Autor Tópico: Trafic - cx de velocidades - PK6022, é possível colocar outra PK6, tipo PK6018??  (Lida 1870 vezes)

Offline jose.n.ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mozelos
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Trafic
Boa tarde.

Tenho um problema na cx de velocidades da minha Trafic. REF PK6022.
A 3ª e a 4ª fazem algum barulho, e está a começar a querer dificultar as reduções. O mecânico já viu...limalhas no óleo e tal, melhor nem por valvulina nova. E compor a caixa é como sabem.

É daquelas coisas...mexer na caixa, ou arranjar uma com garantia...eis a questão.
Aditivos não sei se resolve, ou só disfarça o problema (ela não é para andar muito, poderia ser uma opção...)

A questão é que não estou a encontrar nenhuma com a mesma referência, mas pergunto se sendo PK6 na mesma (penso que e minha é com sensor electronico), é compatível com outra caixa (tipo PK6018)? o 018/022 tem a ver com as relações de caixa né?
É que encontra mais facilmente outras caixas que não igual à minha, e provenientes de modelo e motor idênticos.

Obrigado pela ajuda possível


JR

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07

Offline jose.n.ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mozelos
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Trafic
Obrigado. Seria de facto uma boa ideia, mas tenho alguma urgência.
Além disso, arranjo uma PK6018 a bom preço, e com garantia.

Alguém sabe se é compatível com a PK6022? Tipo troca por troca?
Já li que acham que as PK6 são todas iguais a nivel de encaixes/pinos e transmissões, variando apenas as relação das velocidades (mais curta, mais longa, etc). Mas não tenho a certeza.
Mesmo que quem a venda teoricamente não se importa que a devolva, só de mão de obra...

Urgente.
Obrigado

JR


Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2657
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Em princípio será só mesmo o escalonamento.
Eu reparava a que tens uma vez que esse problema é comum

Offline Bruno110

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: loures
  • Mensagens: 350
Ou compras uma reconstruida, com garantia e sabes o que metes, ou então é preferível reparar a tua, ao menos sabes com o que ficas. Se bem que não fica barato reparar uma caixa dependendo do que é que possa lá estar dentro. Mas eu apostava na reparação.


Enviado do meu P8 através do Tapatalk


Offline jose.n.ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mozelos
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Trafic
Eh pá, obrigado pelas vossas respostas.

Apesar de tudo vai dando para andar relativamente bem, mas sei que é algo que mais cedo ou mais tarde vou ter que resolver.

Realmente seria melhor reparar a minha mas, tal como referiram, dependendo do que lá está, pode chegar quase ao valor comercial da Trafic (comercial, porque o emocional é bem mais alto! :smiley:). Como não a pretendo vender, e ficar com ela lá por casa, tanto tenho argumento para a arranjar como deve ser, como para não arranjar uma vez que não vou fazer assim tantos kms...

Só para a mudança de uma caixa por outra, o mecânico precisa de 330€, pois diz que é uma caixa mais complicada de trocar. Isto já com oleo novo para a caixa nova. Sinceramente acho um valor relativamente justo, não sei o que acham.
Caixa reconstruída 1250+iva (fora montagem, claro). No entanto a Sparkes também vende um kit de reparação (180 e tal...), só com os rolamentos e vedantes. Mas lá está, abrindo é que se vê...

Por outro lado, o meu amigo lá da loja das peças sugeriu eu colocar estes aditivos na caixa que tenho ainda (não é esta loja, é só para mostrar o produto que falo):

https://www.tiagorochauto.pt/produto/ecotec1025-t2s-tratamento-superficies-silicone-modificado/

juntamente com este:

https://www.tiagorochauto.pt/produto/ecotec1122-tratamento-anti-friccao-caixa-velocidades/

Diz que vai ajudar.


No entanto o mecânico não concorda....diz que isso poderá até agravar, porque estes produtos têm sempre alguns detergentes, poderão diminuir um pouco a viscosidade, e aumentar ainda mais os ruídos e folgas. Diz que isso é para prevenir o desgaste, e não para quando já está desgastado.

No entanto, pela descrição do produto, e pelo que me disseram na loja, é precisamente o contrário. Isto aumenta um pouco a viscosidade.

Já alguém experimentou?

Acho que há razão nas duas partes.


Obrigado malta.

Abraço

JR

Offline jose.n.ribeiro

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Mozelos
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Trafic
Malta,decidi abrir um novo tópico com isto, visto que o assunto veio no decorrer de um tópico que já não tem muito a ver.

Alguém já usou aditivos para caixa de velocidades, mas quando esta já apresenta ruído, tipo rolamentos e alguma dificuldade de passagem de velocidadades...?

Tenho uma trafic com um problema na caixa (o habitual). tenho que colocar uma da sucata ou arranjar a minha.
Mas como a coisa ainda vai rolando, o meu amigo lá da loja das peças sugeriu eu colocar estes aditivos na caixa que tenho ainda (não é esta loja, é só para mostrar o produto que falo):

https://www.tiagorochauto.pt/produto/ecotec1025-t2s-tratamento-superficies-silicone-modificado/

juntamente com este:

https://www.tiagorochauto.pt/produto/ecotec1122-tratamento-anti-friccao-caixa-velocidades/

Diz que vai ajudar.

No entanto o mecânico não concorda....diz que isso poderá até agravar, porque estes produtos têm sempre alguns detergentes, poderão diminuir um pouco a viscosidade, e aumentar ainda mais os ruídos e folgas. Diz que isso é para prevenir o desgaste, e não para quando já está desgastado.

No entanto, pela descrição do produto, e pelo que me disseram na loja, é precisamente o contrário. Isto aumenta um pouco a viscosidade.

Já alguém experimentou?

Acho que há razão nas duas partes.
Mas se for para piorar prefiro nem colocar.

Obrigado malta.

Abraço

JR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Isto o que vai fazer é adiar o problema, o desgaste está lá e só vai piorar com o tempo, quer tenha aditivo ou sem ele.
na minha opinião é gastar dinheiro, mais vale procurares já uma caixa ou até mesmo a reparação dessa, em vez de andar a gastar dinheiro em paliativos.