o limpa para-brisas, só o ligo quando chove, quando arrumo o carro na garagem e não chove tenho ambos sistemas desligados; 1º porque é vicio de muitos anos desligar luzes, e assim poupar a bateria, quando não preciso delas mais ainda agora com DRLs, chegam e sobram mesmo de noite, 2º porque o que tenho de experiência é que os limpa para-brisas automaticos volta não volta andam a limpar sem água principalmente quando o carro sai da "escuridão da garagem e está humido "cá fora", há que poupar as escovas também, vícios como disse.
Julgo que tens razão e a razão fundamental será os arranques da lâmpada.
Hummmm, deixa ver quanto tempo me durarão as night breaker
Cumprimentos