Autor Tópico: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer  (Lida 7458 vezes)

Offline Ruben

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
  • Mensagens: 2
Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« em: 27 de Setembro de 2017, 05:44 am »
Boas pessoal sou novo aqui, então venho por este meio pedir a vossa ajuda para me ajudarem numa decisão, passo a explicar. Tenho intenções de comprar um carro novo então, desloquei-me a sucursal da DACIA/Renault, já com o Dacia Logan MCVStepway Explorer em vista para saber mais algumas informações sobre o mesmo, e também para ver o carro mais de perto. Fiquei maravilhado logo à partida com o disign do carro, os interiores pelo espaço que detém e sem falar no preço. Quando chegou a altura de falarmos do motor, foi ai que eu fiquei reticente, versão gasolina 0.9 Tce 90cv ou versão diesel 1.5 Dci 90cv a minha questão é a seguinte, será o motor 0.9 Tce suficientemente forte para o peso da carrinha em relação ao 1.5 Dci ou será que se irá arrastar? Não irei sentir muita diferença? Irei usar o carro mais em cidade, mas também fora dela (campo) um pouco de autoestrada também mas não muito.
Resumindo, pela diferença de preço entre diesel e gasolina, manutenção, selo, preço de gasolina/diesel, qual o que compensa mais tendo em conta a performance do carro?
Obrigado cumprimentos a todos.  :azn:


Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #1 em: 27 de Setembro de 2017, 08:07 am »
Compensa mais a versão a gpl.

O motor 0.9tce é turbinado, por isso terá um desempenho melhor que um simples motor a gasolina atmosférico.

Tendo em conta que o motor a gasolina gasta sempre mais que um diesel, os consumos andarão ela por ela, sendo que depois o preço dos combustíveis é que pode fazer diferença dando vantagem ao diesel. Já a versão a gpl, mesmo a gastar mais litros aos 100km fica substancialmente mais barato que o diesel na hora de abastecer, gastas 18€ a 20€ para atestar e fazes à vontade uns 400km (exemplo do rodrigo no dacia sandero a gpl - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=21211.0 )

Dá uma vista de olhos pelos diarios de bordo e vais ver que esse motor 0,9tce é usado em carros bastante pesados, como o captur, clio, etc, e tem um bom desempenho, não é um motor de carro de corridas mas dá para os gastos.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #2 em: 27 de Setembro de 2017, 14:07 pm »
Sls, Atenção que o Clio IV é mais leve que o Dacia ;)

@Ruben,
De qualquer forma, acho que aí dependerá dos km que fazes anualmente.

O 0.9TCe tem menos custos de manutenção, o carro é mais barato logo à partida, etc.
A nivel de condução, claro que terás sempre mais força no dCi, devido ao binário, mas se não fores uma pessoa que faz assim tantos km, se calhar compensa mais o TCe.

Ao pretenderes gastar menos com combustível numa viagem, podes sempre seguir a sugestão do nosso "Pastor" do GPL :)
Sempre tens a garantia de fábrica e sei através de alguns concessionários e utilizadores, que é um carro que não te dará chatisses.

Mas estou na dúvida se o Logan Stepway está já disponível em Bi-Fuel.



« Última modificação: 29 de Setembro de 2017, 11:07 am por Lipe »

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #3 em: 28 de Setembro de 2017, 10:06 am »
A versão stepway não existe a GPL. É só gasolina ou diesel.

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #4 em: 28 de Setembro de 2017, 16:22 pm »
Se existisse Stepway a GPL, não se vendia mais nada.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #5 em: 28 de Setembro de 2017, 18:42 pm »
Vai haver, mas só para o Ano se não me engano.

No Sandero, existe já o Stepway em GPL :)

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #6 em: 28 de Setembro de 2017, 21:58 pm »
Em França há - http://www.dacia.fr/gamme-dacia/logan-mcv/configurateur/#/motors :laugh: :laugh:

Só não consigo perceber porque é que não se consegue comprar um carro novo que seja comercializado num pais da união europeia  em portugal. :facepalm:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2561
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #7 em: 28 de Setembro de 2017, 22:17 pm »
O configurador português permite configurar a Logan MCV stepway Bi-fuel


Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #8 em: 29 de Setembro de 2017, 10:10 am »
A mim não aparece o Stepway com GPL.

