Autor T√≥pico: Led's na IPO  (Lida 35115 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Led's na IPO
« Responder #60 em: 28 de Mar√ßo de 2017, 03:02 am »
Dizes isso porque não leste tudo. Não é só ler a legislação sobre luzes, é preciso ler a legislação sobre, homologação, legislação sobre transformação de veículos, código da estrada, etc.

Fica um exemplo
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/Transformacoes/Paginas/Transformacoes.aspx
http://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Veiculos/Aprovacoes/HomologacoesComponentes/Paginas/HomologComponentes.aspx
http://bdjur.almedina.net/item.php?field=node_id&value=761543

Offline jotaag√°

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Captur dci110
« Responder #61 em: 28 de Mar√ßo de 2017, 10:37 am »
@ Tony da Buzina

Li o que li, li at√© onde achei que fiquei elucidado, sugiro que leias com alguma aten√ß√£o o que eu escrevi no meu √ļltimo posto no 4¬ļ par√°grafo.

Os teus links?
O teu 1¬ļ link tem l√° escrito:

"As transforma√ß√Ķes que impliquem altera√ß√£o das caracter√≠sticas regulamentares dos ve√≠culos, nomeadamente no que se refere aos seus elementos de identifica√ß√£o ou classifica√ß√£o, que alterem sistemas componentes ou acess√≥rios objeto de homologa√ß√£o ou possam constituir risco para a seguran√ßa rodovi√°ria, s√≥ podem ser efectuadas mediante autoriza√ß√£o pr√©via do IMT."

Vais-me explicar muito bem explicadinho onde √© que usar uma l√Ęmpada led em vez duma l√Ęmpada de filamento em que a sua ilumin√Ęncia √© id√™ntica (j√° o demonstrei aritm√©ticamente e t√©cnicamente), que n√£o est√° impedido a n√≠vel legal em termos de requisitos t√©cnicos o uso de uma face a outra; se encaixa aqui, neste link?

O teu 2¬ļ link tem l√° escrito:
"Para al√©m dos sistemas e componentes cuja homologa√ß√£o j√° se encontra regulamentada por Diretivas da UE, existem outros elementos cuja aprova√ß√£o pode ter um √Ęmbito nacional, inserindo-se neste conjunto as chapas de matricula, os tri√Ęngulos de pr√©-sinaliza√ß√£o, placas retrorrefletores ou pel√≠culas para coloca√ß√£o em vidros."

Da mesma forma que me vais explicar onde √© que isto se encaixa no assunto l√Ęmpadas.

O teu 3¬ļ link "quer dinheiro" para consultar o link que puseste mas informa-me l√° qual o diploma que consultaste na almedina que eu posso consult√°-lo noutra plataforma; j√° agora gostava de saber qual √© o diploma que vai contra os que enunciei, uma vez que as leis est√£o todas em conc√≥rdia umas com as outras e de forma alguma se podem contradizer, gostava de ler o que leste.

Ah! E se por acaso, por mero acaso alguma lei contradizer uma outra sobre determinado assunto, nem assim algo se torna ilegal; torna-se contraditório e como tal necessário de clarificação e só depois dessa clarificação é que algo se pode tornar ilegal.

Todas as l√Ęmpadas led que por a√≠ andam √† venda e j√° indiquei quais os leds (componentes internos) que as formam est√£o por demais homologados por diretivas comunit√°rias, ali√°s o que diz o teu 2¬ļ link est√° unicamente a salvaguardar modelos de matricula porque o resto que indica √© tudo a mesma diretiva e utilizar uma l√Ęmpada led em vez de uma l√Ęmpada de filamento nos casos em que o t√≥pico tem estado a ser desenvolvido n√£o √© "transformar um ve√≠culo", para isto ser e como j√° atr√°s tamb√©m disse at√© a marca da l√Ęmpada de filamento teria de ser considerado. Onde encaixa a l√Ęmpada de filamento W5W tamb√©m l√° encaixa a l√Ęmpada a led equivalente √† W5W (o 1¬ļ W √© o casquilho).

