Autor T√≥pico: Colunas Megane II  (Lida 30113 vezes)

Offline Filipe de carvalho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Megane II 1.5 dci 100cv 2004
Re: Colunas Megane II
« Responder #45 em: 04 de Outubro de 2016, 19:52 pm »
Boas.
Estou com uma dificuldade um pouco b√°sica,  mas como n√£o tenho mult√≠metro. N√£o sei quais s√£o os fios positivos e negativos das colinas de som da porta da frente do megane 2. de 2004. Apenas tem um laranja e um branco. E as colunas que quero ligar tem um preto e outro vermelho. O que quero saber √© qual √© a cor que corresponde √†s da coluna.
Grato pela atenção

Offline steel_man85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Megane II 1.5DCI 106CV
« Responder #46 em: 05 de Outubro de 2016, 18:23 pm »
existem algumas formas de verificar isso sem multímetro. como por ex:

! No longer available

Outra forma √© fazeres a liga√ß√£o dos dois fios, ligar o r√°dio e encostar um isqueiro pr√≥ximo da coluna, se a chama afastar da coluna as fases est√£o correctas, se a chama se aproximar da coluna  tens que inverter as liga√ß√Ķes.
« √öltima modifica√ß√£o: 05 de Outubro de 2016, 20:08 pm por Camarinha de Alenquer »
A informação deve ser partilhada e não vendida!

Offline Filipe de carvalho

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Megane II 1.5 dci 100cv 2004
« Responder #47 em: 06 de Outubro de 2016, 19:28 pm »
Está óptimo amigo. Obrigado.
Abraço

Offline filipegtturbo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
« Responder #48 em: 23 de Outubro de 2020, 23:07 pm »
Ora bem, como j√° sinto falta de desmontar as portas do Megane, est√° na hora de trocar as colunas de tr√°s, que est√£o rotas.

J√° sei que t√™m de ser umas colunas de 13cm, mas ainda tenho d√ļvidas da pot√™ncia adequada tendo em conta o output do r√°dio.

O rádio é um Cabasse Update List (originalmente era um Update list normal), e não encontro em lado nenhum qual a diferença de output entre os 2.

Alguém recomenda uma marca/modelo decente, ou mais vale ir buscar duas colunas iguais?

Offline andresilvac4

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Sabrosa
  • Garagem : Renault Laguna I 1.9dci, Laguna 2 1.9dci
« Responder #49 em: 24 de Outubro de 2020, 04:33 am »
Eu na minha Megane mudei as colunas para umas pionner de 13cm entrada de gama compradas numa grande superf√≠cie comercial a bom pre√ßo e fiquei bem servido n√£o tive grandes raz√Ķes de queixa e usava o r√°dio update list original. O √ļnico sen√£o foi ter que pouco depois mudar tamb√©m as da frente pois as colunas a frente eram ainda as originais e n√£o conseguia "afinar bem" os altos e agudos porque as originais davam muito bass e poucos agudos, as de tr√°s mais agudos e menos graves, n√£o consegui arranjar configura√ß√£o no radio que me agradasse, perdi o amor a mais 20 e tal euros e mudei as da frente tamb√©m ai sim j√° consegui deixar o som impec√°vel.
Cumprimentos

Offline filipegtturbo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #50 em: 16 de Junho de 2021, 23:05 pm »
Ora bem, como j√° sinto falta de desmontar as portas do Megane, est√° na hora de trocar as colunas de tr√°s, que est√£o rotas.

J√° sei que t√™m de ser umas colunas de 13cm, mas ainda tenho d√ļvidas da pot√™ncia adequada tendo em conta o output do r√°dio.

O rádio é um Cabasse Update List (originalmente era um Update list normal), e não encontro em lado nenhum qual a diferença de output entre os 2.

Alguém recomenda uma marca/modelo decente, ou mais vale ir buscar duas colunas iguais?

Uns meses depois, l√° comprei umas colunas de 13cm, marca Hertz.

Como é claro, não entraram, pois apesar da profundidade ser semelhante, são mais largas atrás que as de origem, e tem lá um plástico que acompanha a coluna e bate aí.

Já vi que é comum cortar esse plástico de forma a caber.

Agora segue a quest√£o: o pl√°stico est√° l√° por algum motivo, e se tivesse de adivinhar diria que √© para prevenir que passe √°gua para a coluna. √Č seguro cortar, ou vou precisar de um guarda chuva para a coluna no pr√≥ximo inverno?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #51 em: 16 de Junho de 2021, 23:49 pm »
A agua da chuva passa pelo interior da porta, pode n√£o ser muita, mas passa sempre alguma.

Antes de cortar, vê se há espaço livre atrás dessa zona.
Se houver, cortas, e fazes um aro em pl√°stico que permita colocares a coluna e colocar a parte que cortaste para proteger a coluna.
Cola a quente, ou ferro de soldar, voltas a unir os pl√°sticos de maneira a ficar estanque e ficas com a coluna protegida.
√Č s√≥ aplicar um pouco de bricolage

Offline filipegtturbo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #52 em: 17 de Junho de 2021, 00:07 am »
Faz sentido, tks  :wink:

Aparenta haver espaço, mas amanhã vou confirmar melhor.

Já andava à procura de umas colunas Cabasse de origem em bom estado, mas assim devo conseguir resolver.