Autor Tópico: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.  (Lida 1643 vezes)

Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« em: 11 de Dezembro de 2023, 19:21 pm »
Ola, indo direito ao ponto, o Sandero Stepway 8v deixou de funcionar pela manha após usa-lo normalmente a noite, apenas ligou, morreu e não da partida mais, não é bateria e nem falta de combustivel,  gostaria de saber a causa (provável) ou o que deveria tentar trocar primeiro, não sou mecanico apenas entusiasta com conhecimento basico, mas se for necessário um mecanico quero ter uma noçao para não ter custos desnecessários, pesquisei um pouco e vi a possibilidade de ser correia dentada, velas, bomba, bobina, filtro de combustivel, bicos injetores entupidos e até sistema eletrico, enfim não sei por qual deveria começar, ele faz "nhe nhe nhe nhe" enquanto giro a chave, parece que vai funcionar mas o "nhe nhe nhe" fica mais fraco e o carro não pega, pedi para uma pessoa girar a chave enquanto eu olhava o motor, faz um "teco" na caixa de voltagem e o motor tenta funcionar mas não funciona, a luz da injeçao fica alaranjada, outra coisa é que fica um barulho muito alto de apito vindo motor quando giro a chave apenas para acender o painel, recentemente troquei filtro de ar do motor que estava bem sujo. Se for ajudar eu gravo o video mas já tentei descrever como ocorre, agradeço desde já.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 53
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2023, 13:54 pm »
Dá toda a ideia de ser bateria.
Caso não seja, ir tentando despistar do mais fácil para o mais difícil. Fusíveis, motor de arranque, etc.

Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2023, 17:10 pm »
Dá toda a ideia de ser bateria.
Caso não seja, ir tentando despistar do mais fácil para o mais difícil. Fusíveis, motor de arranque, etc.
Eu descartei a possibilidade de bateria pois todas luzes estão funcionando normalmente, o carro está parado há mais de duas semanas, e ele chegou a ligar da última vez mas morreu logo depois, vou ver os fusíveis então, mas já dei uma pesquisada e falaram que se estrala na hora que liga é pq está funcionando o fusível lá de acionamento do motor

Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2023, 17:15 pm »
Eu descartei a possibilidade de bateria pois todas luzes estão funcionando normalmente, o carro está parado há mais de duas semanas, e ele chegou a ligar da última vez mas morreu logo depois, vou ver os fusíveis então, mas já dei uma pesquisada e falaram que se estrala na hora que liga é pq está funcionando o fusível lá de acionamento do motor
Da ultima vez que ligou e morreu logo depois há duas semanas não ligou mais, acho que realmente deve ser algo no motor, vou ver o motor de arranque, obrigado pela dicas.

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 53
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2023, 20:23 pm »
Aquilo que exige mais da bateria é o motor de arranque. As luzes podem estar ligadas normalmente, mas a bateria não tem força para dar o arranque. Eu ainda fazia a experiência. Dar cabos, pedir a alguém com um jumper para dar carga, arranjar um carregador de bateria. Quase de certeza que vai ser bateria.

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #5 em: 13 de Dezembro de 2023, 10:02 am »
Antes de gastar mais dinheiro, veja se não é mesmo a bateria. Uma coisa é a bateria ter carga e outra é ter capacidade de descarga.
Pode muito bem ter carga e ter ainda alguns capacidade de descarga, o suficiente para manter luzes ligadas, mas não ter capacidade de descarga suficiente para o motor de arranque.

Só a título de exemplo, as baterias velhas que tenho tirado dos carros por já não permitem um arranque em condições, têm ficado em casa durante anos para as ligar a um varejador de azeitona. E cada uma aguenta o varejador uma manhã inteira.

E até se pode dar o caso de a sua bateria estar boa mas simplesmente já não ter carga suficiente para o arranque.
Ligar a um carregador - o carregador é sempre um bom investimento - ou levar a uma oficina para carregarem a bateria pode ser uma boa opção.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #6 em: 13 de Dezembro de 2023, 13:05 pm »
Aquilo que exige mais da bateria é o motor de arranque. As luzes podem estar ligadas normalmente, mas a bateria não tem força para dar o arranque. Eu ainda fazia a experiência. Dar cabos, pedir a alguém com um jumper para dar carga, arranjar um carregador de bateria. Quase de certeza que vai ser bateria.
Antes de gastar mais dinheiro, veja se não é mesmo a bateria. Uma coisa é a bateria ter carga e outra é ter capacidade de descarga.
Pode muito bem ter carga e ter ainda alguns capacidade de descarga, o suficiente para manter luzes ligadas, mas não ter capacidade de descarga suficiente para o motor de arranque.

Só a título de exemplo, as baterias velhas que tenho tirado dos carros por já não permitem um arranque em condições, têm ficado em casa durante anos para as ligar a um varejador de azeitona. E cada uma aguenta o varejador uma manhã inteira.

