Autor Tópico: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?  (Lida 3600 vezes)

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« em: 16 de Julho de 2021, 20:54 pm »
Boas,

Recentemente adquiri um Clio III ph2 de 2011 com 50 mil km e como todos sabem estes carros não trazem de série forma de ligar pens USB com mp3.
Queria manter os comandos no volante e conexão com o visor central, sei que existe a ACB para isso, que para o caso do meu rádio (https://i.imgur.com/qAkKWMX.jpg) é a refª 7711426075 que é a indicada para estes rádios com ISO.

Acontece que, é um bocado puxado dar 130 e tal € por um aparelho destes além de saber que é de qualidade, em 2011 podia ser a única opção, mas 10 anos depois não existe forma mais em conta de o fazer? Sei que existem as Yatour que também têm excelente qualidade de som mas não encontro nenhuma Yatour com ficha que seja compatível com este rádio.

Alguém que saiba ou tenha uma ACB de origem num rádio destes que consiga dizer que fio liga de onde a onde será que fazendo ligação manual apartir de uma destas por exemplo daria certo? https://i.imgur.com/AIjSyAc.jpg



Cumps

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2021, 21:57 pm »
Não encontrei forma de editar o post

A ficha mini ISO é assim, o carro tem os 2 RCAs em baixo na consola talvez será o porquê desses fios todos? porque não tenho nenhuma caixa de cds...



Vi que existe isto para "personalizar", será que com isto conseguia fazer as ligações que falei atrás?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #2 em: 19 de Julho de 2021, 14:09 pm »
Isso normalmente tem as fichas iguais em todas as versões mas depois só tens os terminais correspondentes ao equipamento que o carro traz.
Como é óbvio, se pretenderes colocar um um periférico é só colocares os   terminais correspondentes na ficha e fazer a respectiva ligação ao periférico. Isto partindo do principio que o rádio suporta o periférico.
Por outro lado podes já ter a pré instalação feita e ser só colocar o periférico.

Quanto à tua situação em particular, não consegui perceber o que precisas.
Se esse é o pin out do radio, só tens que fazer as ligações correspondentes.
Se a ideia é ligar a uma acb, tens que saber o pin out dela e fazer as respectivas ligações ao pin out do rádio.

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2021, 09:58 am »
O que quero basicamente é que os comandos do volante funcionem e que o rádio leia mp3 duma pen usb ao mesmo tempo. Mas não encontro em lado nenhum a ficha para fazer a adaptação para essas yatour (que são bem mais baratas que a ACB de origem). Daí queria saber ao certo quais as ligações certas para ligar uma yatour nesse rádio antes de encomendar.
« Última modificação: 20 de Julho de 2021, 12:52 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2021, 12:56 pm »
Então o que tu precisas é do pin out da yatour, porque o cabo de ligação é o mais fácil de fazer.
Tens que ver se no site disso tem lá o pin out.

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2021, 22:57 pm »
Não encontrei o pinout, consegues mandar link?
Então a ideia passaria por ligar no C-3 os pinos correspondentes da yatour, já agora qual/quais os fios que vêm com informação dos controlos do volante?
Tenho que desligar a ficha C que já está de origem no carro e ver o que fica sem funcionar no rádio... Será que os controlos vêm pela ficha C?
« Última modificação: 21 de Julho de 2021, 07:34 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2021, 07:39 am »
Primeiro que tudo, tens que saber se é compatível como o radio.
Depois as ligações entre uma coisa e a outra é facil, são apenas fios nas posições certas.
Outra coisa, é ver se o radio tem a opção aux ou seja , receber sinal de um periférico auxiliar, como por exemplo a caixa de cds. Se não tiver , julgo que não adianta colocar nada, pois o radio não tem como receber esse sinal.

https://pt.aliexpress.com/i/32732519606.html
Pelo que dizem tens que desligar o comando do volante, possivelmente porque usa a mesma ficha, mas ai basta colocar os terminais de uma ficha na outra e ficas com o problema resolvido.

http://www.ycarlink.com/my_52/Install%20YT-M06.htm
Talvez isto ajude.
« Última modificação: 21 de Julho de 2021, 07:54 am por Sls a GPL »

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2021, 09:16 am »
Obrigado, funcionar funciona porque este rádio tem suporte para cd box, o problema aqui é conseguir as ligações certas. A ref de origem da ACB é esta 7711426075, que é para rádio com ISO, mas não consigo ver imagem nenhuma de jeito que mostre bem as fichas que lá traz.

Quanto ao link que mandaste, parece a ser essa do AUDI mini ISO 20 pin... Este rádio da renault parece me que já foi dos últimos 1 din e foram poucos e daí talvez ser difícil arranjar algo em concreto fora da marca.

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2021, 14:39 pm »
Bem, estive aqui a testar uma coisa: com a ficha C toda desligada o rádio não funciona, fica morto...
Com a ficha desconectada, fiz ligações provisórias só da C1 para o rádio correspondente aos pinos corretos e deixei os pinos do C3 desligados, voilá, a minha teoria estava correta, os comandos do volante funcionam, rádio funciona mas o AUX (RCAs) deixaram de funcionar, ou seja os fios ali no C3 correspondem ao AUX.



Comprando a Yatour já com a ficha azul C3 e comprando uma ficha destas


e utilizar só a parte amarela (C1) conseguiria em princípio, ligar só a C1 e já poderia ligar a Yatour na C3 e supostamente ficaria com tudo a funcionar, não?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #9 em: 21 de Julho de 2021, 14:43 pm »
Aquela box usa a ficha azul, julgo que corresponda a c3, é só substituíres uma das fichas, ou seja, deixas essa ficha completa e mudas os terminais da box para essa ficha para a posição correspondente.

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2021, 15:00 pm »
Sim, também tens razão, seria mais fácil ainda mas será que os pinos serão iguais aos da ficha original? Será que as "trancas" dos pinos irão ser iguais?
« Última modificação: 21 de Julho de 2021, 22:23 pm por Sls a GPL »

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #11 em: 21 de Julho de 2021, 16:23 pm »
Acho que é praticamente isto (parece-me é que esse da Audi tem os 13, 14 e 15 e o meu não os tem, TMC/Changer Bus IN, TMC/Changer Bus OUT e o 15 sem nada, o que quer dizer isto?

https://www.youtube.com/watch?v=r8dwgTFVAGw

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #12 em: 21 de Julho de 2021, 22:43 pm »
O protocolo iso da ficha deve ser universal, não te esqueças que os periféricos que usa o renault podem ser diferentes dos da audi
Os terminais devem ser iguais, mas só depois de os teres na mão é que podes confirmar.

Não há nada que não se faça, a diferença é se dá menos ou mais trabalho.

Offline rubsil

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Horta
  • Mensagens: 10
  • Garagem : Corolla E10, Clio 3 2011
Re: Como ter mp3 por USB num Clio III ph2?
« Responder #13 em: 21 de Julho de 2021, 23:21 pm »
O protocolo iso da ficha deve ser universal, não te esqueças que os periféricos que usa o renault podem ser diferentes dos da audi
Os terminais devem ser iguais, mas só depois de os teres na mão é que podes confirmar.

Não há nada que não se faça, a diferença é se dá menos ou mais trabalho.

Pois, daí estar reticente dessa parte dos pinos bus in e bus out não estarem presentes no meu rádio e com isso a yatour não funcionar correctamente :/