Entro na página de configuração do Logan, escolho bi-fuel e só aparece depois o confort :)

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #9 em: 29 de Setembro de 2017, 11:03 am »
Eu estive quase para comprar um logan Bi-fuel.

Se houver a versão a GPL é sem duvida a opção acertada. Realmente o 0,9 TCE não tem o binário do 1.5 DCI a baixas rotações, mas a diferença de preço é abismal. O 1.5 DCI quando comparado com o 0.9 TCE BI-fuel só é vantajoso a uma pessoa que fizesse 30 mil Kms por ano e rentabilizado ao fim de 10 anos (ou para quem faz 25 mil kms por ano ao fim de 14 anos).

Agora isto existindo a versão 0.9 TCE bi-fuel. Se não existir então 1.5 DCI.

PS: Estou a falar de uma pessoa particular que à partida não abate o iva.

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #10 em: 29 de Setembro de 2017, 12:09 pm »
Em França há - http://www.dacia.fr/gamme-dacia/logan-mcv/configurateur/#/motors :laugh: :laugh:

Só não consigo perceber porque é que não se consegue comprar um carro novo que seja comercializado num pais da união europeia  em portugal. :facepalm:


SLS, porque a Europa só funciona para certas coisas. É como se quiseres importar um carro da EU teres de pagar não sei quantos impostos ao estado.

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #11 em: 29 de Setembro de 2017, 12:11 pm »
rike1, o problema dos carros com GPL de fábrica é apenas o tamanho ridículo do depósito. No entanto não é nada que não se resolva posteriormente. Tal como a falta de binário pode ser resolvida com uma repro.

Offline rike1

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa - Portugal
  • Mensagens: 548
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #12 em: 29 de Setembro de 2017, 12:16 pm »
profiesta na verdade isso é coisa que eu nunca compreendi e que estamos inteiramente de acordo...

Se um veiculo já vem de fabrica com GPL, porque raio é que trás um deposito de gasolina com capacidade superior ao do gás. Deveria ser ao contrário.

A meu ver deveria ter um deposito geral para gás que permita fazer no minimo 500 kms e depois um deposito com 15 litros para gasolina.

Offline profiesta

  • João Neves
  • Initiale Paris
  • 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Wolfsburg
  • Mensagens: 1657
  • Low profile
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #13 em: 29 de Setembro de 2017, 12:41 pm »
Sim já nem falo do tamanho do tanque de gasolina. Mas acho estranho que um carro do gás de fábrica traga um tanque minúsculo, mas a gasolina e convertido posterior é colocado um tanque muito maior.

Isto sem falar que a marca por exemplo não vende um kit de adaptadores europeu para abastecer.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Dacia Logan MCV STEPWAY Explorer
« Responder #14 em: 29 de Setembro de 2017, 14:20 pm »
Realmente há coisas mesmo estranhas neste mundo.
Se um carro que é produzido em espanha por exemplo para ser vendido em frança com uma determinada motorização que não é vendida em portugal traz os mesmos documentos de uma que seja vendida em portugal, por isso não consigo perceber porque é que a marca portuguesa não pode mandar vir o veiculo com a motorização x visto que o documento emitido pela fabrica é igual ao documento do veiculo com a motorização y que é comercializada em portugal. Tendo em conta que a motorização x e y têm homologação europeia, por isso podem circular e ser comercializados em toda a europa, depois acabe por existir este tipo de restrições que não se compreendem. A marca tinha tudo a ganhar se não restringisse determinadas motorizações nos diversos países.

Eu acho é que as marcas não pensam no bi-fuel como uma alternativa aplicável mas sim numa adaptação, ou seja, adaptam o que já tem ao gpl em vez de construirem de raiz a utilizar o gpl.

Quanto a questão do deposito minúsculo, a legislação permite a possibilidade de usar 2 depósitos ou em alternativa trocar por um maior.