Pois é, com a aquisição de nova viatura cá para casa
https://www.renaultpt.com/index.php?topic=24431.0 começam os trabalhos na mesma.
Tem a opção mãos livres, no entanto só a porta do condutor trabalhava com recurso a tal. Como já tinha visto por cá
https://www.renaultpt.com/index.php?topic=23107.msg343392#msg343392 que a coisa poderia ser fácil de resolver, acabei a pôr mãos à obra.
No entanto, no caso da Scenic\Grand Scenic 3, não sei se os Megane 3 serão iguais, a coisa é um pouco diferente. Tanto na desmontagem das peças, como no problema em si.
Por isso passo a explicar.
Para começar há que desforrar as portas para poder aceder ao interior, não tirei fotos a essa parte.
Depois descobrir o acesso à tranca. Na porta existe uma tampa escondida pela borracha das portas.
Aqui a tampa
Já sem a tampa e a ver-se o mecanismo da tranca
Vão precisar de uma chave de fendas e um gancho(eu acabei por fazer um para o efeito)
Agora a tranca
Vão precisar da chave de fendas para pressionar a patilha de plástico assinalada a vermelho, carregar nela para baixo para permitir depois puxar a parte metálica para vocês com o gancho.
Posicionem primeiro o gancho, a seguir coloquem a chave de fendas para aliviar a patilha de plástico e a seguir puxar o gancho.
Ao fazerem isso vai permitir soltar o "falso" canhão e dessa forma tirá-lo fora para poderem depois soltar a tranca.
O "falso" canhão
O que fica depois de retirado o canhão
O resto da desmontagem é igual aos outros modelos, puxar ligeiramente o puxador como se fossem abrir a porta, e depois puxar o puxador paralelo à porta até sentirem o clack dele soltar do mecanismo, a partir daà puxar o puxador como se fossem abrir a porta e ele vai rodando até sair. Nesse momento ficam com acesso a um parafuso. Desapertam o parafuso e conseguem tirar a tranca pelo lado de dentro da porta. e ficam com isto na mão.
Onde vêem o circulo vermelho está o problema...
Que basicamente é esta peça de plástico, parte uma patilha, podem ver a ver a patilha de um lado(circulo verde) que falta do lado oposto (circulo vermelho). Como tem a mola por trás com o mecanismo a pressioná-la ela está constantemente a pressionar o sensor, fazendo com que o circuito fique sempre em contacto. Inibindo o funcionamento. Testei retirar de lá esta pequena peça de plástico e respectiva mola e ficaram todas a trabalhar.
As peças das 3 portas intervencionadas(as outras duas molas não aparecem na fotografia)
Nesta de onde tirei fotografias acabei por não desmontar tudo, porque com um alicate de pontas saquei a peça partida e a mola. Mas basicamente para acederem melhor à s peças têm de tirar o veio que se vê no rectângulo azul e a parte metálica levanta e o resto fica mais acessÃvel.
Para montar é fazer o inverso
Claro que a causa do mau funcionamento pode diferir de uns casos para os outros. Mas fica o que me aconteceu. Para já continua tudo a trabalhar e não vejo que aquelas peças estejam a fazer lá falta. Se perceber entretanto algum mau funcionamento por falta daquilo também deixarei aqui nota.