Onde √© que est√° a autoriza√ß√£o de utiliza√ß√£o (homologa√ß√£o) do filamento resistivo usado pelas philips W5W, ou da norauto 1¬ļ pre√ßo? ou de outra qualquer? J√° agora a certifica√ß√£o internacional ou do IPQ do g√°s halog√©neo que usam? J√° agora e tamb√©m do metal que usam como condutor para fazer a liga√ß√£o el√©trica ao casquilho do carro? E a solda que usam nas que t√™m terminais soldados como por exemplo as BA9; j√° respeitam a norma ROHS? ONde est√° a certifica√ß√£o destas?

A esta hora dever√°s estar a pensar em tudo aquilo que fui buscar sobre "s√≥" uma l√Ęmpada, n√£o √©? Na realidade √© s√≥ para  mostrar um ponto que √© o que vais a uma loja e n√£o levas isso em linha de conta e nem √© preciso levares mas se v√™s assim tantos problemas "legais" em l√Ęmpadas led vs l√Ęmpadas de filamento em que j√° mostrei a lei e os requisitos t√©cnicos que n√£o indicam nenhum impedimento e uma vez que para ti est√°s a ver neste assunto assim tantos problemas, at√© de homologa√ß√£o; talvez fosse bom come√ßares a pensares nestes pormenores.

E ainda mais uma "achegazinha", esta vai at√© de encontro a um outro assunto que tamb√©m "d√° guerra" que √© o dos combustiveis "simples". Tens no teu carro ou conheces algum carro que no seu manual de propriet√°rio esteja indicado o impedimento do uso de l√Ęmpadas led? √Č que nem nos com sistema el√©trico multiplexado encontras tal e esses t√™m a quest√£o que a l√Ęmpada led tem de conseguir anular o erro de l√Ęmpada fundida que d√£o os que n√£o anulam esse erro.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #62 em: 28 de Mar√ßo de 2017, 13:35 pm »
 :laugh: :laugh:

Então vejamos, luzes = elemento de segurança do veiculo, como sabes não podes circular com este elemento danificado.
Homologa√ß√£o do veiculo = l√Ęmpadas de halog√©neo, utiliza√ß√£o de leds, altera√ß√£o √Äs caracter√≠sticas  do veiculo por n√£o estar na ficha do homologa√ß√£o do veiculo.
L√Ęmpada de origem, L√Ęmpada B ou l√Ęmpada C, - obrigatoriedade de usar pe√ßas de substitui√ß√£o de origem ou caso n√£o sejam de origem, t√™m que ter as mesmas caracter√≠sticas que a de origem.
L√Ęmpada de 5w de filamento da marca A ou da marca B continua a ser uma l√Ęmpada de 5w de filamento, um led n√£o √© uma l√Ęmpada de filamento.

Esse link refere-se a isto - http://www.aprendercodigo.com/codigo/show/153

Alem disso:
- Regulamento (UE) n¬ļ 1400/2002,
s) ¬ęPe√ßas sobressalentes¬Ľ, os bens destinados a serem instalados um ve√≠culo a motor de forma a substituir componentes desse ve√≠culo, incluindo bens tais como os lubrificantes, necess√°rios para a utiliza√ß√£o de um ve√≠culo a motor, √† excep√ß√£o do combust√≠vel;
t) ¬ęPe√ßas sobressalentes originais¬Ľ, as pe√ßas sobressalentes  fabricadas segundo as especifica√ß√Ķes e normas de fabrico utilizadas com a autoriza√ß√£o do construtor do ve√≠culo para a produ√ß√£o dos componentes ou das pe√ßas sobressalentes para o ve√≠culo a motor em quest√£o e que s√£o da mesma qualidade dos componentes utilizados para a montagem de um ve√≠culo a motor .Tal inclui pe√ßas sobressalentes fabricadas na mesma linha de produ√ß√£o destes componentes.Presume-se, at√© prova em contr√°rio, que as pe√ßas s√£o pe√ßas originais se o fabricante de pe√ßas declarar que as pe√ßas t√™m uma qualidade correspondente aos componentes utilizados para a constru√ß√£o do ve√≠culo em causa e foram fabricadas segundo as especifica√ß√Ķes e normas de produ√ß√£o do construtor de ve√≠culos autom√≥veis;
u) ¬ęPe√ßas sobressalentes de qualidade equivalente¬Ľ, as pe√ßas sobressalentes exclusivamente fabricadas por qualquer empresa que possa comprovar a qualquer momento que as pe√ßas em quest√£o correspondem √† qualidade dos componentes que s√£o ou foram utilizados para a montagem dos ve√≠culos a motor em causa;

