Autor Tópico: [Informação] Tudo sobre o XENON!  (Lida 201561 vezes)

Offline S3rg1o

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Captur 1.5 dCi Exclusive
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #210 em: 26 de Novembro de 2015, 12:59 pm »
1- As dos Captur são todas "olho de boi"
2- respondido na primeira
3- Poderás fazer a alteração tentando encontrar o material de outro renault, a ver se fica tudo funcional, mas neste caso aplico o teu ponto 6.
4- 35w serve perfeitamente.
5- que é que te referes como kit completo? Apenas os balastros e lâmpadas?
6- Não me metas nisso de colocar xenon legal, até porque não existem opticas para o efeito no captur, nem lava-farois, etc. Se queres melhorar a iluminação do Captur, opta pela colocação das lampadas de xenon com os balastros (os quais têm de sair nas IPO's) ou opta por uma lampadas legais mas com uma maior iluminação.

Caso tenhas interesse de andar a adaptar o lava-farois, niveladores automáticos de outros carros, podes sempre fazê-lo, seria único. Mas cuidado com a questão das ópticas não terem a homologação necessária.

Obrigado desde já aos três pelos esclarecimentos.
@Lipe:
3. O meu ponto 6, ou seja, não mexo, deixo estar como está, certo?
5. Kit completo, sim presumo que seja um par de balastros e de lâmpadas. Devo ter mais algum material alem dos "improvisados", lava-faróis e niveladores automáticos?
6. Ou seja, aquando de uma inspeção tenho de apenas substituir as lâmpadas pelas halogéneo originais ou tenho também de tirar os balastros? Se realmente não optar por colocar xenon terei de colocar umas lâmpadas mais fortes. tenho sempre a sensação de ter pouca iluminação. Será também por ser mais alto?

Obrigado mais uma vez.



Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #211 em: 26 de Novembro de 2015, 13:28 pm »
Antes de mais vê as inscrições da óptica.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #212 em: 26 de Novembro de 2015, 18:53 pm »
Como o Dom disse, confirma a questão das ópticas mas eu tenho quase a certeza que não têm essa sigla.

De qualquer modo:

Eu quando digo para ficares quieto é na parte de tentar colocar o lava-farois, etc

Podes sempre colocar o kit de balastros e lâmpada de xénon e já terás uma melhoria, tal como a maior parte do pessoal fez nos Clios III com ópticas semelhantes.

O que eu faço na altura do IPO é trocar as lâmpadas pelas de halogéneo e esconder os fios dos balastros, mas eles estão sempre lá no carro :)

A questão da "fraca" iluminação infelizmente tem a ver com essas ópticas, tal como as dos clios III. Fica muito bonito mas é uma treta.
As lâmpadas mais fortes irão ajudar, mas não será tão bom como o Xénon.
Mas mesmo assim digo-te, no caso do Clio III não gosto da iluminação com o xénon, tenho é saudades de ópticas abertas.

Xmarine

  • Visitante
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #213 em: 26 de Novembro de 2015, 19:04 pm »
Ou então LED...

Ou então xenon 25w...

Offline S3rg1o

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Captur 1.5 dCi Exclusive
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #214 em: 28 de Novembro de 2015, 01:22 am »

Como o Dom disse, confirma a questão das ópticas mas eu tenho quase a certeza que não têm essa sigla.

De qualquer modo:

Eu quando digo para ficares quieto é na parte de tentar colocar o lava-farois, etc

Podes sempre colocar o kit de balastros e lâmpada de xénon e já terás uma melhoria, tal como a maior parte do pessoal fez nos Clios III com ópticas semelhantes.

O que eu faço na altura do IPO é trocar as lâmpadas pelas de halogéneo e esconder os fios dos balastros, mas eles estão sempre lá no carro :)

A questão da "fraca" iluminação infelizmente tem a ver com essas ópticas, tal como as dos clios III. Fica muito bonito mas é uma treta.
As lâmpadas mais fortes irão ajudar, mas não será tão bom como o Xénon.
Mas mesmo assim digo-te, no caso do Clio III não gosto da iluminação com o xénon, tenho é saudades de ópticas abertas.

Pois...
Verifiquei minuciosamente as óticas e não tem DC escrito em ambas, quer dizer que então não estão preparadas, certo?
Mas podem na mesmo levar lâmpadas xenon e balastros?
E ainda sobre questões "legais", indo a inspeção basta trocar as lâmpadas para as halogénio originais e "disfarçar" os balastros, certo?
Mas então e se formos apanhados numa operação stop a noite? Há sempre a chance de ficar mais leve na carteira não é?
:/

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #215 em: 28 de Novembro de 2015, 09:14 am »
Se não tens a inscrição, habilitas-te a chumbar na inspecção. Quanto à policia, caso tenhas os lava-faróis as hipóteses de ficares sem os documentos do carro já são mais baixas. Em termos de inspecção, basta trocar as lâmpadas. Faz como eu tinha no meu Clio. Abres o buraco por baixo da óptica onde vão passar os cabos do balastro. Assim ninguém se apercebe que tens lá xenon.

