Autor Tópico: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar  (Lida 2177 vezes)

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« em: 29 de Abril de 2019, 22:10 pm »
Boa noite, Tenho um laguna 2 que comprei usado e ele nunca "falou" apesar de todos os erros serem dados por voz. Diversas vezes o rádio de cala e aparece a mensagem "Speech".

Ora como pensei que fosse falta do sintetizador de voz, comprei um, mas quando fui para o instalar não encontro os mesmos encaixes. Estou a querer instalar algo errado, no local errado ou que raio se passou aqui.

Basicamente, o que comprei foi isto:



Os encaixes que encontro no carro são estes:



Estes cabos estão ao lado do volante, por baixo does botões de ligar e desligar o cruise control, voz, etc.

Como devo instalar isto?

Obrigado desde já

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #1 em: 30 de Abril de 2019, 00:22 am »
Essas fichas são para outras coisas.
Eu vou procurar isso e depois digo algo, aviso já que posso demorar uns dias, a colocar a informação.

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #2 em: 30 de Abril de 2019, 02:39 am »
Boa noite, Tenho um laguna 2 que comprei usado e ele nunca "falou" apesar de todos os erros serem dados por voz. Diversas vezes o rádio de cala e aparece a mensagem "Speech".

Ora como pensei que fosse falta do sintetizador de voz, comprei um, mas quando fui para o instalar não encontro os mesmos encaixes. Estou a querer instalar algo errado, no local errado ou que raio se passou aqui.

Basicamente, o que comprei foi isto:



Os encaixes que encontro no carro são estes:



Estes cabos estão ao lado do volante, por baixo does botões de ligar e desligar o cruise control, voz, etc.

Como devo instalar isto?

Obrigado desde já
Pergunta parva a coluna que está abaixo do volante está boa? Está bem ligada?...Em teoria o sintetizador de voz estará a funcionar porque se para o rádio é porque Está a cumprir o papel o som dos avisos é dado pela coluna por debaixo do volante ao lado do botão para ajustar a luminosidade das luzes interiores é que por parvo que pareça os avisos de voz saiem por aí e não pelas colunas do rádio (pelo menos no meu laguna 1 é assim o 2 não tem essa coluna só a rede onde deveria estar  e provavelmente nem o módulo pois nem sequer para o rádio ou envia qualquer mensagem só apita) verifica essa coluna vai na volta é  isso tenta experimentar ligar outra coluna que tenhas aí "arrumada" e atenção aos botões do sintetizador de voz existe uma combinação que silencia os avisos faz apenas um som no laguna 1 é assim uso porque só fala em francês e acho irritante quando aparece um aviso que não sei de onde é (luz serv) desligo o modo mudo e carrego em repeat e com os fracos conhecimentos de francês que tenho tento adivinhar o que aquilo quer xD

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #3 em: 30 de Abril de 2019, 07:05 am »
Então o que me falta será essa coluna, porque estas fichas são daí (pensei que a roda fosse o volume da coluna). É uma coluna normal, igual às das portas por exemplo? Não me recordo dessas colunas levarem 3 fichas.



Sls a Gpl fico a aguardar então, assim que puder agradecia a resposta porque tenho 7 dias para devolver o sintetizador caso ele não seja necessário.
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 07:51 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #4 em: 30 de Abril de 2019, 12:56 pm »
O que te interessa é o :

360   VOICE SYNTHESISER CONTROL
363   VOICE SYNTHESISER COMPUTER
364   VOICE SYNTHESISER SPEAKER

Aqui encontras o esquema elétrico e duas imagens com a localização dos 3 componentes. https://photos.app.goo.gl/ZAQtIt3hOClZR66B2

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #5 em: 30 de Abril de 2019, 14:49 pm »
Assim de repente o que me falta então é o 364, o speaker.
Os controls estão lá, o computer deve ser aquilo que comprei e pelo que disseram em cima visto que ele interrompe o radio é porque também lá está, o speaker tem a localização de onde tirei essas fotos dos cabos.

Ninguém sabe se isso é uma coluna normal de porta por exemplo, ou terá que ser uma coluna especifica?

Obrigado pela ajuda

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #6 em: 30 de Abril de 2019, 15:44 pm »
Do que sei é uma coluna normal (pequena) tinha dito para experimentares com outra que tivesses a mais em casa a ficha a partida e de 2 terminais

Offline andresilvac4

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Mensagens: 482
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #7 em: 30 de Abril de 2019, 15:56 pm »
Peço desculpa por partilhar um link externo
https://www.google.com/amp/s/www.renaultforums.co.uk/105-laguna/22208-renault-laguna-ii-retro-fitting-voice-synth.html%3Famp%3D1
Aqui mostra a montagem de um sistema com a adaptação de passar a Centralina de voz para o lado do condutor com a extensão para ligar atrás do porta luvas o que não te interessa a partida a ficha da coluna será a roxa a ver por estas  imagens.

Offline tiagooliveira20

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Barracão
  • Mensagens: 23
Re: Sintetizador de voz, reparar/reinstalar
« Responder #8 em: 30 de Abril de 2019, 20:04 pm »
Peço desculpa por partilhar um link externo
https://www.google.com/amp/s/www.renaultforums.co.uk/105-laguna/22208-renault-laguna-ii-retro-fitting-voice-synth.html%3Famp%3D1
Aqui mostra a montagem de um sistema com a adaptação de passar a Centralina de voz para o lado do condutor com a extensão para ligar atrás do porta luvas o que não te interessa a partida a ficha da coluna será a roxa a ver por estas  imagens.

Deverá ser isso, tenho que ver se arranjo umas colunas com esse encaixe. Sei que troquei as do meu Megane à muitos anos, mas agora encontrar as colunas não vai ser fácil, amanhã ver se encontro isso.

Obrigado aos 2 pela ajuda.