Offline jotaag√°

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #63 em: 28 de Mar√ßo de 2017, 14:29 pm »
E continuas!

Continuas a n√£o querer ler, melhor, continuas a n√£o querer entender, nada posso fazer contra isso!

Como te disse mais cego que o cego é aquele...!

Em nenhuma homologa√ß√£o de carro tens as palavras l√Ęmpada com halog√©neo; em nenhuma! Mas tu l√° saber√°s o caminho que est√°s a percorrer.

Nada mais posso fazer; nada do que apresentas vai contra o que apresentei que são leis, não são uma "trampa" qualquer; são as leis que nos governam, são as leis a que o IMT segue, são as leis a que as IPO têm de seguir; em resumo são as leis a que o país tem de seguir.

Mas para ti nada do que ali est√° escrito est√° em acordo com o teu c√≥digo da estrada, n√£o √©? O que por si acaba por se tornar um pouco hilariante, (e vais-me desculpar) pois o que o 114¬ļ do CE diz no n¬ļ1 √©: "1 ‚Äď As caracter√≠sticas dos ve√≠culos e dos respectivos sistemas, componentes e acess√≥rios s√£o fixadas em regulamento"; caso para perguntar:
E qual regulamento? O regulamento que √© o D.L. 317/2000 que s√£o as regulamenta√ß√Ķes e requisitos t√©cnicos????.
Se não é este é qual???

Mas para ti pelos vistos as leis têm escritas coisas diferentes daquilo que lá têm plasmado.
Ok!

E pegas, a seguir a isto tudo e vais agarrar no que foste buscar do 1400/2002 na al√≠nea u) e vais contrap√īr ao que est√° escrito no D.L. 317/2000; onde √© que uma pe√ßa que n√£o tenha no m√≠nimo os tais 4cd de luminosidade, tenha a certifica√ß√£o CE, seja constru√≠da para ser utilizada no mesmo tipo de utiliza√ß√£o e local de instala√ß√£o n√£o √© uma pe√ßa suplente e de qualidade equivalente.

E a isto tudo (que esta para mim ainda √© mais "gritante"), a seguir vais pegar no que diz o D.L.144/2012; a lei que regulamenta, diz o que √© para ser e como √© para ser, sobre IPOs, no tal ponto 4.2 do anexo II e vais l√° descobrir, contrap√īr ou seja o que for de forma a que n√£o se possa usar uma l√Ęmpada led como luz de presen√ßa √† frente.

Será que te deste ao menos ao trabalho de ler aquilo que sugeri?? Só para que fizesses um mínimo de ideia do que está lá escrito, como está e de que forma está???
Talvez seja esse o problema!

Um avatarzinho?? N√£! Obrigado!

