Por favor não te ofendas com o meu comentário, mas, esse carro teve de embater ou sofrer algum percalço para os airbags dispararem, ou seja, eles não foram a causa, mas antes a consequência.
Ou por alguma falha mecânica (rótula, braço...) a roda saiu fora e o carro ao bater no chão disparou os airbags, ou o carro bateu por baixo em algo que não te tenhas apercebido (eu que o diga, pois amassei o depósito do meu Clio II esta semana dessa forma!) e fez com que os airbags disparassem e a roda ficasse nesse estado.
Não quero de forma alguma ser o advogado do diabo (o gajo paga mal, diga-se), mas tens de colocar no lugar do concessionário: chega um cliente com o carro nesse estado e relata o que relataste... novamente, não coloco em causa o que descreves, de forma alguma, mas tens de compreender que para eles não é fácil assumir algo do género sem ficar com a impressão de que o carro está assim devido a acidente.
A minha sugestão é que converses a bem e com calma com o concessionário e com a Renault Portugal a ver se pelo menos consegues um "meio termo". Curiosamente, sou também cliente Litocar há bastantes anos e nunca tive nada a apontar de negativo ao serviço.
Boa sorte!