Autor Tópico: Clio 2 não pega  (Lida 13154 vezes)

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #15 em: 21 de Maio de 2019, 23:29 pm »
Pois se tem combustivel e faisca e esta a ponto, so não pega por falta de compressão. Testa a compressão do motor caso tenho compressão a unica coisa que poderá ser é a gasolina já estar velha. Á quanto tempo tens a gasolina no depósito ??

A gasolina tem para aí um mês, que é quando avariou.
Eu compreendo o teu raciocínio, mas por outro lado não faz sentido, porque o carro entrou na oficina com o ralenti instável, mas a trabalhar, e depois com a simples troca do corpo da borboleta... morreu.   :huh: Há qualquer coisa aqui que não bate certo. Um carro não perde compressão assim sem mais nem menos. Começa-se a notar com a falta de força, o consumo de óleo, etc...e ele nunca teve estes sintomas. Nunca gastou óleo e puxou bem. Continuo a achar que é uma questão eletrónica.
Alguém conhece alguma ficha OBD para ligar este carro ao pc? Eu penso que isto ainda é OBD1.

Offline pmcb

  • Initiale Paris
  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Mensagens: 662
  • Garagem : Clio V Tce 100 Intens GPL
Re: Clio 2 não pega
« Responder #16 em: 22 de Maio de 2019, 12:27 pm »
Boas.

No Clio do meu pai, de 2003 2 com 80K, no outro dia não pegava. Tinha bateria, tinha gasolina, mas faltava vontade de pegar, é que nem rodava o motor de arranque.

De muita coisa desligada e ligada lá encontramos uma ficha que liga ao bendix no motor de arranque que apesar de estar no sitio estava isolada...depois de uma limpeza voltou a funcionar.

Offline flow

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Santarém
  • Mensagens: 24
  • Garagem : Renault Clio 1.2 8v 2000
Re: Clio 2 não pega
« Responder #17 em: 22 de Maio de 2019, 21:22 pm »
o meu é do ano 2000 1.2 8v e ligo me com um obd2,  és de onde?

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #18 em: 09 de Junho de 2019, 03:53 am »
Desculpem lá não ter dito mais nada, mas tenho andado ocupado.
Eu sou do Porto. Como é que que ligaste com um obd2? Com uma ficha elm327? É que as fichas deste são ainda das antigas e pelo que sei não servem. E os únicos aparelhos que lêem aquilo são os Clip da Renault. Já me falaram nuns cabos que ligam lá, mas não conheço. Eu só queria era ligar para me dar uma ideia dos problemas, mesmo que não os apagasse.  :angry: :angry: :angry:  porque quanto mais pesquiso, mais me convenço que o problema está na centralina que deve estar a bloquear tudo e se calhar a precisar de ser reiniciada. Ou quanto muito deu o berro.
« Última modificação: 04 de Julho de 2019, 18:11 pm por Sls a GPL »

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #19 em: 01 de Julho de 2019, 16:39 pm »
Boas
Após algum tempo ainda por aqui ando. Não disse mais nada, porque entretanto andei a tentar dar com o gato. mas nada. Entretanto o mistério adensa-se, porque recorri aos serviços de um técnico que usou uma Can Clip correspondente ao modelo e a máquina não acusou erro nenhum.  :angry:    Inclusive nem sequer dava sinal de motor a rodar. Ele achou que seria um problema no sensor de ponto morto ( embora eu o tenha testado antes e dado bons valores ), porquanto o ponteiro do conta rotações nem sequer se mexe quando dou à chave. Troquei por um sensor novo com o respetivo engate e os fios para soldar nos cabos do antigo, mas por lapso quando os cortei não assinalei a a sequência correta dos fios que lá estavam e agora tenho dúvidas qual o positivo e negativo, porque os fios do sensor novos possuem cores diferentes. Já os descarnei, encostei, isolei e inverti a respetiva polaridade, mas nada. À parte ter dado um pequeno "treq, treq", na primeira vez, nada feito. Põe-se a hipótese de ser um problema na centralina . Alguém sabe onde a testar a um preço barato? Num sítio aqui perto pediram-me os olhos da cara, tendo que a desmontar e a levar ( e é que nem sei se o posso fazer!! ). Alguma forma de saber a posição correta de montagem da fiação do sensor de ponto morto?
Obrigado

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 não pega
« Responder #20 em: 02 de Julho de 2019, 18:48 pm »
Em Leiria existe uma empresa "totalcentralinas" que verifica o estado das mesmas e arranja se possível, a mim orçamentaram para 75 uma N3 com problemas graves de massa...
não perdes nada em ligar para lá...  244 861 777
eu liguei e todos foram muito simpáticos e prestáveis só ainda não enviei a centralina porque o problema não impede andamento do clio, eles tem serviço de recolha ou podes enviar por ctt (não aconselho).
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 não pega
« Responder #21 em: 04 de Julho de 2019, 18:16 pm »
Então o teu é um monoponto, certo?
Verifica a mola do injector, há um diy a explicar.
Verifica também se o injector está a injectar gasolina.
E faz o teste, poe um pouco de gasolina na admissão (uma tampinha de garrafa de gasolina é suficiente depois do filtro de ar) a ver se pega.

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #22 em: 06 de Julho de 2019, 12:15 pm »
Em Leiria existe uma empresa "totalcentralinas" que verifica o estado das mesmas e arranja se possível, a mim orçamentaram para 75 uma N3 com problemas graves de massa...
não perdes nada em ligar para lá...  244 861 777
eu liguei e todos foram muito simpáticos e prestáveis só ainda não enviei a centralina porque o problema não impede andamento do clio, eles tem serviço de recolha ou podes enviar por ctt (não aconselho).

