Autor Tópico: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite  (Lida 7513 vezes)

Offline BADUMTSS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Clio III Dci
Bom dia a todos!

Estou farto de dar voltas e voltas e mais voltas, e não consigo decidir-me sobre que carro comprar muito honestamente...

Sou actualmente possuidor de um Clio III de 2007 versão comercial, e faço médias de 5.0 com ele, estou habituado a baixos consumos e faço-lhe as manutenções habituais apenas e está feito, nunca me deu chatices.

O actual carro foi comprado em Janeiro de 2016 com cerca de 120Mil KM's , e vai neste momento com 163mil KM's, actualmente faço aproximadamente 45Km's diários (já a incluir ida e volta) e mesmo quando estou de folga ou depois de trabalho costumo ir dar umas voltinhas, e por vezes lá faço mais uns 25-30KM's para ir ao cinema, passear à praia, etc...

Fazendo bem as contas, não sei até que ponto efectivamente me iria compensar um Diesel ou não, porque assim de cabeça teria comprado o Diesel sem hesitar se não tivesse visto tantos problemas e manutenções com a FAP/EGR e é isso que me tem mantido super indeciso sobre que carro comprar, porque não tinha conhecimento do quão complexo é um carro a Diesel moderno...

Isto será para pagar a pronto e não tenciono mudar de carro nos próximos 5 anos ou mais, isto a contar que não mudo de emprego e do nada deixe de fazer os KM's actuais que faço. As minhas indecisões estão entre estes dois modelos:

- https://www.caetanoformularenault.pt/viatura-usada/renault-clio-0.9-energy-tce-90-limited-10021000
- https://www.caetanoformularenault.pt/viatura-usada/renault-clio-1.5-dci-90-energy-limited-edition-10015580

Já li que o motor 0.9 TCe não é lá muito económico, e isso faz-me afastar um pouco dele ao mesmo, tanto que  ando a considerar (Caso opte por gasolina) o Peugeot 208 1.2 PureTech Signature que aparentemente consome menos e tem umas prestações bastante aceitáveis.

Precisava mesmo do máximo de testemunhos possível e o que fariam no meu caso.

Muito obrigado desde já :)

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #1 em: 14 de Outubro de 2019, 23:26 pm »
Boas BADUMTSS,

Também tive um Clio III de 85 cv e fazia esses óptimos consumos.
Super fiável, nunca deu chatices nos 9 anos que a tive.
Ainda não tinha a dita "complexidade" dos novos diesel com os FAP, etc.

No teu caso, aparentemente vale a pena investir em motorização diesel, se bem que o retorno ainda demore uns bons anos.
Actualmente e no meu caso em particular não me compensa o investimento nos diesel; mesmo assim voltei a comprar porque prefiro esta motorização.
Mesmo estando avisado dos problemas dos novos diesel, não hesitei.
Se calhar fiz mal, porque me saiu a fava; comprei há um ano e tem sido uma lástima,
Não por problemas relacionados com FAP / EGR etc mas por outro motivo já aqui bem espremido neste forum.

De momento ando com um TCE de 90 cv emprestado pela oficina do concessionário e tenho diariamente efectuado um estudo sobre os consumos.
Durante este ano já é o 5º TCE que me emprestam e não tenho duvidas quanto aos consumos.

Estes são muito díspares; os meus dados deram-me entre os 4,9 e os 10.
Se rolares nas calmas em auto estrada ou nacionais sem transito, consegues fazer pelos 5 a 6 litros.
Já quando passas só para cidade, prepara-te para gastar acima dos 8 litros.
Todos estes consumos sem exageros e de um certo modo a trabalhar para os mesmos.
O que é um facto é que estamos habituados aos diesel, e existem diferenças na gestão para os a gasolina.
Gestão do pezinho direito principalmente.

Dispõe !!!

Offline BADUMTSS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Clio III Dci
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #2 em: 15 de Outubro de 2019, 12:17 pm »
Muito obrigado pela tua resposta!

Quando referes esta parte: "Não por problemas relacionados com FAP / EGR etc mas por outro motivo já aqui bem espremido neste forum." - Quais problemas te referes? Isto para ficar desde já avisado e em alerta que poderá ou não decidir na minha escolha.

Relativamente aos carros, ainda me conseguem fazer mais barato o 1.5 DCI por 14.500€ , acabando por ficar mais barato ou se procurar outros não tão "novos" ao mesmo preço que o 0.9TCe , penso que acaba por compensar o Diesel não?

