Autor Tópico: Renault Laguna II 1.9 DCI  (Lida 3260 vezes)

Offline Rui Serôdio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Chaves
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 DCI
Renault Laguna II 1.9 DCI
« em: 08 de Julho de 2021, 18:10 pm »
Boa tarde,

Desde já peço desculpa se este problema já foi abordado em tópicos mais antigos, andei à procura e não consegui encontrar nada semelhante ao meu problema.

Ora bem, o problema com que me encontro é o seguinte:

A minha carrinha (Renault Laguna II 1.9DCI) com 145k Kms , turbo novo com 2k Kms, EGR limpas e Catalisador removido e embraiagem nova, continuou a dar problemas, apesar de tudo o que já lhe foi feito.

Recentemente sinto que a carrinha não tem a mesma potência que tinha antes, até mesmo a realizar um simples ponto de embraiagem tenho de lhe dar imensa aceleração para ela arrancar. Notei que no arranque com motor a frio deita algum fumo branco pelo escape e já com o motor quente, estando algum tempo em ralenti na primeira aceleradela que lhe dou deita bastante fumo branco. Tenho um vídeo no telemóvel que posso anexar para ajudar a quem me possa ajudar.

Sempre que sai este fumo esbranquiçado, cheira um pouco a queimado. Não consigo identificar em concreto, mas penso que seja óleo queimado.

O carro já foi levado ao mecânico e retiraram o turbo, pensando que poderia ser problema do mesmo, no entanto estava tudo impecável, e estão sem saber de onde pode vir o problema, uma vez que na máquina de diagnóstico não deteta nenhum erro.

Estou mesmo a ficar desesperado com a situação, se alguém me pudesse ajudar, agradecia imenso!

Desde já um obrigado!

Cumprimentos,
Rui Jorge Serôdio

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #1 em: 09 de Julho de 2021, 06:26 am »
Já ia dizer, muda de mecânico  :laugh: :laugh:
Fumo esbranquiçado ou azulado?
E o carro consume óleo ?
Duas coisas a ver, injecção e compressão, isso tanto pode ser algum injector avariado, ou um conjunto de problemas a nível da injecção. Mas também podes ter um problema a nível de segmentos /válvulas e o motor já não estar a ter nem a compressão necessária, como estar a escapar óleo por ai.

As maquinas de diagnóstico só detetam problemas elétricos e eletrónicos, não conseguem detetar problemas mecânicos, a não ser que se saiba ler valores que os indiquem.
« Última modificação: 09 de Julho de 2021, 06:27 am por Sls a GPL »

Offline Rui Serôdio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Chaves
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 DCI
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #2 em: 09 de Julho de 2021, 14:48 pm »
O fumo parece ser meio azulado, mas vou anexar um vídeo para ajudar a perceber o tipo de fumo que é.

Não reparei em consumos de óleo, adicionei 0,5L há 500km +/- e não baixou o nível.
O carro já teve anteriormente problemas de injecção, no entando nunca fez isto e sempre acusou erro no computador de bordo. Mas tal como disse, esse tipo de avisos só aparece se forem componentes digitais, tudo o que seja analógico tem de ser a velha análise de mecânico, que hoje em dia nem todos têm!

Obrigado pela ajuda, vou verificar se realmente é problema de injecção ou se, espero bem que não, são os segmentos.

https://youtu.be/xxaFkmF5rZ0
« Última modificação: 12 de Julho de 2021, 13:33 pm por Sls a GPL »

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #3 em: 11 de Julho de 2021, 19:02 pm »
Parece ser um probelma de injeção a ausência de consumo de óleo descarta quase tudo o resto, o meu concelho é que metas um bom limpa injetores da liqui moly e vejas o que acontece pode ser que ajude a minorar o problema...

Offline Rui Serôdio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Chaves
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 DCI
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #4 em: 11 de Julho de 2021, 19:18 pm »
Vou experimentar, sempre pode ser uma solução simples e barata e estou aqui a complicar tudo.

Algo que também notei foi um elevado consumo. Em cidade é normal gastar sempre um pouco mais, mas está nos 10L/100Km, algo que não é normal na carrinha.
« Última modificação: 12 de Julho de 2021, 13:35 pm por Sls a GPL »

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #5 em: 11 de Julho de 2021, 23:36 pm »
Ainda a 2 meses tive probelmas de injeção na minha laguna 2 1.9dci, não tive problemas de desempenho mas fazia um portentoso fumo negro (tipo Ibiza) nos últimos tempos até que certo dia custou a pegar e deixou me na estrada 2 km depois...
Garantidamente o limpa injetores não irá piorar, no limite não fará nada mas se for sujidade sempre irá ajudar a melhorar o problema.
Atenção também ao sensor maf (massa de ar) que também costuma dar esses sintomas (perda de performance e fumo)
« Última modificação: 12 de Julho de 2021, 13:36 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #6 em: 12 de Julho de 2021, 13:43 pm »
O consumo de óleo indica, no caso do fumo, uma possível queima de óleo.
Se não há consumo de óleo, mas há fumo, pode ser varias coisas.
Excesso de combustível e mal queimado normalmente fumo negro.
Deficiência  na injecção, fumo claro, meio azulado, motor com falhas, etc
Sem queima, fumo branco, parece vapor de agua, e o motor parece trabalhar a 3 cilindros.
Em situações de falta de compressão o normal é quando se pões o carro a trabalhar o fumo ser esbranquiçado tipo vapor de agua por falta de queima, por não ser atingida a temperatura suficiente.

No caso do vídeo, parece-me um problema a nível da injeção.

Offline Rui Serôdio

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Chaves
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 DCI
Re: Renault Laguna II 1.9 DCI
« Responder #7 em: 15 de Julho de 2021, 15:08 pm »
Sim, em princípio é problema de injecção, no entanto como não está a dar nenhuma falha na máquina de diagnóstico, optámos por colocar um líquido de limpeza de injetores e ver como se comporta nos próximos kms.

Se o problema persistir vou ter de verificar os injetores e a bomba.

Esperemos que com a limpeza fique resolvido o problema.

Obrigado a todos pela ajuda, foi essencial!