E até se pode dar o caso de a sua bateria estar boa mas simplesmente já não ter carga suficiente para o arranque.
Ligar a um carregador - o carregador é sempre um bom investimento - ou levar a uma oficina para carregarem a bateria pode ser uma boa opção.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk
Muito obrigado aos dois, fiz a chupeta e infelizmente nada, deixei uns 5 minutos com o outro carro ligado enquanto tentava a partida, ele parece que quer funcionar mas acaba não funcionando e o barulho vai diminuindo como se tivesse perdendo a força, e notei que enquanto isso o led do comando de bordo ao mesmo tempo sutilmente fica oscilando, será que ainda pode ser bateria? Tá estranho mesmo porque a bateria não é muito velho e é Moura e foi de repente de uma noite para o dia.

Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #7 em: 13 de Dezembro de 2023, 13:24 pm »
Filmei tentando dar a partida, não dá pra ver o led oscilando pq é bem sutil e talvez seja normal.
https://youtu.be/58KwKxaL0Zs

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #8 em: 13 de Dezembro de 2023, 14:43 pm »
A primeira bateria do meu Megane fez isso.
Num dia funcionou e no dia seguinte já não quis arrancar.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #9 em: 13 de Dezembro de 2023, 21:44 pm »
A primeira bateria do meu Megane fez isso.
Num dia funcionou e no dia seguinte já não quis arrancar.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk


Imagino que alguns acontece assim mesmo, carro é da minha esposa, fui confirmar e a bateria tem 1 ano aproximadamente, garantia da Moura se não me engano são 2 anos, mas pode ser ela pois a bateria do carro que fiz chupeta é amperagem menor, será que isso influência? Porém a bateria do Sandero não estava totalmente descarregada pois os faróis estavam normais, será que os 5 minutos de carga com o outro carro ligado não foi suficiente? Ou se fosse bateria deveria ter ligado já de primeira?

Offline scenick

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Mensagens: 2854
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #10 em: 14 de Dezembro de 2023, 08:29 am »
Imagino que alguns acontece assim mesmo, carro é da minha esposa, fui confirmar e a bateria tem 1 ano aproximadamente, garantia da Moura se não me engano são 2 anos, mas pode ser ela pois a bateria do carro que fiz chupeta é amperagem menor, será que isso influência? Porém a bateria do Sandero não estava totalmente descarregada pois os faróis estavam normais, será que os 5 minutos de carga com o outro carro ligado não foi suficiente? Ou se fosse bateria deveria ter ligado já de primeira?

Então ligaste os cabos de bateria de um carro ao que está parado e depois de 5 minutos desligas-te os cabos e foste dar arranque, foi isso?

Offline phillipric

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Póvoa de Varzim
  • Mensagens: 53
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2023, 09:57 am »
É melhor ver se calhar como dar "cabos".

Os cabos têm de estar ligados às duas baterias, por o outro carro a trabalhar e ir ligar o carro que não tem bateria. 5 minutos ligado a uma bateria não dá para nada. Isso não carrega dessa forma.

Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2023, 11:49 am »
Então ligaste os cabos de bateria de um carro ao que está parado e depois de 5 minutos desligas-te os cabos e foste dar arranque, foi isso?
O outro carro estava ligado enquanto eu tentava o arranque.
É melhor ver se calhar como dar "cabos".

Os cabos têm de estar ligados às duas baterias, por o outro carro a trabalhar e ir ligar o carro que não tem bateria. 5 minutos ligado a uma bateria não dá para nada. Isso não carrega dessa forma.
O outro carro estava sim ligado, eu já tinha feito isso antes algumas vezes, ambos os cabos preto e vermelho estavam conectados nos dois carros, durante esses 5 minutos eu tentei a partida, mas se você que não foi tempo suficiente irei tentar novamente, pois como ela ainda tinha carga para acender os faróis achei que fosse suficiente.

Offline mbn99

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: BSB
  • Mensagens: 13
  • Garagem : Sandero Stepway
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #13 em: 14 de Dezembro de 2023, 11:53 am »
O outro carro estava sim ligado, eu já tinha feito isso antes algumas vezes, ambos os cabos preto e vermelho estavam conectados nos dois carros, durante esses 5 minutos eu tentei a partida, mas se você  ACHA que não foi tempo suficiente irei tentar novamente, pois como ela ainda tinha carga para acender os faróis achei que fosse suficiente.
Só para deixar claro as outras vezes que já fiz chupeta não foi nessa bateria, só quis dizer que sempre deu certo assim em outras.

Offline rui.costa

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Mensagens: 189
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Re: Ligou na garagem, desligou e não da partida mais.
« Responder #14 em: 14 de Dezembro de 2023, 19:14 pm »
Compre um carregador de uma vez por todas. Essa bateria, apesar de ter só um ano, se o carro só fizer pequenas voltas ou estiver muito tempo parado, pode facilmente ir abaixo.
Daqui a pouco, tentativa após tentativa, ela vai mesmo a zero e depois tem mesmo de a trocar. Mesmo que o problema não seja da bateria.

Se a bateria estiver muito fraca nem uma viagem de 100kms sem paragens a carrega.
Um carregador de manutenção é barato, em princípio resolve a parte da bateria e permite tirar teimas. E custa muito menos que uma bateria e vai-lhe permitir prolongar a vida dessa bateria e de outras que venham posteriormente.

Enviado do meu RMX1971 através do Tapatalk