Boas depois de um prolongada ausência devido ao meu azar, dado o meu querido portátil ter avariado e ter ido reparar, estou volta para mostrar o meu primeiro DIY uma coisa simples.
Este Diy serve para trocar o módulo de potência do AC automático Megane II que é quando a ventoinha do ventilador não funciona mas esta boa.
Tenho a agradecer ao clube megane II espanhol por uma foto, e pedir desde já desculpas pois há fotos que não tem a clareza necessária.
Mas pronto.
Primeiro passo
Identificar que seja mesmo esta a avaria. Deste passo não fotos mas vou tentar explicar de forma clara
Primeiro o carro tem que ser ligado a maquina e verificar que a maquina acusa a subida de velocidade do ventilador de modo a descartar que seja o modulo onde esta o ecrã avariado.
Segundo passo
Neste passo tive que sacar literatura e ler, não é recomendado pois pode haver um pico de tensão e ir muita coisa a vida no entanto eu tive sorte.
A peça que vêem na imagem é o dito modulo e como vem tem duas fichas uma grossa e uma pequena, a pequena tem dois fios o positivo (vermelho) e 12volts e a massa (castanho), a ficha grande tem três fios, um pequeno (amarelo) que vem do modulo onde ta o ecrã do AC, e outros dois que são de saída de corrente um que vais de 5 a 12volts (vermelho) e a massa (castanho).
Este ultimo fio tem esta variação de corrente porque o que o modulo faz e variar a corrente segundo a velocidade seleccionada sendo que os 5 volts são para a velocidade mínima e os 12 volts para a velocidade máxima.
Ora para se testar o ventilador se esta bom nada mais do que arranjar dois fios soltos e ligar corrente de 12volt's directamente ao ventilador e massa com massa. (Mais uma vez volto a frisar que é um passo arriscado pois pode existir um pico de tensão)
Descartado que seja o ventilador vamos ao 3º passo
Bem aqui começamos a bricolage simples basta que arranjemos o módulo de potência novo, eu mandei vir da sucata porque segundo na multiauto Sines esta é uma peça que muito raramente avaria, mas segundo o fórum secnic espanhol avaria e não é pouco.
Temos que tirar esta tampa
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A seguir ao lado do pedal do acelerador junto a caixa-de-ar (chamo assim por não saber o nome correcto) tem-se lá uma peça com duas fichas e dois parafusos. È essa mesmo que queremos tirar
[URL=http://img521.imageshack.us/i/newib.jpg/]Uploaded with
ImageShack.us È nesse sitio onde marcado com bolas vermelhas que estão dois parafusos TORX não sei o tamanho.
Recomendo soltarem essa ficha preta que o meu dedo segura e desligarem para trabalharem melhor pois os cabos não tem assim tanta extensão de comprimento.
Depois de tirados os parafusos é só puxar para fora, desligar as fichas, por o novo modulo no sítio
Apertar os parafusos e ligar o carro para experimentar tudo.
A seguir é só por a tampa no sítio a fazer km e km ao sabor do AC automático
Este modulo esta presente nos CLIO III, Modus, Megane II, SCenics I, II, e ainda nalguns Peuguet 207, 607 1007 e Citroen C2, C3 e C5 que tenham AC Automatico de uma so zona.
A referencia da peça é na VALEO: 509355
Renault: 7701048390 e 7701207718
CITROËN: 6441L2
PEUGEOT: 6441L2
Aceito criticas construtivas pois foi o meu primeiro DIY e não me levem a mal mas espero que seja a ultima, é sinal que o carro se esta a portar bem.