IntroduçãoEste tutorial demonstra como instalar o display central e o sensor de temperatura exterior num Clio II.
O carro utilizado para este DIY é um Clio Storia Comercial de 2006 que têm a particularidade de não trazer pré instalação para o display ou para o sensor de temperatura exterior.
Este tutorial pode ser utilizado para qualquer Clio II Fase 2, 3 ou 4.
Nos Clios II fase 2 e 3 a instalação torna-se mais fácil pois estes já trazem alguma pré instalação para o display central e o sensor de temperatura exterior.
AtençãoExistem dois tipos de display central: o display Tuner List e o Display Update List.
Este tutorial aplica-se ao display Tuner List, que têm duas fichas atrás (uma cinza e outra vermelha)
Qualquer dúvida não hesitem em perguntar.
Material necessário*
Peças - Plástico que envolve o display: Ref. 8200069064;
- Display Tuner List: Ref. 7700436307;
- Plástico que cobre o conjunto ( Vende-se com o tablier completo);
- Sensor de temperatura exterior ( Este foi fornecido pelo Xmarine).
Estas peças encontram-se com facilidade e a preços razoáveis no Ebay ou em sucatas. O plástico que cobre o conjunto é a peça mais dificÃl de arranjar pois só se vende com o tablier completo. Eu consegui convencer um vendedor do Ebay a remove-la para mim.
Foto das peças:
*
Ferramentas e outros - Chaves Torx, Fendas, Philips, etc... dá tudo jeito;
- Fita isoladora ou manga termoretráctil;
- Fio eléctrico com secção de cobre de 0.35mm2;
- Alicates;
- X-acto;
- Terminais ladrão;
- Super Cola 3;
- Martelo;
- Lixa / Lima;
- Terminal para fazer massa na carroçaria;
MontagemAtençãoComo vamos andar a mexer ao pé de airbags e a alterar o sistema elećtrico do carro convém desligar a bateria. Desligar primeiro o polo negativo e depois o positivo. Para ligar fazer o inverso, primeiro o positivo e depois o negativo.
Atenção ao código do rádio! Vão precisar dele.
1º Passo - Remoção do tablierRemover o tablier usando este tutorial elaborado pelo membro
carlosjcm -
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=6096.02º Passo - Trocar a peça que cobre o displayDepois de removido, colocamos o tablier sobre uma mesa virado ao contrário. Agora é necessário retirar a peça central.
Eu usei um martelo em conjunto com uma chave de fendas para cortar os "rebites" de plástico que prendem a peça ao tablier.
Com uma lima desbastei a cola que estava nos outros encaixes e com um pouco de jeito a peça saiu bem.
Depois de retirada a peça é so colocar a nova no sitio e com Super Cola 3 colar ao tablier.
Deixar secar.
3º Passo - Instalação do displayEste passo é mais fácil se o carro for Fase 2 ou Fase 3, pois estes já trazem a ficha cinzenta para ligar ao display. Se o carro for um Fase 4 (Storia) como o meu irá ser necessário arranjar a ficha cinzenta.
Se for esse o caso as ligações fazem-se da seguinte maneira:
- Remover o rádio (Basta inserir algo nos 4 furos existentes a volta do rádio. Eu usei chaves de precisão)
O que interessa aqui é a ficha cinzenta que diz Renault.
O pino 1 e 2 servem para a sonda de temperatura exterior, mais a frente já falarei deles.
No pino 3 e 4 não se liga nada.
No pino 5 liga-se um fio que depois vá fazer massa no parafuso que fica atrás do display.
No pino 6 liga-se um fio que depois, usando um terminal ladrão, ligue ao fio azul claro da alimentação do rádio.
No pino 7 liga-se um fio que ligue ao réostato de iluminação. (O meu carro não tem por isso não liguei lá nada)
No pino 8 liga-se um fio que depois, usando um terminal ladrão, ligue ao fio amarelo da alimentação do rádio.
No pino 9 liga-se um fio que depois, usando um terminal ladrão, ligue ao fio vermelho da alimentação do rádio.
Após o pino 9 não interessa, a não ser que queiram ligar o vosso rádio ao display de modo a aparecer o nome da estação, etc...
Se quiserem ligar o display ao rádio é só seguir a figura, mas atenção que o rádio têm que ser um rádio Tuner List. Se não for não vale apena ligarem pois não vai aparecer nada.
A ficha vermelha serve para os comandos do volante. É preciso um cabo especial, e só interessa se as informações aparecerem no display. Mais uma vez esse não era o meu caso por isso não ligou lá nada.
Aqui a cablagem já terminada:
E o display no sitio:
4º Passo - Desmontagem do espelho lateralAgora é necessário remover o espelho lateral direito para podermos instalar o sensor de temperatura.
Começamos por remover o plástico que cobre a manivela para regular o espelho. Está preso por 3 encaixes.
Após isso é necessário desapertar os 2 parafusos visiveis e o terceiro que está do lado esquerdo coberto por uma tampa de plástico.
Aqui o espelho já removido:
Depois é necessário retirar a capa do espelho. Consegue-se isso removendo com muito cuidado o espelho em si (eu parti o meu
), está preso por uns encaixes.
A seguir temos de empurrar os 4 encaixes que ficam visiveis dentro do espelho, de modo a que a capa fique solta.
Após isso instala-se o sensor de temperatura no seu sÃtio e passam-se os fios para dentro
5º Passo - Ligação da sonda de temperatura exteriorVoltamos a montar todo o conjunto do espelho no carro e passamos os fios do sensor de temperatura por dentro da porta até a ficha R4.
Neste passo é necessário desfardar a porta. Removemos todos os parafusos incluindo o do puxador e o do comando dos vidros, depois é puxar o plástico até soltar os encaixes.
A ficha R4 é a ficha por onde passam para dentro do habitáculo todos os fios da porta. Desliga-se puxando um encaixe de plástico para baixo e a seguir puxando a ficha para trás.
Depois é necessário furar essa ficha na parte fêmea e macho, num sÃtio onde não existam terminais. A meu ver o melhor sÃtio é o canto inferior esquerdo (quando temos a parte fêmea na mão de frente para nós). Furar no mesmo sÃtio do lado macho.
Depois de passados os fios para dentro do habitáculo temos de os levar até aos fios que ficaram por ligar no display (Pino 1 e 2).
No meu caso os fios foram passados por baixo do airbag do pendura e depois até ao display. Ligar os fios e isolar com manga termoretráctil ou fita isoladora.
Se der algum valor estranho exprimetem trocar os fios de posição.
Após isto voltar a montar o tablier
Resultado finalNotas e agradecimentosE pronto malta espero que o tutorial esteja correcto e de fácil entendimento.
Alguma coisa que esteja errada ou a faltar é só dizerem que corrige-se.
É provável haver um ou outro erro ortográfico, peço desculpa desde já.
Agradeço ao membro:
-
Xmarine, pelo sensor de temperatura e pelos esquemas e instruções para fazer esta modificação;
-
rruuii_, que me indicou vários sitios onde comprar a cablagem;
-
Gonçalo, que se disponibilizou a trazer-me cablagem;
-
Salazar, pelas informações que deu sobre a montagem da sonda de temperatura;
E por fim a
toda a comunidade RenaultPT, pelo que já aprendi aqui e espero vir a aprender.
Abraços