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #64 em: 28 de Mar√ßo de 2017, 20:54 pm »
Posso? mas vocês andam à 3 páginas a medir o tamanho das pilas? andam a ver quem tem mais conhecimentos de leis? isto virou concurso de doutorados?
  :laugh: :laugh: :laugh:

PS: acabem l√° isso SFF

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #65 em: 28 de Mar√ßo de 2017, 23:34 pm »
Lol, n√£o se trata de medir conhecimentos mas sim partilhar conhecimento. :laugh: :laugh:

Vou dar uma pequena alegria ao jotaaga  :laugh: :laugh:

http://aman.pt/pdf/fichas_tecnicas/regulamento_unece_n48.pdf

No entanto no ponto 2.7.2 diz o seguinte:
¬ęLuzes equivalentes¬Ľ, luzes com a mesma fun√ß√£o e autorizadas no pa√≠s de matr√≠cula do ve√≠culo;
essas luzes podem ter características diferentes das luzes instaladas no veículo aquando da sua
homologa√ß√£o, desde que cumpram as disposi√ß√Ķes do presente regulamento.

Enquanto não houver regulamentação para os leds continuam a ser ilegais em veículos que não os tragam de origem ;)

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #66 em: 29 de Mar√ßo de 2017, 00:58 am »
Vou emitir a minha opini√£o com algum conhecimento que fui adquirindo pesquisando sobre este tema. Os Led's que se destinam √† substitui√ß√£o das l√Ęmpadas de halog√©neo. Estas, embora cumpram a legisla√ß√£o no que concerne √† c√īr emitida, n√£o s√£o l√Ęmpadas com certifica√ß√£o e homologa√ß√£o ECE, logo n√£o cumprem os requisitos legais actualmente em vigor. Para comprovar isto, vejam a informa√ß√£o que os fabricantes fornecem nos leds que vendem:

Informação de legislação
N√£o est√° em conformidade com ECE
Only approved for off-road use. Any use on public road traffic leads to cancellation of vehicle operating licence and loss of insurance cover.

http://www.osram.pt/osram_pt/produtos/lampadas/iluminacao-do-veiculo-e-bicicleta/carros/lampadas-led-para-sinalizacao-e-interior/ledriving-premium/index.jsp?productId=ZMP_1054686

Este é um mercado muito atractivo e se um fabricante como a OSRAM não consegue fabricar led's que cumpram a legislação em vigor, muito menos a cumprirão a legislação esses led's chinocas.

Offline jotaag√°

• 1.5 DCi
  • *
  • Captur dci110
« Responder #67 em: 29 de Mar√ßo de 2017, 13:43 pm »
Boas

Isto n√£o √© estar a discutir a medida da ‚Äúpila‚ÄĚ, isto √© s√≥ n√£o ter como de filosofia de vida o ‚Äúdiz que disse‚ÄĚ, √© suportar em documentos oficiais.

A conversa √© leds em IPO. H√° relatos de quem a por tal j√° foi confrontado e que ao ripostar com o ‚Äúonde √© que isso est√° escrito‚ÄĚ, mandaram-no √† sua vidinha.

E porquê? Porque não está escrito em lado nenhum que é proibido.

As coisas não são proibidas só porque queremos, da mesma que o inverso também não acontece.

A realidade é só uma, naquilo que vale, naquilo que é o oficial os leds enquanto luzes de presença à frente, atrás, a iluminar a chapa de matricula não estão proibidos.

Como não estão proibidos não podem ser ilegais (por isto é que esta nossa sociedade Portuguesa é como é, discute-se tudo até à exaustão, arranja-se argumentos até mais não existirem; ao invés de manter as coisas simples e como estão escritas.

Falam duma l√Ęmpada led Osram que n√£o tem a homologa√ß√£o ECE e at√© as Philips n√£o a t√™m; agora gostava de ver uma situa√ß√£o destas em tribunal quando existem todas as luzes a led e com certifica√ß√£o ECE; o que isto daria num tribunal; assim a valer, mesmo a valer.

Esta l√Ęmpada da Osram at√© pode ser considerada n√£o estar dentro da regulamenta√ß√£o ECE porque se encontra no limiar m√≠nimo de luminosidade e que com as toler√Ęncias pode n√£o atingir mesmo o m√≠nimo!

