Autor Tópico: Laguna II - Instalar buzina dos sensores de parque no tablier  (Lida 19425 vezes)

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Laguna II Break 1.6 GPL (BRC) Audi A6 2.5 Quattro
Re: Laguna II - Instalar buzina dos sensores de parque no tablier
« Responder #30 em: 19 de Maio de 2016, 16:43 pm »
A minha break tem os sensores.. Posso vir a dizer uma grande barbaridade pelo que peço desculpa mas acho ser possível a instalação de uns sensores usados que vinham de origem nestas viaturas. A não esquecer é que tem de se colocar os sensores, respectivas cablagens e a central do módulo de sensores que fica por trás do farolim traseiro direito. Sei que a nível da clip aparecem lá os dados referentes aos sensores e controlo do volume de buzzer de estacionamento. Só não sei se isto basta instalar e a centralina do carro controla ou se envolve algo mais (a tal ficha que liga à caixa de velocidades?), mas agora fiquei curioso por saber se é possível pelo que irei acompanhar :dance:

Offline TC

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
« Responder #31 em: 19 de Maio de 2016, 17:04 pm »
Sim, era mesmo isso que estava a pensar e por isso pensei num sistema original. De tudo o que pesquisei (e já foi à algum tempo) não era necessário configurar nada porque o sistema era "independente": módulo ligado ao farolim traseiro para ligar e depois a partir daí é que alimenta os sensores e coluna.

Acho que o sensor da caixa só serve para activar as luzes traseiras, não interliga com o sensor de estacionamento...
Renault Laguna II Break Fase 1 Expression 1.9dCi 120CV
Renault 19 Chamade GTS 1.4 Energie

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #32 em: 19 de Maio de 2016, 17:13 pm »
Sim possivelmente será isso mas ele deve ter alguma interacção com a centralina do carro, daí a CLIP o conseguir ler, e alterar dados, salvo erro até dá os dados de altura ou distância entre cada sensor

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #33 em: 19 de Maio de 2016, 20:25 pm »
Atenção que se o carro não trouxer de origem o sistema de radar a centralina nunca o vai reconhecer metam lá o que meterem, seja tirado de um carro que trazia ou não.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #34 em: 19 de Maio de 2016, 20:30 pm »
Então era o que pensava, tem de haver controlo com a centraliza do carro.. Isso não dá para activar com a clip nem nada? Só mesmo vindo de origem acaba por dar?
Ou seja os sensores teriam de ser instalados com os cabos a central deles e ainda a centraliza do carro e tudo o que daí advém correcto?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #35 em: 19 de Maio de 2016, 20:35 pm »
Exatamente, para te dar uma ideia quando se pede um sensor para um carro que traga de origem, este mesmo sensor custa mais que o kitt de sensores para aplicar num carro que não traga originalmente

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #36 em: 19 de Maio de 2016, 20:50 pm »
A sério?! Então supondo que eu estragava um sensor, tinha de comprar um novo? Se fosse um usado não dava?

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #37 em: 19 de Maio de 2016, 22:33 pm »
No teu caso e como o teu carro já trazia sensores de fábrica só podes montar um sensor novo e indicado ou podes usar um da sucata mas tens de ter a certeza da referencia.

Offline Gonçalo Miguel

• Initiale Paris
  • 0.9 TCe
  • *
« Responder #38 em: 19 de Maio de 2016, 22:46 pm »
Desconhecia completamente disso :o pensei bastava colocar outro igual novo ou da sucata e já estava :o obrigado!! Assim já sei caso possa precisar (espero bem que não mas como já tive de trocar a central    :wink:  )