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #216 em: 30 de Novembro de 2015, 11:23 am »
Numa operação Stop à noite, se a polícia desconfiar ou se quiser tirar as dúvidas, pede para desligar e voltar a ligar os faróis... como o xenon não é de origem e os faróis não têm nivelamento automático, ficas logo 250€ mais leve (aconteceu com o meu primo, sei do que estou a falar)!

Offline S3rg1o

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Vila Nova de Gaia
  • Mensagens: 71
  • Garagem : Renault Captur 1.5 dCi Exclusive
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #217 em: 30 de Novembro de 2015, 12:42 pm »
Acho que não vou mexer então, contentar-me-ei como está...  :sad:
Vou procurar umas lâmpadas mais fortes.
« Última modificação: 30 de Novembro de 2015, 13:27 pm por sls »

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #218 em: 30 de Novembro de 2015, 13:12 pm »
Numa operação Stop à noite, se a polícia desconfiar ou se quiser tirar as dúvidas, pede para desligar e voltar a ligar os faróis... como o xenon não é de origem e os faróis não têm nivelamento automático, ficas logo 250€ mais leve (aconteceu com o meu primo, sei do que estou a falar)!
Então e se o rapaz tiver lâmpadas halogéneo brancas (que existem)? Vão multar com base em desconfiança? Óptica aberta (há carros que têm de origem), nivelador manual de luzes (carros com xenon não costumam trazer), balastros à vista e kelvins de 5500 pra cima (cor azul), é meio caminho andado para eles caçarem logo.
Se a coisa for bem feita, dificilmente pegam. E eu que andei alguns 2 anos sem niveladores e lava-faróis.
O meu carro actual, traz xenon de origem e nem sempre faz o nivelamento dos faróis. Não é um bom argumento base para autuarem.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #219 em: 30 de Novembro de 2015, 13:28 pm »
Na duvida apreendem os documentos e mandam para inspecção B, por isso, ficas sempre mais leve do que a vantagem que as luzes possam vir a trazer.

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #220 em: 30 de Novembro de 2015, 13:38 pm »
E quem paga essa IPO B caso o dono da viatura tiver o carro legal?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #221 em: 30 de Novembro de 2015, 13:56 pm »
Não sei, mas deve ser o dono, que por sua vez poderá recorrer disso para as instâncias competentes. Se calhar por isso é que se continua a ver muitos carros por ai a andar de forma ilegal, os  :police: não devem querer assumir a responsabilidade de se enganarem nessas situações. Só mesmo aquelas em que são mais que evidentes é que devem agir.

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #222 em: 30 de Novembro de 2015, 14:14 pm »
Oh estás a falar com base no suposto. Pensei que tinhas o conhecimento da coisa xP

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #223 em: 30 de Novembro de 2015, 14:36 pm »
Para não pagar a coima e/ou multa, o condutor tem de a contestar no momento e a partir daí tem 20 dias (salvo erro) para se defender e provar que está legal!
A partir do momento em que se paga a coima e/ou multa, assume-se que se cometeu uma infracção e, nesse caso, depois terá de se recorrer aos tribunais para provar que se é inocente... à sua custa, porque primeiro "assumiu" que cometeu uma ilegalidade e depois "voltou atrás" com essa decisão!
O sls tem razão, caso o polícia não consiga provar ou tenha suspeitas (numa a operação stop) que a viatura tem uma ilegalidade, pode encaminhar para uma inspecção extraordinária afim de averiguar os pontos que estão em dúvida (Lei nº 72/2013, de 3 de Setembro, Capítulo III, artigo 116º, ponto 2)!

Acho que devem ler essa lei, a partir do Capítulo II, pois tira muitas dúvidas que surgem quanto se quer retirar o FAP ou a EGR ou a panela X... resumindo a lei, não se pode retirar nada, pois todos os componentes que vêm de origem na viatura, fazem parte integrante do mesmo e foram aprovados de acordo com regras de homologação em vigor, logo, não podem ser removidos sob pena da viatura deixar de estar em conformidade para circular nas vias públicas!

Offline Apocallypse

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Mensagens: 293
  • Garagem : Renault Megane Break II
Re: [Informação] Tudo sobre o XENON!
« Responder #224 em: 30 de Novembro de 2015, 14:46 pm »
Então e se o rapaz tiver lâmpadas halogéneo brancas (que existem)? Vão multar com base em desconfiança? Óptica aberta (há carros que têm de origem), nivelador manual de luzes (carros com xenon não costumam trazer), balastros à vista e kelvins de 5500 pra cima (cor azul), é meio caminho andado para eles caçarem logo.
Se a coisa for bem feita, dificilmente pegam. E eu que andei alguns 2 anos sem niveladores e lava-faróis.
O meu carro actual, traz xenon de origem e nem sempre faz o nivelamento dos faróis. Não é um bom argumento base para autuarem.

Se calhar o nivelamento automático está lá, pode é não ser perceptível o movimento do mesmo... já experimentaste virar a viatura para uma parede e depois ligares os faróis, para ver se mexem ou se mudam de intensidade?
É que acho estranho que não haja uma regulação automática (ou em altura ou em intensidade de luz) devido ao risco de encandeamento dos outros condutores...