Já tentei ligar inúmeras vezes. Nunca atendem. Agradeço contudo a informação.

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #23 em: 06 de Julho de 2019, 12:22 pm »
Então o teu é um monoponto, certo?
Verifica a mola do injector, há um diy a explicar.
Verifica também se o injector está a injectar gasolina.
E faz o teste, poe um pouco de gasolina na admissão (uma tampinha de garrafa de gasolina é suficiente depois do filtro de ar) a ver se pega.

Não. É multiponto como o teu. Só que 8 válvulas. Já se experimentou meter um produto especial para arranque diretamente na admissão e nem sinal. O carro nitidamente tem um problema elétrico/eletrónico. Se fosse mecânico dava sinal. Nem que fosse a falhar. O que me mete confusão é que nem a Can Clip da Renault deteta o problema.

Offline Rodrigues1994

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Vila Real
  • Mensagens: 289
  • Garagem : Clio 2002 - 1.4 Dynamique
Re: Clio 2 não pega
« Responder #24 em: 07 de Julho de 2019, 16:35 pm »
Eles a mim atenderam ...
Poderá ser algum problema relacionado com a uch ? O meu carro quando o deixo na rua numa noite muito fria no dia a seguir dou a chave ligam todas as luzes mas o motor não da sinal... dou uns toques na caixa da uch por baixo do volante do lado esquerdo uma caixa preta com 3 fixas e ele pega logo...
Clio 1.4 2002 VR

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 não pega
« Responder #25 em: 09 de Julho de 2019, 20:46 pm »
há umas coisas a ver, que eu ainda não entendi se já verificaste ou não:
Se dás à chaves e o motor roda?
As velas fazem faisca?
Há injecção? para saber, sacas o colector de admissão fora, para teres acesso à régua de injetores, e quando deres À chaves eles tem que deitar gasolina.
Se fizer isto tudo, é porque o problema é outro.
É preciso confirmar também se a gasolina chega com a pressão correcta à regua.
 

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #26 em: 11 de Julho de 2019, 12:31 pm »
Olá a todos
Assunto resolvido. Motor morreu!!  :sad:
Tinha ido na conversa dos mecânicos, que não era dali e tal, mas ontem pedi a assistência de outro e confirmou-se o pior cenário. Não tem compressão nenhuma em 3 cilindros. :shocked: Morreu. flow tinhas toda a razão. Bem que podia mudar peças e insistir que nunca mais lá ia. Mais um que vai para a sucata. O que me aborrece nesta história foi ter andado quase três meses a acreditar em mecânicos da treta. Enfim, a culpa é minha, porque devia ter desconfiado do que me diziam. Serviu-me de lição.
Agradeço a todos a vossa ajuda.
Abraço

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 não pega
« Responder #27 em: 11 de Julho de 2019, 13:12 pm »
bem que eu perguntei se o motor tinha compressão, logo ao inicio.
Mas em vez de mandar isso para a sucata, que tal trocar o motor ou reparar esse?

Offline tuga

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 16
  • Garagem : Clio 1.2 RXE, Corolla XL, Focus TDDI, Punto 199 1.2
Re: Clio 2 não pega
« Responder #28 em: 11 de Julho de 2019, 18:09 pm »
bem que eu perguntei se o motor tinha compressão, logo ao inicio.
Mas em vez de mandar isso para a sucata, que tal trocar o motor ou reparar esse?

Porque acreditei naquilo que me disseram. Que tinham visto as coisas bem e afinal não. Se tivessem feito bem as coisas já não tinha comprado um corpo de borboleta, umas velas, um sensor de cambota, pago testes de Can Clip, testes de chaves de ignição, gastos no mecânico, mais de um mês à espera, carro parado à três meses e se calhar não me tinha visto forçado a comprar um carro novo, como tive que fazer. Depois arranjo outro mecânico que em 5 minutos, descobriu o que os outros azelhas não viram em mais de 1 mês. Que dizer a isto? Enfim.
Quanto ao arranjo, não compensa. Como sempre disse, se fosse um arranjo barato, ainda vá que não vá, agora com mais de 220m km, a precisar de suspensões dianteiras, catalizador, bomba de direcção assistida, pintura, e um motor novo/arranjado....por esse preço compro outro usado pronto a usar. O motor deve estar pior que um chapéu de chuva e um usado nunca se sabe como aquilo vem. Além de que há 5 anos teve um estouro que a frente quase desapareceu e foi dado como perda total. Por insistência da Maria recuperei-o ( curiosamente os airbags nunca abriram, embora a minha mulher tenha ido parado ao hospital ). Depois acerca de 1 ano, saltou um tubo e a minha filha andou 20 e tal quilómetros sem refrigerante  :angry: O azelha do mecânico disse que tinha tido sorte e que nem tinha empenado a cabeça e que ia rodar as válvulas. Mas desde aí que notei que nunca mais ficou com um trabalhar certinho. E agora foi o culminar. É pena mas o custo fica superior ao valor de um usado a funcionar. Se eu ainda soube-se tirar e meter outro motor.... :grin: Já falei com a Maria e mando aquilo para a sucata. Se der para a despesa de reboque já estou com sorte. Mas os pneus ficam cá, pois nem mil quilómetros possuem.

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Clio 2 não pega
« Responder #29 em: 11 de Julho de 2019, 23:55 pm »
Pois, nessa altura devia ter levado segmentos novos, e o mais certo é não ter levado nada.
É pena, ser esse o destino.
Trocar o motor não é dificil, mas o custo é sempre algum, e o mais certo é encontrares um igual a andar mais barato. Mas é um tiro no escuro.