Obrigado mais uma vez.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2019, 14:03 pm por luisnogueira »

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #3 em: 15 de Outubro de 2019, 12:34 pm »
Boas,

Resumidamente, a minha Megane tem um problema na embraiagem; após rolar uns kms (portanto quando está quente), o pedal da embraiagem fica duro e faz ruído.
Já foi tudo substituído e continua na mesma.
Neste momento, está na oficina desde o dia 02; já foram executadas 8 intervenções e não resolveram.
Estou a aguardar informações a qualquer momento para perceber o que irão fazer.

Atendendo aos kms que fazes, eu optaría pelo DCI mesmo sabendo que os actuais motores têm mais probabilidades de darem chatices.
A gasolina será para quem role menos kms, e depois tens de andar sempre a gerir o andamento sob pena de te ir muito ao bolso.
Independentemente de tudo, eu gosto bem mais dos Diesel.

Vamos falando.

Um abraço

Offline BADUMTSS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Clio III Dci
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #4 em: 15 de Outubro de 2019, 12:49 pm »
Pensei que era problemas derivados ao Clio IV, sendo assim fico mais descansado, dado que o carro que me interessa é a da Phase 3 dos Clio IV e acredito ser um modelo já bastante refinado e sem problemas de maior a apresentar...

No teu caso parecer ser "normal" dado que é um modelo novo no mercado, e um early adopter infelizmente sofre sempre.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2019, 14:05 pm por luisnogueira »

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #5 em: 15 de Outubro de 2019, 13:03 pm »
Pois, no meu caso nada tem a ver com a Clio IV. É um problema que surgiu em algumas unidades das Meganes IV mas que foram resolvidos, com substituição de componentes da embraiagem.
Só que neste caso especifico a coisa não se resolve com a substituição de tudo e mais alguma coisa.
É um enigma dos grandes.
« Última modificação: 15 de Outubro de 2019, 14:05 pm por luisnogueira »

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4984
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #6 em: 15 de Outubro de 2019, 19:19 pm »
Portanto, em praticamente 4 anos fizeste 43.000 km's, o que nem dá uma média de pouco mais de 10.000 km's anuais, e o que não é nada...

Na minha opinião, acho que não compensa o diesel mas isto é a minha opinião... já para não falar que os motores a gasolina não são tão "sensíveis" (se é que pode chamar assim) como os motores diesel...

De momento ando com um TCE de 90 cv emprestado pela oficina do concessionário e tenho diariamente efectuado um estudo sobre os consumos.
Durante este ano já é o 5º TCE que me emprestam e não tenho duvidas quanto aos consumos.

Estes são muito díspares; os meus dados deram-me entre os 4,9 e os 10.
Se rolares nas calmas em auto estrada ou nacionais sem transito, consegues fazer pelos 5 a 6 litros.
Já quando passas só para cidade, prepara-te para gastar acima dos 8 litros.
Todos estes consumos sem exageros e de um certo modo a trabalhar para os mesmos.

Como é possível essa diferença de consumos? Consumos de 6,5 ou 7 litros acho aceitável, agora de 10 litros  :shocked: ?

Eu com o meu Sandero com esse motor e a andar a GPL (que supostamente gasta sempre mais) faço médias na casa dos 8 litros e com uma condução bastante despreocupada no que toca a consumos... a gasolina sinceramente nunca fiz porque basicamente só anda a gasolina quando está frio e até atingir determinada temperatura, de resto é sempre GPL
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022   Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022    Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017

Offline BADUMTSS

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 5
  • Garagem : Clio III Dci
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #7 em: 15 de Outubro de 2019, 21:10 pm »
Portanto, em praticamente 4 anos fizeste 43.000 km's, o que nem dá uma média de pouco mais de 10.000 km's anuais, e o que não é nada...

Na minha opinião, acho que não compensa o diesel mas isto é a minha opinião... já para não falar que os motores a gasolina não são tão "sensíveis" (se é que pode chamar assim) como os motores diesel...

Eu percebo o que queres dizer, mas dado ao preço do carro vs gasolina, é praticamente nula e pelo que andei a ler estes 1.5 DCi não são "chatos" com as FAPs e afins devido ao "injector 5" e sempre pouco também no adblue (se bem que é pouco, mas não deixa de ser dinheiro lol).

Eu penso que não esteja mau negócio, dado que é uma viatura da Renault, não é proveniente de Rent-a-car, tem os 5 anos de garantia a contar da data da matrícula, pouquíssima kilometragem e um preço porreiro..

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #8 em: 15 de Outubro de 2019, 22:57 pm »
Portanto, em praticamente 4 anos fizeste 43.000 km's, o que nem dá uma média de pouco mais de 10.000 km's anuais, e o que não é nada...

