Boa noite malta,
A semana passada, conforme relatado aqui no fórum tive um problema com o sistema de alarme que está instalado no meu carro. Um sistema bastante antigo da marca "PIRANHA Car Alarms".
Podem ler o tópico aqui:
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21920.msg333698#msg333698Fiz muita pesquisa sobre o equipamento, sem grande sucesso porque a informação é muito escassa. A marca, ORVEL, deixou de produzir estes alarmes no ano de 2000.
Liguei inclusive para o Reino Unido, para o unico reparador existente da marca (
http://www.piranha-alarms.co.uk/) que, apesar da boa vontade não me consegui ajudar muito.
Esta semana, inconformado, voltei a mexericar no alarme e numa das tentativas de accionar o alarme com o comado encostei-o (literalmente) à central. Qual não é o meu espanto quando vejo que o comando acabara de desarmar o alarme.
Presumi imediatamente que o problema estaria não na programação dos comandos, que aparentemente estavam emparelhados com a central, mas sim com o sinal em si.
Comecei pelo mais básico: substituição das pilhas do comando. Já tinha feito isto antes mas poderia ter acontecido que as pilhas estivessem descarregadas por exemplo.
Continou a acontecer o mesmo. Fui a uma loja de chaves/comandos pedir para testar os comandos. Na loja verificaram os dois comandos com um medidor de radiofrequência e verificaram que tanto um como outro estavam a funcionar perfeitamente.
O que eu mais temia era o sintoma: a central não recebia o sinal corretamente.
Lancei mãos à obra:
- Fui a uma loja de chineses comprar um daqueles rádios de bolso (4€) e tirei fora a antena telescópica;
- Adaptei a antena à central do alarme de forma a que todos os componentes continuassem devidamente encaixados, fazendo um pequeno furo (com uma broca fina aquecida) e inserindo a lâmina da antena na caixa de plástico da unidade;
- Liguei o fio branco que estava em mau estado ao terminal da antena usando o parafuso que fazia o mesmo efeito no rádio de bolso;
- Procedi à limpeza de todo o sistema;
- Retirei todos os componentes elétrónicos e meti os plásticos da carcaça na máquina de lavar loiça: ficaram como novos.
- Montei tudo e testei.
- Conclusão: O meu alarme ficou a funcionar perfeitamente e consigo ativá-lo e desátivá-lo na perfeição e com um raio muito consideravel;
Seguem imagens do procedimento e do aspeto final e inicial:
Era assim que estava o alarme inicialmente, como podem ver com muito mau aspeto:
Aquele fio branco era a suposta antena do alarme
Removi o sistema do carro para poder trabalhar mais à vontade na bancada:
Abri, retirei todos os componentes elétrónicos da caixa e fiz limpeza a tudo:
Já com os plásticos lavados e o sistema limpo voltei a montar tudo já com a antena colocada no furinho que fiz.
O fio branco assim ficou por dentro da caixa an invés de estar pendurado por fora como antes.
Voltei a montar a central do devido suporte, limpei o plástico dos conectores com um pano húmido com detergente pois estes estavam muito peganhentos e pejados de óleo:
Possivelmente alguem terá mexido neles com as mãos sujas.
O meu alarme está agora 100% funcional.
Fecho de portas, panic button, imobilizador, sensor de choque e dois comandos RF (de longo alcance
)
Sei que poucos tem este sistema de alarme mas é uma ideia que poderão eventualmente adaptar nos vossos sistemas caso surjam situações similares.
Fiquei com um alarme novo (velho) por 4€ e alguma dedicação.