E a este link da Osram, eu também posso contrapor com este:
http://download.p4c.philips.com/files/1/127996000kx2/127996000kx2_pss_.pdf

Ora leia-se l√° o que diz na 2¬™ p√°gina por baixo da roda 6000K sobre ‚ÄúECE beam pattern compliant‚ÄĚ

Se n√£o existe nenhuma ECE regulamenta√ß√£o para l√Ęmpadas led, significa que nem para as outras al√©m destas existem e como n√£o existe n√£o pode estar proibido mais ainda quando possuem as mesmas caracter√≠sticas que as de filamento.

Isto est√° ‚Äúmorto‚ÄĚ √† partida, isto nem pernas tem para andar, trata-se s√≥ de uma ‚Äúbirra‚ÄĚ por parte de algu√©m que quer infundadamente, pois n√£o tem nada a assegurar-lhe tal, que seja ilegal usar l√Ęmpadas led; isto √© s√≥ uma birra mais nada.

Ah! Eu gostava assim duma ‚Äúcena destas‚ÄĚ assim mais a s√©rio, assim mais a titulo ‚Äús√©rio‚ÄĚ.

Desde quando é que é ilegal algo que não está escrito como de ilegal??

@ Tony da buzina
N√£o me est√°s a ‚Äúdar alegria nenhuma‚ÄĚ; isso que puseste s√≥ vai de encontro aquilo que ando aqui h√° par√°grafos e par√°grafos a escrever e a suportar em documenta√ß√£o legal, tu √© que das IPO arrancaste para as homologa√ß√Ķes e tens andado nesse caminho quando em nenhuma IPO nenhum inspector se atreve  a certificar-se de homologa√ß√£o de nenhuma l√Ęmpada.

Mas ainda assim continuas na tua presunção que enquanto não houver regulamentação são os leds ilegais.

Volto a repetir o que acima escrevi.

Desde quando é que é ilegal algo que não está escrito como de ilegal??

E isto tudo em IPO; a verificar o estado e funcionamento através de inspeção visual e o seu funcionamento, verificando se a fonte de luz está defeituosa, se tem a lente defeituosa e/ou se a luz mal fixada como manda a lei das IPO.

E voltando-me a repetir noutra situação; Cada um faz como quer, como lê e interpreta. eu sei como faço e sei o que posso argumentar/factualizar ou não, os outros são donos do seu ser.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #68 em: 29 de Mar√ßo de 2017, 15:36 pm »
 Oh Sergio ? tu ficas-te ?  :angel:

Offline Martins SDI

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Clio III
« Responder #69 em: 29 de Mar√ßo de 2017, 16:53 pm »
As IPO's valem o que valem. N√£o sei como √© na vossa zona, mas na minha, cada vez mais os inspetores facilitam para n√£o perderem clientes. Relativamente aos uso de led's, quem anda √† chuva molha-se. V√™ l√° se qualquer dia levas com 250‚ā¨ de multa e em vez de uma IPO normal vais fazer uma IPO-B. Depois na IPO-B argumenta que os colocaste porque n√£o h√° legisla√ß√£o especifica, logo podes usar... ou ent√£o, que o teu carro veio de origem com led's... Eles andem a√≠ e cada vez implicam mais.. :police:

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #70 em: 29 de Mar√ßo de 2017, 21:44 pm »
Resumindo e concluindo os leds passam no IPO, a não ser que queiram embirrar e aí existe sempre a parte da alteração das características da viatura.
Com a policia é a mesma coisa.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #71 em: 30 de Mar√ßo de 2017, 03:04 am »
Oh Sergio ? tu ficas-te ?  :angel:

Tenho que arranjar alguma coisa para me rir √Äs 3 da manha    :laugh: :laugh:

Quando a legisla√ß√£o diz que s√≥ se pode por a circular ve√≠culos, acess√≥rios e componentes devidamente homologados, e vem um jotaaga dizer exactamente o contrario, o mais que posso fazer √© rir-me  :laugh: :laugh: