Autor Tópico: Colunas Megane II  (Lida 39476 vezes)

Offline Filipe de carvalho

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Megane II 1.5 dci 100cv 2004
Re: Colunas Megane II
« Responder #45 em: 04 de Outubro de 2016, 19:52 pm »
Boas.
Estou com uma dificuldade um pouco básica,  mas como não tenho multímetro. Não sei quais são os fios positivos e negativos das colinas de som da porta da frente do megane 2. de 2004. Apenas tem um laranja e um branco. E as colunas que quero ligar tem um preto e outro vermelho. O que quero saber é qual é a cor que corresponde às da coluna.
Grato pela atenção

Offline steel_man85

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Mensagens: 48
  • Megane II 1.5DCI 106CV
Re: Colunas Megane II
« Responder #46 em: 05 de Outubro de 2016, 18:23 pm »
existem algumas formas de verificar isso sem multímetro. como por ex:
 
! No longer available


Outra forma é fazeres a ligação dos dois fios, ligar o rádio e encostar um isqueiro próximo da coluna, se a chama afastar da coluna as fases estão correctas, se a chama se aproximar da coluna  tens que inverter as ligações.
« Última modificação: 05 de Outubro de 2016, 20:08 pm por Camarinha de Alenquer »
A informação deve ser partilhada e não vendida!

Offline Filipe de carvalho

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 6
  • Garagem : Megane II 1.5 dci 100cv 2004
Re: Colunas Megane II
« Responder #47 em: 06 de Outubro de 2016, 19:28 pm »
Está óptimo amigo. Obrigado.
Abraço

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Colunas Megane II
« Responder #48 em: 23 de Outubro de 2020, 23:07 pm »
Ora bem, como já sinto falta de desmontar as portas do Megane, está na hora de trocar as colunas de trás, que estão rotas.

Já sei que têm de ser umas colunas de 13cm, mas ainda tenho dúvidas da potência adequada tendo em conta o output do rádio.

O rádio é um Cabasse Update List (originalmente era um Update list normal), e não encontro em lado nenhum qual a diferença de output entre os 2.

Alguém recomenda uma marca/modelo decente, ou mais vale ir buscar duas colunas iguais?

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Colunas Megane II
« Responder #49 em: 24 de Outubro de 2020, 04:33 am »
Eu na minha Megane mudei as colunas para umas pionner de 13cm entrada de gama compradas numa grande superfície comercial a bom preço e fiquei bem servido não tive grandes razões de queixa e usava o rádio update list original. O único senão foi ter que pouco depois mudar também as da frente pois as colunas a frente eram ainda as originais e não conseguia "afinar bem" os altos e agudos porque as originais davam muito bass e poucos agudos, as de trás mais agudos e menos graves, não consegui arranjar configuração no radio que me agradasse, perdi o amor a mais 20 e tal euros e mudei as da frente também ai sim já consegui deixar o som impecável.
Cumprimentos

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Colunas Megane II
« Responder #50 em: 16 de Junho de 2021, 23:05 pm »
Ora bem, como já sinto falta de desmontar as portas do Megane, está na hora de trocar as colunas de trás, que estão rotas.

Já sei que têm de ser umas colunas de 13cm, mas ainda tenho dúvidas da potência adequada tendo em conta o output do rádio.

O rádio é um Cabasse Update List (originalmente era um Update list normal), e não encontro em lado nenhum qual a diferença de output entre os 2.

Alguém recomenda uma marca/modelo decente, ou mais vale ir buscar duas colunas iguais?


Uns meses depois, lá comprei umas colunas de 13cm, marca Hertz.

Como é claro, não entraram, pois apesar da profundidade ser semelhante, são mais largas atrás que as de origem, e tem lá um plástico que acompanha a coluna e bate aí.

Já vi que é comum cortar esse plástico de forma a caber.

Agora segue a questão: o plástico está lá por algum motivo, e se tivesse de adivinhar diria que é para prevenir que passe água para a coluna. É seguro cortar, ou vou precisar de um guarda chuva para a coluna no próximo inverno?


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Colunas Megane II
« Responder #51 em: 16 de Junho de 2021, 23:49 pm »
A agua da chuva passa pelo interior da porta, pode não ser muita, mas passa sempre alguma.

Antes de cortar, vê se há espaço livre atrás dessa zona.
Se houver, cortas, e fazes um aro em plástico que permita colocares a coluna e colocar a parte que cortaste para proteger a coluna.
Cola a quente, ou ferro de soldar, voltas a unir os plásticos de maneira a ficar estanque e ficas com a coluna protegida.
É só aplicar um pouco de bricolage

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 216
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Colunas Megane II
« Responder #52 em: 17 de Junho de 2021, 00:07 am »
Faz sentido, tks  :wink:

Aparenta haver espaço, mas amanhã vou confirmar melhor.

Já andava à procura de umas colunas Cabasse de origem em bom estado, mas assim devo conseguir resolver.