Na minha opinião, acho que não compensa o diesel mas isto é a minha opinião... já para não falar que os motores a gasolina não são tão "sensíveis" (se é que pode chamar assim) como os motores diesel...

Como é possível essa diferença de consumos? Consumos de 6,5 ou 7 litros acho aceitável, agora de 10 litros  :shocked: ?

Eu com o meu Sandero com esse motor e a andar a GPL (que supostamente gasta sempre mais) faço médias na casa dos 8 litros e com uma condução bastante despreocupada no que toca a consumos... a gasolina sinceramente nunca fiz porque basicamente só anda a gasolina quando está frio e até atingir determinada temperatura, de resto é sempre GPL

Boas,

Não fiz a totalidade desta quilometragem porque comprei a carrinha com 33 mil.
Mesmo assim, fiz os tais 10 mil num ano.
Tendo perfeita noção que fazendo tão poucos kms / ano não compensa o investimento, prefiro de longe os diesel.
Por variadíssimas razões:
- melhores consumos não tendo de fazer tanta ginástica no controlo dos mesmos.
- preço do combustível.
- maior durabilidade.
- mais prazer de condução.
- melhor valor de retoma.

Desde que tive o meu primeiro veiculo a diesel (em 94, um Corsa 1.5 TD Sport com motor Isuzu) que nunca mais comprei a gasolina.
Visto não ter bolso para comprar máquinas à seria a gasolina, opto pelos diesel.
Por exemplo, se andares num Clio a diesel e noutro a gasolina, notas bem a diferença. No a gasolina parece que andas numa pandeireta enquanto num a diesel já não é bem assim; só o peso faz com que sintas outra estabilidade, outra robustez.

Resumindo, gostos não se discutem.

Quanto aos consumos do TCE de 90 posso garantir que os consumos são efectivamente muito distintos, dependendo das circunstâncias.

Por exemplo:
- hoje fez 7,1 kms com 0,6 Litros = média de 8,45 Lit / 100 Kms
- ontem fez 8,1 kms com 0,8 Litros = média de 9,87 Lit / 100 Kms
- outro dia fez 8 kms cim 0,8 Litros = média de 10,00 Lit / 100 Kms
Todos estes trajectos foram em cidade

- Outro dia à noite entre estrada nacional e Auto Estrada fiz 71 kms com 3,50 Litros = média de 4,92 Lit / 100 Kms
- Outro dia em estrada nacional fiz 64 Kms com 3,30 Litros = média de 5,15 Lit / 100 kms

O computador de bordo não engana; são dados fornecidos pelo mesmo.
Existe concerteza uma margem de erro mas para todos os efeitos é o que consta.

Também é um facto que o carro (TCE) só tem 1.500 kms, pode eventualmente gastar um pouco mais.
Mas não fugirá muito à realidade, pois como indiquei, já consegui efectuar óptimos consumos.
O grande problema a meu ver, são os circuitos citadinos; aí não perdoa.
E estando nós a falar de um carro pequeno, leve, de pouca cilindrada, os dados revelam ser guloso.

Quanto ao rolar em GPL a gastar 8 aos 100 nesse combustível parece normal, atendendo ao que tenho lido sobre a matéria.
Por acaso antes de adquirir a Megane ainda ponderei a possibilidade de uma MCV Logan bi-fuel, só que para entrega iria demorar uns 3 meses.
Além do mais, e não menosprezando a Dacia, os interiores, a qualidade dos materiais e o requinte não tem nada a ver com a Renault.

O importante é que a malta esteja contente :)


Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #9 em: 15 de Outubro de 2019, 23:14 pm »
Eu percebo o que queres dizer, mas dado ao preço do carro vs gasolina, é praticamente nula e pelo que andei a ler estes 1.5 DCi não são "chatos" com as FAPs e afins devido ao "injector 5" e sempre pouco também no adblue (se bem que é pouco, mas não deixa de ser dinheiro lol).

Eu penso que não esteja mau negócio, dado que é uma viatura da Renault, não é proveniente de Rent-a-car, tem os 5 anos de garantia a contar da data da matrícula, pouquíssima kilometragem e um preço porreiro..

No teu caso estamos a falar de dois carros exactamente iguais (até na cor), versões Limited mas com motorizações distintas:

- A gasolina com oito meses e com 10.000 kms mais caro que o diesel em 450,00 €
- A diesel com 1 anos e oito meses e com 25.000 kms mais barato que o a gasolina 450,00 €.

Como já percebes-te, a minha escolha recai no diesel.

Quanto ao que referes  "dado que é uma viatura da Renault, não é proveniente de Rent-a-car" eu também dizia o mesmo quando comprei a minha......
 




Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #10 em: 15 de Outubro de 2019, 23:37 pm »
Eu percebo o que queres dizer, mas dado ao preço do carro vs gasolina, é praticamente nula e pelo que andei a ler estes 1.5 DCi não são "chatos" com as FAPs e afins devido ao "injector 5" e sempre pouco também no adblue (se bem que é pouco, mas não deixa de ser dinheiro lol).

Correcto.

Nos actuais 1.5 e 1.6 DCi, quando a regeneração está em curso, a única coisa que se nota é a produção de fumo branco e um ligeiro aumento do consumo instantâneo. Se o motor for desligado durante a regeneração, ele é retomada quando se volta a ligar. Este sistema também age de forma preventiva, fazendo periodicamente micro-regenerações.
Mas atenção, este sistema se falhar também dá chatices.  Pode ser melhor mas não é perfeito.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #11 em: 16 de Outubro de 2019, 08:32 am »
Na minha opinião, só vale a pena os diesel se tiveres vantagens fiscais com o diesel, ou seja, sejas empresa e consigas recuperar o iva do combustível, caso contrario diesel bem longe!
Problemas há sempre com as egrs, faps e afins, filtros etc, só para lembrar que o diesel é dos combustiveis com mais impurezas que há no mercado, quer tenha aditivos ou não.

Gasolina, os problemas que possam haver basicamente é velas e bobines, e nos carros novos, substituir filtro de gasolina é coisa que mal se fala.
10 mil km faço eu em 3 meses e tenho um a gasolina/gpl.
Se o facto de achares que sai mais caro a gasolina em relação ao diesel, tens os hibridos, que fazem consumos mais baixos, ou então aposta no gpl, 20€/30€  de gás dá para 600km para ai, depende do pé.

é a minha opinião, por isso quando escolheres pondera bem as vantagens e desvantagens de um diesel e um gasolina.

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #12 em: 16 de Outubro de 2019, 11:05 am »
A tua opinião é bem racional.
Fazendo bastantes kms, a tua opção recaiu no GPL que é inequivocamente a mais económica.
Dá para perceber que foges dos actuais diesel. :)

Qual é a tua máquina a andar a gás??
É de origem??

Dizes que 20€/30€ dá +/- para 600 kms, dependendo do pé,.
Fazendo contas a 25€ para esses 600 kms, dá uma média de 6,23 Lit aos 100 kms, o que corresponde a 4,16 € cada 100 kms. (considerei o preço de 0,668 por litro)
Parece uma média muitíssimo boa para GPL. Tenho lido sobre relatos que anda mais na casa dos 8 litros / 100 kms.

Já que favorecemos a media dos GPL, vamos comparar com um a diesel que gaste por exemplo 5 litros aos 100 kms dará uma média de 7,14 € / 100 kms.  (considerei o preço de 1,429 por litro que é o diesel aditivado).
Ainda podemos baixar uns trocos (entre 0,06 a 0,10 litro) porque todos temos acesso aos descontos de hipermercados, das próprias gasolineiras etc etc.

A questão é: a oferta é variada no que toca às motorizações / tipos de combustíveis; como tal é pensar no que melhor nos serve.
Tentar por a razão à frente mas nem sempre o fazemos.  :laugh:


« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 23:48 pm por Sls a GPL »

Offline Pedrob

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5672
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #13 em: 16 de Outubro de 2019, 12:50 pm »
Também poderemos pensar noutro fator, o  comportamento do motor propriamente dito. Recentemente andei num clio 4 carrinha tce 90 e não gostei, prefiro 1000 vezes o dci90
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline Rafael Alexandre

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Barreiro
  • Mensagens: 233
  • Garagem : RENAULT MEGANE SPORT TOURER GT LINE 1.5 DCI 110 CV
Re: Ajuda na compra de carro 1.5 Dci 90cv Energy Limited ou 0.9 Energy TCe 90 Limite
« Responder #14 em: 16 de Outubro de 2019, 16:12 pm »
Na "mouche", Pedrob!!!

Já são 5 TCE's 90 cedidos pelo concessionário com que andei, todos eles com pouquíssimos kms (um deles, versão carrinha que foi a estrear).
E na realidade não me surpreenderam. Mexem-se razoavelmente bem mas também bebem bem. Conforto q.b. (nada demais)
Quem está habituado a uma Megane IV a diesel é como da noite para o dia. Os TCE's parecem (quase) carrinhos de choque.
Ainda não me passou pelas mãos o DCI de 90, como tal não posso comparar mas certamente que é muito mais carro.

 
« Última modificação: 16 de Outubro de 2019, 23:50 pm por Sls a GPL »